O Pirelli Scorpion Verde é o primeiro pneu economizador concebido para um tipo de veículos com maior impacto ambiental - SUV (Sports Utility Vehicles) e crossovers. Sendo "verde", é um pneu de alta performance para a condução em asfalto, o que corresponde às necessidades da larga maioria dos utilizadores deste tipo de veículos, que os usam principalmente em estrada. O Scorpion Verde estará à venda em Abril, em 18 medidas, para jantes de 16 a 20 polegadas, com índices de velocidade H (até 210 km/h), V (240 km/h), W (270 km/h) e Y (300 km/h).
A grande novidade do Scorpion Verde é o facto de aliar características de alta performance - como se referiu, algumas medidas suportam velocidades até 300 km/h -, a uma redução de consumos e de emissões de CO2. Segundo o fabricante, este pneu já cumpre com futuras normas da UE e ostenta nas suas paredes os 4 ícones de ecoimpacto da Pirelli - bomba de gasolina (eficiência energética), folha de árvore (ar limpo), nota de música cortada (baixo nível de ruído) e estrada (alta quilometragem).
Eficiência energética, pela sua baixa resistência ao rolamento, que se traduz em menores consumos e emissões de CO2 - em relação ao Scorpion STR, até menos 4 por cento, o que, em 40.000 km, representa menos 320 kg de emissões de CO2 e 110 litros de consumo de combustível. Ar limpo, porque os novos compostos da banda de rodagem não contêm óleos aromáticos, que, com o desgaste do pneu, emitem gases nocivos para o ambiente.
Baixo nível de ruído, porque o Scorpion Verde já cumpre com as normas da UE para 2012 neste capítulo, com uma redução de 30 por cento no ruído percebido decorrente do seu rolar em relação ao Scorpion STR. Alta quilometragem, porque, graças ao seu desenho e aos novos materiais empregues na sua construção, tem uma vida útil acrescida, com performances iguais e desgaste uniforme da banda de rodagem. Acresce que o Scorpion Verde é 10 por cento mais leve, o que representa uma poupança de 10 por cento em matérias-primas.
Na apresentação deste pneu, foi possível verificar a sua aderência e capacidade de travagem numa pista estreita e sinuosa com 7 mm de lençol de água. Também foi possível experimentar o seu baixo ruído de rolamento, o conforto e a resposta às manobras do volante, tanto em seco como molhado.
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Isso deve-se ao desenho da banda de rodagem e a novos compostos usados no fabrico. A banda de rodagem, projectada para minimizar o ruído, tem boa área de contacto com o solo, proporcionando maior segurança, conforto e guiabilidade e inclui 4 grandes canais longitudinais que expelem 41 litros de água por segundo a 90 km/h, com benefícios para a aderência e capacidade de travagem em molhado, bem como redução do risco de aquaplanagem. Os novos compostos contêm nanopartículas de enchimento que asseguram menor resistência ao rolamento e maior adaptabilidade do pneu às condições do piso.
Num inquérito a proprietários europeus de SUV, concluiu-se que 70 por cento estariam dispostos a pagar mais para ter um veículo mais "verde"; 20 por cento pensam que o consumo de combustível é um problema dos SUV; 10 por cento consideram que o ruído é um ponto fraco destes veículos; 60 por cento nunca conduzem fora de estrada e 28 por cento só o fazem uma vez por ano. O Scorpion Verde foi criado para responder a esses requisitos.
Este pneu já está homologado para equipar de origem veículos como os Audi Q3 e Q5, o Volkswagen Touareg 2010 ou os novos Mercedes classe M. Os preços são similares aos dos outros pneus equivalentes da gama da Pirelli - por exemplo, o preço de tabela para o revendedor da medida 215/70R H para jante de 16 polegadas é de 148 euros. João Palma
O Pirelli Scorpion Verde é o primeiro pneu economizador concebido para um tipo de veículos com maior impacto ambiental - SUV (Sports Utility Vehicles) e crossovers. Sendo "verde", é um pneu de alta performance para a condução em asfalto, o que corresponde às necessidades da larga maioria dos utilizadores deste tipo de veículos, que os usam principalmente em estrada. O Scorpion Verde estará à venda em Abril, em 18 medidas, para jantes de 16 a 20 polegadas, com índices de velocidade H (até 210 km/h), V (240 km/h), W (270 km/h) e Y (300 km/h).
A grande novidade do Scorpion Verde é o facto de aliar características de alta performance - como se referiu, algumas medidas suportam velocidades até 300 km/h -, a uma redução de consumos e de emissões de CO2. Segundo o fabricante, este pneu já cumpre com futuras normas da UE e ostenta nas suas paredes os 4 ícones de ecoimpacto da Pirelli - bomba de gasolina (eficiência energética), folha de árvore (ar limpo), nota de música cortada (baixo nível de ruído) e estrada (alta quilometragem).
Eficiência energética, pela sua baixa resistência ao rolamento, que se traduz em menores consumos e emissões de CO2 - em relação ao Scorpion STR, até menos 4 por cento, o que, em 40.000 km, representa menos 320 kg de emissões de CO2 e 110 litros de consumo de combustível. Ar limpo, porque os novos compostos da banda de rodagem não contêm óleos aromáticos, que, com o desgaste do pneu, emitem gases nocivos para o ambiente.
Baixo nível de ruído, porque o Scorpion Verde já cumpre com as normas da UE para 2012 neste capítulo, com uma redução de 30 por cento no ruído percebido decorrente do seu rolar em relação ao Scorpion STR. Alta quilometragem, porque, graças ao seu desenho e aos novos materiais empregues na sua construção, tem uma vida útil acrescida, com performances iguais e desgaste uniforme da banda de rodagem. Acresce que o Scorpion Verde é 10 por cento mais leve, o que representa uma poupança de 10 por cento em matérias-primas.
Na apresentação deste pneu, foi possível verificar a sua aderência e capacidade de travagem numa pista estreita e sinuosa com 7 mm de lençol de água. Também foi possível experimentar o seu baixo ruído de rolamento, o conforto e a resposta às manobras do volante, tanto em seco como molhado.
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Isso deve-se ao desenho da banda de rodagem e a novos compostos usados no fabrico. A banda de rodagem, projectada para minimizar o ruído, tem boa área de contacto com o solo, proporcionando maior segurança, conforto e guiabilidade e inclui 4 grandes canais longitudinais que expelem 41 litros de água por segundo a 90 km/h, com benefícios para a aderência e capacidade de travagem em molhado, bem como redução do risco de aquaplanagem. Os novos compostos contêm nanopartículas de enchimento que asseguram menor resistência ao rolamento e maior adaptabilidade do pneu às condições do piso.
Num inquérito a proprietários europeus de SUV, concluiu-se que 70 por cento estariam dispostos a pagar mais para ter um veículo mais "verde"; 20 por cento pensam que o consumo de combustível é um problema dos SUV; 10 por cento consideram que o ruído é um ponto fraco destes veículos; 60 por cento nunca conduzem fora de estrada e 28 por cento só o fazem uma vez por ano. O Scorpion Verde foi criado para responder a esses requisitos.
Este pneu já está homologado para equipar de origem veículos como os Audi Q3 e Q5, o Volkswagen Touareg 2010 ou os novos Mercedes classe M. Os preços são similares aos dos outros pneus equivalentes da gama da Pirelli - por exemplo, o preço de tabela para o revendedor da medida 215/70R H para jante de 16 polegadas é de 148 euros. João Palma