Luís Graça & Camaradas da Guiné: Guiné 63/74

02-10-2009
marcar artigo


1. Mensagem do António Martins de Matos, que foi Ten Pilav, Bissalanaca, BA12, 1972/74 (hoje Ten Gen Pilav Res):Caro amigo: Aproveitando a leitura do mail que enviaste ao António Graça de Abreu, com conhecimento à minha pessoa, e no sentido de te dar uma ajuda, em relação aos STRELLAS, deixa-me dizer-te:25 de Março de 1973 > Abatido o Ten Pilav Miguel Pessoa, na zona de Guileje28 de Março de 1973 > Abatido o Ten Cor Pilav Brito, no sul perto de Aldeia Formosa8 de Abril de 1973 > Abatido o Maj Pilav Mantovani Filipe, entre Bigene e Guidage8 de Abril de 1973 > Abatido o Fur Mil Pil Baltazar entre Bigene e Guidage8 de Abril de 1973 > Desapareceu o Fur Mil Pil Ferreira ao sair do Guidage ( ia a bordo o Major Roriz, do COP Bigene)Como vês, o dia 8 Abril foi forte.9 ou 10 de Abril de 1973 > Paragem da actividade aérea11 de Abril de 1973 > Re-início da actividade aérea (na minha caderneta de voo e após 10 de Abril de 1973, estão registados apoios-fogo em 11, 13, 15, 16, 17, 20, 21, 22, 24, 26, 28 e 30)31 de Janeiro de 1974 > Abatido o Ten Pilav Gil, na zona de Canquelifá.São estes os abatidos por Strellas. Cairam dois outros Fiats por falhas mecânicas (Cap Pilav Wanzeller e Cap Pilav Cruz) (**).Resumindo, dos cerca de 60 Strellas disparados houve 5 baixas. (Vd. imagem à esquerda: O míssil SA-7. Fonte: Wikipedia).PS - O Ten Cor Brito, Maj Mantovani e Ten Gil são PILAV. Os Fur Ferreira e Baltazar são PIL. A regra é: os PILAV são do Quadro, oriundos da Academia; os PIL são milicianos.2. Comentário de L.G.:Obrigado pela informação que tens trazido para o nosso blogue e que nos ajuda a esclarecer melhor o papel dos bravos de Bissalanca, durante a guerra...Até agora, e como sabes, só tínhamos o contributo (qualificado) de dois digníssimos representantes da FAP, que passaram pela BA12, o Jorge Félix, Pil heli (1968/70) (***), e o Victor Barata, melech (1971/73), este último autor e animador do blogue Especialistas da Base Aérea 12, Guiné 65/74. (****)Entretanto, e depois de ti, já apareceu o teu amigo e camarada de curso e de arma Miguel Pessoa, hoje Cor Pilav Ref (*****).Quem quer que apareça, de novo, oriundo da FAP, é naturalmente bem vindo a este espaço de encontro e de convívio, que é o blogue Luís Graça e Camaradas da Guiné.Ainda hoje recebi, com emoção, um telefonema do Jorge Caiano que era o mecânico do heli do Alf Mil Pil Manso, no dia 25 de Julho de 1970... (Ele chegou ao nosso blogue através do blogue do Victor Barata)...Por decisão do comandante da esquadrilha, o Cap Pilav Cubas, e aparentemente por uma questão de peso, o Caiano seguiu com ele e não com o Alf Manso, na viagem de regresso a Bissau... Essa é a razão por que ainda hoje está vivo... e acredita que o destino marca a hora. O heli do Manso despenhou-se, "por volta das 15 horas", sobre o Rio Mansoa, tendo morrido ou desaparecido 4 deputados da Nação (incluindo o Dr. Pinto Leite, chefe da chamada ala iberal), além do Manso e de um oficial do exército do QG...O Caiano vive no Canadá, na região de Toronto, desde 1974. Prometeu mandar-me um mail. E eu prometi resumir, no nosso