desNorte: Óperas #9: Pelléas et Mélisande, de Claude Debussy

03-08-2010
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Não é a primeira vez que para aqui se traz Claude Debussy (1862-1918): em Fevereiro deste ano, a propósito da obra Ibéria, referimos de passagem a ópera Pelléas et Mélisande, e as atribulações por que ela passou. Pouco depois da publicação, em 1892, da obra homónima de Maurice Maeterlinck (1862-1949), Prémio Nobel da Literatura em 1911, Debussy teve a oportunidade de assistir à estreia da peça em Paris, em Maio de 1893.Por essa altura Debussy ambicionava afastar-se da influência da música de Richard Wagner (1813-1883) e, ao decidir passar para ópera o texto de Maeterlinck, procurou que a música "servisse as subtilezas do texto", muito mais do que se verificava no estilo operático dominante na época, ou seja, no de Wagner. Não deixa de ser curioso verificar, todavia, as influências de Wagner nesta obra, nomeadamente da ópera Parsifal...Pelléas et Méllisande viria a ser a única ópera deixada completa por Debussy, que começou a trabalhar nela em 1889, depois de ter recebido autorização para tal do próprio Maeterlinck. Até aí tudo parecia correr bem, os problemas vieram depois... Apesar de Debussy apenas ter introduzido pequenas alterações no texto, eliminando algumas cenas e cortando alguns diálogos, não evitou a irritação de Maeterlinck por, enquanto esperava pela estreia da ópera, ter feito mais algumas modificações como, por exemplo, a adição de interlúdios entre as mudanças de cena. Situação agravada, e muito, quando Debussy decidiu contratar a soprano escocesa Mary Garden (1874-1967) em detrimento de Georgette Leblanc, a preferida de Maeterlinck, quiçá, por ser amante dele... A estreia teria lugar no dia 30 de Abril de 1902, passam hoje 104 anos.No texto original não abunda a acção que, assim, se encontra basicamente ausente da ópera, algo que esteve longe de preocupar Debussy: "Preferirei sempre um assunto onde, de alguma forma, a acção seja sacrificada em favor dos sentimentos". Debussy procurou, assim, a criação de uma certa atmosfera, o que não o livrou de um elogio ácido de um crítico do New York Post, pela seu "simples mas original processo de abolir o ritmo, a melodia e a tonalidade da música e, desse modo, não deixando nada para além da atmosfera"...CDs Claude DebussyPelléas et Mélisande.Wolfgang Holzmair, Laurent Naouri, Jérôme Varnier (barítonos),Anne Sofie von Otter, Florence Couderc (sopranos), Alain Vernhes (baixo),Hanna Schaer (meio-soprano)Radio France ChorusFrench National OrchestraBernard HaitinkNaïve V4923(2001)Claude DebussyPelléas et Mélisande.Mary Garden, Leila Ben Sedira, Yvonne Brothier, Marthe Nespoulos, SimoneBerriao (sopranos), Germaine Cernay (contralto), Jacques Jansen, EmileRousseau, Henri Etcheverry, Armand Narçon, André Gaudin, Alfred Maguenat,Charles Panzéra, José Beckmans (barítonos), Paul Cabanel, Hector Dufranne,Jean-Emile Vanni-Marcoux, Willy Tubiana (baixos), Claire Croiza, GermaineCernay (meios-sopranos)Yvonne Gouverné ChoirParis Opera OrchestraSymphony OrchestraRoger DesormièreAndante ANDCD3990(1941)Claude DebussyPelléas et Mélisande.Frederica von Stade, Christine Barbaux (sopranos), NadineDenize (contralto), José van Dam, Pascal Thomas, RichardStilwell (barítonos), Ruggero Raimondi (baixo)Berlin Deutsche Oper ChorusBerlin Philharmonic OrchestraHerbert von KarajanEMI 5 67057-2(1978)InternetMaurice MaeterlinckNobelprize.org / Écrivains Belges Francophones / WikipediaClaude DebussyClaude Debussy Web Site / Claude Debussy and Impressionism / Wikipedia / Classical Music Pages Etiquetas: Debussy, Maurice Maeterlinck, Wagner

