TOMAR PARTIDO

12-11-2009
marcar artigo

Diário sem periodicidade certa sobre o que acontece no mundo e os prazeres da vida. Blogue livre de condecorações presidenciais.

Hoje é Quarta-feira, 23 de Abril, centésimo décimo quarto dia do ano, Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, Dia Mundial do Escotismo e Dia Nacional da Educação de Surdos. Faltam 252 dias para o final de 2008. Odia é dedicado a S. Jorge, mártir, e a Sto. Adalberto, bispo, mártir. A Lua encontra-se na Fase Minguante. Quarto Minguante, dia 28 às 15:12. O Sol nasce às 06:49 e o ocaso regista-se às 20:22. No porto de Lisboa, a preia-mar verifica-se às 05:37 e 17:51, a baixa-mar às 11:22 e 23:43. Os nascidos nesta data pertencem ao signo de Touro, destacando-se William Shakespeare (1564), Sacadura Cabral, pioneiro da aviação (1881), o compositor russo Sergei Prokofiev (1891), a actriz cinematográfica e diplomata norte-americana Shirley Temple (1928) e a actriz Valerie Bertinelli (1960). (William Shakespeare)

Face à comparação com a crise do PSD, o PS tem gozado de alguma calma por estes dias. Primeiro foi Cavaco Silva na Madeira a dar descanso mediático ao PS, depois a demissão de Menezes. Mas não há mal que sempre dure, nem bem que nunca acabe. Mário Soares, Almeida Santos, Ferro Rodrigues, Maria de Belém Roseira e Manuel Alegre, entre outros socialistas, acabam de assinar um manifesto onde se pode ler que "as incertezas de uma conjuntura económica, afectada pela eclosão e desenvolvimento de várias ordens de crises e, no plano interno, pela permanência dos problemas estruturais de que o país continua a padecer, fazem com que as comemorações do 25 de Abril de 2008 se processem num clima pouco desanuviado e escassamente propício à jubilação colectiva". O PS não precisa do PSD para ter maçadas. Basta o próprio PS.

Paris escolheu o Dalai Lama para seu "cidadão honorário". A China condenou a escolha francesa, considerando-a uma ingerência nos seus assuntos internos. Os franceses devem ter ficado de olhos em bico ao descobrirem que Paris era, afinal, território chinês. Além de outras qualidades, os chineses revelam uma notável propensão para o humor. Muitas vezes, negro.

O Sapo decidiu saltitar por aqui e destacou hoje o Tomar Partido. Agradeço o destaque e também os simpáticos comentários que tenho recebido de novos visitantes.

O elogio das domésticas, pela Miss Pearls. As coisas en su sitio. Bravo! É hoje inaugurada a exposição de Torquato da Luz. Heróis e vilões, pelo Pedro Correia, no 31 da Armada. Para desenjoar do PSD.

Em 1500, era assinalada a descoberta do Brasil pela armada portuguesa, comandada por Pedro Álvares Cabral. Em 1509, Henrique VIII tornava-se rei de Inglaterra. Em 1821, João VI de Portugal delegava a regência do Brasil no seu filho Pedro, transferindo o governo para Lisboa. Em 1999, morria Filipe Themudo Barata, 79 anos, antigo Governador de Timor. Em 2002, morria a actriz Linda Lovelace, Linda Boreman, 53 anos, protagonista do clássico "porno" "Garganta Funda". Em 2003, a PGR abria um inquérito às contas bancárias na Suiça do antigo ministro das Cidades, Isaltino Morais. Em 2007, entra em vigor a nova Lei do aborto. (O marco do descobrimento do Brasil)

Hoje é Terça-feira, 22 de Abril, centésimo décimo terceiro dia do ano, Dia Mundial da Terra e Dia Nacional do Património Geológico. Faltam 253 dias para o final de 2008. Odia é dedicado a N. Srª, Mãe da Companhia de Jesus, e a Sta. Senhorinha, virgem. A Lua encontra-se na Fase Minguante. Quarto Minguante, dia 28 às 15:12. O Sol nasce às 06:50 e o ocaso regista-se às 20:21. No porto de Lisboa, a preia-mar verifica-se às 05:07 e 17:21, a baixa-mar às 10:52 e 23:11. Os nascidos nesta data pertencem ao signo Touro, destacando-se Isabel I de Espanha (1451), o escritor britânico Henry Fielding (1707), autor de "Viagem a Lisboa", o filósofo alemão Immanuel Kant (1724), o pianista e compositor português José Viana da Mota (1868), o dirigente revolucionário russo Vladimir Ilitch Ulianov, Lenine (1870), o escritor Vladimir Nabokov (1899) e o pioneiro da física nuclear Robert Oppenheimer (1904).

Baltazar Aguiar não é igual aos outros. Não é igual aos que comem e calam.

Confesso, está bem. Tive coisas muito mais importantes para fazer do que ver a celebração do pântano no Prós & Contras de hoje, cujo tema palpitante foi o desmoronamento do PSD. Mas, num tão breve quanto traumático rompante, dei uma saltada rápida à plataforma. Para meu azar, devo ter apanhado um momento mau. Estava Zita Seabra criticando o PS por renacionalizar a banca e que o que era preciso era libertar Portugal do Estado. Sim, Zita Seabra a dizer tal e qual isso mesmo. Curioso, fiquei dois ou três segundos mais que o previsto, por curiosidade de ver quem a acompanhava no estúdio, primeiro e se havia reacção à pouca vergonha, segundo. Vi então Angelo Correia, o "ministro dos pregos", Pedro Passos Coelho e Patinha Antão. Quanto às companhias fiquei esclarecido: estava, apesar de tudo perante o PSD da terceira divisão. Quanto à reacção ao dislate nem um assomo de indignação. É este o retrato do PSD de hoje. Sem memória, sem presente e condenado à mediocridade dos desmemoriados.

Manuela Ferreira Leite também se candidata. Isto está a aquecer. Quem lançará agora a dupla Menezes/Santana?

Laurentino Dias acha normal o Estado jorrar dois milhões num corredor de Fórmula menos um. O que é grave é ser normal. O que é grave é um secretário de Estado achar normal. E não acontecer nada.

Isto do Boavista pode entornar o caldo lá para as bandas socialistas . Ou não?

Se a comunicação social em geral não fosse ideologicamente desequilibrada, teria dito que faleceu um resistente anti-comunista que lutou pela liberdade a seguir ao 25 de Abril. Mas não disse. E assim, diz tudo sobre si própria.

Em 753, segundo a lenda, Rómulo teria fundado Roma. Em 1500, a armada de Pedro Álvares Cabral avistava terra de Vera Cruz. Em 1836, forças texanas, sob o comando de Sam Houston, derrotavam o exército mexicano do general Santa Ana, na batalha de São Jacinto. Em 1868, os EUA reconheciam a independência de Cuba. Em 1891, morria José Elias Garcia, co-fundador do Partido Republicano. Em 1960, era fundada a cidade de Brasília, projecto do presidente Juscelino Kubitschek. Em 1966, cirurgiões de Houston, Texas (EUA), efectuavam a primeira implantação de um coração artificial num ser humano. Em 1967, os militares gregos assumiam o controlo do país. Em 1975, o presidente do Vietname do Sul Nguyen Van Thieu resignava, depois de ter acusado os EUA de deslealdade. Em 1985, morria o presidente eleito do Brasil, Tancredo Neves, a dois dias da tomada de posse. Em 1988, a Polícia Judiciária descobria, nos arredores de Cascais, o corpo de Evo Fernandes, antigo secretário-geral da Renamo, morto a tiro. Em 1989, decorria em Lisboa a primeira manifestação de agentes da PSP, que culminaria em confrontos com o Corpo de Intervenção da própria polícia. Em 1991, Rosa Mota vencia a maratona de Londres. Em 1994, chegava a Portugal para uma visita de seis dias, o presidente da Renamo, Afonso Dlakhama. Ainda em 1995, morria o cartoonista José de Lemos, 84 anos. Em 1996, João Proença era eleito secretário-geral da UGT, sucedendo a Torres Couto. Em 2002, o conservador Jacques Chirac, com 19,9 por cento dos votos, e o líder de extrema-direita Jean-Marie Le Pen, com 16,9 por cento, passavam à segunda volta das presidenciais francesas deixando de fora o socialista Lionel Jospin com 16,2 por cento. Em 2003, morria a pianista, compositora e cantora de jazz norte-americana Nina Simone, 70 anos. Em 2004, era assinado o contrato de aquisição de dois submarinos para a Marinha Portuguesa, no valor de 800 milhões de euros. Em 2005, o Congresso espanhol aprovava a lei que permite o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Em 2007, morre Fu Tieshan, 75 anos, principal bispo chinês, nomeado pelo Partido Comunista da China sem o acordo do Vaticano. (Nina Simone)

Hoje é Segunda-feira, 21 de Abril, centésimo décimo segundo dia do ano. Faltam 254 dias para o termo de 2008. O dia é dedicado a S. Anselmo, Bispo, Doutor da Igreja, e a S. Maximiano de Constantinopla, bispo. A Lua encontra-se na Fase Minguante. Quarto Minguante, dia 28 às 15:12. O Sol nasce às 06:52 e o ocaso regista-se às 20:20. No porto de Lisboa, a preia-mar verifica-se às 04:37 e 16:52, a baixa-mar às 10:23 e 22:40. Os nascidos nesta data pertencem ao signo de Touro, destacando-se a imperatriz russa Catarina (1729), a romancista inglesa Charlotte Bronte (1816), o secretário de Estado norte-americano Dean Acheson (1816), Isabel II do Reino Unido (1926), o actor Anthony Quinn (1915) e a actriz Elaine May (1932).

