“O projecto do CDS-PP é ao lado do alvo. Este projecto não altera em nada o acesso dos alunos do programa Novas Oportunidades ao ensino superior”, afirmou o deputado do PS, Manuel Mota.
No debate sobre a iniciativa do CDS-PP que visa repor o regime de conclusão do ensino secundário que vigorava até 2006, Manuel Mota admitiu no entanto que no futuro “se possa refletir sobre o elemento específico” das Novas Oportunidades e “sobre qualquer injustiça no acesso ao superior”.
Na apresentação do diploma, o deputado democrata-cristão José Manuel Rodrigues defendeu que o programa de certificação de competências Novas Oportunidades resultou “num sistema laxista que não premeia o mérito”, já que estes alunos realizam menos exames que os do ensino regular no acesso ao superior.
O deputado do PSD Ferreira Gomes disse que o diploma resulta de um “caso singular” noticiado o ano passado: um aluno que obteve equivalência ao 12º ano através das Novas Oportunidades entrou na universidade por ter tido a nota máxima no único exame que realizou.
Sem objecções à aprovação do diploma do CDS-PP, o deputado social-democrata defendeu contudo que o Governo “deve reflectir” para novas formas de conseguir uma “avaliação mais abrangente”.
Para o deputado do BE José Moura Soeiro, o diploma do CDS-PP representa “uma bafienta saudade da velha universidade elitista”, enquanto que o PCP considerou que “mais um exame” não vai resolver os problemas do acesso ao ensino superior.
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“O projecto do CDS-PP é ao lado do alvo. Este projecto não altera em nada o acesso dos alunos do programa Novas Oportunidades ao ensino superior”, afirmou o deputado do PS, Manuel Mota.
No debate sobre a iniciativa do CDS-PP que visa repor o regime de conclusão do ensino secundário que vigorava até 2006, Manuel Mota admitiu no entanto que no futuro “se possa refletir sobre o elemento específico” das Novas Oportunidades e “sobre qualquer injustiça no acesso ao superior”.
Na apresentação do diploma, o deputado democrata-cristão José Manuel Rodrigues defendeu que o programa de certificação de competências Novas Oportunidades resultou “num sistema laxista que não premeia o mérito”, já que estes alunos realizam menos exames que os do ensino regular no acesso ao superior.
O deputado do PSD Ferreira Gomes disse que o diploma resulta de um “caso singular” noticiado o ano passado: um aluno que obteve equivalência ao 12º ano através das Novas Oportunidades entrou na universidade por ter tido a nota máxima no único exame que realizou.
Sem objecções à aprovação do diploma do CDS-PP, o deputado social-democrata defendeu contudo que o Governo “deve reflectir” para novas formas de conseguir uma “avaliação mais abrangente”.
Para o deputado do BE José Moura Soeiro, o diploma do CDS-PP representa “uma bafienta saudade da velha universidade elitista”, enquanto que o PCP considerou que “mais um exame” não vai resolver os problemas do acesso ao ensino superior.