blogue, a conversa que tivemos hoje ao telefone. Manda um abraço para todos os camaradas da FAP e em especial para os pilotos Félix e Coelho, que ele conheceu em Bissalanca e com quem voou (mais com o Coelho do que com o Félix) (******).O Jorge Caiano esteve 22 meses na BA12, entre 1969 e 1970. Terminou a sua comissão em Novembro de 1970. É natural de Louriçal, Pombal, mas foi cedo para Aveiro. Tem hoje 60 anos.Um Alfa Bravo. Luís_________Notas de L.G.:(*) 23 de Janeiro de 2009 > Guiné 63/74 - P3783: FAP (1): A diferença entre o desastre e a segurança das tropas terrestres (António Martins de Matos, Ten Gen Pilav Res)(**) Vd. poste de 21 de Junho de 2007 > Guiné 63/74 - P1867: Força Aérea Portuguesa: Seis Fiat G.91 abatidos pelo PAIGC entre 1968 e 1974 (Arnaldo Sousa)(...) Blogue Callsign AFP (Informação sobre o passado e o presente da Força Aérea Portuguesa: pilotos, aeronaves, esquadras de voo e eventos históricos).15 de Setembro de 2006 > Fiat G.91 - Aeronaves destruídas durante a Guerra do UltramarLista de aeronaves Fiat G.91 destruídas durante a Guerra do Ultramar, devido a acidentes ou em acções de combate :Data: 22/02/1967Piloto: Maj Armando Augusto dos Santos Moreira (Comandante da Esq. 121)Aeronave: Fiat G.91 R/4 "5407"Causa: explosão prematura de uma bomba de 110 lbs.(Esq 121, Guiné)Data: 28/07/1968Piloto: Ten Cor Francisco da Costa Gomes (Comandante do Grupo Operacional 1201)Aeronave: Fiat G.91 R/4 "5411"Causa: fogo antiaéreo de .50 polegadas (12.7 mm) disparado a partir da fronteira da Guiné-Conacri.(Esq 121, Guiné) (4)Data: 15/03/1973Piloto: Ten Emílio José Lourenço †Aeronave: Fiat G.91 R/4 "5429"Causa: explosão prematura de bomba.(Esq 702, Moçambique)Data: 25/03/1973Piloto: Ten Miguel Cassola Cardoso PessoaAeronave: Fiat G.91 R/4 "5413"Causa: abate por SAM-7 Grail.(Esq 121, Guiné)Data: 28/03/1973Piloto: Ten Cor José Fernando de Almeida Brito † (Comandante do Grupo Operacional 1201)Aeronave: Fiat G.91 R/4 "5419"Causa: abate por SAM-7 Grail.(Esq 121, Guiné)Data: 01/09/1973Piloto: Cap Carlos Augusto WanzellerAeronave: Fiat G.91R/4 "5416"Causa: fogo antiaéreo de .50 polegadas (12.7mm).(Esq. 121, Guiné)Data: 04/10/1973Piloto: Cap Alberto R. CruzAeronave: Fiat G.91 R/4 "5409"Causa: fogo antiaéreo de .50 polegadas (12.7mm).(Esq 121, Guiné)Data: 31/01/1974Piloto: Ten Victor Manuel Castro GilAeronave: Fiat G.91 R/4 "5437"Causa: abate por SAM-7 Grail.(Esq 121, Guiné)† Pilotos que faleceram.(***) Vd. último poste do Jorge Félix > 3 de Dezembro de 2008 > Guiné 63/74 - P3557: Controvérsias (16): Eu, Jorge Félix, ex-Pilav de helis, a Op Lança Afiada e a honra da nossa Força Aérea (****) Vd. último poste do Victor Barata > 24 de Outubro de 2008 > Guiné 63/74 - P3351: Gloriosos Malucos das Máquinas Voadoras (8): Homenagem à memória do Honório e do Manso (Victor Barata) (*****) Vd. poste de 29 de Janeiro de 2009 > Guiné 63/74 - P3816: Dossiê Guileje / Gadamael 1973 (5): Strellado nos céus de Guileje, em 25 de Março de 1973 (Miguel Pessoa, ex-Ten Pilav)(******) Vd. poste de 11 de Dezembro de 2008 > Guiné 63/74 - P3604: Gloriosos Malucos das Máquinas Voadoras (15): Eu, o Duarte, o Coelho, o Nico... mais o Jubilé do Honório (Jorge Félix)