Depois de uns diazinhos de excitação, regressou a tranquilidade ao Sporting.

O 31 de que vos falei há dias está quase.

Na impossibilidade, ditada por uma onda de preguiça inexplicável, de compôr uma entrada com as respectivas ligações, quero expressamente agradecer a todos quantos actualizaram os links para o Tomar partido depois da mudança de casa.

O poder no PSD está barato. Patinha Antão confirma que também é candidato. Os motoristas e as secretárias estão em reflexão. Não é de excluir uma candidatura do pessoal da S. Caetano à Lapa.

"A Madeira precisava de mão firme em Alberto João Jardim e nos seus abusos. Precisava de um PR que o colocasse na ordem. Se nem o Presidente da Republica interrompe o circo que Jardim promove há 30 anos, gozando descaradamente com a cara do Continente que o subsidia, esqueçam lá isso..." Pedro Rolo Duarte

Em 1911, o Governo promulgava a lei de separação da Igreja do Estado. Em 1945, na II Guerra Mundial, tropas soviéticas entravam em Berlim. Em 1951, morria o político italiano Ivanoe Bonomi, que dirigiu, no final do segundo conflito mundial, o Comité Nacional de Libertação da Itália.Em 1972, astronautas da nave espacial norte-americana Apollo-16 desciam na Lua. Em 1985, o atleta Carlos Lopes fazia em Roterdão a melhor marca mundial da maratona, melhorando em 54 segundos o anterior recorde do britânico Steve Jones, 02h08m05s. Em 1989, centenas de estudantes chineses manifestavam-se, na praça Tiananmen, em Pequim, pela a democratização do regime. Em 1993, morria, o actor mexicano Mário Moreno, de 81 anos, o célebre Cantinflas. Em 1994, o Tribunal de Versalhes condenava Paul Touvier, antigo chefe dos serviços de informação nazi, em França, a prisão perpétua, por crimes contra a humanidade, cometidos durante a II Guerra Mundial. Em 1995, morria Milovan Djilas, 83 anos, o primeiro dissidente comunista do pós-guerra, na Jugoslávia. Em 1998, morria o escritor mexicano Octavio Paz, 84 anos, Nobel da Literatura. No mesmo dia, Bill Gates apresentava o Windows 98. Em 2001, o maestro italiano Giuseppe Sinopoli, de 54 anos, morria durante a direcção de "Aida", de Giuseppe Verdi, na Ópera de Berlim. (Cantinflas)

Hoje é Domingo, 20 de Abril, centésimo décimo primeiro dia do ano. Faltam 255 dias para o final de 2008. Odia é dedicado a Sta. Inês de Montepulciano, virgem, e à Beata Oda, virgem. É Lua Cheia, às 11:15. O Sol nasce às 06:53 e o ocaso regista-se às 20:19. No porto de Lisboa, a preia-mar verifica-se às 04:05 e 16:21, a baixa-mar às 09:53 e 22:08. Os nascidos nesta data pertencem ao signo Carneiro, destacando-se Napoleão III (1808), o explorador português Serpa Pinto (1846), o ditador alemão Adolf Hitler (1889), o pintor surrealista espanhol Juan Miró (1893), o músico de jazz Lionel Hampton (1914) e o actor norte-americano Ryan O'Neal (1941). (Foto)

Jorge Ferreira, agricultor de 61 anos, em Truaru.

Otelo Saraiva de Carvalho sempre foi um reconhecido especialista em economia, além de especialista em acção directa. Agora, disse em Fafe que com a actual conjuntura internacional e com a concorrência asiática, ninguém faria melhor que o actual Governo em termos de política económica. Anda a extrema-esquerda a tentar fazer pedagogia junto da classe operária sobre a "política de direita" e vem logo o papa da extrema-esquera da FUP, do MUP, dos GDUP's e das terroristas FP's 25 contrariar as massas. Não se faz.

Passos Coelho diz que é. Aguiar Branco diz que é. Neto da Silva diz que é. Manuela Ferreira Leite não diz se é se não. Marcelo Rebelo de Sousa diz que está constipado, não pode falar. (As escrituras são omissas sobre se Cristo se constipou quando desceu á terra). Patinha Antão pondera sobre se é se não é. Alberto João Jardim apoia Cadilhe. Ribau Esteves deixa a recandidatura de Menezes em aberto. Cavaco Silva desmente que prefere Rui Rio. E ainda não falaram os terroristas todos. (Ontem vi Marques Mendes no Open do Estoril a dizer um inexplicável "muito obrigado, muito obrigado!" e sorria. Sorria muito.). Um partido completamente desorientado.

Depois do histórico Sport Comércio e Salgueiros ter sido varrido do mapa futebolístico, outro clube da cidade do Porto, o Boavista, está numa crise que se pode revelar fatal. É a herança Loureiro a mostrar o seu esplendor. Mas o Boavista faz falta. Sem ele o F. C. do Porto não tem derby para jogar. O que seria inadmissível em clube tão fashion. E mais um sinal do centralismo de Lisboa que tudo quer para si. Até os derby's do futebol. Vamos pois ajudar o Boavista. O dia de ontem foi negro. Parecia um dia "à Vale e Azevedo". Estranhamente, as causas da situação que conduziu a este descalabro não têm sido analisadas pela comunicação social. Percebe-se, sim, por que é que João Loureiro se foi embora. Em tempo. (Foto)

O teste para medir uma qualidade sociológica ímpar: ser ou não ser um "homem do norte".

Dois milhões de euros foi quanto custou ao Governo a participação de Tiago Monteiro na Fórmula 1. Devem estar a gozar com o pagode. Então numa altura de aperto, de corte de despesas, de combate ao défice, o Estado dá d-o-i-s m-i-l-h-õ-e-s de euros a um piloto de Fórmula Um?! Inaceitável.

Chegou a altura de os mandantes" do "terrorismo" interno serem candidatos à liderança. Pelo meio ainda diz que "muitos deles durante estes seis meses não deram um contributo para a afirmação do partido. Sabe que contributos deram? Telefonemas para o presidente do partido para não fazer investigações aos 'off-shores', para não fazer investigações ao Banco de Portugal, para não mexer em determinados assuntos, para estar quieto, ou então continuaram a pedir audiências na minha câmara municipal ou noutras para tratarem dos assuntos referentes às assessorias que têm por esse País fora". Ou muito me engano ou vão sobrar estilhaços e danos colaterais do combate "à bomba". Não vai ser um espectáculo dignificante, cheira-me.

