desNorte: Compositores #66: Arnold Schoenberg (1874-1951)

03-08-2010
marcar artigo

Em Outubro de 2004, quando aqui se trouxe o compositor austríaco Alexander Zemlinsky (1871-1942), referiu-se a forte amizade que o ligou ao igualmente compositor Arnold Schoenberg. Este chegou a ser seu aluno de composição, aí por volta de 1895 e, mais tarde, casaria com uma irmã sua. Quis o destino, e Hitler também..., que Zemlinsky e Schoenberg acabassem nos Estados Unidos, depois de, em 1933, ambos terem sido forçados a deixar Berlim. Em costas opostas, contudo, já que Zemlinsky fixou-se em Nova Iorque e Schoenberg em Los Angeles.Schoenberg não nasceu no seio de uma família eminentemente musical nem teve uma educação musical formal, tendo sido, em larga medida, um auto-didacta. Algo de extraordinário, para alguém que viria a ser uma das figuras mais marcantes do meio musical da 1ª metade do século XX (e dos anos que se seguiram...), pela introdução da atonalidade e da equivalência dos 12 meios-tons da escala cromática. Com os seus discípulos Alban Berg (1885-1935) e Anton Webern (1883-1945) viria a dar origem à 2ª Escola de Viena, alicerçada no novo sistema introduzido por Schoenberg. Como é natural nestas coisas, nem todos apreciaram tais modernidades, e Schoenberg ganhou ferozes inimigos entre a audiência (mais) conservadora de Viena.A atonalidade, primeiro exibida nos últimos andamentos do 2º Quarteto de Cordas, de 1908, e no ciclo de canções Das Buch der hängenden Gärten, atingiria maior notoriedade com a ópera Erwartung e as 5 Peças Orquestrais, ambas de 1909, e com Pierrot lunaire, de 1912. Mais tarde, já depois da mudança para os Estados Unidos, regressaria esporadicamente à tonalidade, de que são exemplos o Concerto para Violino, de 1935, e o Quarteto de Cordas Nº4, do ano seguinte.Arnold Schoenberg faleceu há 55 anos, no dia 13 de Julho de 1951.CDs Arnold SchoenbergErwartung. Brettl Lieder.Jessye Norman (soprano)Metropolitan Opera OrchestraJames LevinePhilips 426 261-2Arnold SchoenbergPierrot Lunaire, Op.21. Herzgewächse, Op.20.Ode to Napoleon, Op.41.Christine Schafer (soprano), David Pittman-Jennings (narrador)Ensemble InterContemporainPierre BoulezDeutsche Grammophon 457 630-2Arnold SchoenbergFive Orchestral Pieces, Op.16.Alban BergLulu - Suite.Anton WebernSix Orchestral Pieces, Op.6.Arleen Augér (soprano)City of Birmingham Symphony OrchestraSimon RattleEMI 5 58792-1InternetArnold SchoenbergClassical Music Pages / Arnold Schoenberg Center / Wikipedia / Arnold Schoenberg: The American WorksEtiquetas: 2ª Escola de Viena, Berg, Schoenberg, Webern, Zemlinsky

Em Outubro de 2004, quando aqui se trouxe o compositor austríaco Alexander Zemlinsky (1871-1942), referiu-se a forte amizade que o ligou ao igualmente compositor Arnold Schoenberg. Este chegou a ser seu aluno de composição, aí por volta de 1895 e, mais tarde, casaria com uma irmã sua. Quis o destino, e Hitler também..., que Zemlinsky e Schoenberg acabassem nos Estados Unidos, depois de, em 1933, ambos terem sido forçados a deixar Berlim. Em costas opostas, contudo, já que Zemlinsky fixou-se em Nova Iorque e Schoenberg em Los Angeles.Schoenberg não nasceu no seio de uma família eminentemente musical nem teve uma educação musical formal, tendo sido, em larga medida, um auto-didacta. Algo de extraordinário, para alguém que viria a ser uma das figuras mais marcantes do meio musical da 1ª metade do século XX (e dos anos que se seguiram...), pela introdução da atonalidade e da equivalência dos 12 meios-tons da escala cromática. Com os seus discípulos Alban Berg (1885-1935) e Anton Webern (1883-1945) viria a dar origem à 2ª Escola de Viena, alicerçada no novo sistema introduzido por Schoenberg. Como é natural nestas coisas, nem todos apreciaram tais modernidades, e Schoenberg ganhou ferozes inimigos entre a audiência (mais) conservadora de Viena.A atonalidade, primeiro exibida nos últimos andamentos do 2º Quarteto de Cordas, de 1908, e no ciclo de canções Das Buch der hängenden Gärten, atingiria maior notoriedade com a ópera Erwartung e as 5 Peças Orquestrais, ambas de 1909, e com Pierrot lunaire, de 1912. Mais tarde, já depois da mudança para os Estados Unidos, regressaria esporadicamente à tonalidade, de que são exemplos o Concerto para Violino, de 1935, e o Quarteto de Cordas Nº4, do ano seguinte.Arnold Schoenberg faleceu há 55 anos, no dia 13 de Julho de 1951.CDs Arnold SchoenbergErwartung. Brettl Lieder.Jessye Norman (soprano)Metropolitan Opera OrchestraJames LevinePhilips 426 261-2Arnold SchoenbergPierrot Lunaire, Op.21. Herzgewächse, Op.20.Ode to Napoleon, Op.41.Christine Schafer (soprano), David Pittman-Jennings (narrador)Ensemble InterContemporainPierre BoulezDeutsche Grammophon 457 630-2Arnold SchoenbergFive Orchestral Pieces, Op.16.Alban BergLulu - Suite.Anton WebernSix Orchestral Pieces, Op.6.Arleen Augér (soprano)City of Birmingham Symphony OrchestraSimon RattleEMI 5 58792-1InternetArnold SchoenbergClassical Music Pages / Arnold Schoenberg Center / Wikipedia / Arnold Schoenberg: The American WorksEtiquetas: 2ª Escola de Viena, Berg, Schoenberg, Webern, Zemlinsky

marcar artigo