Não é a primeira vez que para aqui se traz Claude Debussy (1862-1918): em Fevereiro deste ano, a propósito da obra Ibéria, referimos de passagem a ópera Pelléas et Mélisande, e as atribulações por que ela passou. Pouco depois da publicação, em 1892, da obra homónima de Maurice Maeterlinck (1862-1949), Prémio Nobel da Literatura em 1911, Debussy teve a oportunidade de assistir à estreia da peça em Paris, em Maio de 1893.Por essa altura Debussy ambicionava afastar-se da influência da música de Richard Wagner (1813-1883) e, ao decidir passar para ópera o texto de Maeterlinck, procurou que a música "servisse as subtilezas do texto", muito mais do que se verificava no estilo operático dominante na época, ou seja, no de Wagner. Não deixa de ser curioso verificar, todavia, as influências de Wagner nesta obra, nomeadamente da ópera Parsifal...Pelléas et Méllisande viria a ser a única ópera deixada completa por Debussy, que começou a trabalhar nela em 1889, depois de ter recebido autorização para tal do próprio Maeterlinck. Até aí tudo parecia correr bem, os problemas vieram depois... Apesar de Debussy apenas ter introduzido pequenas alterações no texto, eliminando algumas cenas e cortando alguns diálogos, não evitou a irritação de Maeterlinck por, enquanto esperava pela estreia da ópera, ter feito mais algumas modificações como, por exemplo, a adição de interlúdios entre as mudanças de cena. Situação agravada, e muito, quando Debussy decidiu contratar a soprano escocesa Mary Garden (1874-1967) em detrimento de Georgette Leblanc, a preferida de Maeterlinck, quiçá, por ser amante dele... A estreia teria lugar no dia 30 de Abril de 1902, passam hoje 104 anos.No texto original não abunda a acção que, assim, se encontra basicamente ausente da ópera, algo que esteve longe de preocupar Debussy: "Preferirei sempre um assunto onde, de alguma forma, a acção seja sacrificada em favor dos sentimentos". Debussy procurou, assim, a criação de uma certa atmosfera, o que não o livrou de um elogio ácido de um crítico do New York Post, pela seu "simples mas original processo de abolir o ritmo, a melodia e a tonalidade da música e, desse modo, não deixando nada para além da atmosfera"...CDs Claude DebussyPelléas et Mélisande.Wolfgang Holzmair, Laurent Naouri, Jérôme Varnier (barítonos),Anne Sofie von Otter, Florence Couderc (sopranos), Alain Vernhes (baixo),Hanna Schaer (meio-soprano)Radio France ChorusFrench National OrchestraBernard HaitinkNaïve V4923(2001)Claude DebussyPelléas et Mélisande.Mary Garden, Leila Ben Sedira, Yvonne Brothier, Marthe Nespoulos, SimoneBerriao (sopranos), Germaine Cernay (contralto), Jacques Jansen, EmileRousseau, Henri Etcheverry, Armand Narçon, André Gaudin, Alfred Maguenat,Charles Panzéra, José Beckmans (barítonos), Paul Cabanel, Hector Dufranne,Jean-Emile Vanni-Marcoux, Willy Tubiana (baixos), Claire Croiza, GermaineCernay (meios-sopranos)Yvonne Gouverné ChoirParis Opera OrchestraSymphony OrchestraRoger DesormièreAndante ANDCD3990(1941)Claude DebussyPelléas et Mélisande.Frederica von Stade, Christine Barbaux (sopranos), NadineDenize (contralto), José van Dam, Pascal Thomas, RichardStilwell (barítonos), Ruggero Raimondi (baixo)Berlin Deutsche Oper ChorusBerlin Philharmonic OrchestraHerbert von KarajanEMI 5 67057-2(1978)InternetMaurice MaeterlinckNobelprize.org / Écrivains Belges Francophones / WikipediaClaude DebussyClaude Debussy Web Site / Claude Debussy and Impressionism / Wikipedia / Classical Music Pages Etiquetas: Debussy, Maurice Maeterlinck, Wagner

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