Em 1648, forças portuguesas comandadas por Francisco Barreto venciam os holandeses na primeira batalha dos Guararapes, no Brasil. Em 1775, começava a guerra da independência dos EUA, com a derrota das forças britânicas em Lexington e Concord, Massachussetts. Em 1882, morria o naturalista britânico Charles Darwin. Em 1943, começava a revolta judaica do gueto de Varsóvia contra os ocupantes nazis (em duas semanas, os alemães massacraram mais de 50 mil judeus). Em 1971, a URSS lançava a primeira estação espacial Salyut. Em 1973, era fundado o Partido Socialista português durante o congresso de Bad Munstereifel, em Bona, RFA. Em 1979, os egípcios aprovavam, em referendo, com 99,5 por cento dos votos, o tratado de paz com Israel. Em 1986, a UEDS, formação política nascida em Janeiro de 1978 de uma cisão do PS, decidia a sua extinção. Em 1988 o Parlamento português aprovava a legalização do naturismo. Em 1989, morria a escritora britânica Daphne du Maurier, com 81 anos, autora de "Rebecca". Em 1990, o Governo da Nicarágua e a resistência armada do país, os Contras, acordavam um cessar-fogo, que pôs termo a oito anos de guerra civil. Em 1991, Mário Pinto assumia o cargo de ministro da República para os Açores. Em 1993, o FBI executava o assalto final à quinta onde se encontravam entrincheirados os seguidores de David Koresh, há 51 dias. Um incêndio matou os elementos da seita, entre os quais 25 crianças. Em 1995, a explosão de um carro armadilhado num edifício governamental em Oklahoma, EUA, causava a morte a dezenas de pessoas. Na mesma data, em Yokohama, Japão, 300 pessoas eram hospitalizadas pela intoxicação de um gás tóxico, deliberadamente espalhado na estação de comboios da cidade. Em 1996, começava em Lisboa o VII Congresso da UGT. Em 1998, Marcelo Rebelo de Sousa vencia, com maioria absoluta, o congresso do PSD de Tavira. Em 1999, o presidente da República Democrática do Congo Laurent Kabila assinava o acordo de paz com o seu homólogo ugandês Yoweri Museweni. Em 2001, a Assembleia da República aprovava a criação de 11 freguesias, 40 vilas e 07 cidades. Em 2002, era suspenso o processo de co-incineração de resíduos industriais perigosos, em Portugal. Em 2004, o Tribunal Penal Internacional para a ex-Jugoslávia considerava culpado de genocídio o general sérvio Radislac Krstic, um dos mentores do massacre de Srebrenica. Em 2005, o cardeal alemão Josef Ratzinger, de 78 anos, era eleito Papa, com o nome Bento XVI, sucedendo a João Paulo II. Em 2006, era inaugurado o Casino, no Parque das Nações. E o Pentágono publicava, pela primeira vez, os nomes e as nacionalidades de 558 pessoas detidas na base norte-americana de Guantanamo, Cuba. (Charles Darwin)

Hoje é Sábado, 19 de Abril, centésimo décimo dia do ano. Faltam 256 dias para o final de 2008. O dia é dedicado a S. Leão IX, bispo, e a S. Vicente de Colibre, mártir. A Lua encaminha-se para a Fase Plena. Lua Cheia, dia 20, às 11:25. O Sol nasce às 06:55 e o ocaso regista-se às 20:18. No porto de Lisboa, a preia-mar verifica-se às 03:31 e 15:49, a baixa-mar às 09:22 e 21:36. Os nascidos nesta data pertencem ao signo Carneiro, destacando-se o almirante inglês Edward Pellew (1758), o dramaturgo alemão August Wilhelm Iffland (1759), o zoólogo alemão Christian Ehrenberg (1795) e o actor britânico Dudley Moore (1935).

O primeiro milho neste caso não é dos pardais, mas de Pedro Passos Coelho. Tenho sincero apreço por ele. Partilhámos há anos um debate semanal na Antena1. Divide-nos o facto de ele ser social-democrata e eu não. Mas com a mesma sinceridade tenho de dizer que lhe falta alguma coisa para o que quer ser. Embora, quando comparado com o passado recente, até parece um progresso.

Enquanto nos salões se jogam estratégias, no chamado terreno talvez haja uma realidade bem diferente. Almocei hoje com um típico militante de base do PSD. Conheço-o há anos. É militante de cartão e frequenta as reuniões das chamadas bases. Por junto, expulsava Pacheco Pereira, que veio "daquela coisa da extrema-esquerda" (tive de lhe lembrar Zita Seabra, esse espectro político que ninguém percebe para que é que está), disse que voltava a votar Menezes e que a culpa do estado do Partido era dos barões. Ainda conseguiu cometer a temeridade de dizer que Marques Mendes não fazia oposição e que tinha minado o partido desde que Barroso partiu (um pormenor ter sido eleito pelas bases que tanto adora). Toda uma doutrina do fracasso anunciado. Ainda tentei dizer qualquer coisinha, mas desisti cerce. Percebi que estava a tentar dialogar com a fé, o que torna dispensáveis os argumentos.

Um Luís Filipe demitiu-se. O outro Luís Filipe podia aproveitar a maré e demitir-se também.

Baptista Bastos referia-se esta semana na sua coluna do Diário de Notícias ao “triunfo dos porcos” para ilustrar a esmagadora vitória de Sílvio Berlusconi em Itália, que fez implodir a Sinistra de forma absolutamente histórica. O país da instabilidade, o país com mais Governos por metro quadrado, se calhar cansado de circo político contínuo, fez um intervalo na tradição e deu a terceira oportunidade a Berlusconi. O homem pode ser pouco recomendável. De quando em vez diz umas alarvidades, anda com maquilhagem e fatos de substituição no carro, estica a pele como Sócrates vai ao Parlamento, e, pior de tudo, tem relações promíscuas com a comunicação social e com os tribunais, que quer vergar á força de lei, prevalecendo-se do seu poder político para se imunizar judicialmente (como, aliás, Chirac fez). Pois pode ser pouco recomendável, mas ganhou as eleições. Apesar de toda esta porcaria, Berlusconi não é da família de alguns porcos que há pelo mundo fora que nem a votos se permitem sujeitar e, diga-se, fazem coisas bem piores do que negócios e tráfico de influências. Cuba? Coreia? Irão? Como chamará Baptista Bastos a esses? Porcos de primeira ou porcos de segunda? Por cá temos um fenómeno parecido: Alberto João Jardim. Com algumas especificidades, a Madeira é uma mini-Itália de Sílvio. O Governo tem jornais, os negócios são suspeitos, o clima é de medo de alguém se opôr ao chefe do partido, o qual, aliás, é mais um partido regional do que o PSD que todos conhecemos. Também há trapalhadas com o Ministério Público local. Argumenta-se frequentemente que o homem ganha eleições como eu mudo de camisa e é verdade. Mas os outros deputados, que os deputados de Jardim insultam sem limite nem temor na Assembleia Regional também foram eleitos, argumento este muito menos utilizado não percebo bem porquê. Claro que há pior que Alberto João Jardim: Mugabe, Ahmadinejad, Kim Jong II, um ror de dirigentes chineses, os Castro, é tudo bem pior. Só que não se pode comparar a qualidade e a seriedade de uma democracia pelo padrão de ditaduras sanguinárias. Nestes termos, já não há pachorra para os dislates de Jardim. Com uma agravante: não há, na República, quem ponha o senhor na ordem. Resta a esperança que desta vez ele tenha sido sincero quando disse que este é mesmo o último mandato. É que a avaliar pelas ocorrências do último Congresso Regional secreto, em que Alberto João pôs os congressistas a apaludir carnavalescamente o seu sucessor sem se saber quem vai ser, não é certo que seja para valer. (publicado na edição de hoje do Semanário) (Silvio Berlusconi)

Praticamente a um ano de eleições autárquicas pode dizer-se que Aveiro tem de partir em busca do tempo perdido. Têm sido três anos de estagnação. Nenhum problema se resolveu e criaram-se alguns outros. Notam-se as primeiras turras na coligação PSD/CDS/PEM, que foi uma desilusão em cada um dos seus três pilares. A Câmara Municipal de Aveiro está sem rumo. Por responsabilidade da inépcia do Executivo. E está a chegar a hora de sacudir a água do capote. O primeiro a quebrar as regras da solidariedade interna da coligação foi o CDS, tentando capitalizar o chumbo do Tribunal de Contas ao empréstimo para regularizar parcialmente a dívida municipal. A verdade é que até agora tem-se assistido a uma espécie de telenovela de mau gosto bem reveladora da incompetência política da Câmara. Primeiro fizeram um concurso errado para seleccionar uma empresa de auditoria para calcular a dívida. Depois demoraram uma eternidade a calcular a dívida. A seguir fizeram um plano errado para regularizar parte da dívida que foi reprovado pelo Tribunal de Contas. E eis-nos num impasse. Sem plano B nem vitamina C. Sem dinheiro, mas com dívidas. Sem empréstimo, sem programa, sem objectivo, sem estratégia. Já não chega dizer que o PS criou o monstro, que criou. Mas já era mais que tempo de mostrar o antídoto. Aveiro precisa de várias medidas sem as quais a situação financeira apenas se agravará. Aqui ficam algumas propostas: 1ª Realização urgente de um levantamento patrimonial dos bens municipais. Consta que há património de duvidosa propriedade. 2ª Seleccionar património a alienar e a rentabilizar. Evidentemente que as receitas obtidas seriam exclusivamente afectas à diminuição do passivo. 3ª Redução das despesas correntes, designadamente das despesas com pessoal e reavaliação e renegociação de todos os contratos de prestação de serviços. 4ª Extinção das empresas municipais, um sorvedouro de dinheiro, que apenas servem para empregar os clientes dos partidos da coligação que não sabem fazer mais nada, para esconder dívida e para aumentá-la. Tudo isto apresentado e explicado de uma forma séria e rigorosa aos cidadãos. A actual situação de desorientação apenas vem provar que o célebre plano de saneamento financeiro apresentado em tempos por Élio Maia não passou de um papel sem valor, vazio de conteúdo e de políticas. Foi uma coisinha feita à pressa sem qualquer utilidade. Já chega de brincar à aritmética. É preciso tratar das finanças. (Publicado na edição de hoje do Diário de Aveiro)