1. Mensagem do António Martins de Matos, que foi Ten Pilav, Bissalanaca, BA12, 1972/74 (hoje Ten Gen Pilav Res):Caro amigo: Aproveitando a leitura do mail que enviaste ao António Graça de Abreu, com conhecimento à minha pessoa, e no sentido de te dar uma ajuda, em relação aos STRELLAS, deixa-me dizer-te:25 de Março de 1973 > Abatido o Ten Pilav Miguel Pessoa, na zona de Guileje28 de Março de 1973 > Abatido o Ten Cor Pilav Brito, no sul perto de Aldeia Formosa8 de Abril de 1973 > Abatido o Maj Pilav Mantovani Filipe, entre Bigene e Guidage8 de Abril de 1973 > Abatido o Fur Mil Pil Baltazar entre Bigene e Guidage8 de Abril de 1973 > Desapareceu o Fur Mil Pil Ferreira ao sair do Guidage ( ia a bordo o Major Roriz, do COP Bigene)Como vês, o dia 8 Abril foi forte.9 ou 10 de Abril de 1973 > Paragem da actividade aérea11 de Abril de 1973 > Re-início da actividade aérea (na minha caderneta de voo e após 10 de Abril de 1973, estão registados apoios-fogo em 11, 13, 15, 16, 17, 20, 21, 22, 24, 26, 28 e 30)31 de Janeiro de 1974 > Abatido o Ten Pilav Gil, na zona de Canquelifá.São estes os abatidos por Strellas. Cairam dois outros Fiats por falhas mecânicas (Cap Pilav Wanzeller e Cap Pilav Cruz) (**).Resumindo, dos cerca de 60 Strellas disparados houve 5 baixas. (Vd. imagem à esquerda: O míssil SA-7. Fonte: Wikipedia).PS - O Ten Cor Brito, Maj Mantovani e Ten Gil são PILAV. Os Fur Ferreira e Baltazar são PIL. A regra é: os PILAV são do Quadro, oriundos da Academia; os PIL são milicianos.2. Comentário de L.G.:Obrigado pela informação que tens trazido para o nosso blogue e que nos ajuda a esclarecer melhor o papel dos bravos de Bissalanca, durante a guerra...Até agora, e como sabes, só tínhamos o contributo (qualificado) de dois digníssimos representantes da FAP, que passaram pela BA12, o Jorge Félix, Pil heli (1968/70) (***), e o Victor Barata, melech (1971/73), este último autor e animador do blogue Especialistas da Base Aérea 12, Guiné 65/74. (****)Entretanto, e depois de ti, já apareceu o teu amigo e camarada de curso e de arma Miguel Pessoa, hoje Cor Pilav Ref (*****).Quem quer que apareça, de novo, oriundo da FAP, é naturalmente bem vindo a este espaço de encontro e de convívio, que é o blogue Luís Graça e Camaradas da Guiné.Ainda hoje recebi, com emoção, um telefonema do Jorge Caiano que era o mecânico do heli do Alf Mil Pil Manso, no dia 25 de Julho de 1970... (Ele chegou ao nosso blogue através do blogue do Victor Barata)...Por decisão do comandante da esquadrilha, o Cap Pilav Cubas, e aparentemente por uma questão de peso, o Caiano seguiu com ele e não com o Alf Manso, na viagem de regresso a Bissau... Essa é a razão por que ainda hoje está vivo... e acredita que o destino marca a hora. O heli do Manso despenhou-se, "por volta das 15 horas", sobre o Rio Mansoa, tendo morrido ou desaparecido 4 deputados da Nação (incluindo o Dr. Pinto Leite, chefe da chamada ala iberal), além do Manso e de um oficial do exército do QG...O Caiano vive no Canadá, na região de Toronto, desde 1974. Prometeu mandar-me um mail. E eu prometi resumir, no nosso blogue, a conversa que tivemos hoje ao