França estuda proibição de veículos poluentes no centro de grandes cidades

09-04-2011
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O anúncio foi feito pela ministra francesa do Ambiente, Nathalie Kosciusko-Morizet, e o objectivo é criar, a partir de 2012 e durante três anos, as chamadas “zonas prioritárias para o ar”. Para tal será criada uma lista de veículos mais poluentes, adiantou o diário espanhol “El País”, a qual servirá como guia para que cada cidade decida a que veículos deverá restringir o tráfego e se deverá fazê-lo permanentemente ou apenas a determinadas horas.

Paris, Lyon e Bordéus serão algumas das cidades em que a medida será aplicada. “É uma operação de reconquista das cidades e não uma operação para que o centro dessas cidades fique morto”, explicou a ministra francesa durante uma conferência sobre a qualidade do ar.

Kosciusko-Morizet recordou que, segundo a Organização Mundial de Saúde, morrem em França cerca de 42 mil pessoas todos os anos prematuramente devido à contaminação ambiental, e sublinhou que mais de três milhões de franceses sofrem de asma.

A partir de um programa europeu para a qualidade do ar, designado Norma Euro 5, será criada uma lista de camiões, carros e motas mais poluentes. Os veículos serão qualificados numa escala que vai de uma a quatro estrelas e as autarquias irão decidir que veículos proibir e em que condições. Os infractores poderão ter de pagar uma multa até 68 euros.

A ministra francesa do Ambiente justificou a medida com alguns exemplos de restrição ao tráfego em cidades europeias. Londres criou uma zona a partir da qual se paga portagem, e Berlim adoptou restrições que permitiram reduzir em cerca de 25 por cento a emissão de partículas poluentes.

Notícia corrigida

O anúncio foi feito pela ministra francesa do Ambiente, Nathalie Kosciusko-Morizet, e o objectivo é criar, a partir de 2012 e durante três anos, as chamadas “zonas prioritárias para o ar”. Para tal será criada uma lista de veículos mais poluentes, adiantou o diário espanhol “El País”, a qual servirá como guia para que cada cidade decida a que veículos deverá restringir o tráfego e se deverá fazê-lo permanentemente ou apenas a determinadas horas.

Paris, Lyon e Bordéus serão algumas das cidades em que a medida será aplicada. “É uma operação de reconquista das cidades e não uma operação para que o centro dessas cidades fique morto”, explicou a ministra francesa durante uma conferência sobre a qualidade do ar.

Kosciusko-Morizet recordou que, segundo a Organização Mundial de Saúde, morrem em França cerca de 42 mil pessoas todos os anos prematuramente devido à contaminação ambiental, e sublinhou que mais de três milhões de franceses sofrem de asma.

A partir de um programa europeu para a qualidade do ar, designado Norma Euro 5, será criada uma lista de camiões, carros e motas mais poluentes. Os veículos serão qualificados numa escala que vai de uma a quatro estrelas e as autarquias irão decidir que veículos proibir e em que condições. Os infractores poderão ter de pagar uma multa até 68 euros.

A ministra francesa do Ambiente justificou a medida com alguns exemplos de restrição ao tráfego em cidades europeias. Londres criou uma zona a partir da qual se paga portagem, e Berlim adoptou restrições que permitiram reduzir em cerca de 25 por cento a emissão de partículas poluentes.

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