Conspiração às sete: Yo no creo en brujas pero que las hay... las hay!

05-08-2010
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O Ministério da Educação anunciou hoje que irá criar a figura do professor-tutor para o 2º ciclo, que será responsável pelas disciplinas de Português, Matemática e Ciências da Natureza. À partida, esta não me parece uma má ideia, uma vez que permitirá às crianças uma passagem menos agressiva entre o 1º e o 2º ciclo.Espero, sinceramente, que se dê tempo às universidades para preparar curricula adequados, que se façam experiências e que só se avance para esta nova metodologia quando houver profissionais formados e certeza de que o modelo funciona. Mas tendo como exemplo o que se passou com as Actividades de Enriquecimento Curricular, em que bastou a Sra. Ministra sonhar durante a noite para se implementar durante o dia - sem que se tivesse acautelado formação para os professores de inglês e de educação física (cuja formação está apenas indicada para alunos com idades superiores a 10 anos, cujos processos cognitivos são, naturalmente, diferentes de alunos em estádios de desenvolvimento inferiores), ou que se tivesse confirmado se o mercado tinha capacidade para responder à necessidade de milhares de professores de música qualificados – eu não fico descansado. Espero é que a barraca que o Ministério provocou sirva de exemplo. Sob pena de se hipotecar (ainda mais) o futuro da Educação em Portugal. É como lá diz o ditado de nuestros hermanos...


O Ministério da Educação anunciou hoje que irá criar a figura do professor-tutor para o 2º ciclo, que será responsável pelas disciplinas de Português, Matemática e Ciências da Natureza. À partida, esta não me parece uma má ideia, uma vez que permitirá às crianças uma passagem menos agressiva entre o 1º e o 2º ciclo.Espero, sinceramente, que se dê tempo às universidades para preparar curricula adequados, que se façam experiências e que só se avance para esta nova metodologia quando houver profissionais formados e certeza de que o modelo funciona. Mas tendo como exemplo o que se passou com as Actividades de Enriquecimento Curricular, em que bastou a Sra. Ministra sonhar durante a noite para se implementar durante o dia - sem que se tivesse acautelado formação para os professores de inglês e de educação física (cuja formação está apenas indicada para alunos com idades superiores a 10 anos, cujos processos cognitivos são, naturalmente, diferentes de alunos em estádios de desenvolvimento inferiores), ou que se tivesse confirmado se o mercado tinha capacidade para responder à necessidade de milhares de professores de música qualificados – eu não fico descansado. Espero é que a barraca que o Ministério provocou sirva de exemplo. Sob pena de se hipotecar (ainda mais) o futuro da Educação em Portugal. É como lá diz o ditado de nuestros hermanos...

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