Carris: Notas históricas (XXV)

18-07-2009
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Carris, anos 50Tal como referi num comentário a uma questão colocada na entrada anterior, estou a tentar determinar com a maior precisão possível a data da construção da estrada que faz a ligação até às Minas dos carris pelo Vale do Alto Homem.A estrada terá sido construída provavelmente no início dos anos 40 pois a 20 de Abril de 1943 é feito um requerimento à Iª Circunscrição Florestal da Direcção-Geral dos Serviços Florestais, para reparação e melhoramento do caminho no Vale do Homem desde Albergaria. A autorização é concedida a 19 de Maio e emitida a 24 de Maio. A 16 de Junho é autorizada a utilização do caminho Leonte – Albergaria por despacho emitido a 22 de Junho. Os trabalhos desenrolam-se com 1000 operários no período máximo de actividade e em 3 meses são melhorados 6200 metros de caminho.A 18 de Agosto é comunicado à Sociedade Mineira dos Castelos que ficara sem efeito o despacho de 19 de Maio que dava autorização para os arranjos no caminho entre Albergaria e os Carris. A Sociedade Mineira dos Castelos é surpreendida com a decisão de suspensão dos trabalhos mas acata de imediato a ordem. No entanto em carta dirigida ao governo refere que cerca de 800 homens (na sua maior parte chefes de família que ali obtêm o seu ganha pão) serão despedidos.De notar que ao requerimento é feito para reparação e melhoramento do caminho no Vale do Homem. Na realidade é difícil de concluir que nesta data já existia uma estrada larga ou se a reparação e melhoramento do caminho se refere à abertura da mesma. No passado dia 29 de Janeiro (Notas históricas (XX)) publiquei uma fotografia onde se vê um pequeno trilho onde hoje passa a estrada para as Minas dos Carris. Apesar de não datada penso que esta fotografia será do princípio da década de 40 e ao olharmos para ela com atenção não vemos qualquer sinal da actual estrada.Assim, talvez se possa concluir que a construção da estrada para as Minas dos Carris terá ocorrido entre Junho de 1941, data do primeiro pedido de concessão mineira por Domingos da Silva, e 1943, ano no qual se desenrolam os trabalhos de reparação da estrada.Fotografia: © José Rodrigues de Sousa


Carris, anos 50Tal como referi num comentário a uma questão colocada na entrada anterior, estou a tentar determinar com a maior precisão possível a data da construção da estrada que faz a ligação até às Minas dos carris pelo Vale do Alto Homem.A estrada terá sido construída provavelmente no início dos anos 40 pois a 20 de Abril de 1943 é feito um requerimento à Iª Circunscrição Florestal da Direcção-Geral dos Serviços Florestais, para reparação e melhoramento do caminho no Vale do Homem desde Albergaria. A autorização é concedida a 19 de Maio e emitida a 24 de Maio. A 16 de Junho é autorizada a utilização do caminho Leonte – Albergaria por despacho emitido a 22 de Junho. Os trabalhos desenrolam-se com 1000 operários no período máximo de actividade e em 3 meses são melhorados 6200 metros de caminho.A 18 de Agosto é comunicado à Sociedade Mineira dos Castelos que ficara sem efeito o despacho de 19 de Maio que dava autorização para os arranjos no caminho entre Albergaria e os Carris. A Sociedade Mineira dos Castelos é surpreendida com a decisão de suspensão dos trabalhos mas acata de imediato a ordem. No entanto em carta dirigida ao governo refere que cerca de 800 homens (na sua maior parte chefes de família que ali obtêm o seu ganha pão) serão despedidos.De notar que ao requerimento é feito para reparação e melhoramento do caminho no Vale do Homem. Na realidade é difícil de concluir que nesta data já existia uma estrada larga ou se a reparação e melhoramento do caminho se refere à abertura da mesma. No passado dia 29 de Janeiro (Notas históricas (XX)) publiquei uma fotografia onde se vê um pequeno trilho onde hoje passa a estrada para as Minas dos Carris. Apesar de não datada penso que esta fotografia será do princípio da década de 40 e ao olharmos para ela com atenção não vemos qualquer sinal da actual estrada.Assim, talvez se possa concluir que a construção da estrada para as Minas dos Carris terá ocorrido entre Junho de 1941, data do primeiro pedido de concessão mineira por Domingos da Silva, e 1943, ano no qual se desenrolam os trabalhos de reparação da estrada.Fotografia: © José Rodrigues de Sousa

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