GENTE DO MEU TEMPO.: Aero Clube de Moçâmedes

19-12-2009
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1ª foto: A tradicional cerimónia do banho de iniciação. A receber o banho, Rui Duarte de Mendonça Torres, à esq. Santos César. Foto gentilmente cedida por Mélita Parreira da Cruz2ª foto/da esq. para a dt.Em cima:Bento Padrão, ? , ?, Jaime Lúcio dos Santos, Rui Maqueiro, Rui de Mendonça Torres, ?, ?, ?, Armando Martins, António Parreira da Cruz.Em baixo:?, ?, Matos,?, ?, ?,Fragoso, Armando Guedes Duarte/Mandinho (mais tarde instrutor) João Carlos Guedes Duarte (Jinho). Foto gentilmente cedida por Mélita Parreira da Cruz (à dt.).3ª foto: Tenho por norma, não colocar aqui fotos individuais, mas apenas de grupos, mas não consegui resistir à publicação desta foto que representa a primeira mulher em toda a Angola, a tirar o brevet no ano de 1938, portanto uma figura pioneira, numa época em que a mulher portuguesa, até então condicionada a determinadas tarefas e papéis sociais, começava a alargar espaços, na senda da sua emancipação...Trata-se de Julia Brito Pestana (Julinha), preparando-se para levantar vôo, pilotando uma avioneta do Aero Club de Moçâmedes, nos princípios dos anos 50. Ainda se pode ler, Mossãmedes, escrito com ss. Julinha teve como instrutor, Guilherme de Carvalho que era também piloto da DTA (Divisão de Transportes Aéreos). Foto do livro «Era uma vez Angola» de Paulo Salvador.4ª foto:Elementos da Escola de pilotagem de Moçâmedes. Entre outros reconheço:Em cima e da esq. para a dt:Jaime Lúcio Ferreira dos Santos, ?, José Luís Pinto, Domingos Alves Figueiras, Ferreira da Silva (instrutor), ?, Guilherme de Almeida, ?, Tiago Costa e Bento PadrãoEmbaixo: ?,?, Armando Guedes Duarte (Mandinho), Alfredo Esteves, ?;?;?;?.Foto do livro de Mário António Guedes da Silva: «Memórias do Desporto de Moçâmedes/Angola».------------------------------------A aviação evoluiu ao longo do século XX em várias vertentes, humanitária, desportiva, comercial, e até militar... Após 1920 a aviação ligeira teve primordial importância no desenvolvimento dos territórios menos evoluídos, mormente em Angola, e consequentemente no Distrito de Moçâmedes, nos âmbitos humanitário e desportivo. Foi em 14 de Março de 1923 que se deu a 1ª ligação aérea em monomotor , entre as cidades de angolanas do Huambo, Benguela, Moçâmedes e Lubango , acontecimento a que a imprensa na altura fez grande eco, por ser considerado um feito arrojado e espectacular. A celeridade com que evoluiram os rumos da navegação aérea, levou à criação, em Luanda, do Aero Clube de Angola, em Maio de 1936, seguindo-se a criação de várias delegações na principais cidades da colónia, entre as quais a de Moçâmedes.Impunha-se a necessidade de formação de novos pilotos,para reforço dos pequenos quadros já existentes, para cujo fim foi aprovada a promulgação de um «Regulamento das Escolas de Pilotagem do Aero-Clube de Angola» abrangendo as suas delegações a 20 de Março de 1940. Antes porém, em 1938, foi uma mulher a consegui-lo em Angola: Júlia de BritoPestana, tendo como seu seu instrutor o piloto Guilherme de Carvalho, também ao serviço da DTA, Divisão dos Transportes Aéreos. Cedo a aviadora se tornou conhecida pelas exibições que fazia aos fins de semana naquele pedaço de deserto infinito, proezas que incluiam vôos rasantes sobre o hangar do aeroporto, sendo efusivamente aplaudida . O Aero Clube de Moçãmedes surgiu, pois, como clube associativo sem fins lucrativos, dedicado à divulgação da aviação, na sequência da criação do Aero Clube de Angola em Maio de 1936, e levava a efeito «escolas de pilotagem», sendo os seus cursos bastante frequentados, tendo formado umas dezenas de pilotos, alguns dos quais tornaram-se profissionais. Existia então uma pequena pista natural no plateau situado a cerca de 2 km da cidade (o campo de aviação), um pouco acima do local conhecido por «Furnas de Santo António», (o campo de aviação), onde se acreditava poder-se aterrar e levantar vôo em segurança fosse Inverno ou Verão, dado a consistência do piso, por ser imune às lamas. Era considerada ainda uma aventura, colocar naquela época, pós 1920, um piloto no «cockpit» de um pequeno aparelho e quando isso acontecia em viagens de pequeno curso, as pistas ficavam inundadas de curiosos que os ia aplaudir.No âmbito desportivo