Deputados do PS desafiam Governo a rever "limitações legais" aos veículos a gás

02-11-2010
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A posição dos deputados socialistas Jorge Sanches Seguro, Miguel Laranjeiro e Marcos Sá consta de um requerimento a que a agência Lusa teve acesso e que é dirigido ao ministro da Economia, Inovação e Desenvolvimento, Vieira da Silva.

Os três deputados socialistas questionam o ministro da Economia se está “disponível para rever o actual regime” aplicável aos veículos GPL, “facilitando e incentivando o uso de um combustível mais barato e ambientalmente mais interessante”.

No entanto, Jorge Seguro Sanches, Miguel Laranjeiro e Marcos Sá referem que a legislação portuguesa de 25 de Maio de 2006 condiciona a aquisição deste tipo de veículos.

Entre outros condicionalismos, os deputados socialistas apontam o facto de a lei portuguesa estabelecer “limitações quer ao estacionamento destas viaturas em locais fechados, quer em locais abaixo do nível do solo, mas também com a imposição de um dístico identificador”.

“Parece-nos que essas limitações são no sentido de não facilitar, mas, até, de dificultar a utilização destas viaturas em Portugal”, consideram.

Estes deputados do PS adiantam, ainda, que Portugal “é um dos poucos países europeus onde existem estas limitações” e, nesse sentido, questionam Vieira da Silva se o actual regime sobre estacionamento de viaturas a GPL “resulta de alguma imposição da União Europeia”.

“Um veículo GPL emite menos 14 a 10 por cento de CO2 do que veículos a diesel e o GPL é substancialmente mais barato e possui maior segurança no abastecimento na medida em que tem múltiplas origens (gás natural e petróleo)”, acrescentam Jorge Seguro Sanches, Miguel Laranjeiro e Marcos Sá.

A posição dos deputados socialistas Jorge Sanches Seguro, Miguel Laranjeiro e Marcos Sá consta de um requerimento a que a agência Lusa teve acesso e que é dirigido ao ministro da Economia, Inovação e Desenvolvimento, Vieira da Silva.

Os três deputados socialistas questionam o ministro da Economia se está “disponível para rever o actual regime” aplicável aos veículos GPL, “facilitando e incentivando o uso de um combustível mais barato e ambientalmente mais interessante”.

No entanto, Jorge Seguro Sanches, Miguel Laranjeiro e Marcos Sá referem que a legislação portuguesa de 25 de Maio de 2006 condiciona a aquisição deste tipo de veículos.

Entre outros condicionalismos, os deputados socialistas apontam o facto de a lei portuguesa estabelecer “limitações quer ao estacionamento destas viaturas em locais fechados, quer em locais abaixo do nível do solo, mas também com a imposição de um dístico identificador”.

“Parece-nos que essas limitações são no sentido de não facilitar, mas, até, de dificultar a utilização destas viaturas em Portugal”, consideram.

Estes deputados do PS adiantam, ainda, que Portugal “é um dos poucos países europeus onde existem estas limitações” e, nesse sentido, questionam Vieira da Silva se o actual regime sobre estacionamento de viaturas a GPL “resulta de alguma imposição da União Europeia”.

“Um veículo GPL emite menos 14 a 10 por cento de CO2 do que veículos a diesel e o GPL é substancialmente mais barato e possui maior segurança no abastecimento na medida em que tem múltiplas origens (gás natural e petróleo)”, acrescentam Jorge Seguro Sanches, Miguel Laranjeiro e Marcos Sá.

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