GPS Educação e Formação

19-12-2009
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Academias

Seguindo os significados inscritos no Dicionário da Língua Portuguesa (2006, Porto Editora), a Academia faz convergir no mesmo espaço semântico “uma sociedade de escritores, artistas ou cientistas” e “um sarau instrutivo e recreativo”. Como tal, as Academias do Colégio Santo André são um espaço pós lectivo de educare et delectare, ou seja, de instruir e entreter, no qual se forjam, de forma prazerosa, novos cientistas, artistas, atletas, escritores ou jornalistas.

Academias internas:

-Ciências e Ambiente

O projecto da Academia de Ciências/Ambiente surge no âmbito do Programa Eco-Escolas e tem como objectivo principal a melhoria dos parâmetros ambientais do Colégio.

Pretendemos construir uma escola mais verde, por dentro e por fora, promovendo diariamente a defesa da qualidade do meio ambiente. Nesse sentido realizar-se-ão diversas actividades que, com a colaboração de todos, permitirão receber a certificação como Eco-Escola e o Galardão Bandeira Verde.

Entre as actividades a desenvolver, pretende-se construir mini eco-pontos a serem distribuídos pelo espaço exterior do Colégio e estabelecer pontos de recolha de folhas de rascunho - “Rascunhão”.

É fundamental inspirar as novas gerações, incutindo-lhes o sentido de respeito pelo meio ambiente como uma das pedras basilares da sua constituição enquanto cidadãos conscientes, garantindo-nos um futuro de sustentabilidade “verde”.

Professoras Leila Pereira e Carla Serra, dinamizadoras da Academia

-Desporto

Academia de Desporto e Dança

A Academia de Desporto tem como oferta, para os seus participantes, uma gama de actividades que vão desde a dança e os jogos desportivos colectivos, aos jogos tradicionais.

Além destas actividades centrais, a academia proporciona jogos pré desportivos e de postura, de modo a diversificar, ainda mais, a oferta.

Outra iniciativa a desenvolver é a participação em eventos da escola, em parceria com as várias academias ou grupo disciplinares.

As aulas decorrerão, na sua maioria, de uma forma prática, quer em trabalho de grupo, quer individual. Serão apresentados aos alunos vários filmes relativos às actividades físicas que poderão ser abordadas nas aulas.

Em suma, pretende-se com esta academia:

- fomentar o gosto pela prática desportiva;

- desenvolver a criatividade e a autonomia;

- desenvolver hábitos de vida saudáveis.

Professores Felisberto Almada, Clarisse Simões, Diogo Monteiro, Simão Pereira e Tânia Silvério dinamizadores da Academia

-Expressão

A Academia de Expressões tem por objectivo promover diversas actividades, utilizando diferentes materiais, suportes e técnicas de expressão. Tendo como meta principal incentivar, estimular e ampliar os conhecimentos artísticos dos nossos alunos, onde o carácter didáctico se funde com a própria estrutura, sobressai a intenção de alargar o horizonte das práticas artísticas. A academia pretende, ainda, que os alunos, com os diversos projectos artísticos e desafios, reconheçam a representação expressiva de uma linguagem plástica.

Um espaço destinado ao desenvolvimento de diversas competências pessoais, onde a capacidade de expressão se torna incontornável e fundamental na preparação de crianças e jovens. Um lugar em que a arte e a criatividade se sustentam.

Professora Alexandra Moreira e Guida Simões, dinamizadoras da Academia

-Fotografia e Arte Digital

O conhecimento, que antecede os conteúdos, é regido por formatos, com regras próprias, com formulações características do método utilizado na sua construção. Da escrita deriva uma forma de pensar, assim como da visualidade deve resultar, também, uma estrutura base de pensamento.

Cultura Visual pode ser considerado como o conceito segundo o qual grande parte da teoria estética contemporânea se rege. O funcionamento da Arte como um sistema independente do seu meio, sem referências ao seu contexto de produção, processo iniciado pelos conceptualistas, torna o termo Arte demasiadamente fechado sobre si próprio, para poder admitir a infinidade de manifestações culturais em formas visuais com que nos deparamos. Desta forma, a Cultura Visual pretende anular a autonomia da Arte do seu meio sócio-cultural, considerando esta como um produto cultural, uma reflexão acerca do seu meio de origem, e abrangendo uma maior diversidade de produções de carácter visual. A interdisciplinaridade, que actualmente se impõe nas mais variadas áreas, propõe uma maior abertura do conceito Arte a novas formas de manifestação de carácter visual.

