Paz na Estrada

20-05-2011
marcar artigo

(...)Segundo os números da Brigada de Trânsito (BT) da GNR, registaram-se, no ano passado, 121.511 acidentes em Portugal,mais de metade (53,1%) dos quais nunca foram convenientemente explicados. Para combater este problema, a GNR tem quase prontas a lançar no terreno equipas de investigação vocacionadas para apurar as causas e os responsáveis "de todos os crimes cometidos em ambiente rodoviário" que seja da responsabilidade da GNR. (...)1) porque razão só em 2004 se começa a fazer investigação de desastres rodoviários em Portugal? Quantos milhares de casos em tribunal, quantos processos com seguradoras, quantos conflitos, quantos traumas acrescidos se devem ao facto de não se investigarem causas objectivas dos desastres, no próprio momento, com os instrumentos adequados? Quantos condutores foram responsabilizados por desastres por infra-estruturas (via e sinalização)deficientes ou causados por problemas no veículo?2) se quase metade das vítimas mortais da sinsitralidade rodoviária se dão em meio urbano, porque razão a PSP-DT ainda não pensou em formar agentes para investigação de desastres? Por exemplo: a causa de muitos atropelamentos é ?o peão surgiu de repente na faixa de rodagem?. Mas alguém alguma vez investiga se, nesses casos, há condições no passeio para a circulação pedonal?

(...)Segundo os números da Brigada de Trânsito (BT) da GNR, registaram-se, no ano passado, 121.511 acidentes em Portugal,mais de metade (53,1%) dos quais nunca foram convenientemente explicados. Para combater este problema, a GNR tem quase prontas a lançar no terreno equipas de investigação vocacionadas para apurar as causas e os responsáveis "de todos os crimes cometidos em ambiente rodoviário" que seja da responsabilidade da GNR. (...)1) porque razão só em 2004 se começa a fazer investigação de desastres rodoviários em Portugal? Quantos milhares de casos em tribunal, quantos processos com seguradoras, quantos conflitos, quantos traumas acrescidos se devem ao facto de não se investigarem causas objectivas dos desastres, no próprio momento, com os instrumentos adequados? Quantos condutores foram responsabilizados por desastres por infra-estruturas (via e sinalização)deficientes ou causados por problemas no veículo?2) se quase metade das vítimas mortais da sinsitralidade rodoviária se dão em meio urbano, porque razão a PSP-DT ainda não pensou em formar agentes para investigação de desastres? Por exemplo: a causa de muitos atropelamentos é ?o peão surgiu de repente na faixa de rodagem?. Mas alguém alguma vez investiga se, nesses casos, há condições no passeio para a circulação pedonal?

marcar artigo