Em 1605, há 400 anos, nascia Giacomo Carissimi, compositor italiano, mestre da música coral sacra. Em 1792, o poeta português Tomás António Gonzaga era condenado a degredo em Moçambique, sob acusação de tentativa de revolta, ao integrar o levantamento Inconfidência Mineira. Em 1835, era fundado o jornal Açoriano Oriental, fundado em Ponta Delgada, nos Açores. Em 1925, era dominada a tentativa de derrube do Governo português de António Maria Silva. Em 1948, nascia a Republica do Eire, Irlanda. Em 1955, morria o físico e matemático Albert Einstein. Em 1980, a Rodésia reafirmava a independência sob o nome de Zimbabué. Em 1999, em Díli, Timor-Leste, era divulgada a lista de 300 nomes "a abater" pelas milícias pró-integracionistas. Em 2002, morria o escritor português, antigo jornalista e diplomata Álvaro Guerra, 65 anos. Em 2004, o Governo espanhol de José Luís Zapatero ordenava a retirada das tropas do Iraque. E a Cinemateca holandesa apresentava um filme mudo de Rudolfo Valentino, redescoberto ao fim de 75 anos. Em 2005, começava o Conclave para a eleição do sucessor de João Paulo II. Em 2007, Pina Moura deixa o lugar de deputado e os cargos no PS para assumir a direcção da Media Capital e da Iberdrola Portugal. (Giacomo Carissimi)

Hoje é Sexta-feira, 18 de Abril, centésimo nono dia do ano, Dia Internacional dos Monumentos e Sítios. Faltam 257 dias para o final de 2008. Odia é dedicado a S. Perfeito, mártir, e à beata Maria da Encarnação, viúva. A Lua encaminha-se para a Fase Plena. Lua Cheia, dia 20, às 11:25. O Sol nasce às 06:56 e o ocaso regista-se às 20:17. No porto de Lisboa, a preia-mar verifica-se às 02:55 e 15:15, a baixa-mar às 08:49 e 21:02. Os nascidos nesta data pertencem ao signo de Carneiro, destacando-se Lucrécia Borgia (1480), o compositor austríaco Franz Von Suppe (1819), o maestro Leopoldo Stokowski (1882), o poeta e filósofo português Antero de Quental (1842) e a actriz britânica Hayley Mills (1946). (Lucrécia Bórgia)

O país está sob alerta laranja. O PSD também. E ainda dizem que Menezes está divorciado do país.

Luís Filipe Menezes demitiu-se e convocou novas directas. Para já, más notícias para Sócrates. No fim, ver-se-á. Para já Menezes escolheu o seu terreno para a luta. Resta saber quem se atreve a jogar na casa do adversário. Por outro lado joga na antecipação. Ao menos vamos ter com que nos divertir um pouco nestes dias cinzentos de crise.

Circula uma polémica por alguns blogues sobre se os padres têm direito à opinião ou não. Extraordinária polémica esta. Há duas razões para negar o direito à opinião dos padres: temê-la por supor uma força nessa opinião que nos desgrada, será o caso dos militantes, ou desprezá-la por se entender que há cidadãos de primeira e de segunda, será o caso dos adversários da liberdade, que gostam de a reservar apenas para si próprios.

Parece estar em curso um campeonato de mau gosto e morbidez em que os concorrentes não cedem um palmo. Depois da inaceitável notícia do Expresso sobre o falso internamento de Pinto da Costa, eis que o próprio revela estar no seu melhor e reage batendo o Expresso por KO ao primeiro assalto, dizendo "na verdade, estava a caminho das urgências, quando passei pela morgue e vi que lá estava grande parte do Benfica. Aí, melhorei e vim embora". Sem dúvida um senhor, este homem.

Cavaco Silva, ainda às voltas na Madeira, prometeu hoje voltar à Madeira no próximo mandato de Jardim. Este, surpreendido, lembrou que já afirmou que este é o seu último mandato. É como quem diz: tu prometes uma coisa e fazes outra, já assim foi e assim será. Ora aqui está uma subtileza deliciosa. Cavaco silva chamou mentiroso a Jardim. Embora inconsequente, a subtileza presidencial deve ter irritado bastante o político local.

São os bloggers responsáveis pelos comentários que publicam às suas entradas? Interessante questão analisada por João Pereira dos Santos, no Iuris. Jorge Assunção, do Despertar da Mente, já começou a escolher os titulares indiscutíveis da próxima época. E eu que também já tinha aprendido, desaprendi, exactamente como o Rodrigo Moita de Deus, como bem se explica no 31 da Armada. Para resolver o problema do PSD, Filipe Nunes Vicente propõe um cadastro no Mar Salgado.

O célebre projecto de lei do PS sobre o divórcio tem uma inovação verdadeiramente assustadora: acaba com o poder paternal e substitui-o pelas responsabilidades parentais. Diz que a expressão poder paternal revela um conceito de posse, coisa como se sabe reaccionária, e que a nova expressão coloca a criança no centro do conceito. Tenho pena que o PS faça um intervalo no afã por colocar a criança no centro da vida familiar em matéria de aborto. Aí a criança já é dispensável. Mas este conceito é assombroso. Convém esclarecer que por detrás desta palavrosa concepção está a mesmíssima mundividência que levou a que nas escolas a criança seja o centro das responsabilidades professorais. Será preciso falar de telemóveis? (publicado no Democracia Liberal )

Em 1492, Fernando de Espanha aprovava o financiamento da viagem de Cristóvão Colombo. Em 1890, eram criadas em Portugal as Escolas Práticas de Cavalaria e Infantaria. Em 1901, era fundado, em Coimbra, o Centro Académico da Democracia Cristã. Em 1956, era dissolvido o Kominform. Em 1958, era inaugurada a exposição universal de Bruxelas. Em 1961, forças contrárias ao regime de Fidel Castro, apoiadas pelos EUA, invadiam Cuba, pela Baia dos Porcos, acabando derrotadas. Em 1969, começava a crise académica de Coimbra, com a inauguração do edifício do departamento de Matemáticas da Faculdade de Ciências da Universidade. Em 1979, na Rodésia, negros e brancos votavam em conjunto pela primeira vez para a eleição de um governo de maioria negra. Em 1989, morria o escritor português Adolfo Simões Muller, 79 anos. Em 1996, era aprovada a proposta de alteração da Lei de Bases do Sistema Desportivo, que veio permitir aos clubes a constituição de sociedades com fins lucrativos. Na mesma data, morria o filósofo espanhol José Luis Lopez Aranguren, com 86 anos. Em 2003, morria multimilionário britânico Paul Getty II, aos 70 anos. Em 2004, tomava posse o Governo espanhol, liderado por José Luís Zapatero. No mesmo dia, o líder do Hamas, Abdelazizz al-Rantissi, sucessor do xeque Yassin, era assassinado na Cisjordânia, num ataque das forças israelitas. Em 2005, era inaugurado, em Belmonte, o primeiro Museu judaico português. E o primeiro-ministro cipriota turco Mehmet Ali Talat, pró-União Europeia, vence as eleições presidenciais em Chipre.

Hoje é Quinta-feira, 17 de Abril, centésimo oitavo dia do ano e Dia Mundial da Hemofilia. Faltam 258 dias para o final de 2008. Odia é dedicado a Sto. Aniceto, Papa, mártir, e à Beata Maria Ana de Jesus, virgem. A Lua encaminha-se para a Fase Plena. Lua Cheia, dia 20, às 11:25. O Sol nasce às 06:57 e o ocaso regista-se às 20:16. No porto de Lisboa, a preia-mar verifica-se às 02:14 e 14:39, a baixa-mar às 08:13 e 20:26. Os nascidos nesta data pertencem ao signo de Carneiro, destacando-se o poeta inglês Henry Vaughan (1622), o financeiro norte-americano J. Pierpont Morgan (1837) e o estadista soviético Nikita Krutschev (1894).

De um blogue podem nascer várias coisas. O Ofício Diário já deu um livro e agora vai dar uma exposição de pintura. O artista é Torquato da Luz , e a exposição poderá ser vista na Junta de Freguesia de S. João de Brito, em Lisboa, na R. Conde Arnoso, nº 5, B. A inauguração é já no dia 22 de Abril, pelas 19 horas.