A interdisciplinaridade provoca o cruzamento de perspectivas, originando novos discursos que possibilitam outras existências. Pelo cruzamento de informação se constrói o discurso, desde sempre, e assim também as formas visuais se desenvolvem, inovam, renovam, reciclam e transformam através de uma constante comunicação entre si e entre tudo, fortificando a comunicação, neste caso visual.

Numa sociedade em que a imagem predomina, seja pela televisão, Internet ou publicidade, podemos considerar analfabetos os incapazes de narrar ou criar narrativas com imagens. Cultura Visual será então considerada a disciplina pela qual se procura uma critica das representações e da visualidade. Assim, a proposta da Academia de Fotografia/Arte Digital move-se pela necessidade de Educação para a Cultura Visual, bem como através da necessidade de desenvolvimento de sentido estético e discurso critíco com consciência imagética.

Professores Hugo Lopes e Vasco Santos, dinamizadores da Academia

-Teatro

Mantendo a tradição dos anos transactos, a Academia de Teatro do Colégio Santo André iniciou o ano lectivo a todo o vapor. Ainda que com um novo horário, em prelúdio de descanso, nas tardes de Sexta-feira, os novos actores desta instituição abraçaram com o vigor característico a causa artística, constituindo um robusto grupo de sessenta alunos, trespassando todas as faixas etárias, do quinto ao décimo segundo anos de escolaridade.

Projectos são muitos e aliciantes.

No primeiro período, uma pequena adaptação do texto Quero Ser Actor, para brindar a vinda da escritora Isabel Alçada à Feira do Livro do Colégio, e a animação, em jeito de performance de rua, da nossa Festa de Natal, numa tentativa de explorar todos os recantos com potencial dramático do edifício-escola, foram projectados pequenos quadros de inspiração vicentina, mesclados com textos tão diversos como o episódio do “Velho do Restelo” inscrito n’Os Lusíadas, a poesia de Pessoa e Rilke, ou o canto nobre da guitarra de Carlos Paredes. Pedimos ainda aos nossos actores que mostrassem a sua veia poética em exercícios de escrita criativa, na senda de um poema que integrasse o espólio dramático do grupo, tendo sido encontrado um belo exemplar versando sobre Eurídice e Orfeu, a constar na abertura da Festa de Natal.

Já no segundo período, marcámos presença no A(c)tua Festa – Encontros de Teatro GPS, não só como convidados, mas enquanto equipa co-organizadora. Seguindo a proposta apresentada, foi orquestrado um momento teatral baseado apenas em singelas e corriqueiras cadeiras e mesas de sala de aula. Foi encendao um texto original, escrito integralmente pelos nossos alunos, ainda que com algumas intersecções poéticas de autores consagrados, com Wedekind ou Ravenhill. Também durante este período lectivo estará a cargo da Academia de Teatro a dinamização da Feira Medieval, um projecto ambicioso que decerto colocará à prova todas as potencialidades dos nossos alunos-actores que, do alto de carroças de improvisada itinerância , entoarão versos de Gil Vicente.

No terceiro período, voltaremos a encerrar o ano lectivo com mais uma grande produção na Festa de Encerramento, que, dado o secretismo do evento, nos impede de revelar temas ou inspirações, dizendo apenas que sempre que o pano sobe em Santo André, será para brindar o público que, sempre exigente, nunca nos negou, nem negará, as palmas do mérito e do suor artístico que exala de cada um de nós.

Professores Hélder Gomes, Rita Ribeiro, Eleonora Moita e Ana Marques, dinamizadores da Academia

-Línguas

A Academia de Línguas decorre semanalmente, às quintas-feiras, das 17h30 às 19h, contando actualmente com 26 alunos, do 5.º ao 9.º ano de escolaridade.

