Arestas de Vento: janeiro 11, 2009

22-10-2009
marcar artigo

ALTO LÁ VOZ DO CONSENTIMENTO UNTUOSO!!! JOSÉ CASANOVA, O PRINCIPAL FAZEDOR DE ROMANCE POLÍTICO EM PORTUGAL, VAI ESTAR, BREVEMENTE, NO ARESTAS DE VENTO. E ESTA? NOVIDADES

A produção do Arestas de Vento tem o prazer de informar amigos ouvintes e cibernautas que no âmbito das grandes entrevistas

vai receber o escritor José Casanova no dia 7 de Fevereiro.

(José Casanova)

LEMBRO QUE O ARESTAS DE VENTO ESTÁ NO AR AOS SÁBADOS DAS 16 ÀS 19H NA POPULAR FM

90.9

E EM

www.popularfm.com

(um dos escritores mais lidos em Portugal)

MAIS !!!

O TEMPO DAS GIESTAS / JOSÉ CASANOVA

"Ao escrever este romance, José Casanova, sem nunca ter estado nesse campo de morte lenta, correspondeu ao apelo formulado por Francisco Miguel há muitos anos, no prefácio ao livro “Tarrafal – testemunhos”: “ é necessário que alguém, que também tenha conhecido e sofrido o Tarrafal, descreva alguma coisa mais que, de algum modo, possa ser a continuação deste livro. Fazê-lo será contribuir para o esclarecimento político do nosso povo."

Pedro Namora

(para muitos é o principal fazedor de romance político neste país às vezes assim ... às vezes assado.) Posted by arestas at 10:58 PM

De quem é o carvalhal? É nosso! Assim te quero cantar, mar antigo a que regresso. Neste cais está arrimado o barco sonho em que voltei. Neste cais eu encontrei a margem do outro lado, Grandola Vila Morena. Diz lá, valeu a pena a travessia? Valeu pois. CREDENCIAL

Uma das coisas de que me orgulho na vida

é ter sido DELEGADO de Otelo Saraiva de Carvalho

nas eleições para Presidente da República

em 1980.

Fernando Manuel Pereira

"Assim mesmo, como entrevi um dia, a chorar de alegria, de esperança precoce e intranquila, o azul dos operários da Lisnave a desfilar, gritando ódio apenas ao vazio, exército de amor e capacetes, assim mesmo na Praça de Londres o soldado lhes falou: Olá camaradas, somos trabalhadores, eles não conseguiram fazer-nos esquecer, aqui está a minha arma para vos servir. Assim mesmo, por detrás das colinas onde o verde está à espera se levantam antiquíssimos rumores, as festas e os suores, os bombos de lava-colhos, assim mesmo senti um dia, a chorar de alegria, de esperança precoce e intranquila, o bater inexorável dos corações produtores, os tambores. De quem é o carvalhal? É nosso! Assim te quero cantar, mar antigo a que regresso. Neste cais está arrimado o barco sonho em que voltei. Neste cais eu encontrei a margem do outro lado, Grandola Vila Morena. Diz lá, valeu a pena a travessia? Valeu pois."

FMI / José Mário Branco

Quando o avião aqui chegou

quando o mês de Maio começou

eu olhei para ti

então entendi

foi um sonho mau que já passou

foi um mau bocado que acabou

Tinha esta viola numa mão

uma flor vermelha n'outra mão

tinha um grande amor

marcado pela dor

e quando a fronteira me abraçou

foi esta bagagem que encontrou

Eu vim de longe

de muito longe

o que eu andei p'ra'qui chegar

Eu vou p'ra longe

p'ra muito longe

onde nos vamos encontrar

com o que temos p'ra nos dar

E então olhei à minha volta

vi tanta esperança andar à solta

que não exitei

e os hinos cantei

foram feitos do meu coração

feitos de alegria e de paixão

Quando a nossa festa s'estragou

e o mês de Novembro se vingou

eu olhei p'ra ti

e então entendi

foi um sonho lindo que acabou

houve aqui alguém que se enganou

Tinha esta viola numa mão

coisas começadas noutra mão

tinha um grande amor

marcado pela dor

e quando a espingarda se virou

foi p'ra esta força que apontou

(Clicar abaixo para ouvir)

Posted by arestas at 09:54 PM

Curiosamente, quem mais criticou o Cardeal Patriarca foram os homens e não as mulheres que até perceberam melhor o alerta feito por D. Policarpo... CARDEAL ACENDE POLÉMICA

D. José Policarpo, fez recentemente uma afirmação polémica que está causando mal-estar na comunidade muçulmana que não gostou do alerta que ele fez às jovens cristãs (na Figueira da Foz) exprimindo a ideia de que casar com um muçulmano é arranjar um “monte de sarilhos” que deviam evitar. “Nem Alá sabe onde acabam os problemas”, concluiu.

