TOMAR PARTIDO

12-11-2009
marcar artigo

Os blogues colectivos estão cada vez mais parecidos com os partidos políticos que tanto criticam. Têm facções, vaidades, conflitos internos, demissões.

O PSD é contra a publicitação do registo de intresses dos deputados. A proposta foi feita por António José Seguro e daqui lhe tiramos o chapéu. Quanto ao PSD, basta lembrar que no Parlamento Europeu já os registos de interesses financeiros entregues pelos deputados estão disponíveis na internet. Se na Europa fazem por que razão não querem fazer em Portugal? Hum... dá vontade de coçar a ponta do nariz!

“Lourenço Pinto - ...o Lello disse-me que...que...até me agradecia muito que fizéssemos a queixa [contra Ana Gomes] porque queriam ver-se livres dela... Pinto da Costa – Pois! Lourenço Pinto - ...e portanto, a queixa dá mais ...mais força para... para a gaja desandar, não é ?”. O Correio da Manhã tem vindo a publicar em fascículos postas de escutas apanhadas no processo do Apito Dourado. Os diálogos têm sido injustamente desprezados, dada a sobrecarga de eventos que domina a agenda. Mas quem julgasse que as conversas dos personagens escutados teriam a ver apenas com futebol, árbitros e fruticultura, está redondamente enganado. Também lá há política. É o caso deste primor de solidariedade partidária no PS. O diálogo reproduzido dispensa qualquer comentário. Apenas me parece oportuno recordar aos mais novos que foi Churchill que disse um dia que na bancada da oposição nos Comuns sentavam-se os adversários e na bancada de apoio ao Governo os inimigos. (já agora dedico esta entrada a José Ribeiro e Castro)

"A escolha de Pina Moura para presidir à Media Capital, a convite da Prisa, é uma das mais preocupantes notícias dos últimos tempos. Ao pé disto, a telenovela em redor da licenciatura de José Sócrates é apenas programação infantil. " João Miguel Tavares , no Diário de Notícias.

(Habemus Papam)

Nesta data, em 1898, a Espanha declarava guerra aos EUA. Em 1917, morria, em Buenos Aires, o escritor português Abel Botelho. Em 1926, a Alemanha e a URSS assinavam o tratado de amizade e de neutralidade. Em 1932, o Partido Nazi, da Alemanha, vencia as eleições na Baviera, Prussia, Wurttenberg e Hamburgo. Em 1970, a China lançava o seu primeiro satélite artificial. Em 1984, anunciava-se que o Irão estaria a construir uma bomba atómica. Em 1986, realizava-se, no hospital de Santa Cruz, em Lisboa, o segundo transplante cardíaco em Portugal. No mesmo dia, morriam António Sande Lemos, 51 anos, um dos fundadores do PSD, e a Duquesa de Windsor, 89 anos, por quem Eduardo VIII abdicara do trono. Em 1990, morria o saxofonista e compositor de jazz norte- americano Dexter Gordon, 67 anos, um dos mestres do bebop. Em 1993, o presidente da Assembleia da República, Barbosa de Melo, cancelava as comemorações do 25 de Abril, pelo boicote dos jornalistas às actividades do Parlamento. Em 1996, a OLP suprimia todos os artigos da sua Carta que preconizavam a destruição do Estado de Israel. Em 2001, no Japão, o reformista Junichiro Koizumi, 59 anos, vencia, com ampla maioria, as eleições para a presidência do Partido Liberal Democrata e passava a chefiar o Governo. Em 2004, morria Estée Lauder, 97 anos. Em 2005, o eurodeputado José Ribeiro e Castro era eleito para a liderança do CDS-PP. E Joseph Ratzinger, entronizado Papa Bento XVI.

Hoje é Terça-feira, 24 de Abril, centésimo décimo quarto dia do ano. Faltam 251 dias para o final de 2007. Este dia é dedicado a S. Fiel de Sigmaringa. Dia de Pessá, no Calendário Israelita. Nos céus, a Lua atinge o Quarto Crescente, às 06:35. O Sol nasce às 06:42 e o ocaso regista-se às 20:24. No porto de Lisboa, a preia-mar verifica-se às 09:05 e 21:30, a baixa-mar às 02:25 e 14:44. Os nascidos nesta data pertencem ao signo Touro, destacando- se Guilherme I da Holanda (1533), São Vicente de Paula (1576) e o marechal francês Henri-Phillip Pétain (1856).

(Otto Preminger)

Nesta data, em 1621, na Alemanha, era dissolvida a União Protestante. Em 1850, morria o poeta William Wordsworth, precursor do romantismo inglês. Em 1936, a ditadura do Estado Novo criava, por decreto, o campo de concentração do Tarrafal, em Cabo Verde. Em 1967, era lançada a nave espacial soviética Soyuz-1, com o astronauta Vladimir Komarov, que morreria no dia seguinte, durante a aterragem. Em 1984, morria o cineasta Otto Preminger, 80 anos. Na mesma data o Governo sul-africano abolia a lei do passe, que controlava os locais de trabalho e de residência de 18 milhões de cidadãos negros. Em 1987, o Parlamento português aprovava o estatuto social do bombeiro. Em 1994, morria Richard Nixon, presidente dos EUA entre 1969 e 1974. Em 1995, o socialista Lionel Jospin vencia a primeira volta das eleições presidenciais francesas. Em 1998, a Resistência timorense realizava o congresso de Peniche. Em 2003, reunia-se, pela primeira vez, o Conselho Técnico-Científico da Casa Pia de Lisboa, presidido por Roberto Carneiro, com o objectivo de definir modelos de desenvolvimento da instituição. Em 2004, o presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional e da Câmara de Gondomar, Valentim Loureiro, era indiciado de 23 crimes, no âmbito do processo Apito Dourado. Em 2005, Paulo Portas abandonava a liderança do CDS-PP, na abertura do congresso. No mesmo dia, morria John Mills, 93 anos, actor britânico, Óscar pelo desempenho em "A Filha de Ryan".

Hoje é Segunda-feira, 23 de Abril, centésimo décimo terceiro dia do ano, Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor. Faltam 252 dias para o final de 2007. Este dia é dedicado a S. Jorge. Nos céus, a Lua encontra-se na Fase Crescente. Quarto Crescente, dia 24 às 06:35. O Sol nasce às 06:42 e o ocaso regista-se às 20:23. No porto de Lisboa, a preia-mar verifica-se às 07:44 e 20:06, a baixa-mar às 01:06 e 13:20. Os nascidos nesta data pertencem ao signo de Touro, destacando-se William Shakespeare (1564), Sacadura Cabral, pioneiro da aviação (1881), o compositor russo Sergei Prokofiev (1891), a actriz cinematográfica e diplomata norte- americana Shirley Temple (1928) e a actriz Valerie Bertinelli (1960).

(Henrique VIII)

Nesta data, em 1500, era assinalada a descoberta do Brasil pela armada portuguesa, comandada por Pedro Álvares Cabral. Em 1509, Henrique VIII tornava-se rei de Inglaterra. Em 1821, João VI de Portugal delegava a regência do Brasil no seu filho Pedro, transferindo o governo para Lisboa. Em 1983, um repórter da revista alemã-federal Stern assegurava ter descoberto 60 volumes do diário de Hitler, embora vários peritos manifestassem dúvidas sobre a sua autenticidade. Em 1984, o Reino Unido cortava relações diplomáticas com a Líbia, na sequência de incidentes ocorridos em Londres. Em 1986, o dirigente líbio Moammar Kadhafi afirmava que o seu país não apoiava nem patrocinava o terrorismo, mas prometia intensificar a sua luta contra os EUA. Em 1999, morria Filipe Themudo Barata, 79 anos, antigo Governador de Timor. Em 2002, morria a actriz Linda Lovelace, Linda Boreman, 53 anos, protagonista do clássico "porno" "Garganta Funda". Em 2003, a PGR abria um inquérito às contas bancárias na Suiça do antigo ministro das Cidades, Isaltino Morais. Em 2004, o futebolista francês Zinedine Zidane era eleito o melhor jogador europeu dos últimos 50 anos. Eusébio ficava na 10ª posição.

Hoje é Domingo, 22 de Abril, centésimo décimo segundo dia do ano. Faltam 253 dias para o final de 2007. Este dia é dedicado a Santa Senhorinha e a S. Leónidas. Nos céus, a Lua encontra-se na Fase Crescente. Quarto Crescente, dia 24 às 06:35. O Sol nasce às 06:45 e o ocaso regista-se às 20:22. No porto de Lisboa, a preia-mar verifica-se às 06:42 e 19:01, a baixa-mar às 12:20 e 01:06. Os nascidos nesta data pertencem ao signo Touro, destacando- se Isabel I de Espanha (1451), o escritor britânico Henry Fielding (1707), autor de "Viagem a Lisboa", o filósofo alemão Immanuel Kant (1724), o pianista e compositor português José Viana da Mota (1868), o dirigente revolucionário russo Vladimir Ilitch Ulianov, Lenine (1870), o escritor Vladimir Nabokov (1899) e o pioneiro da física nuclear Robert Oppenheimer (1904).

Portas ganhou as directas no CDS. O bloco central tem a partir de hoje, de novo, o tripé completo. Nem falta o lugarzinho na Administração da CGD para convencer quem não acredita. São boas notícias para a direita política e, sobretudo, para a direita séria. O caminho está mais livre para crescer.

O regresso do estalinismo. No Ota Não

Há uma corrente de opinião para quem aquilo que os políticos dizem do seu percurso público é irrelevante, mesmo que mintam. Há uma corrente de opinião para quem é irrelevante saber se um político recorreu a expedientes públicos em benefício privado, para construir uma casinha, por exemplo, essa coisa modesta e irrelevante . Há correntes de opinião para quem essas notícias não deviam ser até publicadas nos jornais. A falta de vergonha com que hoje, no Portugal socialista, social-democrata, centrista, bloquista e comunista se recorre a estes expedientes é justamente o que em parte explica as saudades de muitos portugueses de Salazar. O homem, para além de ditador, era mesmo Doutor em Direito com diploma direitinho e cadeiras regularmente concluídas com avaliação e aproveitamento e era flagrantemente estúpido, pois mandava criar galinhas em São Bento para poupar ao erário público, pagando os fatinhos do próprio bolso. Como se vê, um verdadeiro inadaptado aos tempos modernos.