Estabelecemos como um dos objectivos para o presente ano lectivo, o início de um intercâmbio com uma escola estrangeira, ao abrigo do Projecto Comenius, ao qual nos candidataremos no início de 2008. Nesse sentido, procedemos à elaboração de cartões individuais de apresentação dos vários alunos da Academia e pretendemos, no 2.º período, realizar uma apresentação em vídeo, não só dos participantes da Academia, como também do Colégio. Este projecto visa, essencialmente, a utilização do Inglês fora do contexto de sala de aula, enquanto forma primordial de comunicação entre diferentes povos e culturas. Numa primeira abordagem, os alunos das duas instituições parceiras dar-se-ão a conhecer e comunicarão entre si das mais variadas formas (e-mail, carta…) para, numa fase posterior, visitarem os seus correspondentes no país de origem.

A Academia de Línguas estabeleceu, ainda, como objectivo o ensino e aprendizagem do Alemão e do Castelhano durante as suas sessões.

Atendendo ao universo europeu como uma cultura global, ainda que garantindo as idiossincrasias de cada povo, a academia das línguas reflecte um carácter catalizador de culturas e identidades.

Professora Helena Rodeiro, dinamizadora da Academia

-Matemática

A importância da Matemática na vida quotidiana é factor preponderante para implementação de um projecto deste tipo. É de salientar ainda contributo inovador e enriquecedor desta academia para o ensino da Matemática, contemplando áreas para as quais normalmente os currículos não orientam, numa vertente pluridisciplinar.

Os principais objectivos da Academia para este ano lectivo são:

- Proporcionar aos alunos oportunidades de realização pessoal, através de actividades livres;

- Motivar os alunos para a aprendizagem da Matemática, tornando-a mais dinâmica e atractiva;

- Desenvolver hábitos de trabalho e persistência;

- Desenvolver o espírito de tolerância e de cooperação;

- Fomentar a confiança em si próprio e o sentido de responsabilidade;

- Desenvolver a capacidade de resolver problemas;

- Desenvolver o raciocínio e o pensamento científico;

- Desenvolver a capacidade de comunicar.

Professoras Mafalda Bártolo e Nilza Silva, responsável pela Academia

-Música

A Academia de Música surge com o intuito de possibilitar aos alunos do Colégio Santo André um espaço para desenvolver e aprofundar o seu gosto pela música, assim como para incentivar a sua criatividade musical.

Desta forma, são desenvolvidos vários projectos musicais que visam, entre outros objectivos, a participação em algumas actividades, tais como a animação da Festa de Natal ou a participação no IV Festival da Canção - Novas Vozes.

O produto final visa sempre a apresentação pública à comunidade escolar e/ou a representação do Colégio em eventos externos.

Professor João Rebelo, dinamizador da Academia

Academias externas:

Para além das academias internas, o Colégio Santo André conta com três academias externas, parcerias que garantem uma maior diversidade na oferta proposta.

- Equitação

Seguindo a secular tradição equestre portuguesa, os alunos do Colégio Santo André têm a oportunidade de, duas vezes por semana, encarnar a pele de verdadeiros cavaleiros e amazonas, partilhando espaços e aventuras com a raça e classe de um cavalo, que transcende a condição de animal para alcançar a de companheiro e amigo.

- Natação

A natação é sem dúvida considerada um dos desportos mais completos, relaxantes e terapêuticos. Desta forma, seria inevitável integrá-la na lista de opções a considerar nas Academias Externas. Seja apenas para fazer emergir as memórias do sol e do verão, ou para, de forma mais rigorosa e séria, ultrapassar os limites de tempo, barreiras psicológicas e fobias, esta academia proporciona efectivamente o equilíbrio de acção sobre o corpo e sobre a mente.

- Judo

O judo é sem dúvida mais do que um desporto; encerra a milenar sabedoria oriental, que alia a força interior profunda ao seu reflexo exterior, na forma como se vive e sente o nosso corpo. A experiência desta filosofia de vida permitirá, mais do que se proteger efectivamente dos perigos e agressores, prevenir que as situações de confronto aconteçam, através de uma atitude positiva, saudável e pacífica.