Obviamente isto agitou muita gente que recusa qualquer contexto em que ele tenha dito tais palavras que serviram inclusive para debate público num conhecido programa de rádio onde participaram várias ouvintes que telefonaram dizendo o que pensam sobre o assunto.

Curiosamente, quem mais criticou o Cardeal Patriarca foram os homens e não as mulheres que até perceberam melhor o alerta feito por D. Policarpo. Isto tem algum significado no nosso país onde as mulheres sempre foram tratadas como escravas ou “abaixo de cão” (muitas assassinadas pelos seus companheiros) e seus direitos e liberdades sempre foram condicionados pelos homens portugueses que só há bem pouco tempo aprenderam a reconhecer mais o direito à igualdade e liberdade que elas não possuiam. Esta é a verdade!

Agora até posso dizer também que há excessos, porque muitas entendem mal a liberdade que têm a ponto de perderem sua própria dignidade (cheias de vícios e leviandade) e quiçá lhes fizesse bem casarem com um muçulmano para aprenderem a recuperar alguma pureza pelos princípios éticos da religião islâmica, já que a cristã não tem conseguido muito no sentido de educar verdadeiramente as pessoas à luz do dos Evangelhos de Cristo e suas verdades ocultas que deveriam ser entendidas por católicos e não católicos que falam tanto de Paz e Liberdade num mundo cheio de Iniquidade.

Pessoalmente entendi o que é que D. José Policarpo pretendeu dizer ás jovens que decerto teriam alguma dificuldade de se adaptar aos preceitos e tradições da Religião do Islão, mas isso não quer dizer que um casamento de um muçulmano com uma cristã em Portugal não seja feliz e até possa enriquecer ambos no lado espiritual. Aliás, ele próprio reconhece que a comunidade cristã é muito ignorante em relação à muçulmana.

Rui Palmela/ Cidadão Setubalense/ Blog do autor http://alvorecer-escriba.blogspot.com/ Posted by arestas at 09:22 PM

Ela aí está a grande novidade e promete arrasar: O Arestas de Vento recebe Sábado, 17 de Janeiro, a Orquestra Ligeira de Cabanas. Quem vai perder? Só os distraídos, tontinhos por vocação, OU, alérgicos a VALORES do Concelho de Palmela. Arestas de Vento, um programa de rádio ligado ao fascínio da palavra. Um lugar singular onde as ideias, a solidariedade, a cultura e a boa politica fazem sempre sentido.

Tudo aos Sábados entre as 16 e as 19h na Popular fm (90.9) e em

www.popularfm.com

Ouvir o Arestas de Vento é fazer parte de um movimento cultural singular, interventor e aberto aos valores de sempre !!!

Só para lembrar :

As entrevistas feitas recentemente ao cantor Samuel, ao Dr. Pedro Namora, bem como ao Dr. Luciano Pereira continuam a dar que falar (...)

Siga a Roda ...

Sábado, 17 de Janeiro 2009

Convidada especial :

ORQUESTRA LIGEIRA DE CABANAS

(Pelo discurso directo do animador cultural António Rafael Raposo, do maestro Carlos Cardoso e do teclista Francisco Santana)

Clicar na imagem ABAIXO para ver e ouvir " Cavalo à solta "

Casa cheia no Arestas de Vento !!! Posted by arestas at 10:42 PM

A passos largos aproxima-se mais um período eleitoral, altura em que os nossos exímios políticos nos começam novamente a fazer a cama(...) ATÉ FIQUEI BANZADO!!!

2008 finou-se pelas ruas da amargura e o seu parente próximo, 2009, começou tortuoso e de cara à banda e nós, Zé Contribuinte, a vivermos num rectângulo em recessão aguda, só lá para 2010, se for, é que pomos os olhos em cima de alguma melhoria.

O Zé Cidadão, seja de primeira ou de segunda apanha, pobrezinho mas honrado, como manda a tradição, até parece aceitar com resignada e cristã resignação este destino sem destino e com frouxa luz ao fundo do túnel. A vivermos num país pendurado numa Europa que sempre nos olhou de lado, que se sabe a crescer pouco mas a crescer, enquanto por cá, engodados com trinta e tal anos de promessas e promessas e mais promessas, continuamos a não passar da cepa torta, dando de bandeja a convicção de que se vive num mundo de completa ficção.