(Chegada de Pedro Álvares Cabral a terras de Vera Cruz)

Nesta data, em 753, segundo a lenda, Rómulo teria fundado Roma. Em 1500, a armada de Pedro Álvares Cabral avistava terra de Vera Cruz. Em 1836, forças texanas, sob o comando de Sam Houston, derrotavam o exército mexicano do general Santa Ana, na batalha de São Jacinto. Em 1868, os EUA reconheciam a independência de Cuba. Em 1891, morria José Elias Garcia, co-fundador do Partido Republicano. Em 1960, era fundada a cidade de Brasília, projecto do presidente Juscelino Kubitschek. Em 1966, cirurgiões de Houston, Texas (EUA), efectuavam a primeira implantação de um coração artificial num ser humano. Em 1985, morria o presidente eleito do Brasil, Tancredo Neves, a dois dias da tomada de posse. Em 1987, começava, em Lisboa, o julgamento do caso Dopa, investigação de crimes de burla e tráfico de divisas. Em 1988, a Polícia Judiciária descobria, nos arredores de Cascais, o corpo de Evo Fernandes, antigo secretário-geral da Renamo, morto a tiro. Em 1989, decorria em Lisboa a primeira manifestação de agentes da PSP, que culminaria em confrontos com o Corpo de Intervenção da própria polícia. Em 1991, Rosa Mota vencia a maratona de Londres. Em 1995, morria o cartoonista José de Lemos, 84 anos. Em 1996, João Proença era eleito secretário-geral da UGT, sucedendo a Torres Couto. Em 2002, o conservador Jacques Chirac, com 19,9 por cento dos votos, e o líder de extrema-direita Jean-Marie Le Pen, com 16,9 por cento, passavam à segunda volta das presidenciais francesas deixando de fora o socialista Lionel Jospin com 16,2 por cento. Em 2003, morria a pianista, compositora e cantora de jazz norte-americana Nina Simone, 70 anos. Em 2004, era assinado o contrato de aquisição de dois submarinos para a Marinha Portuguesa, no valor de 800 milhões de euros. E morria o músico Adácio Pestana, 75 anos, solista da antiga Orquestra Sinfónica da Emissora Nacional. Em 2005, o Congresso espanhol aprovava a lei que permite o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

Hoje é Sábado, 21 de Abril, centésimo décimo primeiro dia do ano. Faltam 254 dias para o termo de 2007. Nos céus, a Lua encontra-se na Fase Crescente. Quarto Crescente, dia 24 às 06:35. O Sol nasce às 06:48 e o ocaso regista-se às 20:22. No porto de Lisboa, a preia-mar verifica-se às 05:51 e 18:09, a baixa-mar às 11:31 e 00:06. Os nascidos nesta data pertencem ao signo de Touro, destacando-se a imperatriz russa Catarina (1729), a romancista inglesa Charlotte Bronte (1816), o secretário de Estado norte-americano Dean Acheson (1816), Isabel II do Reino Unido (1926), o actor Anthony Quinn (1915) e a actriz Elaine May (1932).

(Pavilhão a uso)

“um pressuposto ideológico”. O socialista, que é também presidente da Iberdrola Portugal assume que continuará “a fazer política” mas agora nos média e garante que “não há nenhum projecto empresarial que não tenha objectivos políticos, nomeadamente na comunicação social”. Cheguei a estas "Pina Moura admite em entrevista ao Expresso que o convite que lhe foi dirigido pela Prisa, para presidir ao Conselho de Administração da Media Capital, proprietária da TVI, tem. O socialista, que é também presidente da Iberdrola Portugal assume quemas agora nos média e garante que “não há nenhum projecto empresarial que não tenha objectivos políticos, nomeadamente na comunicação social”. Cheguei a estas pérolas através do Gabriel Silva . Eis um exemplo de franqueza que o PS poderia utilizar noutras matérias. Desde logo em campanha eleitoral quando falasse de impostos e no Governo quando falasse de Universidades e diplomas. A desfaçatez não tem limites neste triste Portugal socialista.

O secretário de Estado da Administração Local, Eduardo Cabrita, disse hoje em Leiria que um novo referendo sobre a regionalização só irá decorrer na próxima legislatura, com um mapa baseado nas actuais Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR). A isto chama-se bruxaria. O iluminado e preclaro governante dá já por adquirido que o PS vai ter nova maioria absoluta na próxima legislatura e dá já por adquirido que a Assembleia da República aprovará um referendo sobre a regionalização, o outro fetiche político socialista depois do do aborto, exactamente segundo o modelo das CCDR. é que nem pensar noutro. O destino está escrito. Assim é que é democrático. Pretenderá o PS, in extremis, poupar o país à maçada das eleiçõezitas?...

Ao contrário do que era tradição, os professores sindicalistas da Fenprof que vão ao Congresso da organização não beneficiarão de autorização especial para justificar as faltas na escola com a sua presença em tão emotivo evento sindical. Ouvi agora na rádio um dirigente da Fenprof reconhecer que esse era um tratamento especial de que beneficiavam, protestando pelo facto de ser a primeira vez que tal acontece. Ora bem: há sempre uma primeira vez para tudo na vida, até para começar a respeitar a lei. Assim vai o país. As leis existem apenas à espera que alguém algum dia se lembre que elas existem.

O que vai desaparecer a seguir? Por Rui Costa Pinto , no Mais Actual.

Um antigo presidente da República, um ministro, 32 deputados, dois deputados europeus e 13 presidentes de câmara subscreveram a recandidatura de Pinto da Costa à presidência do FC Porto. Ramalho Eanes é o nome mais sonante do grupo que continua ao lado de Pinto da Costa, que tem a seu lado a Ministra da Cultura, Isabel Pires de Lima, 25 deputados do PS, seis do PSD e um do PP, bem como os "europeus" Elisa Ferreira e Francisco Assis. Entre as principais figuras públicas que subscreveram um documento de apoio estão ainda os administradores bancários Artur Santos Silva (BPI) e Alípio Dias (BCP). Em Portugal não há limites para nada. Quem quer ser respeitado, tem primeiro de dar-se ao respeito. O problema é que há muita gente que vive bem sem o ser. Respeitado. Uma palavrinha especial para Francisco Assis, que já deu bons exemplos: "era mesmo preciso?...". De qualquer maneira esta lista facilita a vida judiciária do país. Fica a saber-se quem são as testemunhas abonatórias.

O mistério dos terrenos, no Ota Não

(Cantinflas)

Nesta data, em 1911, o Governo de Portugal promulgava a lei de separação da Igreja do Estado. Em 1945, na II Guerra Mundial, tropas soviéticas entravam em Berlim. Em 1951, morria o político italiano Ivanoe Bonomi, que dirigiu, no final do segundo conflito mundial, o Comité Nacional de Libertação da Itália. Em 1972, astronautas da nave espacial norte-americana Apollo-16 desciam na Lua. Em 1983, uma fonte da Resistência Nacional Moçambicana confirmava o assassínio do secretário- geral da organização, Orlando Cristina. Em 1985, o atleta Carlos Lopes fazia em Roterdão a melhor marca mundial da maratona, melhorando em 54 segundos o anterior recorde do britânico Steve Jones, 02h08m05s. Em 1987, a atleta portuguesa Rosa Mota vencia a maratona de Boston. Em 1989, centenas de estudantes chineses manifestavam-se, na praça Tiananmen, em Pequim, pela a democratização do regime. Em 1993, morria o actor mexicano Mário Moreno, 81 anos, o célebre Cantinflas. Em 1994, o Tribunal de Versalhes condenava Paul Touvier, antigo chefe dos serviços de informação nazi, em França, a prisão perpétua, por crimes contra a humanidade, cometidos durante a II Guerra Mundial. Em 1995, morria Milovan Djilas, 83 anos, o primeiro dissidente comunista do pós-guerra, na Jugoslávia. Em 1998, morria o escritor mexicano Octavio Paz, 84 anos, Nobel da Literatura. No mesmo dia, Bill Gates apresentava o Windows 98. Em 2001, começava no Quebeque, Canadá, a Cimeira das Américas, marcada por uma cimeira alternativa, a Cimeira dos Povos, e por violentos protestos anti-globalização. A Cimeira das Américas tinha por objectivo criar a ALCA, Associação de Livre Comércio das Américas, em 2005. Na mesma data, o maestro italiano Giuseppe Sinopoli, 54 anos, morria durante a direcção de "Aída", de Giuseppe Verdi, na Ópera de Berlim. Em 2003, o presidente da China, Hu Jintao, demitia o ministro da Saúde e o presidente da Câmara de Pequim, por terem ocultado a dimensão da chamada "pneumonia atípica". Em 2004, o presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional e da Câmara de Gondomar, Valentim Loureiro, era detido para interrogatório, no âmbito da operação Apito Dourado. Em 2005, morria Edgar Correia, 60 anos, antigo dirigente do PCP, membro da Comissão Política, expulso em 2002, quando assumiu publicamente a necessidade de renovação comunista. Em 2006, era aprovada a Lei da Paridade, no Parlamento. E o Tribunal do Porto declarava nulo o contrato de patrocínio da Betandwin à Liga Portuguesa de Futebol, na sequência de providências cautelares interpostas pela Santa Casa da Misericórdia e pela Associação Portuguesa de Casinos.

(Chanteur, de Miró)

Hoje é Sexta-feira, 20 de Abril, centésimo décimo dia do ano e dia de Páscoa. Faltam 255 dias para o final de 2007. Este dia é dedicado a Santa Inês do Montepulciano. Nos céus, a Lua encontra-se na Fase Crescente. Quarto Crescente, dia 24 às 06:35. O Sol nasce às 06:49 e o ocaso regista-se às 20:20. No porto de Lisboa, a preia-mar verifica-se às 05:05 e 17:23, a baixa-mar às 10:47 e 23:15. Os nascidos nesta data pertencem ao signo Carneiro, destacando-se Napoleão III (1808), o explorador português Serpa Pinto (1846), o pintor surrealista espanhol Juan Miró (1893), o músico de jazz Lionel Hampton (1914) e o actor norte-americano Ryan O'Neal (1941).

“Não vamos pelo caminho da facilidade, que não nos levará a lado nenhum. Vamos, sim, pelo caminho do rigor e da exigência. Queremos um país com uma força de trabalho altamente qualificada. Não há alternativa ao trabalho árduo. Colocamos a ambição do nosso trabalho à altura da ambição do nosso objectivo: fazer do ensino superior um factor de excelência para a economia, para a sociedade, para a cidadania. A educação, a ciência e a qualificação dos portugueses serão as prioridades decisivas da nossa acção governativa. Este caminho de exigência é absolutamente fundamental para o Estado.”

As palavras não são minhas. São do actual Primeiro-Ministro, José Sócrates, ditas no Parlamento. Elas exibem exuberantemente o novo problema político do país: o da credibilidade de quem governa. (publicado na edição de hoje do Democracia Liberal)

O Presidente da República prometeu e cumpriu. Está publicado aquilo a que Cavaco Silva chamou de “livro de estilo” da função presidencial. Pode ter-se, se os polícias do politicamente correcto estiverem pelos ajustes democráticos, várias concepções sobre o sistema de Governo. Pode perfilhar-se um sistema parlamentarista puro, presidencialista, semi-presidencialista. Mas, abstraindo do sistema preferido de cada um, é certamente possível ter várias interpretações do sistema semi-presidencialista que vigora em Portugal. A prova disso é que cada Presidente da República teve a sua e, por vezes, o mesmo Presidente teve várias.