Academias

Seguindo os significados inscritos no Dicionário da Língua Portuguesa (2006, Porto Editora), a Academia faz convergir no mesmo espaço semântico “uma sociedade de escritores, artistas ou cientistas” e “um sarau instrutivo e recreativo”. Como tal, as Academias do Colégio Santo André são um espaço pós lectivo de educare et delectare, ou seja, de instruir e entreter, no qual se forjam, de forma prazerosa, novos cientistas, artistas, atletas, escritores ou jornalistas.

Academias internas:

-Ciências e Ambiente

O projecto da Academia de Ciências/Ambiente surge no âmbito do Programa Eco-Escolas e tem como objectivo principal a melhoria dos parâmetros ambientais do Colégio.

Pretendemos construir uma escola mais verde, por dentro e por fora, promovendo diariamente a defesa da qualidade do meio ambiente. Nesse sentido realizar-se-ão diversas actividades que, com a colaboração de todos, permitirão receber a certificação como Eco-Escola e o Galardão Bandeira Verde.

Entre as actividades a desenvolver, pretende-se construir mini eco-pontos a serem distribuídos pelo espaço exterior do Colégio e estabelecer pontos de recolha de folhas de rascunho - “Rascunhão”.

É fundamental inspirar as novas gerações, incutindo-lhes o sentido de respeito pelo meio ambiente como uma das pedras basilares da sua constituição enquanto cidadãos conscientes, garantindo-nos um futuro de sustentabilidade “verde”.

Professoras Leila Pereira e Carla Serra, dinamizadoras da Academia

-Desporto

Academia de Desporto e Dança

A Academia de Desporto tem como oferta, para os seus participantes, uma gama de actividades que vão desde a dança e os jogos desportivos colectivos, aos jogos tradicionais.

Além destas actividades centrais, a academia proporciona jogos pré desportivos e de postura, de modo a diversificar, ainda mais, a oferta.

Outra iniciativa a desenvolver é a participação em eventos da escola, em parceria com as várias academias ou grupo disciplinares.

As aulas decorrerão, na sua maioria, de uma forma prática, quer em trabalho de grupo, quer individual. Serão apresentados aos alunos vários filmes relativos às actividades físicas que poderão ser abordadas nas aulas.

Em suma, pretende-se com esta academia:

- fomentar o gosto pela prática desportiva;

- desenvolver a criatividade e a autonomia;

- desenvolver hábitos de vida saudáveis.

Professores Felisberto Almada, Clarisse Simões, Diogo Monteiro, Simão Pereira e Tânia Silvério dinamizadores da Academia

-Expressão

A Academia de Expressões tem por objectivo promover diversas actividades, utilizando diferentes materiais, suportes e técnicas de expressão. Tendo como meta principal incentivar, estimular e ampliar os conhecimentos artísticos dos nossos alunos, onde o carácter didáctico se funde com a própria estrutura, sobressai a intenção de alargar o horizonte das práticas artísticas. A academia pretende, ainda, que os alunos, com os diversos projectos artísticos e desafios, reconheçam a representação expressiva de uma linguagem plástica.

Um espaço destinado ao desenvolvimento de diversas competências pessoais, onde a capacidade de expressão se torna incontornável e fundamental na preparação de crianças e jovens. Um lugar em que a arte e a criatividade se sustentam.

Professora Alexandra Moreira e Guida Simões, dinamizadoras da Academia

-Fotografia e Arte Digital

O conhecimento, que antecede os conteúdos, é regido por formatos, com regras próprias, com formulações características do método utilizado na sua construção. Da escrita deriva uma forma de pensar, assim como da visualidade deve resultar, também, uma estrutura base de pensamento.

Cultura Visual pode ser considerado como o conceito segundo o qual grande parte da teoria estética contemporânea se rege. O funcionamento da Arte como um sistema independente do seu meio, sem referências ao seu contexto de produção, processo iniciado pelos conceptualistas, torna o termo Arte demasiadamente fechado sobre si próprio, para poder admitir a infinidade de manifestações culturais em formas visuais com que nos deparamos. Desta forma, a Cultura Visual pretende anular a autonomia da Arte do seu meio sócio-cultural, considerando esta como um produto cultural, uma reflexão acerca do seu meio de origem, e abrangendo uma maior diversidade de produções de carácter visual. A interdisciplinaridade, que actualmente se impõe nas mais variadas áreas, propõe uma maior abertura do conceito Arte a novas formas de manifestação de carácter visual.