A passos largos aproxima-se mais um período eleitoral, altura em que os nossos exímios políticos nos começam novamente a fazer a cama. Lá virão de novo as gastas e recicladas promessas grandiosas de mundos e fundos, o povo a engoli-las até ao sabugo, como se gostasse de ser enganado. O fingimento político a acentuar ainda mais o abismo entre palavras e actos, ajudam a firmar os políticos como a classe mais mentirosa de entre todas. Para alcançarem o poder ou para nele se manterem, são capazes de inventar e de fazer barbaridades, e nós, povo desgraçado, a vermos estes "paquetes" trafulhas a agredirem-nos os tímpanos, pimba, pimba, pimba, alguns até, como a Fénix, a renascerem das cinzas dos escândalos superados por novos escândalos, a actuarem na política e na economia com o único objectivo de enriquecimento rápido individual, buscando afincadamente a ração que alimenta os próprios bolsos.

Neste país que já foi de menos brandos costumes, transformado numa arena política, em que aparece um mentiroso sempre melhor que outro, (como se a verdade fosse paradoxo da democracia), a honestidade pessoal parece já não servir de garantia de política eficaz ou competência, vindo dar razão a quem acredita que a moral politizou-se, amesquinhando-se. Urge que o sacrificado e mal pago cidadão contribuinte fortaleça o seu sentido crítico e deixe de ir em historietas da carochinha que só adormecem, adormecem, adormecem...

Pois foi neste nosso tão mal tratado País em completa e conhecida recessão, recheadinho de conflitos laborais e de desemprego desenfreado e incontrolado, que vem o Sócrates, de mansinho, e pumba!, pede ao Zé Povinho mais uma maioria absoluta. Tá o ouvinte a ver a cena, não tá?

Fernando Manuel Pereira/ Jornalista/ Poeta/ Setubalense/ Blogues do autor: http://entremargens.bloguez.com/ e http://etcetal.blogs.sapo.pt/ e http://palavrasnovento.nireblog.com/ Posted by arestas at 10:11 PM

A ENTREVISTA AO DR LUCIANO PEREIRA NO ARESTAS DE VENTO DA POPULAR FM FOI UM ESTRONDOSO SUCESSO. "O DR LUCIANO PEREIRA É UM INDIVÍDUO CULTO E CONTRA ISSO NÃO HÁ EVIDÊNCIAS DE ARGUMENTAÇÃO CONTRÁRIA (LUÍS ARTUR DE SOUSA)." COMPLETAMENTE DISPONÍVEL NESTE BLOG O REGISTO SONORO DA ENTREVISTA FEITA AO DR. LUCIANO PEREIRA, NO DIA 10 DE JANEIRO, NO PROGRAMA DE CULTURA NA RÁDIO ARESTAS DE VENTO, DA POPULAR FM. TUDO AO ALCANCE DE UM SIMPLES CLIQUE ...

http://arestasdevento.podomatic.com/

RESCALDO/ ENTREVISTA

Dr Luciano Pereira, Setubalense convicto, homem solidário, maduro, escritor e professor no Instituto Politécnico de Setúbal.

(As perguntas descritas imediatamente abaixo e da autoria do ouvinte com história Leonel Dias servem para exemplificar o que foi a dialéctica dominante numa conversa intelectualmente honesta e que teve o embalo poético dos criativos Luís Filipe Estrela, Fernando Manuel Pereira, Manuela Matos Silva, Maria Clementina e, naturalmente, do próprio dr. Luciano Pereira. Tudo pela arte de dizer do actor Fernando Guerreiro. Um mimo oferecido ao nosso auditório regular.)

Caro Ricardo Cardoso

Saudações democráticas para o convidado de hoje do “ARESTAS DE VENTO”, Dr. Luciano Pereira, homem da Cultura e do Saber e cuja audição constitui sempre um enorme prazer.

Para ti e para a Céu Campos, bem como para os colaboradores José Gago, Luís Filipe Estrela e Fernando “Combate” Pereira, vai a minha maior admiração e alta estima.

Seguem-se duas perguntas múltiplas ao convidado de hoje:

1ª Pergunta – Como setubalense quem gostaria de ver a comandar os destinos da edilidade setubalense?

O Dr. Eugénio da Fonseca seria o homem certo para a função ou o lugar dele é mesmo na liderança da Cáritas Diocesana?

Que lhe parece uma eventual candidatura do Dr. Fernando Negrão, pelo PSD, após ter abandonado o actual elenco camarário?

2ª – O que considera o melhor e o pior da governação PS na presente legislatura?