Em Portugal o que conta é o estilo. Cavaco Silva, o tal que não é político profissional, sabe-o profissionalmente melhor que ninguém. E, por isso, optou por anunciar um livro de estilo. Podia ter anunciado muitas coisas, mas não, optou pelo livro de estilo. E o estilo de Cavaco Silva, digo eu, não é o mais conveniente para o país. Sei que a maioria dos eleitores assim não achou. Paciência.

O que me interessa a mim saber é o programa político do Presidente e conhecer os critérios com que pretende usar os poderes parcos que tem. Um exemplo. O que é para o Presidente a boa e a má moeda. A má moeda inclui uma licenciatura trapalhona? Não sabemos. Mas já sabemos que numa coisa o “estilo” não condiz com aquilo que o Presidente afirma. Em matéria de referendo europeu, Cavaco Silva afirmou que como ele tinha sido prometido pelos partidos tinha de se fazer. Isto foi em 2005. Agora, o Presidente que está preocupado em cumprir as promessas incentiva os partidos a violar o seu compromisso, pedindo-lhes que não façam o referendo europeu.

Podem chamar-lhe estilo. Eu chamo-lhe outra coisa. E não é bonita.

O estilo é o alimento do sistema. Por isso, a outra face da “boa” moeda, José Sócrates, também privilegiou o “estilo”. Montou laboriosamente uma imagem oficial. Para sair bem na televisão. Para impressionar nos cartazes. E, afinal de contas, o estilo ruiu como um castelo de cartas. É por darmos mais importância ao estilo do que à substância que estamos como estamos. Ao ponto de, depois da célebre entrevista de José Sócrates à RTP, que como se viu não foi definitiva, toda a gente se ter posto a discutir não a substância das declarações do Primeiro-Ministro, mas se tinha ou não sido convincente. Mais uma vez: se o estilo das explicações tinha “pegado” lá em casa do telespectador.

Ora bem: o “estilo” pode ser a morte do artista. E quando a substância mostra a sua cara ao mesmo tempo que o estilo, vê-se como os políticos são vazios e, afinal, um simples produto da publicidade. (publicado ne deção do Semanário)

A inauguração de uma sede da Nova Democracia em Aveiro, no próximo domingo, é o sinal certo no momento certo.

É o sinal certo porque na política, como na vida em geral, vive-se de símbolos e de força. Para um partido novo, que faz política à custa dos bolsos dos seus militantes, sem mordomias nem sinecuras públicas, que denuncia o sistema e que por isso não merece o beneplácito do financiamento interesseiro da contrapartida imobiliária, gasolineira ou outras, a abertura de uma sede é um símbolo de crescimento e de aumento de influência social.

Vem no momento certo, porque o país vive uma situação peculiarmente grave de descrédito da política e de necessidade de novas alternativas e de novos caminhos. No Governo, assistimos à aplicação de curativos para velhos problemas, sem ousar atacar os problemas em si mesmos. O PS quer salvar até ao limite o que resta do socialismo. Fazendo, embora de conta, e por vezes eficazmente, que deixou de ser socialista e passou a ser neo-liberal. A oposição parlamentar ao PS é uma lástima de ineficácia, e, ainda por cima, está muito longe de ser uma alternativa de projecto. Continua a ser uma antecâmara de disponíveis para se sentarem nas cadeiras do PS no momento em que elas vagarem.

O Presidente da República decidiu a fazer todas as vontades ao PS, e entretém-se a dissecar o “estilo” da Presidência, fazendo de conta que não é político e até eleito. Não é problema para a maioria nem esperança para o país.

Em Aveiro, a situação política é uma miniatura da situação do país, apenas com a diferença de se ter trocado de posições geométricas. Em Aveiro vive-se a situação que no país se vivia com o Governo de má memória de Durão Barroso. Até há quem alvitre que Élio Maia poderia vir a tornar-se ele próprio uma miniatura do Primeiro-Ministro que desprezou o mandato e a palavra dada ao país e se foi refastelar na Comissão Europeia.

A tanta ousadia não nos permitimos chegar, já que fazemos de Élio Maia a ideia de homem de palavra e de não deixar as coisas a meio, independentemente de se saber se governa bem ou mal a autarquia. Mas o estado autárquico em Aveiro é financeiramente comatoso e politicamente estagnado.

Assim conformados os agentes do sistema como se encontram, resta uma de duas: ou desiste-se ou luta-se. Na Nova Democracia está quem decidiu lutar. (publicado na edição de amanhã do Diário de Aveiro)

Este Jorge Ferreira reflecte sobre a comunicação social, mas não sei o que faz na vida.

(Vazio)

Ontem houve uma espécie de debate na televisão sobre intriga no CDS. A moderadora foi a senhora que teve novas oportunidades. Os debatentes não foram capazes de deixar uma ideia, uma proposta, uma definição. Do que eu pude perceber, Ribeiro e Castro, que só existe quando faz luta política interna, está cheio de razão, mas vazio de projecto. Portas quer voltar porque Castro não pode ser líder sendo eurodeputado. Exactamente o que Portas já fez no passado. Mas Portas, afinal de contas, é uma espécie de Sócrates sem votos. Nem a trapalhada com uma Universidade lhe falta.

(Francisco Barreto)

Nesta data, em 1648, forças portuguesas comandadas por Francisco Barreto venciam os holandeses na primeira batalha dos Guararapes, no Brasil. Em 1775, começava a guerra da independência dos EUA, com a derrota das forças britânicas em Lexington e Concord, Massachussetts. Em 1882, morria o naturalista britânico Charles Darwin. Em 1943, começava a revolta judaica do gueto de Varsóvia contra os ocupantes nazis (em duas semanas, os alemães massacraram mais de 50 mil judeus). Em 1971, a URSS lançava a primeira estação espacial Salyut. Em 1973, era fundado o Partido Socialista português durante o congresso de Bad Munstereifel, em Bona, RFA. Em 1979, os egípcios aprovavam, em referendo, com 99,5 por cento dos votos, o tratado de paz com Israel. Em 1986, a UEDS, formação política nascida em Janeiro de 1978 de uma cisão do PS, decidia a sua extinção. Em 1988 o Parlamento português aprovava a legalização do naturismo. Em 1989, morria a escritora britânica Daphne du Maurier, 81 anos, autora de "Rebecca". Em 1993, o FBI executava o assalto final à quinta onde se encontravam entrincheirados os seguidores de David Koresh, há 51 dias. Um incêndio matou os elementos da seita, entre os quais 25 crianças. Em 1995, a explosão de um carro armadilhado num edifício governamental em Oklahoma, EUA, causava a morte a dezenas de pessoas. Na mesma data, em Yokohama, Japão, 300 pessoas eram hospitalizadas pela intoxicação de um gás tóxico, deliberadamente espalhado na estação de comboios da cidade. Em 1998, Marcelo Rebelo de Sousa vencia, com maioria absoluta, o congresso do PSD de Tavira. Em 2002, era suspenso o processo de co-incineração de resíduos industriais perigosos, em Portugal. Em 2004, o Tribunal Penal Internacional para a ex-Jugoslávia considerava culpado de genocídio o general sérvio Radislac Krstic, um dos mentores do massacre de Srebrenica. E o cardeal alemão Josef Ratzinger, 78 anos, era eleito Papa, com o nome Bento XVI, sucedendo a João Paulo II. Em 2006, começava, em Castelo de Paiva, o julgamento de seis técnicos alegadamente responsáveis pela queda da ponte de Entre-os-Rios, a 04 de Março de 2001. Em Lisboa, era inaugurado o Casino, no Parque das Nações. E o Pentágono publicava, pela primeira vez, os nomes e as nacionalidades de 558 pessoas detidas na base norte-americana de Guantanamo, Cuba.

Hoje é Quinta-feira, 19 de Abril, centésimo nono dia do ano. Faltam 256 dias para o final de 2007. Este dia é dedicado a S.Vicente de Colibre. Nos céus, a Lua encontra-se na Fase Crescente. Quarto Crescente, dia 24 às 06:35. O Sol nasce às 06:50 e o ocaso regista-se às 20:19. No porto de Lisboa, a preia-mar verifica-se às 04:20 e 16:39, a baixa-mar às 10:06 e 22:29. Os nascidos nesta data pertencem ao signo Carneiro, destacando-se o almirante inglês Edward Pellew (1758), o dramaturgo alemão August Wilhelm Iffland (1759), o zoólogo alemão Christian Ehrenberg (1795) e o actor britânico Dudley Moore (1935).

Diz o Sol que "Inspectores do Ministério do Ensino Superior foram ontem à Universidade Independente pedir o processo escolar de José Sócrates. Fontes da universidade afirmam que neste processo consta apenas o trabalho de Inglês Técnico e pautas com notas". Se isto fôr verdade, estamos perante um facto de extremíssima gravidade. Se isto fôr verdade, significa que a Administração Pública está ao serviço dos interesses pessoais do Primeiro-Ministro. Se isto fôr verdade, parece que a Inspecção quer safar o Primeiro-Ministro de uma história triste e interminável que, como se vê, não ficou resolvida na entrevista à RTP. Aguardo pelo desmentido da notícia.

Pina Moura vai para administrador do grupo Media Capital, vai continuar a presidir à Iberdrola Portugal e decidiu deixar o seu lugar de deputado e todos os cargos que ocupa no PS. Tarde de mais. Sempre me insurgi contra o facto de um deputado da República e da Nação representar simultaneamente interesses económicos espanhóis, como tem sido o caso de Pina Moura. Este deputado tem dado, desta forma, dos piores exemplos políticos de pomiscuidade de interesses que se pode dar. Ele é a encarnação do pantano guterrista. Agora desiste do mandato, acrescentando mais um péssimo exemplo político, ao seu longo curriculum nesta matéria. O sistema vive na impunidade. Todos se permitem tudo. Agora, este exemplo de empresário oriundo da melhor escola do PCP, vai dirigir um grupo de comunicação social. Bem podia contratar Vital Moreira para comentador de domingo... Sócrates e o PS bem precisam de reforços na comunicação social. Como se tem visto, ainda há muita coisa fora de controlo. O bombeiro de serviço apresentou-se ao serviço, juntando o útil ao agradável: ajuda o Partido e aumenta os interresses espanhóis que representa em Portugal. D. Joaquin não brinca em serviço.

