desNorte: SACDs #3: Tchaikovsky, Violin Concerto, Piano Concerto No.1

03-08-2010
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A vida nunca foi fácil para o compositor russo Piotr Ilyich Tchaikovsky (1840-1893). Sofrendo de depressões várias desde muito novo, a composição ao piano servia-lhe de lenitivo. Apenas aos 22 anos, todavia, se virou definitivamente para a música, inscrevendo-se no Conservatório de São Petersburgo, onde estudou composição com Anton Rubinstein (1829-1894) e Nikolai Zaremba (1821-1879). Pyotr Ilyich TchaikovskyTchaikovsky ficou 12 anos no conservatório, quando Nadezhda von Meck, uma patrona das artes, decidiu providenciar-lhe uma generosa pensão anual. Corria o ano de 1878 e, 3 anos antes, tinha acontecido o famoso episódio do seu Concerto para Piano Nº1, que Tchaikovsky tinha começado a escrever em 1874. Resumidamente, que já antes aqui falámos disto, o pianista a quem a obra se destinava, Nikolai Rubinstein (1835-1881) disse o pior possível da obra e recusou-se a tocá-la. Achou, aliás, que a obra era impossível de ser interpretada, pelo que, de certa forma, foi coerente... até certa altura: Rubinstein viria a tornar-se num dos melhores intérpretes deste concerto! Nikolai Rubinstein, Leopold AuerUm par de anos depois, mudou o concerto, repetiu-se a cena. Tchaikovsky, com a colaboração do violinista Josef Kotek, escreveu o Concerto para Violino, o único, aliás, que escreveria para este instrumento. Desta vez o destinatário era o lendário violinista Leopold Auer (1845-1930) que, contudo, achou a peça impossível de ser tocada... Para não variar, Auer viria mais tarde a inclui-la no seu repertório, mas, porventura mais orgulhoso do que o seu colega pianista, esperou que Tchaikovsky batesse a bota... Christian Tetzlaff, Nikolai Lugansky, Kent NaganoO disco de hoje agrupa estes dois concertos, com as interpretações, excelentes, do violinista Christian Tetzlaff, do pianista Nikolai Lugansky e da Orquestra Nacional Russa dirigida por Kent Nagano. Com a vantagem acrescida de ser daquelas gravações que fazem com que o som saia por tudo o que é coluna!TchaikovskyViolin Concerto in D, Op.35.Piano Concerto No.1 in B flat minor, Op.23.Christian Tetzlaff (violino), Nikolai Lugansky (piano)Russian National OrquestraKent NaganoPentatone Classics 5186 022(2003)Internethttp://www.geocities.com/Vienna/5648/Tchaikovsky.htmhttp://w3.rz-berlin.mpg.de/cmp/tchaikovsky.htmlhttp://www.island-of-freedom.com/TCHAIK.HTMEtiquetas: Anton Rubinstein, Leopold Auer, Nadezhda von Meck, Nikolai Rubinstein, Nikolai Zaremba, Tchaikovsky

A vida nunca foi fácil para o compositor russo Piotr Ilyich Tchaikovsky (1840-1893). Sofrendo de depressões várias desde muito novo, a composição ao piano servia-lhe de lenitivo. Apenas aos 22 anos, todavia, se virou definitivamente para a música, inscrevendo-se no Conservatório de São Petersburgo, onde estudou composição com Anton Rubinstein (1829-1894) e Nikolai Zaremba (1821-1879). Pyotr Ilyich TchaikovskyTchaikovsky ficou 12 anos no conservatório, quando Nadezhda von Meck, uma patrona das artes, decidiu providenciar-lhe uma generosa pensão anual. Corria o ano de 1878 e, 3 anos antes, tinha acontecido o famoso episódio do seu Concerto para Piano Nº1, que Tchaikovsky tinha começado a escrever em 1874. Resumidamente, que já antes aqui falámos disto, o pianista a quem a obra se destinava, Nikolai Rubinstein (1835-1881) disse o pior possível da obra e recusou-se a tocá-la. Achou, aliás, que a obra era impossível de ser interpretada, pelo que, de certa forma, foi coerente... até certa altura: Rubinstein viria a tornar-se num dos melhores intérpretes deste concerto! Nikolai Rubinstein, Leopold AuerUm par de anos depois, mudou o concerto, repetiu-se a cena. Tchaikovsky, com a colaboração do violinista Josef Kotek, escreveu o Concerto para Violino, o único, aliás, que escreveria para este instrumento. Desta vez o destinatário era o lendário violinista Leopold Auer (1845-1930) que, contudo, achou a peça impossível de ser tocada... Para não variar, Auer viria mais tarde a inclui-la no seu repertório, mas, porventura mais orgulhoso do que o seu colega pianista, esperou que Tchaikovsky batesse a bota... Christian Tetzlaff, Nikolai Lugansky, Kent NaganoO disco de hoje agrupa estes dois concertos, com as interpretações, excelentes, do violinista Christian Tetzlaff, do pianista Nikolai Lugansky e da Orquestra Nacional Russa dirigida por Kent Nagano. Com a vantagem acrescida de ser daquelas gravações que fazem com que o som saia por tudo o que é coluna!TchaikovskyViolin Concerto in D, Op.35.Piano Concerto No.1 in B flat minor, Op.23.Christian Tetzlaff (violino), Nikolai Lugansky (piano)Russian National OrquestraKent NaganoPentatone Classics 5186 022(2003)Internethttp://www.geocities.com/Vienna/5648/Tchaikovsky.htmhttp://w3.rz-berlin.mpg.de/cmp/tchaikovsky.htmlhttp://www.island-of-freedom.com/TCHAIK.HTMEtiquetas: Anton Rubinstein, Leopold Auer, Nadezhda von Meck, Nikolai Rubinstein, Nikolai Zaremba, Tchaikovsky

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