Diário sem periodicidade certa sobre o que acontece no mundo e os prazeres da vida. Blogue livre de condecorações presidenciais.

Hoje é Quarta-feira, 23 de Abril, centésimo décimo quarto dia do ano, Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, Dia Mundial do Escotismo e Dia Nacional da Educação de Surdos. Faltam 252 dias para o final de 2008. Odia é dedicado a S. Jorge, mártir, e a Sto. Adalberto, bispo, mártir. A Lua encontra-se na Fase Minguante. Quarto Minguante, dia 28 às 15:12. O Sol nasce às 06:49 e o ocaso regista-se às 20:22. No porto de Lisboa, a preia-mar verifica-se às 05:37 e 17:51, a baixa-mar às 11:22 e 23:43. Os nascidos nesta data pertencem ao signo de Touro, destacando-se William Shakespeare (1564), Sacadura Cabral, pioneiro da aviação (1881), o compositor russo Sergei Prokofiev (1891), a actriz cinematográfica e diplomata norte-americana Shirley Temple (1928) e a actriz Valerie Bertinelli (1960). (William Shakespeare)

Face à comparação com a crise do PSD, o PS tem gozado de alguma calma por estes dias. Primeiro foi Cavaco Silva na Madeira a dar descanso mediático ao PS, depois a demissão de Menezes. Mas não há mal que sempre dure, nem bem que nunca acabe. Mário Soares, Almeida Santos, Ferro Rodrigues, Maria de Belém Roseira e Manuel Alegre, entre outros socialistas, acabam de assinar um manifesto onde se pode ler que "as incertezas de uma conjuntura económica, afectada pela eclosão e desenvolvimento de várias ordens de crises e, no plano interno, pela permanência dos problemas estruturais de que o país continua a padecer, fazem com que as comemorações do 25 de Abril de 2008 se processem num clima pouco desanuviado e escassamente propício à jubilação colectiva". O PS não precisa do PSD para ter maçadas. Basta o próprio PS.

Paris escolheu o Dalai Lama para seu "cidadão honorário". A China condenou a escolha francesa, considerando-a uma ingerência nos seus assuntos internos. Os franceses devem ter ficado de olhos em bico ao descobrirem que Paris era, afinal, território chinês. Além de outras qualidades, os chineses revelam uma notável propensão para o humor. Muitas vezes, negro.

O Sapo decidiu saltitar por aqui e destacou hoje o Tomar Partido. Agradeço o destaque e também os simpáticos comentários que tenho recebido de novos visitantes.

O elogio das domésticas, pela Miss Pearls. As coisas en su sitio. Bravo! É hoje inaugurada a exposição de Torquato da Luz. Heróis e vilões, pelo Pedro Correia, no 31 da Armada. Para desenjoar do PSD.

Em 1500, era assinalada a descoberta do Brasil pela armada portuguesa, comandada por Pedro Álvares Cabral. Em 1509, Henrique VIII tornava-se rei de Inglaterra. Em 1821, João VI de Portugal delegava a regência do Brasil no seu filho Pedro, transferindo o governo para Lisboa. Em 1999, morria Filipe Themudo Barata, 79 anos, antigo Governador de Timor. Em 2002, morria a actriz Linda Lovelace, Linda Boreman, 53 anos, protagonista do clássico "porno" "Garganta Funda". Em 2003, a PGR abria um inquérito às contas bancárias na Suiça do antigo ministro das Cidades, Isaltino Morais. Em 2007, entra em vigor a nova Lei do aborto. (O marco do descobrimento do Brasil)

Hoje é Terça-feira, 22 de Abril, centésimo décimo terceiro dia do ano, Dia Mundial da Terra e Dia Nacional do Património Geológico. Faltam 253 dias para o final de 2008. Odia é dedicado a N. Srª, Mãe da Companhia de Jesus, e a Sta. Senhorinha, virgem. A Lua encontra-se na Fase Minguante. Quarto Minguante, dia 28 às 15:12. O Sol nasce às 06:50 e o ocaso regista-se às 20:21. No porto de Lisboa, a preia-mar verifica-se às 05:07 e 17:21, a baixa-mar às 10:52 e 23:11. Os nascidos nesta data pertencem ao signo Touro, destacando-se Isabel I de Espanha (1451), o escritor britânico Henry Fielding (1707), autor de "Viagem a Lisboa", o filósofo alemão Immanuel Kant (1724), o pianista e compositor português José Viana da Mota (1868), o dirigente revolucionário russo Vladimir Ilitch Ulianov, Lenine (1870), o escritor Vladimir Nabokov (1899) e o pioneiro da física nuclear Robert Oppenheimer (1904).

Baltazar Aguiar não é igual aos outros. Não é igual aos que comem e calam.

Confesso, está bem. Tive coisas muito mais importantes para fazer do que ver a celebração do pântano no Prós & Contras de hoje, cujo tema palpitante foi o desmoronamento do PSD. Mas, num tão breve quanto traumático rompante, dei uma saltada rápida à plataforma. Para meu azar, devo ter apanhado um momento mau. Estava Zita Seabra criticando o PS por renacionalizar a banca e que o que era preciso era libertar Portugal do Estado. Sim, Zita Seabra a dizer tal e qual isso mesmo. Curioso, fiquei dois ou três segundos mais que o previsto, por curiosidade de ver quem a acompanhava no estúdio, primeiro e se havia reacção à pouca vergonha, segundo. Vi então Angelo Correia, o "ministro dos pregos", Pedro Passos Coelho e Patinha Antão. Quanto às companhias fiquei esclarecido: estava, apesar de tudo perante o PSD da terceira divisão. Quanto à reacção ao dislate nem um assomo de indignação. É este o retrato do PSD de hoje. Sem memória, sem presente e condenado à mediocridade dos desmemoriados.

Manuela Ferreira Leite também se candidata. Isto está a aquecer. Quem lançará agora a dupla Menezes/Santana?

Laurentino Dias acha normal o Estado jorrar dois milhões num corredor de Fórmula menos um. O que é grave é ser normal. O que é grave é um secretário de Estado achar normal. E não acontecer nada.

Isto do Boavista pode entornar o caldo lá para as bandas socialistas . Ou não?

Se a comunicação social em geral não fosse ideologicamente desequilibrada, teria dito que faleceu um resistente anti-comunista que lutou pela liberdade a seguir ao 25 de Abril. Mas não disse. E assim, diz tudo sobre si própria.

Em 753, segundo a lenda, Rómulo teria fundado Roma. Em 1500, a armada de Pedro Álvares Cabral avistava terra de Vera Cruz. Em 1836, forças texanas, sob o comando de Sam Houston, derrotavam o exército mexicano do general Santa Ana, na batalha de São Jacinto. Em 1868, os EUA reconheciam a independência de Cuba. Em 1891, morria José Elias Garcia, co-fundador do Partido Republicano. Em 1960, era fundada a cidade de Brasília, projecto do presidente Juscelino Kubitschek. Em 1966, cirurgiões de Houston, Texas (EUA), efectuavam a primeira implantação de um coração artificial num ser humano. Em 1967, os militares gregos assumiam o controlo do país. Em 1975, o presidente do Vietname do Sul Nguyen Van Thieu resignava, depois de ter acusado os EUA de deslealdade. Em 1985, morria o presidente eleito do Brasil, Tancredo Neves, a dois dias da tomada de posse. Em 1988, a Polícia Judiciária descobria, nos arredores de Cascais, o corpo de Evo Fernandes, antigo secretário-geral da Renamo, morto a tiro. Em 1989, decorria em Lisboa a primeira manifestação de agentes da PSP, que culminaria em confrontos com o Corpo de Intervenção da própria polícia. Em 1991, Rosa Mota vencia a maratona de Londres. Em 1994, chegava a Portugal para uma visita de seis dias, o presidente da Renamo, Afonso Dlakhama. Ainda em 1995, morria o cartoonista José de Lemos, 84 anos. Em 1996, João Proença era eleito secretário-geral da UGT, sucedendo a Torres Couto. Em 2002, o conservador Jacques Chirac, com 19,9 por cento dos votos, e o líder de extrema-direita Jean-Marie Le Pen, com 16,9 por cento, passavam à segunda volta das presidenciais francesas deixando de fora o socialista Lionel Jospin com 16,2 por cento. Em 2003, morria a pianista, compositora e cantora de jazz norte-americana Nina Simone, 70 anos. Em 2004, era assinado o contrato de aquisição de dois submarinos para a Marinha Portuguesa, no valor de 800 milhões de euros. Em 2005, o Congresso espanhol aprovava a lei que permite o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Em 2007, morre Fu Tieshan, 75 anos, principal bispo chinês, nomeado pelo Partido Comunista da China sem o acordo do Vaticano. (Nina Simone)

Hoje é Segunda-feira, 21 de Abril, centésimo décimo segundo dia do ano. Faltam 254 dias para o termo de 2008. O dia é dedicado a S. Anselmo, Bispo, Doutor da Igreja, e a S. Maximiano de Constantinopla, bispo. A Lua encontra-se na Fase Minguante. Quarto Minguante, dia 28 às 15:12. O Sol nasce às 06:52 e o ocaso regista-se às 20:20. No porto de Lisboa, a preia-mar verifica-se às 04:37 e 16:52, a baixa-mar às 10:23 e 22:40. Os nascidos nesta data pertencem ao signo de Touro, destacando-se a imperatriz russa Catarina (1729), a romancista inglesa Charlotte Bronte (1816), o secretário de Estado norte-americano Dean Acheson (1816), Isabel II do Reino Unido (1926), o actor Anthony Quinn (1915) e a actriz Elaine May (1932).