(Álvaro Guerra)

Nesta data, em 1605, há 400 anos, nascia Giacomo Carissimi, compositor italiano, mestre da música coral sacra, autor de inúmeras missas, cantatas, motetos e oratórias. Em 1792, o poeta português Tomás António Gonzaga era condenado a degredo em Moçambique, sob acusação de tentativa de revolta, ao integrar o levantamento Inconfidência Mineira. Em 1835, era fundado o jornal Açoriano Oriental, fundado em Ponta Delgada, nos Açores. Em 1925, era dominada a tentativa de derrube do Governo português de António Maria Silva. Em 1948, nascia a Republica do Eire, Irlanda. Em 1955, morria o físico e matemático Albert Einstein. Em 1980, a Rodésia reafirmava a independência sob o nome de Zimbabué.Em 1999, em Díli, Timor-Leste, era divulgada a lista de 300 nomes "a abater" pelas milícias pró- integracionistas. Em 2001, fracassava uma tentativa de golpe de Estado no Burundi. Em 2002, morria o escritor português, antigo jornalista e diplomata Álvaro Guerra, 65 anos. Em 2004, o Governo espanhol de José Luís Zapatero ordenava a retirada das tropas do Iraque. E a Cinemateca holandesa apresentava um filme mudo de Rudolfo Valentino, redescoberto ao fim de 75 anos. Em 2005, começava o Conclave para a eleição do sucessor de João Paulo II. Em 2006, o preço do petróleo atingia novos máximos históricos: 72,20 dólares o barril, em Londres, e 70,88 dólares, em Nova Iorque. A coligação MDFM-PCD era proclamada vencedora das eleições legislativas em São Tomé e Príncipe. E o presidente norte-americano George W.Bush admitia todas as opções, incluindo a militar, para impedir o Irão de produzir armas nucleares.

(Lucrécia Bórgia)

Hoje é Quarta-feira, 18 de Abril, centésimo nono dia do ano. Faltam 257 dias para o final de 2007. Este dia é dedicado a S.Perfeito e à beata Maria da Encarnação. Nos céus, a Lua encontra-se na Fase Crescente. Quarto Crescente, dia 24 às 06:35. O sol nasce às 06:52 e o ocaso regista-se às 20:17. No porto de Lisboa, a preia-mar verifica-se às 03:36 e 15:57, a baixa-mar às 09:25 e 21:45. Os nascidos nesta data pertencem ao signo de Carneiro, destacando-se Lucrécia Borgia (1480), o compositor austríaco Franz Von Suppe (1819), o maestro Leopoldo Stokowski (1882), o poeta e filósofo português Antero de Quental (1842) e a actriz britânica Hayley Mills (1946).

"Seis em cada dez portugueses preferiam voltar a utilizar o escudo como moeda em vez do actual euro, segundo uma sondagem hoje divulgada pelo grupo de reflexão britânico Open Europe.", diz o Público . Ora bem, estes portugueses são verdadeiros fascistas cambiais. Não tivesse Salazar ganho o grande concurso e iam ver como o resultado desta sondagem era diferente...

Um jornalista foi condenado a quatro anos de prisão num julgamento sumaríssimo por "risco de delito". Foi em Cuba e eu, francamente, muito francamente, hesitei antes de pôr aqui estas palavrinhas. Não esteja eu a dar ideias...

Olha para mim de acordo com Daniel Oliveira . A situação do país deve ser muito grave para isto acontecer.

Há Códigos para todos os gostos e eu até trabalho com alguns. Depois há o tal, o do gostinho especial, o das histórias de entretém, o de Da Vinci. Parece que que agora querem um código para os blogues. O assunto tem preocupado as eminências da blogoesfera. A mim, não. Aos blogues, como de resto à comunicação social deveria ser, aplica-se a lei geral. Ponto final. Eu, que assino o que escrevo, no dia em que tiver um Código a cumprir nos blogues, fecho o meu. Vão bugiar. Siga o baile.

José Sócrates (UNI). Belmiro de Azevedo (PT). Carmona Rodrigues (CML). Fernando Santos (SLB). Tudo engenheiros de aflitos. Voltem, juristas, estão perdoados.

A CML ainda existe?, pelo A hipocrisia da classe política, pelo Ruy , no Classe Política.A CML ainda existe?, pelo Miguel , sem Dr., no Combustões.

(CADC)

Nesta data, em 1492, Fernando de Espanha aprovava o financiamento da viagem de Cristóvão Colombo. Em 1890, eram criadas em Portugal as Escolas Práticas de Cavalaria e Infantaria. Em 1901, era fundado, em Coimbra, o Centro Académico da Democracia Cristã. Em 1956, era dissolvido o Kominform. Em 1958, era inaugurada a exposição universal de Bruxelas. Em 1961, forças contrárias ao regime de Fidel Castro, apoiadas pelos EUA, invadiam Cuba, pela Baia dos Porcos, acabando derrotadas. Em 1969, começava a crise académica de Coimbra, com a inauguração do edifício do departamento de Matemáticas da Faculdade de Ciências da Universidade. Em 1979, na Rodésia, negros e brancos votavam em conjunto pela primeira vez para a eleição de um governo de maioria negra. Em 1989, morria o escritor português Adolfo Simões Muller, 79 anos. Em 1993, o Governo português, liderado por Aníbal Cavaco Silva, aumentava a idade de reforma das mulheres de 62 para 65 anos. Em 1995, a multinacional Renault denunciava o contrato de associação com o Estado português. Em 1996, era aprovada a proposta de alteração da Lei de Bases do Sistema Desportivo, que veio permitir aos clubes a constituição de sociedades com fins lucrativos. Na mesma data, morria o filósofo espanhol José Luis Lopez Aranguren, 86 anos. Em 2002, o Tribunal de Monsanto condenava o ex-presidente do Benfica João Vale e Azevedo a quatro anos de prisão, no âmbito do processo sobre a transferência do guarda- redes russo Serguei Ovchinnikov. Em 2003, morria multimilionário britânico Paul Getty II, 70 anos. Em 2004, tomava posse o Governo espanhol, liderado por José Luís Zapatero. No mesmo dia, o líder do Hamas, Abdelazizz al-Rantissi, sucessor do xeque Yassin, era assassinado na Cisjordânia, num ataque das forças israelitas. Em 2005, era inaugurado, em Belmonte, o primeiro Museu judaico português.

Hoje é Terça-feira, 17 de Abril, centésimo sétimo dia do ano. Faltam 258 dias para o final de 2007. Este dia é dedicado a Santo Aniceto. Nos céus, é Lua Nova, às 11:36. O sol nasce às 06:54 e o ocaso regista-se às 20:16. No porto de Lisboa, a preia-mar verifica-se às 02:52 e 15:15, a baixa-mar às 08:44 e 21:02. Os nascidos nesta data pertencem ao signo de Carneiro, destacando-se o poeta inglês Henry Vaughan (1622), o financeiro norte-americano J.Pierpont Morgan (1837) e o estadista soviético Nikita Krutschev (1894).

"Que pensaria Aristóteles, ele que defendeu antes de tantos a LIBERDADE, a liberdade política e a liberdade económica, se viesse a este mundo e verificasse que em nome da livre oferta e da livre procura, se mata o mercado conduzindo com isso à morte da própria liberdade?À direita há um grande combate a travar e não é apenas contra o Estado omnipresente. É cada vez mais contra o triunfo e a hegemonia dos que matam a concorrência para serem cada vez maiores." Manuel Monteiro , no Democracia Liberal.

As piadas em política, normalmente com malícia, são de todos os tempos. Esta trapalhada do diploma, ou melhor dos diplomas, de José Sócrates é daquelas que se presta a catadupas delas. No PS circula à boca pequena uma boca grande, que não é bem uma boca, já é toda uma análise política e é esta: "Quem será o Santana Lopes de Sócrates?". António Costa lidera as apostas. Obviamente clandestinas.

Não, não tem nada a ver com as polémicas dos últimos dias. Quem quiser consultar durante oito dias gratuitamente e depois pagando, a lista de passageiros do Titanic, é só ir até aqui

(Bettino Craxi)

Nesta data, em 1913, a Turquia assinava um armistício com a Bulgária. Em 1917, Lenine regressava à Rússia, após vários anos de exílio. Em 1945 as tropas norte-americanas entravam na cidade alemã de Nuremberga, no final da II Guerra Mundial. Em 1970, uma avalanche soterrava o hospital pediátrico de Sallanches, nos Alpes franceses, causando a morte de 72 pessoas. Em 1975, o Governo do Camboja pedia tréguas às forças dos Khmers vermelhos que sitiavam a capital. Em 1990, a atleta Rosa Mota vencia pela terceira vez a maratona de Boston. Em 1991, morria o cineasta britânico David Lean, 83 anos. Em 1992, Portugal propunha à Indonésia o reatamento das negociações sobre Timor-Leste. Em 1996, o antigo primeiro- ministro italiano Bettino Craxi era condenado a três anos e oito meses de prisão, por corrupção. Em 1997, um atentado no bar Meia Culpa, em Amarante, matava 13 pessoas. Em 1998, o corpo do ditador e dirigente dos khmers vermelhos Pol Pot era apresentado, no Cambodja. Em 2000, um atentado na discoteca Luanda, em Lisboa, provocava sete mortos e 65 feridos. Em 2001, morria o fadista português Sérgio Nunes, 18 anos. Em 2003, Polónia, Hungria, República Checa, Eslováquia, Eslovénia, Estónia, Letónia, Lituânia, Malta e Chipre assinavam os Tratados de Adesão à União Europeia. Em 2004, o Governo de José Luís Zapatero era aprovado pelo Congresso espanhol. Em 2005, o Governo britânico ordenava uma investigação às contas da MG Rover, após a declaração de falência da construtora automóvel que deixou sem emprego 5.000 trabalhadores.

(Joseph Ratzinger)

Hoje é Segunda-feira, 16 de Abril, centésimo sexto dia do ano. Faltam 259 dias para o final de 2007. Nos céus, a Lua encontra-se a caminho da Nova Fase. Lua Nova, dia 17, às 11:36. O Sol nasce às 06:56 e o ocaso regista-se às 20:15. No porto de Lisboa, a preia-mar verifica-se às 02:07 e 14:32, a baixa-mar às 08:02 e às 20:19. Os nascidos nesta data pertencem ao signo Carneiro, destacando-se o escritor francês Anatole France, pseudónimo de Jacques Thibault (1844), o actor, cineasta e compositor britânico Charles Chaplin (1889), o coreógrafo Merce Cunningham (1919), o escritor Kingsley Amis (1922), o compositor e regente Henri Mancini (1924), o cardeal Joseph Ratzinger (1927), o músico de Jazz Herbie Mann (1930), a cantora Dusty Springfield (1939), o cineasta James Cameron (1954), o músico Ian MacKaye (1962).

"O dr. Augusto Santos Silva é o ministro que tutela a impropriamente chamada "comunicação social". O dr. Augusto Santos Silva começou a sua aprendizagem política nos Comités Liceais de um pequeno bando "trotskista". Gostava muito de Trotsky até descobrir que ele tinha massacrado os marinheiros de Kronstadt. Depois deste desapontamento teve uma paixão pelo MES, puramente "platónica". Em 1976, votou em Otelo e, em 1985, andou pela campanha de Maria de Lourdes Pintasilgo. A seguir entrou para o PS e em 1999 para o governo. E em 2005, apoiou a candidatura de Alegre a secretário-geral do partido. Este pequeno currículo revela um pouco de que é feita e como funciona a cabeça política do homem, a quem foi entregue a defesa da liberdade de expressão pelo primeiro-ministro Sócrates." Vasco Pulido Valente, no Público de hoje.