muitos foram os rallies aéreos organizados pelo Aero Clube de Moçâmedes nas décadas de 50 e 60 em que participaram os brevetados da sua Escola de Pilotagem, provas essas que se revestiam de especial importância na medida em que permitiam potenciar as qualidades dos respectivos pilotos. Importa ainda referir que muitos foram os pilotos que colaboraram activamente na prestação de serviço social ao nível de socorros realizados em todo o distrito, da Lucira à Baía dos Tigres, tendo sido o serviço prestado por todas as Delegações, mormente a de Moçâmedes, sido considerados de utilidade pública.Resta destacar os nomes dos pilotos lançados pela Escola de Pilotagem da Delegação de Moçâmedes do Aero Clube de Angola, bem como dos seus instrutores, muitos dos quais prestaram relevantes serviços à causa da aviação:1. Presidente João Marques Pequito, que durante longos anos liderou o Aero Clube de Moçâmedes2. Pilotos pioneiros: Júlia de Brito Pestana, (1938-1945), António Augusto Martins Cristão (1939, brevetado em 1945), António de Almeida Varela (1939), Jorge Branquinho Arruda (1939), Waldemar Gama Lobo (1939), Manuel Reis Pires (1939), Mário Ribeiro (1939), Henrique Pessoa (1939), Manuel Carlos Pessoa (1939), José Gomes de Carvalho (1939).3. Pilotos das décadas seguintes: João Nunes Cunha (John), Pedro Cabral, Eduardo de Brito Pestana, José de Mendonça Teles, João Carlos Guedes Duarte, Armando Guedes Duarte (Mandinho), José Luís Pinto, Jaime Lúcio Ferreira dos Santos, Orlando Teixeira da Silva, Guilherme de Almeida, António Arvela, António Parreira da Cruz, Domingos Alves Figueiras, Alfredo Sales Esteves, Bento Padrão, Tiago CostaInstrutores: Guilherme de Carvalho, Rosa Maçarico, Ferreira da Silva, João Carlos Guedes Duarte, Armando Guedes DuarteAssistentes de aeronave: Tito Gouveia, João Firmino BonvalotAcrescendo ainda outros nome que de momento me ocorrem: Jacob, Germano, Patrício, Isaías Graça, Manuel dos Santos, Fernando Rodrigues Ferreira, Galvão de Melo, André Correia, todos estes brevetados já após as década de 40 e 50.Texto em parte elaborado a partir da leitura do livro de Mário António Guedes da Silva: «Memórias do Desporto de Moçâmedes/Angola».la».


1ª foto: A tradicional cerimónia do banho de iniciação. A receber o banho, Rui Duarte de Mendonça Torres, à esq. Santos César. Foto gentilmente cedida por Mélita Parreira da Cruz2ª foto/da esq. para a dt.Em cima:Bento Padrão, ? , ?, Jaime Lúcio dos Santos, Rui Maqueiro, Rui de Mendonça Torres, ?, ?, ?, Armando Martins, António Parreira da Cruz.Em baixo:?, ?, Matos,?, ?, ?,Fragoso, Armando Guedes Duarte/Mandinho (mais tarde instrutor) João Carlos Guedes Duarte (Jinho). Foto gentilmente cedida por Mélita Parreira da Cruz (à dt.).3ª foto: Tenho por norma, não colocar aqui fotos individuais, mas apenas de grupos, mas não consegui resistir à publicação desta foto que representa a primeira mulher em toda a Angola, a tirar o brevet no ano de 1938, portanto uma figura pioneira, numa época em que a mulher portuguesa, até então condicionada a determinadas tarefas e papéis sociais, começava a alargar espaços, na senda da sua emancipação...Trata-se de Julia Brito Pestana (Julinha), preparando-se para levantar vôo, pilotando uma avioneta do Aero Club de Moçâmedes, nos princípios dos anos 50. Ainda se pode ler, Mossãmedes, escrito com ss. Julinha teve como instrutor, Guilherme de Carvalho que era também piloto da DTA (Divisão de Transportes Aéreos). Foto do livro «Era uma vez Angola» de Paulo Salvador.4ª foto:Elementos da Escola de pilotagem de Moçâmedes. Entre outros reconheço:Em cima e da esq. para a dt:Jaime Lúcio Ferreira dos Santos, ?, José Luís Pinto, Domingos Alves Figueiras, Ferreira da Silva (instrutor), ?, Guilherme de Almeida, ?, Tiago Costa e Bento PadrãoEmbaixo: ?,?, Armando Guedes Duarte (Mandinho), Alfredo Esteves, ?;?;?;?.Foto do livro de Mário António Guedes da Silva: «Memórias do Desporto de Moçâmedes/Angola».