A interdisciplinaridade provoca o cruzamento de perspectivas, originando novos discursos que possibilitam outras existências. Pelo cruzamento de informação se constrói o discurso, desde sempre, e assim também as formas visuais se desenvolvem, inovam, renovam, reciclam e transformam através de uma constante comunicação entre si e entre tudo, fortificando a comunicação, neste caso visual.

Numa sociedade em que a imagem predomina, seja pela televisão, Internet ou publicidade, podemos considerar analfabetos os incapazes de narrar ou criar narrativas com imagens. Cultura Visual será então considerada a disciplina pela qual se procura uma critica das representações e da visualidade. Assim, a proposta da Academia de Fotografia/Arte Digital move-se pela necessidade de Educação para a Cultura Visual, bem como através da necessidade de desenvolvimento de sentido estético e discurso critíco com consciência imagética.

Professores Hugo Lopes e Vasco Santos, dinamizadores da Academia

-Teatro

Mantendo a tradição dos anos transactos, a Academia de Teatro do Colégio Santo André iniciou o ano lectivo a todo o vapor. Ainda que com um novo horário, em prelúdio de descanso, nas tardes de Sexta-feira, os novos actores desta instituição abraçaram com o vigor característico a causa artística, constituindo um robusto grupo de sessenta alunos, trespassando todas as faixas etárias, do quinto ao décimo segundo anos de escolaridade.

Projectos são muitos e aliciantes.

No primeiro período, uma pequena adaptação do texto Quero Ser Actor, para brindar a vinda da escritora Isabel Alçada à Feira do Livro do Colégio, e a animação, em jeito de performance de rua, da nossa Festa de Natal, numa tentativa de explorar todos os recantos com potencial dramático do edifício-escola, foram projectados pequenos quadros de inspiração vicentina, mesclados com textos tão diversos como o episódio do “Velho do Restelo” inscrito n’Os Lusíadas, a poesia de Pessoa e Rilke, ou o canto nobre da guitarra de Carlos Paredes. Pedimos ainda aos nossos actores que mostrassem a sua veia poética em exercícios de escrita criativa, na senda de um poema que integrasse o espólio dramático do grupo, tendo sido encontrado um belo exemplar versando sobre Eurídice e Orfeu, a constar na abertura da Festa de Natal.

Já no segundo período, marcámos presença no A(c)tua Festa – Encontros de Teatro GPS, não só como convidados, mas enquanto equipa co-organizadora. Seguindo a proposta apresentada, foi orquestrado um momento teatral baseado apenas em singelas e corriqueiras cadeiras e mesas de sala de aula. Foi encendao um texto original, escrito integralmente pelos nossos alunos, ainda que com algumas intersecções poéticas de autores consagrados, com Wedekind ou Ravenhill. Também durante este período lectivo estará a cargo da Academia de Teatro a dinamização da Feira Medieval, um projecto ambicioso que decerto colocará à prova todas as potencialidades dos nossos alunos-actores que, do alto de carroças de improvisada itinerância , entoarão versos de Gil Vicente.

No terceiro período, voltaremos a encerrar o ano lectivo com mais uma grande produção na Festa de Encerramento, que, dado o secretismo do evento, nos impede de revelar temas ou inspirações, dizendo apenas que sempre que o pano sobe em Santo André, será para brindar o público que, sempre exigente, nunca nos negou, nem negará, as palmas do mérito e do suor artístico que exala de cada um de nós.

Professores Hélder Gomes, Rita Ribeiro, Eleonora Moita e Ana Marques, dinamizadores da Academia

-Línguas

A Academia de Línguas decorre semanalmente, às quintas-feiras, das 17h30 às 19h, contando actualmente com 26 alunos, do 5.º ao 9.º ano de escolaridade.