Os blogues colectivos estão cada vez mais parecidos com os partidos políticos que tanto criticam. Têm facções, vaidades, conflitos internos, demissões.

O PSD é contra a publicitação do registo de intresses dos deputados. A proposta foi feita por António José Seguro e daqui lhe tiramos o chapéu. Quanto ao PSD, basta lembrar que no Parlamento Europeu já os registos de interesses financeiros entregues pelos deputados estão disponíveis na internet. Se na Europa fazem por que razão não querem fazer em Portugal? Hum... dá vontade de coçar a ponta do nariz!

“Lourenço Pinto - ...o Lello disse-me que...que...até me agradecia muito que fizéssemos a queixa [contra Ana Gomes] porque queriam ver-se livres dela... Pinto da Costa – Pois! Lourenço Pinto - ...e portanto, a queixa dá mais ...mais força para... para a gaja desandar, não é ?”. O Correio da Manhã tem vindo a publicar em fascículos postas de escutas apanhadas no processo do Apito Dourado. Os diálogos têm sido injustamente desprezados, dada a sobrecarga de eventos que domina a agenda. Mas quem julgasse que as conversas dos personagens escutados teriam a ver apenas com futebol, árbitros e fruticultura, está redondamente enganado. Também lá há política. É o caso deste primor de solidariedade partidária no PS. O diálogo reproduzido dispensa qualquer comentário. Apenas me parece oportuno recordar aos mais novos que foi Churchill que disse um dia que na bancada da oposição nos Comuns sentavam-se os adversários e na bancada de apoio ao Governo os inimigos. (já agora dedico esta entrada a José Ribeiro e Castro)

"A escolha de Pina Moura para presidir à Media Capital, a convite da Prisa, é uma das mais preocupantes notícias dos últimos tempos. Ao pé disto, a telenovela em redor da licenciatura de José Sócrates é apenas programação infantil. " João Miguel Tavares , no Diário de Notícias.

(Habemus Papam)

Nesta data, em 1898, a Espanha declarava guerra aos EUA. Em 1917, morria, em Buenos Aires, o escritor português Abel Botelho. Em 1926, a Alemanha e a URSS assinavam o tratado de amizade e de neutralidade. Em 1932, o Partido Nazi, da Alemanha, vencia as eleições na Baviera, Prussia, Wurttenberg e Hamburgo. Em 1970, a China lançava o seu primeiro satélite artificial. Em 1984, anunciava-se que o Irão estaria a construir uma bomba atómica. Em 1986, realizava-se, no hospital de Santa Cruz, em Lisboa, o segundo transplante cardíaco em Portugal. No mesmo dia, morriam António Sande Lemos, 51 anos, um dos fundadores do PSD, e a Duquesa de Windsor, 89 anos, por quem Eduardo VIII abdicara do trono. Em 1990, morria o saxofonista e compositor de jazz norte- americano Dexter Gordon, 67 anos, um dos mestres do bebop. Em 1993, o presidente da Assembleia da República, Barbosa de Melo, cancelava as comemorações do 25 de Abril, pelo boicote dos jornalistas às actividades do Parlamento. Em 1996, a OLP suprimia todos os artigos da sua Carta que preconizavam a destruição do Estado de Israel. Em 2001, no Japão, o reformista Junichiro Koizumi, 59 anos, vencia, com ampla maioria, as eleições para a presidência do Partido Liberal Democrata e passava a chefiar o Governo. Em 2004, morria Estée Lauder, 97 anos. Em 2005, o eurodeputado José Ribeiro e Castro era eleito para a liderança do CDS-PP. E Joseph Ratzinger, entronizado Papa Bento XVI.

Hoje é Terça-feira, 24 de Abril, centésimo décimo quarto dia do ano. Faltam 251 dias para o final de 2007. Este dia é dedicado a S. Fiel de Sigmaringa. Dia de Pessá, no Calendário Israelita. Nos céus, a Lua atinge o Quarto Crescente, às 06:35. O Sol nasce às 06:42 e o ocaso regista-se às 20:24. No porto de Lisboa, a preia-mar verifica-se às 09:05 e 21:30, a baixa-mar às 02:25 e 14:44. Os nascidos nesta data pertencem ao signo Touro, destacando- se Guilherme I da Holanda (1533), São Vicente de Paula (1576) e o marechal francês Henri-Phillip Pétain (1856).

(Otto Preminger)

Nesta data, em 1621, na Alemanha, era dissolvida a União Protestante. Em 1850, morria o poeta William Wordsworth, precursor do romantismo inglês. Em 1936, a ditadura do Estado Novo criava, por decreto, o campo de concentração do Tarrafal, em Cabo Verde. Em 1967, era lançada a nave espacial soviética Soyuz-1, com o astronauta Vladimir Komarov, que morreria no dia seguinte, durante a aterragem. Em 1984, morria o cineasta Otto Preminger, 80 anos. Na mesma data o Governo sul-africano abolia a lei do passe, que controlava os locais de trabalho e de residência de 18 milhões de cidadãos negros. Em 1987, o Parlamento português aprovava o estatuto social do bombeiro. Em 1994, morria Richard Nixon, presidente dos EUA entre 1969 e 1974. Em 1995, o socialista Lionel Jospin vencia a primeira volta das eleições presidenciais francesas. Em 1998, a Resistência timorense realizava o congresso de Peniche. Em 2003, reunia-se, pela primeira vez, o Conselho Técnico-Científico da Casa Pia de Lisboa, presidido por Roberto Carneiro, com o objectivo de definir modelos de desenvolvimento da instituição. Em 2004, o presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional e da Câmara de Gondomar, Valentim Loureiro, era indiciado de 23 crimes, no âmbito do processo Apito Dourado. Em 2005, Paulo Portas abandonava a liderança do CDS-PP, na abertura do congresso. No mesmo dia, morria John Mills, 93 anos, actor britânico, Óscar pelo desempenho em "A Filha de Ryan".

Hoje é Segunda-feira, 23 de Abril, centésimo décimo terceiro dia do ano, Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor. Faltam 252 dias para o final de 2007. Este dia é dedicado a S. Jorge. Nos céus, a Lua encontra-se na Fase Crescente. Quarto Crescente, dia 24 às 06:35. O Sol nasce às 06:42 e o ocaso regista-se às 20:23. No porto de Lisboa, a preia-mar verifica-se às 07:44 e 20:06, a baixa-mar às 01:06 e 13:20. Os nascidos nesta data pertencem ao signo de Touro, destacando-se William Shakespeare (1564), Sacadura Cabral, pioneiro da aviação (1881), o compositor russo Sergei Prokofiev (1891), a actriz cinematográfica e diplomata norte- americana Shirley Temple (1928) e a actriz Valerie Bertinelli (1960).

(Henrique VIII)

Nesta data, em 1500, era assinalada a descoberta do Brasil pela armada portuguesa, comandada por Pedro Álvares Cabral. Em 1509, Henrique VIII tornava-se rei de Inglaterra. Em 1821, João VI de Portugal delegava a regência do Brasil no seu filho Pedro, transferindo o governo para Lisboa. Em 1983, um repórter da revista alemã-federal Stern assegurava ter descoberto 60 volumes do diário de Hitler, embora vários peritos manifestassem dúvidas sobre a sua autenticidade. Em 1984, o Reino Unido cortava relações diplomáticas com a Líbia, na sequência de incidentes ocorridos em Londres. Em 1986, o dirigente líbio Moammar Kadhafi afirmava que o seu país não apoiava nem patrocinava o terrorismo, mas prometia intensificar a sua luta contra os EUA. Em 1999, morria Filipe Themudo Barata, 79 anos, antigo Governador de Timor. Em 2002, morria a actriz Linda Lovelace, Linda Boreman, 53 anos, protagonista do clássico "porno" "Garganta Funda". Em 2003, a PGR abria um inquérito às contas bancárias na Suiça do antigo ministro das Cidades, Isaltino Morais. Em 2004, o futebolista francês Zinedine Zidane era eleito o melhor jogador europeu dos últimos 50 anos. Eusébio ficava na 10ª posição.

Hoje é Domingo, 22 de Abril, centésimo décimo segundo dia do ano. Faltam 253 dias para o final de 2007. Este dia é dedicado a Santa Senhorinha e a S. Leónidas. Nos céus, a Lua encontra-se na Fase Crescente. Quarto Crescente, dia 24 às 06:35. O Sol nasce às 06:45 e o ocaso regista-se às 20:22. No porto de Lisboa, a preia-mar verifica-se às 06:42 e 19:01, a baixa-mar às 12:20 e 01:06. Os nascidos nesta data pertencem ao signo Touro, destacando- se Isabel I de Espanha (1451), o escritor britânico Henry Fielding (1707), autor de "Viagem a Lisboa", o filósofo alemão Immanuel Kant (1724), o pianista e compositor português José Viana da Mota (1868), o dirigente revolucionário russo Vladimir Ilitch Ulianov, Lenine (1870), o escritor Vladimir Nabokov (1899) e o pioneiro da física nuclear Robert Oppenheimer (1904).

Portas ganhou as directas no CDS. O bloco central tem a partir de hoje, de novo, o tripé completo. Nem falta o lugarzinho na Administração da CGD para convencer quem não acredita. São boas notícias para a direita política e, sobretudo, para a direita séria. O caminho está mais livre para crescer.

O regresso do estalinismo. No Ota Não

Há uma corrente de opinião para quem aquilo que os políticos dizem do seu percurso público é irrelevante, mesmo que mintam. Há uma corrente de opinião para quem é irrelevante saber se um político recorreu a expedientes públicos em benefício privado, para construir uma casinha, por exemplo, essa coisa modesta e irrelevante . Há correntes de opinião para quem essas notícias não deviam ser até publicadas nos jornais. A falta de vergonha com que hoje, no Portugal socialista, social-democrata, centrista, bloquista e comunista se recorre a estes expedientes é justamente o que em parte explica as saudades de muitos portugueses de Salazar. O homem, para além de ditador, era mesmo Doutor em Direito com diploma direitinho e cadeiras regularmente concluídas com avaliação e aproveitamento e era flagrantemente estúpido, pois mandava criar galinhas em São Bento para poupar ao erário público, pagando os fatinhos do próprio bolso. Como se vê, um verdadeiro inadaptado aos tempos modernos.

