Dando um novo significado à palavra autodidacta, o suíço Frank Martin (1890-1974) já compunha canções aos nove anos, sem ter tido qualquer formação musical, e a que de mais significativa teve foi pouco tempo depois, quando ouviu ao vivo a Paixão Segundo S. Mateus de Johann Sebastian Bach (1685-1750)... Mais tarde viria a ter aulas de composição e piano com Joseph Lauder (1864-1952), numa altura em que estudava Matemática e Física na Universidade de Genebra, a sua cidade natal.Em 1926, depois de quase uma década a passear-se por Zurique, Roma e Paris, voltou a assentar arraiais em Genebra, e as suas composições chamaram a atenção de um maestro que já por aqui passou, Ernest Ansermet (1883-1969). Ansermet iria mesmo ser responsável por algumas estreias de obras de Martin. Só a partir da década de 1940, contudo, é que as obras de Martin começaram a ser mais notadas, primeiro com a oratória profana Le vin herbé, de 1942, e depois, e principalmente, com a Petite symphonie concertante, estreada em Zurique em 1946 por um outro maestro já nosso bem conhecido, Paul Sacher (1906-1999).Foi ainda Sacher quem iria estrear, em 1967, o Concerto para Violoncelo e Orquestra, que, aliás, lhe foi dedicado por Frank Martin. Que o tinha começado a escrever no início da década de 1960, e parado logo após os primeiros acordes, vítima de uma entupidela inultrapassável! Só 5 anos depois, quando pegou de novo na partitura, teve a inspiração necessária para ultrapassar tal bloqueio, resultando então este concerto. Em sintonia com o trajecto musical de Martin, influenciado por Arnold Schoenberg (1874-1951) mas sem nunca ter abandonado a tonalidade, este Concerto para Violoncelo começa e acaba de uma forma claramente tonal, o problema é o que se passa entretanto lá pelo meio...Frank Martin nasceu há 118 anos, no dia 15 de Setembro de 1890.Frank MartinConcerto for Cello and Orchestra. Ballade for Cello and Piano.8 Preludes for Piano.Christian Poltéra (violoncelo), Kathryn Stott (piano)Malmö Symphony OrchestraTuomas Ollila-HannikainenBIS BIS-CD-1637(2007)InternetFrank MartinFrank Martin site / Classical Net / Naxos / Karadar Classical Music / WikipediaEtiquetas: Ernest Ansermet, Martin, Paul Sacher
Categorias
Entidades
Dando um novo significado à palavra autodidacta, o suíço Frank Martin (1890-1974) já compunha canções aos nove anos, sem ter tido qualquer formação musical, e a que de mais significativa teve foi pouco tempo depois, quando ouviu ao vivo a Paixão Segundo S. Mateus de Johann Sebastian Bach (1685-1750)... Mais tarde viria a ter aulas de composição e piano com Joseph Lauder (1864-1952), numa altura em que estudava Matemática e Física na Universidade de Genebra, a sua cidade natal.Em 1926, depois de quase uma década a passear-se por Zurique, Roma e Paris, voltou a assentar arraiais em Genebra, e as suas composições chamaram a atenção de um maestro que já por aqui passou, Ernest Ansermet (1883-1969). Ansermet iria mesmo ser responsável por algumas estreias de obras de Martin. Só a partir da década de 1940, contudo, é que as obras de Martin começaram a ser mais notadas, primeiro com a oratória profana Le vin herbé, de 1942, e depois, e principalmente, com a Petite symphonie concertante, estreada em Zurique em 1946 por um outro maestro já nosso bem conhecido, Paul Sacher (1906-1999).Foi ainda Sacher quem iria estrear, em 1967, o Concerto para Violoncelo e Orquestra, que, aliás, lhe foi dedicado por Frank Martin. Que o tinha começado a escrever no início da década de 1960, e parado logo após os primeiros acordes, vítima de uma entupidela inultrapassável! Só 5 anos depois, quando pegou de novo na partitura, teve a inspiração necessária para ultrapassar tal bloqueio, resultando então este concerto. Em sintonia com o trajecto musical de Martin, influenciado por Arnold Schoenberg (1874-1951) mas sem nunca ter abandonado a tonalidade, este Concerto para Violoncelo começa e acaba de uma forma claramente tonal, o problema é o que se passa entretanto lá pelo meio...Frank Martin nasceu há 118 anos, no dia 15 de Setembro de 1890.Frank MartinConcerto for Cello and Orchestra. Ballade for Cello and Piano.8 Preludes for Piano.Christian Poltéra (violoncelo), Kathryn Stott (piano)Malmö Symphony OrchestraTuomas Ollila-HannikainenBIS BIS-CD-1637(2007)InternetFrank MartinFrank Martin site / Classical Net / Naxos / Karadar Classical Music / WikipediaEtiquetas: Ernest Ansermet, Martin, Paul Sacher