PALAVROSSAVRVS REX: EDUCAÇÃO: POSTAS EMOCIONAIS E MÁQUINA SALSICHEIRA

30-09-2009
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Não me será sonegado nem me sonegarei um discurso emocional relativo à Educação:IHá anónimos e ex-professores cujos comentários deveriam ser eleitos como as maiores homenagens à desinformação, ao ódio cego, à ausência de fundamentação, à insensibilidade social e profissional, numa palavra, à mais crassa estupidez.lkjMil professores a manifestarem-se ou cinquenta, com ou sem autorização do Governo Civíl, é Zero comparado com o que merece há muito a Grosseria e Malignidade de este Governo e de esta Ministra da Educação.lkjOs que não sabem deveriam saber que o que se tem feito, tem-se feito de modo incompetente e lesivo dos interesses profundos dos Portugueses. A Avaliação dos Docentes, tal como sobretudo unilateralmente se estipulou, está ao serviço do branqueamento das péssimas estatísticas de aproveitamento escolar português e é uma arma de inflaccionar níveis apontada às cabeças reféns dos professores. çlkEsta avaliação do desempenho não avalia o desempenho: está contra a aquisição efectiva de todo o Saber Efectivo.O Dispositivo de Avaliação, tal como está, é uma Máquina de triturar pessoas: de um lado entram Professores, do outro saem Salsichas Obedientes e prontas a comer.lkj A Violência e a Brutalidade expressas com que este Governo tem tratado os Professores e tem feito Propaganda contra eles, Propaganda Activa, Propaganda Continuada, tem a ver com Orçamento, tem a ver com Números, tem a ver estritamente com desígnios orçamentalísticos.A Educação, ela mesma, em sentido Puro e Holístico,é a menor das preocupações do Ministério da Educaçãocomparada com a obecessão pelo peso das remunerações no respectivo orçamento.lkj A Educação num País decente tem de ser a coisa mais estável e serena do Planeta e não o é desde há 34 anos e é um Caos Sangrento com esta inóspita Maria de Lurdes Rodrigues. Serenidade e estabilidade não é paralisia, é tão somente a lógica do Jardineiro cuidando em Paz das suas plantas.lkjEsta Reforma de este Governo não produz cidadãos Livres e Sábios. Produz Cyborgues. Esta Reforma, este Ministério da Educação, este Governo de tecnocratas unilaterais não têm Alma, não têm Valores e por isso não respeitam as pessoas concretas dos Professores e, se não as respeitam, é porque não têm qualquer respeito pelos demais cidadãos.lkjPor um Portugal de Autómatos, de Submetidos e de Timoratos Ignorantes, não contem comigo.Estarei numa Manif de Milhões de Portugueses Acordados e não Acuados ou Acocorados contra a Sem-Vergonheira de este Governo e de este Ministério da Educação sob cuja tutela só deveria ensinar o Miguel Sousa Tavares, outro altivo ajustador de contas com a docência. Vai um País impróprio para Gente de Bem! IIO que a Ministra punitiva ministrou foi isto: acréscimo punitivo de burocracia e uma burocracia que afasta os docentes das pessoas concretas dos seus alunos, que afasta os docentes da manipulação concreta das situações do dia-a-dia para uma Bizâncio Nova de papeladas complex. Por exemplo, o Regime de Avaliação gizado punitivamente é um Elefante impossível, é uma Quimera que integra tudo: pernas de Sáurio e cauda de Baleia Azul. Tem tanta exequibilidade temporal como beber o Tejo por uma palhinha em três meses. É uma Sopa de Pedra, que leva a pedra e quantos ingredientes infinitos se queira. No entanto, aí está, punitivamente, para mostrar serviço e inflexibilidade. Da punitiva Ministra diz-se que é do melhor tecnicamente. Talvez seja. No plano estrito do que era necessário implementar na Escola Pública, a saber, Autoridade, Disciplina, Rigor, Contenção Imiscuinte Paternal, só se fodeu com a vida pedagógica tantas vezes penosa e cheia de baixios fora-da-lei discente. Tudo se fez rumo a uma desmoralização estigmatizante e degradante que, quanto a mim, era, no fundo, a Primeiríssima Meta de esta Legislatura: sacudir da docência, a bem ou a mal, o excesso de macacos professorais na Árvore Enorme do Sistema.Macacos Bons, Macacos Maus, não interessa.O que importava era aligeirar a Árvore e cumprir o desígnio orçamentalístico que se impunha emagrecido. Em suma, não acredito nem vejo Razão ou Bondade em coisa nenhuma de este Ministériozeco da Educaçãozeco. Ter razão não chega. É preciso não agir como uma Mafiosa Barata, adorar como adora a crispação, adorar como adora a conflitualidade, ainda para mais num domínio Sério, Complexo e problemático como o da Educação. Ser Mafiosa Barata é simplificar.Por isso mesmo, em Portugal Ensino e Educação são coisas que rareiam: o que abunda é o Pró-Forma da Escola onde se entra por um lado Sem Saber e se sai pelo mesmo lado Ignorante, Piorado nas chamadas Competências, aversivo à própria Escola e sem qualquer Upgrade Humanístico.