(Chegada de Pedro Álvares Cabral a terras de Vera Cruz)

Nesta data, em 753, segundo a lenda, Rómulo teria fundado Roma. Em 1500, a armada de Pedro Álvares Cabral avistava terra de Vera Cruz. Em 1836, forças texanas, sob o comando de Sam Houston, derrotavam o exército mexicano do general Santa Ana, na batalha de São Jacinto. Em 1868, os EUA reconheciam a independência de Cuba. Em 1891, morria José Elias Garcia, co-fundador do Partido Republicano. Em 1960, era fundada a cidade de Brasília, projecto do presidente Juscelino Kubitschek. Em 1966, cirurgiões de Houston, Texas (EUA), efectuavam a primeira implantação de um coração artificial num ser humano. Em 1985, morria o presidente eleito do Brasil, Tancredo Neves, a dois dias da tomada de posse. Em 1987, começava, em Lisboa, o julgamento do caso Dopa, investigação de crimes de burla e tráfico de divisas. Em 1988, a Polícia Judiciária descobria, nos arredores de Cascais, o corpo de Evo Fernandes, antigo secretário-geral da Renamo, morto a tiro. Em 1989, decorria em Lisboa a primeira manifestação de agentes da PSP, que culminaria em confrontos com o Corpo de Intervenção da própria polícia. Em 1991, Rosa Mota vencia a maratona de Londres. Em 1995, morria o cartoonista José de Lemos, 84 anos. Em 1996, João Proença era eleito secretário-geral da UGT, sucedendo a Torres Couto. Em 2002, o conservador Jacques Chirac, com 19,9 por cento dos votos, e o líder de extrema-direita Jean-Marie Le Pen, com 16,9 por cento, passavam à segunda volta das presidenciais francesas deixando de fora o socialista Lionel Jospin com 16,2 por cento. Em 2003, morria a pianista, compositora e cantora de jazz norte-americana Nina Simone, 70 anos. Em 2004, era assinado o contrato de aquisição de dois submarinos para a Marinha Portuguesa, no valor de 800 milhões de euros. E morria o músico Adácio Pestana, 75 anos, solista da antiga Orquestra Sinfónica da Emissora Nacional. Em 2005, o Congresso espanhol aprovava a lei que permite o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

Hoje é Sábado, 21 de Abril, centésimo décimo primeiro dia do ano. Faltam 254 dias para o termo de 2007. Nos céus, a Lua encontra-se na Fase Crescente. Quarto Crescente, dia 24 às 06:35. O Sol nasce às 06:48 e o ocaso regista-se às 20:22. No porto de Lisboa, a preia-mar verifica-se às 05:51 e 18:09, a baixa-mar às 11:31 e 00:06. Os nascidos nesta data pertencem ao signo de Touro, destacando-se a imperatriz russa Catarina (1729), a romancista inglesa Charlotte Bronte (1816), o secretário de Estado norte-americano Dean Acheson (1816), Isabel II do Reino Unido (1926), o actor Anthony Quinn (1915) e a actriz Elaine May (1932).

(Pavilhão a uso)

“um pressuposto ideológico”. O socialista, que é também presidente da Iberdrola Portugal assume que continuará “a fazer política” mas agora nos média e garante que “não há nenhum projecto empresarial que não tenha objectivos políticos, nomeadamente na comunicação social”. Cheguei a estas "Pina Moura admite em entrevista ao Expresso que o convite que lhe foi dirigido pela Prisa, para presidir ao Conselho de Administração da Media Capital, proprietária da TVI, tem. O socialista, que é também presidente da Iberdrola Portugal assume quemas agora nos média e garante que “não há nenhum projecto empresarial que não tenha objectivos políticos, nomeadamente na comunicação social”. Cheguei a estas pérolas através do Gabriel Silva . Eis um exemplo de franqueza que o PS poderia utilizar noutras matérias. Desde logo em campanha eleitoral quando falasse de impostos e no Governo quando falasse de Universidades e diplomas. A desfaçatez não tem limites neste triste Portugal socialista.

O secretário de Estado da Administração Local, Eduardo Cabrita, disse hoje em Leiria que um novo referendo sobre a regionalização só irá decorrer na próxima legislatura, com um mapa baseado nas actuais Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR). A isto chama-se bruxaria. O iluminado e preclaro governante dá já por adquirido que o PS vai ter nova maioria absoluta na próxima legislatura e dá já por adquirido que a Assembleia da República aprovará um referendo sobre a regionalização, o outro fetiche político socialista depois do do aborto, exactamente segundo o modelo das CCDR. é que nem pensar noutro. O destino está escrito. Assim é que é democrático. Pretenderá o PS, in extremis, poupar o país à maçada das eleiçõezitas?...

Ao contrário do que era tradição, os professores sindicalistas da Fenprof que vão ao Congresso da organização não beneficiarão de autorização especial para justificar as faltas na escola com a sua presença em tão emotivo evento sindical. Ouvi agora na rádio um dirigente da Fenprof reconhecer que esse era um tratamento especial de que beneficiavam, protestando pelo facto de ser a primeira vez que tal acontece. Ora bem: há sempre uma primeira vez para tudo na vida, até para começar a respeitar a lei. Assim vai o país. As leis existem apenas à espera que alguém algum dia se lembre que elas existem.

O que vai desaparecer a seguir? Por Rui Costa Pinto , no Mais Actual.

Um antigo presidente da República, um ministro, 32 deputados, dois deputados europeus e 13 presidentes de câmara subscreveram a recandidatura de Pinto da Costa à presidência do FC Porto. Ramalho Eanes é o nome mais sonante do grupo que continua ao lado de Pinto da Costa, que tem a seu lado a Ministra da Cultura, Isabel Pires de Lima, 25 deputados do PS, seis do PSD e um do PP, bem como os "europeus" Elisa Ferreira e Francisco Assis. Entre as principais figuras públicas que subscreveram um documento de apoio estão ainda os administradores bancários Artur Santos Silva (BPI) e Alípio Dias (BCP). Em Portugal não há limites para nada. Quem quer ser respeitado, tem primeiro de dar-se ao respeito. O problema é que há muita gente que vive bem sem o ser. Respeitado. Uma palavrinha especial para Francisco Assis, que já deu bons exemplos: "era mesmo preciso?...". De qualquer maneira esta lista facilita a vida judiciária do país. Fica a saber-se quem são as testemunhas abonatórias.

O mistério dos terrenos, no Ota Não

(Cantinflas)

Nesta data, em 1911, o Governo de Portugal promulgava a lei de separação da Igreja do Estado. Em 1945, na II Guerra Mundial, tropas soviéticas entravam em Berlim. Em 1951, morria o político italiano Ivanoe Bonomi, que dirigiu, no final do segundo conflito mundial, o Comité Nacional de Libertação da Itália. Em 1972, astronautas da nave espacial norte-americana Apollo-16 desciam na Lua. Em 1983, uma fonte da Resistência Nacional Moçambicana confirmava o assassínio do secretário- geral da organização, Orlando Cristina. Em 1985, o atleta Carlos Lopes fazia em Roterdão a melhor marca mundial da maratona, melhorando em 54 segundos o anterior recorde do britânico Steve Jones, 02h08m05s. Em 1987, a atleta portuguesa Rosa Mota vencia a maratona de Boston. Em 1989, centenas de estudantes chineses manifestavam-se, na praça Tiananmen, em Pequim, pela a democratização do regime. Em 1993, morria o actor mexicano Mário Moreno, 81 anos, o célebre Cantinflas. Em 1994, o Tribunal de Versalhes condenava Paul Touvier, antigo chefe dos serviços de informação nazi, em França, a prisão perpétua, por crimes contra a humanidade, cometidos durante a II Guerra Mundial. Em 1995, morria Milovan Djilas, 83 anos, o primeiro dissidente comunista do pós-guerra, na Jugoslávia. Em 1998, morria o escritor mexicano Octavio Paz, 84 anos, Nobel da Literatura. No mesmo dia, Bill Gates apresentava o Windows 98. Em 2001, começava no Quebeque, Canadá, a Cimeira das Américas, marcada por uma cimeira alternativa, a Cimeira dos Povos, e por violentos protestos anti-globalização. A Cimeira das Américas tinha por objectivo criar a ALCA, Associação de Livre Comércio das Américas, em 2005. Na mesma data, o maestro italiano Giuseppe Sinopoli, 54 anos, morria durante a direcção de "Aída", de Giuseppe Verdi, na Ópera de Berlim. Em 2003, o presidente da China, Hu Jintao, demitia o ministro da Saúde e o presidente da Câmara de Pequim, por terem ocultado a dimensão da chamada "pneumonia atípica". Em 2004, o presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional e da Câmara de Gondomar, Valentim Loureiro, era detido para interrogatório, no âmbito da operação Apito Dourado. Em 2005, morria Edgar Correia, 60 anos, antigo dirigente do PCP, membro da Comissão Política, expulso em 2002, quando assumiu publicamente a necessidade de renovação comunista. Em 2006, era aprovada a Lei da Paridade, no Parlamento. E o Tribunal do Porto declarava nulo o contrato de patrocínio da Betandwin à Liga Portuguesa de Futebol, na sequência de providências cautelares interpostas pela Santa Casa da Misericórdia e pela Associação Portuguesa de Casinos.

(Chanteur, de Miró)

Hoje é Sexta-feira, 20 de Abril, centésimo décimo dia do ano e dia de Páscoa. Faltam 255 dias para o final de 2007. Este dia é dedicado a Santa Inês do Montepulciano. Nos céus, a Lua encontra-se na Fase Crescente. Quarto Crescente, dia 24 às 06:35. O Sol nasce às 06:49 e o ocaso regista-se às 20:20. No porto de Lisboa, a preia-mar verifica-se às 05:05 e 17:23, a baixa-mar às 10:47 e 23:15. Os nascidos nesta data pertencem ao signo Carneiro, destacando-se Napoleão III (1808), o explorador português Serpa Pinto (1846), o pintor surrealista espanhol Juan Miró (1893), o músico de jazz Lionel Hampton (1914) e o actor norte-americano Ryan O'Neal (1941).

“Não vamos pelo caminho da facilidade, que não nos levará a lado nenhum. Vamos, sim, pelo caminho do rigor e da exigência. Queremos um país com uma força de trabalho altamente qualificada. Não há alternativa ao trabalho árduo. Colocamos a ambição do nosso trabalho à altura da ambição do nosso objectivo: fazer do ensino superior um factor de excelência para a economia, para a sociedade, para a cidadania. A educação, a ciência e a qualificação dos portugueses serão as prioridades decisivas da nossa acção governativa. Este caminho de exigência é absolutamente fundamental para o Estado.”

As palavras não são minhas. São do actual Primeiro-Ministro, José Sócrates, ditas no Parlamento. Elas exibem exuberantemente o novo problema político do país: o da credibilidade de quem governa. (publicado na edição de hoje do Democracia Liberal)

O Presidente da República prometeu e cumpriu. Está publicado aquilo a que Cavaco Silva chamou de “livro de estilo” da função presidencial. Pode ter-se, se os polícias do politicamente correcto estiverem pelos ajustes democráticos, várias concepções sobre o sistema de Governo. Pode perfilhar-se um sistema parlamentarista puro, presidencialista, semi-presidencialista. Mas, abstraindo do sistema preferido de cada um, é certamente possível ter várias interpretações do sistema semi-presidencialista que vigora em Portugal. A prova disso é que cada Presidente da República teve a sua e, por vezes, o mesmo Presidente teve várias.

