Viseu é a primeira cidade do país a ter semáforos que avisam peões e condutores dos segundos que faltam até surgir o verde ou o vermelho, uma medida "importada" pela autarquia que está a ser aplaudida pelos utilizadores.A funcionar há um mês, os painéis de contagem regressiva dos cinco semáforos do Rossio estão a revelar ter sido uma boa aposta e, por isso, a autarquia pretende instalá-los em "pelo menos outros tantos" semáforos até ao final do ano, segundo o seu vice-presidente, Américo Nunes."Avançámos com a experiência nesta zona central da cidade e o acolhimento é muito positivo. Estamos neste momento já para ampliar a outras áreas sensíveis", adiantou.Esta ideia já foi implementada nalguns países, sobretudo do Norte da Europa, tendo chegado a Viseu graças às muitas vantagens que apresenta, nomeadamente o "aumento da segurança de peões e automobilistas" e a "melhor fluidez de trânsito"."Verificamos que, no atravessamento, as pessoas têm outra postura. O peão quando verifica que falta um ou dois segundos para que o verde se extinga e passe a vermelho já não atravessa", contou.Por seu turno, "o automobilista engrena a primeira velocidade quando faltam dois segundos para aparecer o verde", podendo até esse momento descansar os pés."Não há necessidade de fazer arranques bruscos, de ter o pé na embraiagem e o carro numa rotação superior, consumindo mais combustível e produzindo mais CO2 e outros gases nocivos", acrescentou o autarca, frisando que esta demonstrou ser uma solução em que todos ganham.Outra das vantagens dos painéis de contagem regressiva é o seu "custo muito acessível", de "apenas algumas dezenas de euros por unidade", o que, segundo Américo Nunes, leva a uma "óptima relação custo/benefício". Os segundos de espera podem ser mais ou menos, dependendo do trânsito e do número de passagens de peões na passadeira."Por exemplo, no Rossio sabemos que há um fluxo muito grande de pessoas e, portanto, a temporização para os peões é superior a outra zona onde passam em menor número. Privilegiamos o peão ou o automobilista em função das contagens de passagem", explicou.Quem tem de passar frequentemente pelo Rossio, zona central da cidade de Viseu, onde está o edifício da Câmara Municipal, mostra-se satisfeito com estes semáforos "cronometrados"."Acho que foi uma boa iniciativa, principalmente para os peões. Temos um tempo de espera e sabemos quantos segundos faltam para podermos atravessar a estrada", afirmou Teodoro Cassoma.(...)In PublicoPara quando um sistema igual ou parecido em Lisboa?
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Viseu é a primeira cidade do país a ter semáforos que avisam peões e condutores dos segundos que faltam até surgir o verde ou o vermelho, uma medida "importada" pela autarquia que está a ser aplaudida pelos utilizadores.A funcionar há um mês, os painéis de contagem regressiva dos cinco semáforos do Rossio estão a revelar ter sido uma boa aposta e, por isso, a autarquia pretende instalá-los em "pelo menos outros tantos" semáforos até ao final do ano, segundo o seu vice-presidente, Américo Nunes."Avançámos com a experiência nesta zona central da cidade e o acolhimento é muito positivo. Estamos neste momento já para ampliar a outras áreas sensíveis", adiantou.Esta ideia já foi implementada nalguns países, sobretudo do Norte da Europa, tendo chegado a Viseu graças às muitas vantagens que apresenta, nomeadamente o "aumento da segurança de peões e automobilistas" e a "melhor fluidez de trânsito"."Verificamos que, no atravessamento, as pessoas têm outra postura. O peão quando verifica que falta um ou dois segundos para que o verde se extinga e passe a vermelho já não atravessa", contou.Por seu turno, "o automobilista engrena a primeira velocidade quando faltam dois segundos para aparecer o verde", podendo até esse momento descansar os pés."Não há necessidade de fazer arranques bruscos, de ter o pé na embraiagem e o carro numa rotação superior, consumindo mais combustível e produzindo mais CO2 e outros gases nocivos", acrescentou o autarca, frisando que esta demonstrou ser uma solução em que todos ganham.Outra das vantagens dos painéis de contagem regressiva é o seu "custo muito acessível", de "apenas algumas dezenas de euros por unidade", o que, segundo Américo Nunes, leva a uma "óptima relação custo/benefício". Os segundos de espera podem ser mais ou menos, dependendo do trânsito e do número de passagens de peões na passadeira."Por exemplo, no Rossio sabemos que há um fluxo muito grande de pessoas e, portanto, a temporização para os peões é superior a outra zona onde passam em menor número. Privilegiamos o peão ou o automobilista em função das contagens de passagem", explicou.Quem tem de passar frequentemente pelo Rossio, zona central da cidade de Viseu, onde está o edifício da Câmara Municipal, mostra-se satisfeito com estes semáforos "cronometrados"."Acho que foi uma boa iniciativa, principalmente para os peões. Temos um tempo de espera e sabemos quantos segundos faltam para podermos atravessar a estrada", afirmou Teodoro Cassoma.(...)In PublicoPara quando um sistema igual ou parecido em Lisboa?