Na sua opinião os portugueses deverão corresponder ao pedido de José Sócrates dando ao Partido Socialista uma nova maioria em 2009?

O meu bem-haja e agradecimento ao Dr. Luciano Pereira e à equipa que produz e realiza o “Arestas de Vento” um programa que constitui uma enorme pedrada no charco na pasmaceira generalizada da Cultura Radiofónica que (não) se faz em Portugal.

Leonel Dias, Amigo do “Arestas de Vento”

MANO RICARDO

ÉS AQUELA VELHA MÁQUINA. UM BOM DISCÍPULO DO PERSONALISMO BEBIDO NOITES SEM FIM PELA TAÇA DA CULTURA E DOS MISTÉRIOS DO HOMEM. FIZESTE MAIS UMA GRANDE ENTREVISTA. TUDO ACONTECEU COM REDOBRADO INTERESSE DO PRINCÍPIO AO FIM. O DR LUCIANO PEREIRA É UM INDIVÍDUO CULTO E CONTRA ISSO NÃO HÁ EVIDÊNCIAS DE ARGUMENTAÇÃO CONTRÁRIA. É UM FILHO DE SETÚBAL PREOCUPADO COM OS PROBLEMAS SÓCIO - CULTURAIS DA SUA CIDADE E TEM IDEIAS PARA CONCLUSÃO. QUEM ACOMPANHA A VIDA DO PODER AUTÁRQUICO SABE QUE AFINA POR FILHOS DA PARTIDARITE E NÃO PELA PREPARAÇÃO DOS ELEITOS. E PORQUÊ TAMANHA ANEDOTA HISTÓRICA? PORQUE OS PARTIDOS COMPORTAM-SE COMO EMPRESAS ONDE A DISCIPLINA É FUNDAMENTAL PARA A OPTIMIZAÇÃO DO LUCRO. ESSA CONSTANTE TALVEZ NÃO SEJA POSSÍVEL DE EXECUÇÃO COM HOMENS COM A MATURIDADE INTELECTUAL DO DR LUCIANO PEREIRA QUE TEVE A CORAGEM DE DIZER QUE O FACTO DE SER MILITANTE COM RESPONSABILIDADES NO PS NÃO FAZ COM QUE SEJA POLITICAMENTE CEGO E PARTIDARIAMENTE OBEDIENTE. CONTAM-SE PELOS DEDOS OS POLÍTICOS QUE CONSEGUEM UMA AFIRMAÇÃO DESTAS. EU SINCERAMENTE GOSTAVA DE OUVIR FALAR DELE NAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS E DEPOIS TEM MAIS OUTRA CONDIÇÃO SABE O QUE É (COMO EU) O VAPOR POÉTICO DO VINHO E O CHEIRO DOS PETISCOS DAS TABERNAS PORTUGUESAS. É UM HOMEM DE CONSENSOS QUE SABE DIVERGIR COM A FREQUÊNCIA DO CIDADÃO HUMILDE QUE NÃO ENTRA EM LABIRINTOS IDEOLÓGICOS DA CULTURA DA INTRIGA E DA MENTIRA INSTALADA DESDE SEMPRE. TAMBÉM NÃO TEM PROBLEMAS EM FALAR NA IDENTIDADE COMUM EUROPEIA SEM ESQUECER NAS CINCO QUINAS E NOS SETE CASTELOS A HISTÓRIA UNIVERSAL DO HOMEM VAGABUNDO (O EMIGRANTE), PARA RECONHECIMENTO DAQUILO QUE ISSO SIGNIFICA E DIZ DE PORTUGAL DA EUROPA E DO MUNDO.

MANO RICARDO

PARABÉNS PELOS POEMAS COM QUE O NOSSO AMIGO E FILHO DA NATUREZA FERNANDO GUERREIRO DISSE DURANTE A ENTREVISTA. FORAM BEM ESCOLHIDOS E CAÍRAM BEM NA DISCUSSÃO. DIZ AO GUERREIRO QUE DEPOIS DE TI E DO NAMORA É O MEU SACANA PREFERIDO. ELE QUE AGUARDE POR NOVO BANHO DE CULTURA EM TUA CASA. COMPREI UMA GUITARRA NOVA QUE TOCA SOZINHA.

ACHEI O MÁXIMO O DR LUCIANO PEREIRA DIZER QUE OS SETUBALENSES NÃO SE QUEREM FICAR PELAS MARCHAS E QUE ESTÃO A FICAR CADA VEZ MAIS CASTRADAS E QUE UM AUTARCA MODERNO TEM QUE SUBSTITUIR A CULTURA POPULARUCHA PELA VERDADEIRA CULTURA POPULAR. MAIS FORTE AINDA SÓ AQUELA OUTRA: BOCAGE JÁ NÃO SE REVÊ COMO CIDADÃO DO SADO.