Estabelecemos como um dos objectivos para o presente ano lectivo, o início de um intercâmbio com uma escola estrangeira, ao abrigo do Projecto Comenius, ao qual nos candidataremos no início de 2008. Nesse sentido, procedemos à elaboração de cartões individuais de apresentação dos vários alunos da Academia e pretendemos, no 2.º período, realizar uma apresentação em vídeo, não só dos participantes da Academia, como também do Colégio. Este projecto visa, essencialmente, a utilização do Inglês fora do contexto de sala de aula, enquanto forma primordial de comunicação entre diferentes povos e culturas. Numa primeira abordagem, os alunos das duas instituições parceiras dar-se-ão a conhecer e comunicarão entre si das mais variadas formas (e-mail, carta…) para, numa fase posterior, visitarem os seus correspondentes no país de origem.

A Academia de Línguas estabeleceu, ainda, como objectivo o ensino e aprendizagem do Alemão e do Castelhano durante as suas sessões.

Atendendo ao universo europeu como uma cultura global, ainda que garantindo as idiossincrasias de cada povo, a academia das línguas reflecte um carácter catalizador de culturas e identidades.

Professora Helena Rodeiro, dinamizadora da Academia

-Matemática

A importância da Matemática na vida quotidiana é factor preponderante para implementação de um projecto deste tipo. É de salientar ainda contributo inovador e enriquecedor desta academia para o ensino da Matemática, contemplando áreas para as quais normalmente os currículos não orientam, numa vertente pluridisciplinar.

Os principais objectivos da Academia para este ano lectivo são:

- Proporcionar aos alunos oportunidades de realização pessoal, através de actividades livres;

- Motivar os alunos para a aprendizagem da Matemática, tornando-a mais dinâmica e atractiva;

- Desenvolver hábitos de trabalho e persistência;

- Desenvolver o espírito de tolerância e de cooperação;

- Fomentar a confiança em si próprio e o sentido de responsabilidade;

- Desenvolver a capacidade de resolver problemas;

- Desenvolver o raciocínio e o pensamento científico;

- Desenvolver a capacidade de comunicar.

Professoras Mafalda Bártolo e Nilza Silva, responsável pela Academia

-Música

A Academia de Música surge com o intuito de possibilitar aos alunos do Colégio Santo André um espaço para desenvolver e aprofundar o seu gosto pela música, assim como para incentivar a sua criatividade musical.

Desta forma, são desenvolvidos vários projectos musicais que visam, entre outros objectivos, a participação em algumas actividades, tais como a animação da Festa de Natal ou a participação no IV Festival da Canção - Novas Vozes.

O produto final visa sempre a apresentação pública à comunidade escolar e/ou a representação do Colégio em eventos externos.

Professor João Rebelo, dinamizador da Academia

Academias externas:

Para além das academias internas, o Colégio Santo André conta com três academias externas, parcerias que garantem uma maior diversidade na oferta proposta.

- Equitação

Seguindo a secular tradição equestre portuguesa, os alunos do Colégio Santo André têm a oportunidade de, duas vezes por semana, encarnar a pele de verdadeiros cavaleiros e amazonas, partilhando espaços e aventuras com a raça e classe de um cavalo, que transcende a condição de animal para alcançar a de companheiro e amigo.

- Natação

A natação é sem dúvida considerada um dos desportos mais completos, relaxantes e terapêuticos. Desta forma, seria inevitável integrá-la na lista de opções a considerar nas Academias Externas. Seja apenas para fazer emergir as memórias do sol e do verão, ou para, de forma mais rigorosa e séria, ultrapassar os limites de tempo, barreiras psicológicas e fobias, esta academia proporciona efectivamente o equilíbrio de acção sobre o corpo e sobre a mente.

- Judo

O judo é sem dúvida mais do que um desporto; encerra a milenar sabedoria oriental, que alia a força interior profunda ao seu reflexo exterior, na forma como se vive e sente o nosso corpo. A experiência desta filosofia de vida permitirá, mais do que se proteger efectivamente dos perigos e agressores, prevenir que as situações de confronto aconteçam, através de uma atitude positiva, saudável e pacífica.

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