Depois de uns diazinhos de excitação, regressou a tranquilidade ao Sporting.

O 31 de que vos falei há dias está quase.

Na impossibilidade, ditada por uma onda de preguiça inexplicável, de compôr uma entrada com as respectivas ligações, quero expressamente agradecer a todos quantos actualizaram os links para o Tomar partido depois da mudança de casa.

O poder no PSD está barato. Patinha Antão confirma que também é candidato. Os motoristas e as secretárias estão em reflexão. Não é de excluir uma candidatura do pessoal da S. Caetano à Lapa.

"A Madeira precisava de mão firme em Alberto João Jardim e nos seus abusos. Precisava de um PR que o colocasse na ordem. Se nem o Presidente da Republica interrompe o circo que Jardim promove há 30 anos, gozando descaradamente com a cara do Continente que o subsidia, esqueçam lá isso..." Pedro Rolo Duarte

Em 1911, o Governo promulgava a lei de separação da Igreja do Estado. Em 1945, na II Guerra Mundial, tropas soviéticas entravam em Berlim. Em 1951, morria o político italiano Ivanoe Bonomi, que dirigiu, no final do segundo conflito mundial, o Comité Nacional de Libertação da Itália.Em 1972, astronautas da nave espacial norte-americana Apollo-16 desciam na Lua. Em 1985, o atleta Carlos Lopes fazia em Roterdão a melhor marca mundial da maratona, melhorando em 54 segundos o anterior recorde do britânico Steve Jones, 02h08m05s. Em 1989, centenas de estudantes chineses manifestavam-se, na praça Tiananmen, em Pequim, pela a democratização do regime. Em 1993, morria, o actor mexicano Mário Moreno, de 81 anos, o célebre Cantinflas. Em 1994, o Tribunal de Versalhes condenava Paul Touvier, antigo chefe dos serviços de informação nazi, em França, a prisão perpétua, por crimes contra a humanidade, cometidos durante a II Guerra Mundial. Em 1995, morria Milovan Djilas, 83 anos, o primeiro dissidente comunista do pós-guerra, na Jugoslávia. Em 1998, morria o escritor mexicano Octavio Paz, 84 anos, Nobel da Literatura. No mesmo dia, Bill Gates apresentava o Windows 98. Em 2001, o maestro italiano Giuseppe Sinopoli, de 54 anos, morria durante a direcção de "Aida", de Giuseppe Verdi, na Ópera de Berlim. (Cantinflas)

Hoje é Domingo, 20 de Abril, centésimo décimo primeiro dia do ano. Faltam 255 dias para o final de 2008. Odia é dedicado a Sta. Inês de Montepulciano, virgem, e à Beata Oda, virgem. É Lua Cheia, às 11:15. O Sol nasce às 06:53 e o ocaso regista-se às 20:19. No porto de Lisboa, a preia-mar verifica-se às 04:05 e 16:21, a baixa-mar às 09:53 e 22:08. Os nascidos nesta data pertencem ao signo Carneiro, destacando-se Napoleão III (1808), o explorador português Serpa Pinto (1846), o ditador alemão Adolf Hitler (1889), o pintor surrealista espanhol Juan Miró (1893), o músico de jazz Lionel Hampton (1914) e o actor norte-americano Ryan O'Neal (1941). (Foto)

Jorge Ferreira, agricultor de 61 anos, em Truaru.

Otelo Saraiva de Carvalho sempre foi um reconhecido especialista em economia, além de especialista em acção directa. Agora, disse em Fafe que com a actual conjuntura internacional e com a concorrência asiática, ninguém faria melhor que o actual Governo em termos de política económica. Anda a extrema-esquerda a tentar fazer pedagogia junto da classe operária sobre a "política de direita" e vem logo o papa da extrema-esquera da FUP, do MUP, dos GDUP's e das terroristas FP's 25 contrariar as massas. Não se faz.

Passos Coelho diz que é. Aguiar Branco diz que é. Neto da Silva diz que é. Manuela Ferreira Leite não diz se é se não. Marcelo Rebelo de Sousa diz que está constipado, não pode falar. (As escrituras são omissas sobre se Cristo se constipou quando desceu á terra). Patinha Antão pondera sobre se é se não é. Alberto João Jardim apoia Cadilhe. Ribau Esteves deixa a recandidatura de Menezes em aberto. Cavaco Silva desmente que prefere Rui Rio. E ainda não falaram os terroristas todos. (Ontem vi Marques Mendes no Open do Estoril a dizer um inexplicável "muito obrigado, muito obrigado!" e sorria. Sorria muito.). Um partido completamente desorientado.

Depois do histórico Sport Comércio e Salgueiros ter sido varrido do mapa futebolístico, outro clube da cidade do Porto, o Boavista, está numa crise que se pode revelar fatal. É a herança Loureiro a mostrar o seu esplendor. Mas o Boavista faz falta. Sem ele o F. C. do Porto não tem derby para jogar. O que seria inadmissível em clube tão fashion. E mais um sinal do centralismo de Lisboa que tudo quer para si. Até os derby's do futebol. Vamos pois ajudar o Boavista. O dia de ontem foi negro. Parecia um dia "à Vale e Azevedo". Estranhamente, as causas da situação que conduziu a este descalabro não têm sido analisadas pela comunicação social. Percebe-se, sim, por que é que João Loureiro se foi embora. Em tempo. (Foto)

O teste para medir uma qualidade sociológica ímpar: ser ou não ser um "homem do norte".

Dois milhões de euros foi quanto custou ao Governo a participação de Tiago Monteiro na Fórmula 1. Devem estar a gozar com o pagode. Então numa altura de aperto, de corte de despesas, de combate ao défice, o Estado dá d-o-i-s m-i-l-h-õ-e-s de euros a um piloto de Fórmula Um?! Inaceitável.

Chegou a altura de os mandantes" do "terrorismo" interno serem candidatos à liderança. Pelo meio ainda diz que "muitos deles durante estes seis meses não deram um contributo para a afirmação do partido. Sabe que contributos deram? Telefonemas para o presidente do partido para não fazer investigações aos 'off-shores', para não fazer investigações ao Banco de Portugal, para não mexer em determinados assuntos, para estar quieto, ou então continuaram a pedir audiências na minha câmara municipal ou noutras para tratarem dos assuntos referentes às assessorias que têm por esse País fora". Ou muito me engano ou vão sobrar estilhaços e danos colaterais do combate "à bomba". Não vai ser um espectáculo dignificante, cheira-me.