Não me será sonegado nem me sonegarei um discurso emocional relativo à Educação:IHá anónimos e ex-professores cujos comentários deveriam ser eleitos como as maiores homenagens à desinformação, ao ódio cego, à ausência de fundamentação, à insensibilidade social e profissional, numa palavra, à mais crassa estupidez.lkjMil professores a manifestarem-se ou cinquenta, com ou sem autorização do Governo Civíl, é Zero comparado com o que merece há muito a Grosseria e Malignidade de este Governo e de esta Ministra da Educação.lkjOs que não sabem deveriam saber que o que se tem feito, tem-se feito de modo incompetente e lesivo dos interesses profundos dos Portugueses. A Avaliação dos Docentes, tal como sobretudo unilateralmente se estipulou, está ao serviço do branqueamento das péssimas estatísticas de aproveitamento escolar português e é uma arma de inflaccionar níveis apontada às cabeças reféns dos professores. çlkEsta avaliação do desempenho não avalia o desempenho: está contra a aquisição efectiva de todo o Saber Efectivo.O Dispositivo de Avaliação, tal como está, é uma Máquina de triturar pessoas: de um lado entram Professores, do outro saem Salsichas Obedientes e prontas a comer.lkj A Violência e a Brutalidade expressas com que este Governo tem tratado os Professores e tem feito Propaganda contra eles, Propaganda Activa, Propaganda Continuada, tem a ver com Orçamento, tem a ver com Números, tem a ver estritamente com desígnios orçamentalísticos.A Educação, ela mesma, em sentido Puro e Holístico,é a menor das preocupações do Ministério da Educaçãocomparada com a obecessão pelo peso das remunerações no respectivo orçamento.lkj A Educação num País decente tem de ser a coisa mais estável e serena do Planeta e não o é desde há 34 anos e é um Caos Sangrento com esta inóspita Maria de Lurdes Rodrigues. Serenidade e estabilidade não é paralisia, é tão somente a lógica do Jardineiro cuidando em Paz das suas plantas.lkjEsta Reforma de este Governo não produz cidadãos Livres e Sábios. Produz Cyborgues. Esta Reforma, este Ministério da Educação, este Governo de tecnocratas unilaterais não têm Alma, não têm Valores e por isso não respeitam as pessoas concretas dos Professores e, se não as respeitam, é porque não têm qualquer respeito pelos demais cidadãos.lkjPor um Portugal de Autómatos, de Submetidos e de Timoratos Ignorantes, não contem comigo.Estarei numa Manif de Milhões de Portugueses Acordados e não Acuados ou Acocorados contra a Sem-Vergonheira de este Governo e de este Ministério da Educação sob cuja tutela só deveria ensinar o Miguel Sousa Tavares, outro altivo ajustador de contas com a docência. Vai um País impróprio para Gente de Bem! IIO que a Ministra punitiva ministrou foi isto: acréscimo punitivo de burocracia e uma burocracia que afasta os docentes das pessoas concretas dos seus alunos, que afasta os docentes da manipulação concreta das situações do dia-a-dia para uma Bizâncio Nova de papeladas complex. Por exemplo, o Regime de Avaliação gizado punitivamente é um Elefante impossível, é uma Quimera que integra tudo: pernas de Sáurio e cauda de Baleia Azul. Tem tanta exequibilidade temporal como beber o Tejo por uma palhinha em três meses. É uma Sopa de Pedra, que leva a pedra e quantos ingredientes infinitos se queira. No entanto, aí está, punitivamente, para mostrar serviço e inflexibilidade. Da punitiva Ministra diz-se que é do melhor tecnicamente. Talvez seja. No plano estrito do que era necessário implementar na Escola Pública, a saber, Autoridade, Disciplina, Rigor, Contenção Imiscuinte Paternal, só se fodeu com a vida pedagógica tantas vezes penosa e cheia de baixios fora-da-lei discente. Tudo se fez rumo a uma desmoralização estigmatizante e degradante que, quanto a mim, era, no fundo, a Primeiríssima Meta de esta Legislatura: sacudir da docência, a bem ou a mal, o excesso de macacos professorais na Árvore Enorme do Sistema.Macacos Bons, Macacos Maus, não interessa.O que importava era aligeirar a Árvore e cumprir o desígnio orçamentalístico que se impunha emagrecido. Em suma, não acredito nem vejo Razão ou Bondade em coisa nenhuma de este Ministériozeco da Educaçãozeco. Ter razão não chega. É preciso não agir como uma Mafiosa Barata, adorar como adora a crispação, adorar como adora a conflitualidade, ainda para mais num domínio Sério, Complexo e problemático como o da Educação. Ser Mafiosa Barata é simplificar.Por isso mesmo, em Portugal Ensino e Educação são coisas que rareiam: o que abunda é o Pró-Forma da Escola onde se entra por um lado Sem Saber e se sai pelo mesmo lado Ignorante, Piorado nas chamadas Competências, aversivo à própria Escola e sem qualquer Upgrade Humanístico.

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