------------------------------------A aviação evoluiu ao longo do século XX em várias vertentes, humanitária, desportiva, comercial, e até militar... Após 1920 a aviação ligeira teve primordial importância no desenvolvimento dos territórios menos evoluídos, mormente em Angola, e consequentemente no Distrito de Moçâmedes, nos âmbitos humanitário e desportivo. Foi em 14 de Março de 1923 que se deu a 1ª ligação aérea em monomotor , entre as cidades de angolanas do Huambo, Benguela, Moçâmedes e Lubango , acontecimento a que a imprensa na altura fez grande eco, por ser considerado um feito arrojado e espectacular. A celeridade com que evoluiram os rumos da navegação aérea, levou à criação, em Luanda, do Aero Clube de Angola, em Maio de 1936, seguindo-se a criação de várias delegações na principais cidades da colónia, entre as quais a de Moçâmedes.Impunha-se a necessidade de formação de novos pilotos,para reforço dos pequenos quadros já existentes, para cujo fim foi aprovada a promulgação de um «Regulamento das Escolas de Pilotagem do Aero-Clube de Angola» abrangendo as suas delegações a 20 de Março de 1940. Antes porém, em 1938, foi uma mulher a consegui-lo em Angola: Júlia de BritoPestana, tendo como seu seu instrutor o piloto Guilherme de Carvalho, também ao serviço da DTA, Divisão dos Transportes Aéreos. Cedo a aviadora se tornou conhecida pelas exibições que fazia aos fins de semana naquele pedaço de deserto infinito, proezas que incluiam vôos rasantes sobre o hangar do aeroporto, sendo efusivamente aplaudida . O Aero Clube de Moçãmedes surgiu, pois, como clube associativo sem fins lucrativos, dedicado à divulgação da aviação, na sequência da criação do Aero Clube de Angola em Maio de 1936, e levava a efeito «escolas de pilotagem», sendo os seus cursos bastante frequentados, tendo formado umas dezenas de pilotos, alguns dos quais tornaram-se profissionais. Existia então uma pequena pista natural no plateau situado a cerca de 2 km da cidade (o campo de aviação), um pouco acima do local conhecido por «Furnas de Santo António», (o campo de aviação), onde se acreditava poder-se aterrar e levantar vôo em segurança fosse Inverno ou Verão, dado a consistência do piso, por ser imune às lamas. Era considerada ainda uma aventura, colocar naquela época, pós 1920, um piloto no «cockpit» de um pequeno aparelho e quando isso acontecia em viagens de pequeno curso, as pistas ficavam inundadas de curiosos que os ia aplaudir.No âmbito desportivo muitos foram os rallies aéreos organizados pelo Aero Clube de Moçâmedes nas décadas de 50 e 60 em que participaram os brevetados da sua Escola de Pilotagem, provas essas que se revestiam de especial importância na medida em que permitiam potenciar as qualidades dos respectivos pilotos. Importa ainda referir que muitos foram os pilotos que colaboraram activamente na prestação de serviço social ao nível de socorros realizados em todo o distrito, da Lucira à Baía dos Tigres, tendo sido o serviço prestado por todas as Delegações, mormente a de Moçâmedes, sido considerados de utilidade pública.Resta destacar os nomes dos pilotos lançados pela Escola de Pilotagem da Delegação de Moçâmedes do Aero Clube de Angola, bem como dos seus instrutores, muitos dos quais prestaram relevantes serviços à causa da aviação:1. Presidente João Marques Pequito, que durante longos anos liderou o Aero Clube de Moçâmedes2. Pilotos pioneiros: Júlia de Brito Pestana, (1938-1945), António Augusto Martins Cristão (1939, brevetado em 1945), António de Almeida Varela (1939), Jorge Branquinho Arruda (1939), Waldemar Gama Lobo (1939), Manuel Reis Pires (1939), Mário Ribeiro (1939), Henrique Pessoa (1939), Manuel Carlos Pessoa (1939), José Gomes de Carvalho (1939).3. Pilotos das décadas seguintes: João Nunes Cunha (John), Pedro Cabral, Eduardo de Brito Pestana, José de Mendonça Teles, João Carlos Guedes Duarte, Armando Guedes Duarte (Mandinho), José Luís Pinto, Jaime Lúcio Ferreira dos Santos, Orlando Teixeira da Silva, Guilherme de Almeida, António Arvela, António Parreira da Cruz, Domingos Alves Figueiras, Alfredo Sales Esteves, Bento Padrão, Tiago CostaInstrutores: Guilherme de Carvalho, Rosa Maçarico, Ferreira da Silva, João Carlos Guedes Duarte, Armando Guedes DuarteAssistentes de aeronave: Tito Gouveia, João Firmino BonvalotAcrescendo ainda outros nome que de momento me ocorrem: Jacob, Germano, Patrício, Isaías Graça, Manuel dos Santos, Fernando Rodrigues Ferreira, Galvão de Melo, André Correia, todos estes brevetados já após as década de 40 e 50.Texto em parte elaborado a partir da leitura do livro de Mário António Guedes da Silva: «Memórias do Desporto de Moçâmedes/Angola».la».

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