Em Portugal o que conta é o estilo. Cavaco Silva, o tal que não é político profissional, sabe-o profissionalmente melhor que ninguém. E, por isso, optou por anunciar um livro de estilo. Podia ter anunciado muitas coisas, mas não, optou pelo livro de estilo. E o estilo de Cavaco Silva, digo eu, não é o mais conveniente para o país. Sei que a maioria dos eleitores assim não achou. Paciência.

O que me interessa a mim saber é o programa político do Presidente e conhecer os critérios com que pretende usar os poderes parcos que tem. Um exemplo. O que é para o Presidente a boa e a má moeda. A má moeda inclui uma licenciatura trapalhona? Não sabemos. Mas já sabemos que numa coisa o “estilo” não condiz com aquilo que o Presidente afirma. Em matéria de referendo europeu, Cavaco Silva afirmou que como ele tinha sido prometido pelos partidos tinha de se fazer. Isto foi em 2005. Agora, o Presidente que está preocupado em cumprir as promessas incentiva os partidos a violar o seu compromisso, pedindo-lhes que não façam o referendo europeu.

Podem chamar-lhe estilo. Eu chamo-lhe outra coisa. E não é bonita.

O estilo é o alimento do sistema. Por isso, a outra face da “boa” moeda, José Sócrates, também privilegiou o “estilo”. Montou laboriosamente uma imagem oficial. Para sair bem na televisão. Para impressionar nos cartazes. E, afinal de contas, o estilo ruiu como um castelo de cartas. É por darmos mais importância ao estilo do que à substância que estamos como estamos. Ao ponto de, depois da célebre entrevista de José Sócrates à RTP, que como se viu não foi definitiva, toda a gente se ter posto a discutir não a substância das declarações do Primeiro-Ministro, mas se tinha ou não sido convincente. Mais uma vez: se o estilo das explicações tinha “pegado” lá em casa do telespectador.

Ora bem: o “estilo” pode ser a morte do artista. E quando a substância mostra a sua cara ao mesmo tempo que o estilo, vê-se como os políticos são vazios e, afinal, um simples produto da publicidade. (publicado ne deção do Semanário)

A inauguração de uma sede da Nova Democracia em Aveiro, no próximo domingo, é o sinal certo no momento certo.

É o sinal certo porque na política, como na vida em geral, vive-se de símbolos e de força. Para um partido novo, que faz política à custa dos bolsos dos seus militantes, sem mordomias nem sinecuras públicas, que denuncia o sistema e que por isso não merece o beneplácito do financiamento interesseiro da contrapartida imobiliária, gasolineira ou outras, a abertura de uma sede é um símbolo de crescimento e de aumento de influência social.

Vem no momento certo, porque o país vive uma situação peculiarmente grave de descrédito da política e de necessidade de novas alternativas e de novos caminhos. No Governo, assistimos à aplicação de curativos para velhos problemas, sem ousar atacar os problemas em si mesmos. O PS quer salvar até ao limite o que resta do socialismo. Fazendo, embora de conta, e por vezes eficazmente, que deixou de ser socialista e passou a ser neo-liberal. A oposição parlamentar ao PS é uma lástima de ineficácia, e, ainda por cima, está muito longe de ser uma alternativa de projecto. Continua a ser uma antecâmara de disponíveis para se sentarem nas cadeiras do PS no momento em que elas vagarem.

O Presidente da República decidiu a fazer todas as vontades ao PS, e entretém-se a dissecar o “estilo” da Presidência, fazendo de conta que não é político e até eleito. Não é problema para a maioria nem esperança para o país.

Em Aveiro, a situação política é uma miniatura da situação do país, apenas com a diferença de se ter trocado de posições geométricas. Em Aveiro vive-se a situação que no país se vivia com o Governo de má memória de Durão Barroso. Até há quem alvitre que Élio Maia poderia vir a tornar-se ele próprio uma miniatura do Primeiro-Ministro que desprezou o mandato e a palavra dada ao país e se foi refastelar na Comissão Europeia.

A tanta ousadia não nos permitimos chegar, já que fazemos de Élio Maia a ideia de homem de palavra e de não deixar as coisas a meio, independentemente de se saber se governa bem ou mal a autarquia. Mas o estado autárquico em Aveiro é financeiramente comatoso e politicamente estagnado.

Assim conformados os agentes do sistema como se encontram, resta uma de duas: ou desiste-se ou luta-se. Na Nova Democracia está quem decidiu lutar. (publicado na edição de amanhã do Diário de Aveiro)

Este Jorge Ferreira reflecte sobre a comunicação social, mas não sei o que faz na vida.

(Vazio)

Ontem houve uma espécie de debate na televisão sobre intriga no CDS. A moderadora foi a senhora que teve novas oportunidades. Os debatentes não foram capazes de deixar uma ideia, uma proposta, uma definição. Do que eu pude perceber, Ribeiro e Castro, que só existe quando faz luta política interna, está cheio de razão, mas vazio de projecto. Portas quer voltar porque Castro não pode ser líder sendo eurodeputado. Exactamente o que Portas já fez no passado. Mas Portas, afinal de contas, é uma espécie de Sócrates sem votos. Nem a trapalhada com uma Universidade lhe falta.

(Francisco Barreto)

Nesta data, em 1648, forças portuguesas comandadas por Francisco Barreto venciam os holandeses na primeira batalha dos Guararapes, no Brasil. Em 1775, começava a guerra da independência dos EUA, com a derrota das forças britânicas em Lexington e Concord, Massachussetts. Em 1882, morria o naturalista britânico Charles Darwin. Em 1943, começava a revolta judaica do gueto de Varsóvia contra os ocupantes nazis (em duas semanas, os alemães massacraram mais de 50 mil judeus). Em 1971, a URSS lançava a primeira estação espacial Salyut. Em 1973, era fundado o Partido Socialista português durante o congresso de Bad Munstereifel, em Bona, RFA. Em 1979, os egípcios aprovavam, em referendo, com 99,5 por cento dos votos, o tratado de paz com Israel. Em 1986, a UEDS, formação política nascida em Janeiro de 1978 de uma cisão do PS, decidia a sua extinção. Em 1988 o Parlamento português aprovava a legalização do naturismo. Em 1989, morria a escritora britânica Daphne du Maurier, 81 anos, autora de "Rebecca". Em 1993, o FBI executava o assalto final à quinta onde se encontravam entrincheirados os seguidores de David Koresh, há 51 dias. Um incêndio matou os elementos da seita, entre os quais 25 crianças. Em 1995, a explosão de um carro armadilhado num edifício governamental em Oklahoma, EUA, causava a morte a dezenas de pessoas. Na mesma data, em Yokohama, Japão, 300 pessoas eram hospitalizadas pela intoxicação de um gás tóxico, deliberadamente espalhado na estação de comboios da cidade. Em 1998, Marcelo Rebelo de Sousa vencia, com maioria absoluta, o congresso do PSD de Tavira. Em 2002, era suspenso o processo de co-incineração de resíduos industriais perigosos, em Portugal. Em 2004, o Tribunal Penal Internacional para a ex-Jugoslávia considerava culpado de genocídio o general sérvio Radislac Krstic, um dos mentores do massacre de Srebrenica. E o cardeal alemão Josef Ratzinger, 78 anos, era eleito Papa, com o nome Bento XVI, sucedendo a João Paulo II. Em 2006, começava, em Castelo de Paiva, o julgamento de seis técnicos alegadamente responsáveis pela queda da ponte de Entre-os-Rios, a 04 de Março de 2001. Em Lisboa, era inaugurado o Casino, no Parque das Nações. E o Pentágono publicava, pela primeira vez, os nomes e as nacionalidades de 558 pessoas detidas na base norte-americana de Guantanamo, Cuba.

Hoje é Quinta-feira, 19 de Abril, centésimo nono dia do ano. Faltam 256 dias para o final de 2007. Este dia é dedicado a S.Vicente de Colibre. Nos céus, a Lua encontra-se na Fase Crescente. Quarto Crescente, dia 24 às 06:35. O Sol nasce às 06:50 e o ocaso regista-se às 20:19. No porto de Lisboa, a preia-mar verifica-se às 04:20 e 16:39, a baixa-mar às 10:06 e 22:29. Os nascidos nesta data pertencem ao signo Carneiro, destacando-se o almirante inglês Edward Pellew (1758), o dramaturgo alemão August Wilhelm Iffland (1759), o zoólogo alemão Christian Ehrenberg (1795) e o actor britânico Dudley Moore (1935).

Diz o Sol que "Inspectores do Ministério do Ensino Superior foram ontem à Universidade Independente pedir o processo escolar de José Sócrates. Fontes da universidade afirmam que neste processo consta apenas o trabalho de Inglês Técnico e pautas com notas". Se isto fôr verdade, estamos perante um facto de extremíssima gravidade. Se isto fôr verdade, significa que a Administração Pública está ao serviço dos interesses pessoais do Primeiro-Ministro. Se isto fôr verdade, parece que a Inspecção quer safar o Primeiro-Ministro de uma história triste e interminável que, como se vê, não ficou resolvida na entrevista à RTP. Aguardo pelo desmentido da notícia.

Pina Moura vai para administrador do grupo Media Capital, vai continuar a presidir à Iberdrola Portugal e decidiu deixar o seu lugar de deputado e todos os cargos que ocupa no PS. Tarde de mais. Sempre me insurgi contra o facto de um deputado da República e da Nação representar simultaneamente interesses económicos espanhóis, como tem sido o caso de Pina Moura. Este deputado tem dado, desta forma, dos piores exemplos políticos de pomiscuidade de interesses que se pode dar. Ele é a encarnação do pantano guterrista. Agora desiste do mandato, acrescentando mais um péssimo exemplo político, ao seu longo curriculum nesta matéria. O sistema vive na impunidade. Todos se permitem tudo. Agora, este exemplo de empresário oriundo da melhor escola do PCP, vai dirigir um grupo de comunicação social. Bem podia contratar Vital Moreira para comentador de domingo... Sócrates e o PS bem precisam de reforços na comunicação social. Como se tem visto, ainda há muita coisa fora de controlo. O bombeiro de serviço apresentou-se ao serviço, juntando o útil ao agradável: ajuda o Partido e aumenta os interresses espanhóis que representa em Portugal. D. Joaquin não brinca em serviço.