Em 1648, forças portuguesas comandadas por Francisco Barreto venciam os holandeses na primeira batalha dos Guararapes, no Brasil. Em 1775, começava a guerra da independência dos EUA, com a derrota das forças britânicas em Lexington e Concord, Massachussetts. Em 1882, morria o naturalista britânico Charles Darwin. Em 1943, começava a revolta judaica do gueto de Varsóvia contra os ocupantes nazis (em duas semanas, os alemães massacraram mais de 50 mil judeus). Em 1971, a URSS lançava a primeira estação espacial Salyut. Em 1973, era fundado o Partido Socialista português durante o congresso de Bad Munstereifel, em Bona, RFA. Em 1979, os egípcios aprovavam, em referendo, com 99,5 por cento dos votos, o tratado de paz com Israel. Em 1986, a UEDS, formação política nascida em Janeiro de 1978 de uma cisão do PS, decidia a sua extinção. Em 1988 o Parlamento português aprovava a legalização do naturismo. Em 1989, morria a escritora britânica Daphne du Maurier, com 81 anos, autora de "Rebecca". Em 1990, o Governo da Nicarágua e a resistência armada do país, os Contras, acordavam um cessar-fogo, que pôs termo a oito anos de guerra civil. Em 1991, Mário Pinto assumia o cargo de ministro da República para os Açores. Em 1993, o FBI executava o assalto final à quinta onde se encontravam entrincheirados os seguidores de David Koresh, há 51 dias. Um incêndio matou os elementos da seita, entre os quais 25 crianças. Em 1995, a explosão de um carro armadilhado num edifício governamental em Oklahoma, EUA, causava a morte a dezenas de pessoas. Na mesma data, em Yokohama, Japão, 300 pessoas eram hospitalizadas pela intoxicação de um gás tóxico, deliberadamente espalhado na estação de comboios da cidade. Em 1996, começava em Lisboa o VII Congresso da UGT. Em 1998, Marcelo Rebelo de Sousa vencia, com maioria absoluta, o congresso do PSD de Tavira. Em 1999, o presidente da República Democrática do Congo Laurent Kabila assinava o acordo de paz com o seu homólogo ugandês Yoweri Museweni. Em 2001, a Assembleia da República aprovava a criação de 11 freguesias, 40 vilas e 07 cidades. Em 2002, era suspenso o processo de co-incineração de resíduos industriais perigosos, em Portugal. Em 2004, o Tribunal Penal Internacional para a ex-Jugoslávia considerava culpado de genocídio o general sérvio Radislac Krstic, um dos mentores do massacre de Srebrenica. Em 2005, o cardeal alemão Josef Ratzinger, de 78 anos, era eleito Papa, com o nome Bento XVI, sucedendo a João Paulo II. Em 2006, era inaugurado o Casino, no Parque das Nações. E o Pentágono publicava, pela primeira vez, os nomes e as nacionalidades de 558 pessoas detidas na base norte-americana de Guantanamo, Cuba. (Charles Darwin)

Hoje é Sábado, 19 de Abril, centésimo décimo dia do ano. Faltam 256 dias para o final de 2008. O dia é dedicado a S. Leão IX, bispo, e a S. Vicente de Colibre, mártir. A Lua encaminha-se para a Fase Plena. Lua Cheia, dia 20, às 11:25. O Sol nasce às 06:55 e o ocaso regista-se às 20:18. No porto de Lisboa, a preia-mar verifica-se às 03:31 e 15:49, a baixa-mar às 09:22 e 21:36. Os nascidos nesta data pertencem ao signo Carneiro, destacando-se o almirante inglês Edward Pellew (1758), o dramaturgo alemão August Wilhelm Iffland (1759), o zoólogo alemão Christian Ehrenberg (1795) e o actor britânico Dudley Moore (1935).

O primeiro milho neste caso não é dos pardais, mas de Pedro Passos Coelho. Tenho sincero apreço por ele. Partilhámos há anos um debate semanal na Antena1. Divide-nos o facto de ele ser social-democrata e eu não. Mas com a mesma sinceridade tenho de dizer que lhe falta alguma coisa para o que quer ser. Embora, quando comparado com o passado recente, até parece um progresso.

Enquanto nos salões se jogam estratégias, no chamado terreno talvez haja uma realidade bem diferente. Almocei hoje com um típico militante de base do PSD. Conheço-o há anos. É militante de cartão e frequenta as reuniões das chamadas bases. Por junto, expulsava Pacheco Pereira, que veio "daquela coisa da extrema-esquerda" (tive de lhe lembrar Zita Seabra, esse espectro político que ninguém percebe para que é que está), disse que voltava a votar Menezes e que a culpa do estado do Partido era dos barões. Ainda conseguiu cometer a temeridade de dizer que Marques Mendes não fazia oposição e que tinha minado o partido desde que Barroso partiu (um pormenor ter sido eleito pelas bases que tanto adora). Toda uma doutrina do fracasso anunciado. Ainda tentei dizer qualquer coisinha, mas desisti cerce. Percebi que estava a tentar dialogar com a fé, o que torna dispensáveis os argumentos.

Um Luís Filipe demitiu-se. O outro Luís Filipe podia aproveitar a maré e demitir-se também.

Baptista Bastos referia-se esta semana na sua coluna do Diário de Notícias ao “triunfo dos porcos” para ilustrar a esmagadora vitória de Sílvio Berlusconi em Itália, que fez implodir a Sinistra de forma absolutamente histórica. O país da instabilidade, o país com mais Governos por metro quadrado, se calhar cansado de circo político contínuo, fez um intervalo na tradição e deu a terceira oportunidade a Berlusconi. O homem pode ser pouco recomendável. De quando em vez diz umas alarvidades, anda com maquilhagem e fatos de substituição no carro, estica a pele como Sócrates vai ao Parlamento, e, pior de tudo, tem relações promíscuas com a comunicação social e com os tribunais, que quer vergar á força de lei, prevalecendo-se do seu poder político para se imunizar judicialmente (como, aliás, Chirac fez). Pois pode ser pouco recomendável, mas ganhou as eleições. Apesar de toda esta porcaria, Berlusconi não é da família de alguns porcos que há pelo mundo fora que nem a votos se permitem sujeitar e, diga-se, fazem coisas bem piores do que negócios e tráfico de influências. Cuba? Coreia? Irão? Como chamará Baptista Bastos a esses? Porcos de primeira ou porcos de segunda? Por cá temos um fenómeno parecido: Alberto João Jardim. Com algumas especificidades, a Madeira é uma mini-Itália de Sílvio. O Governo tem jornais, os negócios são suspeitos, o clima é de medo de alguém se opôr ao chefe do partido, o qual, aliás, é mais um partido regional do que o PSD que todos conhecemos. Também há trapalhadas com o Ministério Público local. Argumenta-se frequentemente que o homem ganha eleições como eu mudo de camisa e é verdade. Mas os outros deputados, que os deputados de Jardim insultam sem limite nem temor na Assembleia Regional também foram eleitos, argumento este muito menos utilizado não percebo bem porquê. Claro que há pior que Alberto João Jardim: Mugabe, Ahmadinejad, Kim Jong II, um ror de dirigentes chineses, os Castro, é tudo bem pior. Só que não se pode comparar a qualidade e a seriedade de uma democracia pelo padrão de ditaduras sanguinárias. Nestes termos, já não há pachorra para os dislates de Jardim. Com uma agravante: não há, na República, quem ponha o senhor na ordem. Resta a esperança que desta vez ele tenha sido sincero quando disse que este é mesmo o último mandato. É que a avaliar pelas ocorrências do último Congresso Regional secreto, em que Alberto João pôs os congressistas a apaludir carnavalescamente o seu sucessor sem se saber quem vai ser, não é certo que seja para valer. (publicado na edição de hoje do Semanário) (Silvio Berlusconi)

Praticamente a um ano de eleições autárquicas pode dizer-se que Aveiro tem de partir em busca do tempo perdido. Têm sido três anos de estagnação. Nenhum problema se resolveu e criaram-se alguns outros. Notam-se as primeiras turras na coligação PSD/CDS/PEM, que foi uma desilusão em cada um dos seus três pilares. A Câmara Municipal de Aveiro está sem rumo. Por responsabilidade da inépcia do Executivo. E está a chegar a hora de sacudir a água do capote. O primeiro a quebrar as regras da solidariedade interna da coligação foi o CDS, tentando capitalizar o chumbo do Tribunal de Contas ao empréstimo para regularizar parcialmente a dívida municipal. A verdade é que até agora tem-se assistido a uma espécie de telenovela de mau gosto bem reveladora da incompetência política da Câmara. Primeiro fizeram um concurso errado para seleccionar uma empresa de auditoria para calcular a dívida. Depois demoraram uma eternidade a calcular a dívida. A seguir fizeram um plano errado para regularizar parte da dívida que foi reprovado pelo Tribunal de Contas. E eis-nos num impasse. Sem plano B nem vitamina C. Sem dinheiro, mas com dívidas. Sem empréstimo, sem programa, sem objectivo, sem estratégia. Já não chega dizer que o PS criou o monstro, que criou. Mas já era mais que tempo de mostrar o antídoto. Aveiro precisa de várias medidas sem as quais a situação financeira apenas se agravará. Aqui ficam algumas propostas: 1ª Realização urgente de um levantamento patrimonial dos bens municipais. Consta que há património de duvidosa propriedade. 2ª Seleccionar património a alienar e a rentabilizar. Evidentemente que as receitas obtidas seriam exclusivamente afectas à diminuição do passivo. 3ª Redução das despesas correntes, designadamente das despesas com pessoal e reavaliação e renegociação de todos os contratos de prestação de serviços. 4ª Extinção das empresas municipais, um sorvedouro de dinheiro, que apenas servem para empregar os clientes dos partidos da coligação que não sabem fazer mais nada, para esconder dívida e para aumentá-la. Tudo isto apresentado e explicado de uma forma séria e rigorosa aos cidadãos. A actual situação de desorientação apenas vem provar que o célebre plano de saneamento financeiro apresentado em tempos por Élio Maia não passou de um papel sem valor, vazio de conteúdo e de políticas. Foi uma coisinha feita à pressa sem qualquer utilidade. Já chega de brincar à aritmética. É preciso tratar das finanças. (Publicado na edição de hoje do Diário de Aveiro)