telefone. Manda um abraço para todos os camaradas da FAP e em especial para os pilotos Félix e Coelho, que ele conheceu em Bissalanca e com quem voou (mais com o Coelho do que com o Félix) (******).O Jorge Caiano esteve 22 meses na BA12, entre 1969 e 1970. Terminou a sua comissão em Novembro de 1970. É natural de Louriçal, Pombal, mas foi cedo para Aveiro. Tem hoje 60 anos.Um Alfa Bravo. Luís_________Notas de L.G.:(*) 23 de Janeiro de 2009 > Guiné 63/74 - P3783: FAP (1): A diferença entre o desastre e a segurança das tropas terrestres (António Martins de Matos, Ten Gen Pilav Res)(**) Vd. poste de 21 de Junho de 2007 > Guiné 63/74 - P1867: Força Aérea Portuguesa: Seis Fiat G.91 abatidos pelo PAIGC entre 1968 e 1974 (Arnaldo Sousa)(...) Blogue Callsign AFP (Informação sobre o passado e o presente da Força Aérea Portuguesa: pilotos, aeronaves, esquadras de voo e eventos históricos).15 de Setembro de 2006 > Fiat G.91 - Aeronaves destruídas durante a Guerra do UltramarLista de aeronaves Fiat G.91 destruídas durante a Guerra do Ultramar, devido a acidentes ou em acções de combate :Data: 22/02/1967Piloto: Maj Armando Augusto dos Santos Moreira (Comandante da Esq. 121)Aeronave: Fiat G.91 R/4 "5407"Causa: explosão prematura de uma bomba de 110 lbs.(Esq 121, Guiné)Data: 28/07/1968Piloto: Ten Cor Francisco da Costa Gomes (Comandante do Grupo Operacional 1201)Aeronave: Fiat G.91 R/4 "5411"Causa: fogo antiaéreo de .50 polegadas (12.7 mm) disparado a partir da fronteira da Guiné-Conacri.(Esq 121, Guiné) (4)Data: 15/03/1973Piloto: Ten Emílio José Lourenço †Aeronave: Fiat G.91 R/4 "5429"Causa: explosão prematura de bomba.(Esq 702, Moçambique)Data: 25/03/1973Piloto: Ten Miguel Cassola Cardoso PessoaAeronave: Fiat G.91 R/4 "5413"Causa: abate por SAM-7 Grail.(Esq 121, Guiné)Data: 28/03/1973Piloto: Ten Cor José Fernando de Almeida Brito † (Comandante do Grupo Operacional 1201)Aeronave: Fiat G.91 R/4 "5419"Causa: abate por SAM-7 Grail.(Esq 121, Guiné)Data: 01/09/1973Piloto: Cap Carlos Augusto WanzellerAeronave: Fiat G.91R/4 "5416"Causa: fogo antiaéreo de .50 polegadas (12.7mm).(Esq. 121, Guiné)Data: 04/10/1973Piloto: Cap Alberto R. CruzAeronave: Fiat G.91 R/4 "5409"Causa: fogo antiaéreo de .50 polegadas (12.7mm).(Esq 121, Guiné)Data: 31/01/1974Piloto: Ten Victor Manuel Castro GilAeronave: Fiat G.91 R/4 "5437"Causa: abate por SAM-7 Grail.(Esq 121, Guiné)† Pilotos que faleceram.(***) Vd. último poste do Jorge Félix > 3 de Dezembro de 2008 > Guiné 63/74 - P3557: Controvérsias (16): Eu, Jorge Félix, ex-Pilav de helis, a Op Lança Afiada e a honra da nossa Força Aérea (****) Vd. último poste do Victor Barata > 24 de Outubro de 2008 > Guiné 63/74 - P3351: Gloriosos Malucos das Máquinas Voadoras (8): Homenagem à memória do Honório e do Manso (Victor Barata) (*****) Vd. poste de 29 de Janeiro de 2009 > Guiné 63/74 - P3816: Dossiê Guileje / Gadamael 1973 (5): Strellado nos céus de Guileje, em 25 de Março de 1973 (Miguel Pessoa, ex-Ten Pilav)(******) Vd. poste de 11 de Dezembro de 2008 > Guiné 63/74 - P3604: Gloriosos Malucos das Máquinas Voadoras (15): Eu, o Duarte, o Coelho, o Nico... mais o Jubilé do Honório (Jorge Félix)

marcar artigo