Não sei números sobre a avaliação do ensino nas várias áreas em Portugal, mas agora... toca tudo a estudar História. Estou mesmo a ver a discussão que por aí se vai fazer, a dar um salto de tesoura das questões da disciplina na sala de aula para a questão de falta de História na mesma sala.Entendo que a História é muito importante e acho grave o seu (quase) abandono nos currícula dos ensinos básico e secundário. Mas, vindo o aviso de quem vem, convém recordar que sancionou um dos maus períodos da política educativa do pós 25 de Abril de 1974.Se mais vale tarde do que nunca e o dito andando e aprendendo valem, também é verdade que, como diz o Miguel Torga, quanto mais profundamente se dorme, mais estremunhado se acorda. E aqui, quem dormia profundamente era um senhor muito dado a contas e coisas ditas "eficazes" e "pragmáticas" [coloquei as duas palavras entre aspas porque nada tenho contra a cultura do homem eficaz nem contra a contextualização das acções, muito pelo contrário].Quando até os praticantes da "religião" do "bota e vira sem perder tempo com grandes discussões e enquadramentos e o que interessa é o que ajuda a funcionar no imediato e a universidade tem de preparar para ... e quanto ao resto os líricos que se amanhem e se coloquem no seu tempo" se arrependem e fazem actos de contricção, ainda que mitigados, ao mais alto nível, então será tempo das ideias de quem não pratica esta "religião", por convicção e conhecimento, serem mais escutadas e tidas em conta na tomada de decisões.imagem: Dali, S., A persistência da memória, 1931
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Não sei números sobre a avaliação do ensino nas várias áreas em Portugal, mas agora... toca tudo a estudar História. Estou mesmo a ver a discussão que por aí se vai fazer, a dar um salto de tesoura das questões da disciplina na sala de aula para a questão de falta de História na mesma sala.Entendo que a História é muito importante e acho grave o seu (quase) abandono nos currícula dos ensinos básico e secundário. Mas, vindo o aviso de quem vem, convém recordar que sancionou um dos maus períodos da política educativa do pós 25 de Abril de 1974.Se mais vale tarde do que nunca e o dito andando e aprendendo valem, também é verdade que, como diz o Miguel Torga, quanto mais profundamente se dorme, mais estremunhado se acorda. E aqui, quem dormia profundamente era um senhor muito dado a contas e coisas ditas "eficazes" e "pragmáticas" [coloquei as duas palavras entre aspas porque nada tenho contra a cultura do homem eficaz nem contra a contextualização das acções, muito pelo contrário].Quando até os praticantes da "religião" do "bota e vira sem perder tempo com grandes discussões e enquadramentos e o que interessa é o que ajuda a funcionar no imediato e a universidade tem de preparar para ... e quanto ao resto os líricos que se amanhem e se coloquem no seu tempo" se arrependem e fazem actos de contricção, ainda que mitigados, ao mais alto nível, então será tempo das ideias de quem não pratica esta "religião", por convicção e conhecimento, serem mais escutadas e tidas em conta na tomada de decisões.imagem: Dali, S., A persistência da memória, 1931