Em 1605, há 400 anos, nascia Giacomo Carissimi, compositor italiano, mestre da música coral sacra. Em 1792, o poeta português Tomás António Gonzaga era condenado a degredo em Moçambique, sob acusação de tentativa de revolta, ao integrar o levantamento Inconfidência Mineira. Em 1835, era fundado o jornal Açoriano Oriental, fundado em Ponta Delgada, nos Açores. Em 1925, era dominada a tentativa de derrube do Governo português de António Maria Silva. Em 1948, nascia a Republica do Eire, Irlanda. Em 1955, morria o físico e matemático Albert Einstein. Em 1980, a Rodésia reafirmava a independência sob o nome de Zimbabué. Em 1999, em Díli, Timor-Leste, era divulgada a lista de 300 nomes "a abater" pelas milícias pró-integracionistas. Em 2002, morria o escritor português, antigo jornalista e diplomata Álvaro Guerra, 65 anos. Em 2004, o Governo espanhol de José Luís Zapatero ordenava a retirada das tropas do Iraque. E a Cinemateca holandesa apresentava um filme mudo de Rudolfo Valentino, redescoberto ao fim de 75 anos. Em 2005, começava o Conclave para a eleição do sucessor de João Paulo II. Em 2007, Pina Moura deixa o lugar de deputado e os cargos no PS para assumir a direcção da Media Capital e da Iberdrola Portugal. (Giacomo Carissimi)

Hoje é Sexta-feira, 18 de Abril, centésimo nono dia do ano, Dia Internacional dos Monumentos e Sítios. Faltam 257 dias para o final de 2008. Odia é dedicado a S. Perfeito, mártir, e à beata Maria da Encarnação, viúva. A Lua encaminha-se para a Fase Plena. Lua Cheia, dia 20, às 11:25. O Sol nasce às 06:56 e o ocaso regista-se às 20:17. No porto de Lisboa, a preia-mar verifica-se às 02:55 e 15:15, a baixa-mar às 08:49 e 21:02. Os nascidos nesta data pertencem ao signo de Carneiro, destacando-se Lucrécia Borgia (1480), o compositor austríaco Franz Von Suppe (1819), o maestro Leopoldo Stokowski (1882), o poeta e filósofo português Antero de Quental (1842) e a actriz britânica Hayley Mills (1946). (Lucrécia Bórgia)

O país está sob alerta laranja. O PSD também. E ainda dizem que Menezes está divorciado do país.

Luís Filipe Menezes demitiu-se e convocou novas directas. Para já, más notícias para Sócrates. No fim, ver-se-á. Para já Menezes escolheu o seu terreno para a luta. Resta saber quem se atreve a jogar na casa do adversário. Por outro lado joga na antecipação. Ao menos vamos ter com que nos divertir um pouco nestes dias cinzentos de crise.

Circula uma polémica por alguns blogues sobre se os padres têm direito à opinião ou não. Extraordinária polémica esta. Há duas razões para negar o direito à opinião dos padres: temê-la por supor uma força nessa opinião que nos desgrada, será o caso dos militantes, ou desprezá-la por se entender que há cidadãos de primeira e de segunda, será o caso dos adversários da liberdade, que gostam de a reservar apenas para si próprios.

Parece estar em curso um campeonato de mau gosto e morbidez em que os concorrentes não cedem um palmo. Depois da inaceitável notícia do Expresso sobre o falso internamento de Pinto da Costa, eis que o próprio revela estar no seu melhor e reage batendo o Expresso por KO ao primeiro assalto, dizendo "na verdade, estava a caminho das urgências, quando passei pela morgue e vi que lá estava grande parte do Benfica. Aí, melhorei e vim embora". Sem dúvida um senhor, este homem.

Cavaco Silva, ainda às voltas na Madeira, prometeu hoje voltar à Madeira no próximo mandato de Jardim. Este, surpreendido, lembrou que já afirmou que este é o seu último mandato. É como quem diz: tu prometes uma coisa e fazes outra, já assim foi e assim será. Ora aqui está uma subtileza deliciosa. Cavaco silva chamou mentiroso a Jardim. Embora inconsequente, a subtileza presidencial deve ter irritado bastante o político local.

São os bloggers responsáveis pelos comentários que publicam às suas entradas? Interessante questão analisada por João Pereira dos Santos, no Iuris. Jorge Assunção, do Despertar da Mente, já começou a escolher os titulares indiscutíveis da próxima época. E eu que também já tinha aprendido, desaprendi, exactamente como o Rodrigo Moita de Deus, como bem se explica no 31 da Armada. Para resolver o problema do PSD, Filipe Nunes Vicente propõe um cadastro no Mar Salgado.

O célebre projecto de lei do PS sobre o divórcio tem uma inovação verdadeiramente assustadora: acaba com o poder paternal e substitui-o pelas responsabilidades parentais. Diz que a expressão poder paternal revela um conceito de posse, coisa como se sabe reaccionária, e que a nova expressão coloca a criança no centro do conceito. Tenho pena que o PS faça um intervalo no afã por colocar a criança no centro da vida familiar em matéria de aborto. Aí a criança já é dispensável. Mas este conceito é assombroso. Convém esclarecer que por detrás desta palavrosa concepção está a mesmíssima mundividência que levou a que nas escolas a criança seja o centro das responsabilidades professorais. Será preciso falar de telemóveis? (publicado no Democracia Liberal )

Em 1492, Fernando de Espanha aprovava o financiamento da viagem de Cristóvão Colombo. Em 1890, eram criadas em Portugal as Escolas Práticas de Cavalaria e Infantaria. Em 1901, era fundado, em Coimbra, o Centro Académico da Democracia Cristã. Em 1956, era dissolvido o Kominform. Em 1958, era inaugurada a exposição universal de Bruxelas. Em 1961, forças contrárias ao regime de Fidel Castro, apoiadas pelos EUA, invadiam Cuba, pela Baia dos Porcos, acabando derrotadas. Em 1969, começava a crise académica de Coimbra, com a inauguração do edifício do departamento de Matemáticas da Faculdade de Ciências da Universidade. Em 1979, na Rodésia, negros e brancos votavam em conjunto pela primeira vez para a eleição de um governo de maioria negra. Em 1989, morria o escritor português Adolfo Simões Muller, 79 anos. Em 1996, era aprovada a proposta de alteração da Lei de Bases do Sistema Desportivo, que veio permitir aos clubes a constituição de sociedades com fins lucrativos. Na mesma data, morria o filósofo espanhol José Luis Lopez Aranguren, com 86 anos. Em 2003, morria multimilionário britânico Paul Getty II, aos 70 anos. Em 2004, tomava posse o Governo espanhol, liderado por José Luís Zapatero. No mesmo dia, o líder do Hamas, Abdelazizz al-Rantissi, sucessor do xeque Yassin, era assassinado na Cisjordânia, num ataque das forças israelitas. Em 2005, era inaugurado, em Belmonte, o primeiro Museu judaico português. E o primeiro-ministro cipriota turco Mehmet Ali Talat, pró-União Europeia, vence as eleições presidenciais em Chipre.

Hoje é Quinta-feira, 17 de Abril, centésimo oitavo dia do ano e Dia Mundial da Hemofilia. Faltam 258 dias para o final de 2008. Odia é dedicado a Sto. Aniceto, Papa, mártir, e à Beata Maria Ana de Jesus, virgem. A Lua encaminha-se para a Fase Plena. Lua Cheia, dia 20, às 11:25. O Sol nasce às 06:57 e o ocaso regista-se às 20:16. No porto de Lisboa, a preia-mar verifica-se às 02:14 e 14:39, a baixa-mar às 08:13 e 20:26. Os nascidos nesta data pertencem ao signo de Carneiro, destacando-se o poeta inglês Henry Vaughan (1622), o financeiro norte-americano J. Pierpont Morgan (1837) e o estadista soviético Nikita Krutschev (1894).

De um blogue podem nascer várias coisas. O Ofício Diário já deu um livro e agora vai dar uma exposição de pintura. O artista é Torquato da Luz , e a exposição poderá ser vista na Junta de Freguesia de S. João de Brito, em Lisboa, na R. Conde Arnoso, nº 5, B. A inauguração é já no dia 22 de Abril, pelas 19 horas.

marcar artigo