(Álvaro Guerra)

Nesta data, em 1605, há 400 anos, nascia Giacomo Carissimi, compositor italiano, mestre da música coral sacra, autor de inúmeras missas, cantatas, motetos e oratórias. Em 1792, o poeta português Tomás António Gonzaga era condenado a degredo em Moçambique, sob acusação de tentativa de revolta, ao integrar o levantamento Inconfidência Mineira. Em 1835, era fundado o jornal Açoriano Oriental, fundado em Ponta Delgada, nos Açores. Em 1925, era dominada a tentativa de derrube do Governo português de António Maria Silva. Em 1948, nascia a Republica do Eire, Irlanda. Em 1955, morria o físico e matemático Albert Einstein. Em 1980, a Rodésia reafirmava a independência sob o nome de Zimbabué.Em 1999, em Díli, Timor-Leste, era divulgada a lista de 300 nomes "a abater" pelas milícias pró- integracionistas. Em 2001, fracassava uma tentativa de golpe de Estado no Burundi. Em 2002, morria o escritor português, antigo jornalista e diplomata Álvaro Guerra, 65 anos. Em 2004, o Governo espanhol de José Luís Zapatero ordenava a retirada das tropas do Iraque. E a Cinemateca holandesa apresentava um filme mudo de Rudolfo Valentino, redescoberto ao fim de 75 anos. Em 2005, começava o Conclave para a eleição do sucessor de João Paulo II. Em 2006, o preço do petróleo atingia novos máximos históricos: 72,20 dólares o barril, em Londres, e 70,88 dólares, em Nova Iorque. A coligação MDFM-PCD era proclamada vencedora das eleições legislativas em São Tomé e Príncipe. E o presidente norte-americano George W.Bush admitia todas as opções, incluindo a militar, para impedir o Irão de produzir armas nucleares.

(Lucrécia Bórgia)

Hoje é Quarta-feira, 18 de Abril, centésimo nono dia do ano. Faltam 257 dias para o final de 2007. Este dia é dedicado a S.Perfeito e à beata Maria da Encarnação. Nos céus, a Lua encontra-se na Fase Crescente. Quarto Crescente, dia 24 às 06:35. O sol nasce às 06:52 e o ocaso regista-se às 20:17. No porto de Lisboa, a preia-mar verifica-se às 03:36 e 15:57, a baixa-mar às 09:25 e 21:45. Os nascidos nesta data pertencem ao signo de Carneiro, destacando-se Lucrécia Borgia (1480), o compositor austríaco Franz Von Suppe (1819), o maestro Leopoldo Stokowski (1882), o poeta e filósofo português Antero de Quental (1842) e a actriz britânica Hayley Mills (1946).

"Seis em cada dez portugueses preferiam voltar a utilizar o escudo como moeda em vez do actual euro, segundo uma sondagem hoje divulgada pelo grupo de reflexão britânico Open Europe.", diz o Público . Ora bem, estes portugueses são verdadeiros fascistas cambiais. Não tivesse Salazar ganho o grande concurso e iam ver como o resultado desta sondagem era diferente...

Um jornalista foi condenado a quatro anos de prisão num julgamento sumaríssimo por "risco de delito". Foi em Cuba e eu, francamente, muito francamente, hesitei antes de pôr aqui estas palavrinhas. Não esteja eu a dar ideias...

Olha para mim de acordo com Daniel Oliveira . A situação do país deve ser muito grave para isto acontecer.

Há Códigos para todos os gostos e eu até trabalho com alguns. Depois há o tal, o do gostinho especial, o das histórias de entretém, o de Da Vinci. Parece que que agora querem um código para os blogues. O assunto tem preocupado as eminências da blogoesfera. A mim, não. Aos blogues, como de resto à comunicação social deveria ser, aplica-se a lei geral. Ponto final. Eu, que assino o que escrevo, no dia em que tiver um Código a cumprir nos blogues, fecho o meu. Vão bugiar. Siga o baile.

José Sócrates (UNI). Belmiro de Azevedo (PT). Carmona Rodrigues (CML). Fernando Santos (SLB). Tudo engenheiros de aflitos. Voltem, juristas, estão perdoados.

A CML ainda existe?, pelo A hipocrisia da classe política, pelo Ruy , no Classe Política.A CML ainda existe?, pelo Miguel , sem Dr., no Combustões.

(CADC)

Nesta data, em 1492, Fernando de Espanha aprovava o financiamento da viagem de Cristóvão Colombo. Em 1890, eram criadas em Portugal as Escolas Práticas de Cavalaria e Infantaria. Em 1901, era fundado, em Coimbra, o Centro Académico da Democracia Cristã. Em 1956, era dissolvido o Kominform. Em 1958, era inaugurada a exposição universal de Bruxelas. Em 1961, forças contrárias ao regime de Fidel Castro, apoiadas pelos EUA, invadiam Cuba, pela Baia dos Porcos, acabando derrotadas. Em 1969, começava a crise académica de Coimbra, com a inauguração do edifício do departamento de Matemáticas da Faculdade de Ciências da Universidade. Em 1979, na Rodésia, negros e brancos votavam em conjunto pela primeira vez para a eleição de um governo de maioria negra. Em 1989, morria o escritor português Adolfo Simões Muller, 79 anos. Em 1993, o Governo português, liderado por Aníbal Cavaco Silva, aumentava a idade de reforma das mulheres de 62 para 65 anos. Em 1995, a multinacional Renault denunciava o contrato de associação com o Estado português. Em 1996, era aprovada a proposta de alteração da Lei de Bases do Sistema Desportivo, que veio permitir aos clubes a constituição de sociedades com fins lucrativos. Na mesma data, morria o filósofo espanhol José Luis Lopez Aranguren, 86 anos. Em 2002, o Tribunal de Monsanto condenava o ex-presidente do Benfica João Vale e Azevedo a quatro anos de prisão, no âmbito do processo sobre a transferência do guarda- redes russo Serguei Ovchinnikov. Em 2003, morria multimilionário britânico Paul Getty II, 70 anos. Em 2004, tomava posse o Governo espanhol, liderado por José Luís Zapatero. No mesmo dia, o líder do Hamas, Abdelazizz al-Rantissi, sucessor do xeque Yassin, era assassinado na Cisjordânia, num ataque das forças israelitas. Em 2005, era inaugurado, em Belmonte, o primeiro Museu judaico português.

Hoje é Terça-feira, 17 de Abril, centésimo sétimo dia do ano. Faltam 258 dias para o final de 2007. Este dia é dedicado a Santo Aniceto. Nos céus, é Lua Nova, às 11:36. O sol nasce às 06:54 e o ocaso regista-se às 20:16. No porto de Lisboa, a preia-mar verifica-se às 02:52 e 15:15, a baixa-mar às 08:44 e 21:02. Os nascidos nesta data pertencem ao signo de Carneiro, destacando-se o poeta inglês Henry Vaughan (1622), o financeiro norte-americano J.Pierpont Morgan (1837) e o estadista soviético Nikita Krutschev (1894).

"Que pensaria Aristóteles, ele que defendeu antes de tantos a LIBERDADE, a liberdade política e a liberdade económica, se viesse a este mundo e verificasse que em nome da livre oferta e da livre procura, se mata o mercado conduzindo com isso à morte da própria liberdade?À direita há um grande combate a travar e não é apenas contra o Estado omnipresente. É cada vez mais contra o triunfo e a hegemonia dos que matam a concorrência para serem cada vez maiores." Manuel Monteiro , no Democracia Liberal.

As piadas em política, normalmente com malícia, são de todos os tempos. Esta trapalhada do diploma, ou melhor dos diplomas, de José Sócrates é daquelas que se presta a catadupas delas. No PS circula à boca pequena uma boca grande, que não é bem uma boca, já é toda uma análise política e é esta: "Quem será o Santana Lopes de Sócrates?". António Costa lidera as apostas. Obviamente clandestinas.

Não, não tem nada a ver com as polémicas dos últimos dias. Quem quiser consultar durante oito dias gratuitamente e depois pagando, a lista de passageiros do Titanic, é só ir até aqui

(Bettino Craxi)

Nesta data, em 1913, a Turquia assinava um armistício com a Bulgária. Em 1917, Lenine regressava à Rússia, após vários anos de exílio. Em 1945 as tropas norte-americanas entravam na cidade alemã de Nuremberga, no final da II Guerra Mundial. Em 1970, uma avalanche soterrava o hospital pediátrico de Sallanches, nos Alpes franceses, causando a morte de 72 pessoas. Em 1975, o Governo do Camboja pedia tréguas às forças dos Khmers vermelhos que sitiavam a capital. Em 1990, a atleta Rosa Mota vencia pela terceira vez a maratona de Boston. Em 1991, morria o cineasta britânico David Lean, 83 anos. Em 1992, Portugal propunha à Indonésia o reatamento das negociações sobre Timor-Leste. Em 1996, o antigo primeiro- ministro italiano Bettino Craxi era condenado a três anos e oito meses de prisão, por corrupção. Em 1997, um atentado no bar Meia Culpa, em Amarante, matava 13 pessoas. Em 1998, o corpo do ditador e dirigente dos khmers vermelhos Pol Pot era apresentado, no Cambodja. Em 2000, um atentado na discoteca Luanda, em Lisboa, provocava sete mortos e 65 feridos. Em 2001, morria o fadista português Sérgio Nunes, 18 anos. Em 2003, Polónia, Hungria, República Checa, Eslováquia, Eslovénia, Estónia, Letónia, Lituânia, Malta e Chipre assinavam os Tratados de Adesão à União Europeia. Em 2004, o Governo de José Luís Zapatero era aprovado pelo Congresso espanhol. Em 2005, o Governo britânico ordenava uma investigação às contas da MG Rover, após a declaração de falência da construtora automóvel que deixou sem emprego 5.000 trabalhadores.

(Joseph Ratzinger)

Hoje é Segunda-feira, 16 de Abril, centésimo sexto dia do ano. Faltam 259 dias para o final de 2007. Nos céus, a Lua encontra-se a caminho da Nova Fase. Lua Nova, dia 17, às 11:36. O Sol nasce às 06:56 e o ocaso regista-se às 20:15. No porto de Lisboa, a preia-mar verifica-se às 02:07 e 14:32, a baixa-mar às 08:02 e às 20:19. Os nascidos nesta data pertencem ao signo Carneiro, destacando-se o escritor francês Anatole France, pseudónimo de Jacques Thibault (1844), o actor, cineasta e compositor britânico Charles Chaplin (1889), o coreógrafo Merce Cunningham (1919), o escritor Kingsley Amis (1922), o compositor e regente Henri Mancini (1924), o cardeal Joseph Ratzinger (1927), o músico de Jazz Herbie Mann (1930), a cantora Dusty Springfield (1939), o cineasta James Cameron (1954), o músico Ian MacKaye (1962).

"O dr. Augusto Santos Silva é o ministro que tutela a impropriamente chamada "comunicação social". O dr. Augusto Santos Silva começou a sua aprendizagem política nos Comités Liceais de um pequeno bando "trotskista". Gostava muito de Trotsky até descobrir que ele tinha massacrado os marinheiros de Kronstadt. Depois deste desapontamento teve uma paixão pelo MES, puramente "platónica". Em 1976, votou em Otelo e, em 1985, andou pela campanha de Maria de Lourdes Pintasilgo. A seguir entrou para o PS e em 1999 para o governo. E em 2005, apoiou a candidatura de Alegre a secretário-geral do partido. Este pequeno currículo revela um pouco de que é feita e como funciona a cabeça política do homem, a quem foi entregue a defesa da liberdade de expressão pelo primeiro-ministro Sócrates." Vasco Pulido Valente, no Público de hoje.

marcar artigo