NÃO DEIXEM SETÚBAL FICAR CAPADA.

Luís Artur de Sousa/ Escriba/ Músico/ Ex fuzileiro para todo o serviço e inimigo visceral de muitos filhos da natureza

Céu e Ricardo, agradeço pelo prazer da entrevista feita ao dr Luciano Pereira e não tenho dificuldade em dizer que votaria facilmente nele para autarca na minha cidade.

Há muito tempo que digo que foguetes, Carnaval e marchas não podem dominar a vida de uma autarquia. Quando assim é o tempo está a voltar para trás e é inteligente parar e organizar tudo de novo.

Onde estão os bons hábitos de cultura com qualidade que Setúbal sempre teve no seu ventre?

Beijos Céu e abraço Ricardo e felicidades para o dr Luciano Pereira.

Ana Sofia Carvalho/ Setubalense/ Psicóloga

Irmão e Amigo Ricardo: Contigo, e com a Céu, não existem más entrevistas. Mais uma vez foi feita a diferença.O ARESTAS É O ARESTAS!

Quanto ao destaque maior, aqui vai: BOA POESIA NA VOZ DO EMBLEMÁTICO E TALENTOSO FERNANDO GUERREIRO, NOTA 9 PARA MANUEL ALEGRE (apesar de toda e qualquer humana contradição, não será assim Irmão e Amigo Palmela?) e no fim, mas não menos importante, TODA A ENVOLVÊNCIA CULTURAL LIVRE DO MELHOR PROGRAMA DE CULTURA NA RÁDIO EM PORTUGAL.

Como no melhor pano (também cai a nódoa) aqui fica o menos: 7 para o "governo" DITO "socialista", só pode ser "brincadeirinha"... de igual modo, fazer passar a mensagem de que para GOVERNAR Setúbal só o partido "socia ... lista" também não me parece intelectualmente sério, mas enfim ... VIVA A LIBERDADE DE EXPRESSÃO ... E O REGRESSO DOS MELROS NO SEU MELHOR(???) ...

Abraço Amigo e necessariamente LIVRE do vosso:

Luís Filipe Estrela/ Poeta/ Director do Jornal Viva Setúbal

O DR. LUCIANO PEREIRA SURPREENDEU MAIS UMA VEZ TUDO E TODOS NUMA ENTREVISTA MUITO INTELECTUAL E POLITICA NO ARESTAS DE VENTO, SÁBADO, 10 DE JANEIRO. UMA VERDADEIRA LIÇÃO DE MODERNIDADE ... POIS É: A GANHAR ASSIM TODAS AS SEMANAS POR GOLEADA, QUEM É QUE OUSA AFRONTAR O ARESTAS DE VENTO...?

DESTA VEZ, O "PONTA DE LANÇA" EM DESTAQUE, FOI O DR. LUCIANO PEREIRA, CUJA ORATÓRIA FOI, SIMPLESMENTE, FANTÁSTICA! E, CLARO TUDO SOB A ARBITRAGEM SEMPRE COMPETENTÍSSIMA DO AMIGO LUTADOR PELA CULTURA RICARDO CARDOSO.

NÃO HÁ QUALQUER DÚVIDA: NO CAMPEONATO DA CULTURA...

O ARESTAS NÃO TEM ADVERSÁRIOS PARA ISTO ... E SIGA A RODA...! E, COMO DIZ O OUTRO: MORRA O QUE CHEIRA A BAFIO.

UM ABRAÇO A TODOS OS AMIGOS.

José Gago/ Poeta Popular/ Palmela

Sem a cultura certa somos iguais às bestas. Não conseguimos o sentido do aperfeiçoamento da existência pessoal e colectiva. Pois ficamos mais ao alcance dos tentáculos dos construtores e negociatas sem escrúpulos.

Quem nasceu em Setúbal conhece o instinto das bestas e facilmente retira o sal do saleiro. Um Setubalense, respeita o mar, a serra, a cidade, a ciência, o teatro, a poesia e a natureza, não monesprezando os nossos meios.

Joana Cristina Dias Caria/ Médica/ Setubalense

Mais uma vez parabéns pelo programa. Os temas são muito bem escolhidos. Quanto ao convidado gostei dos poemas, muito bem ditos pelo Fernando Guerreiro. Quanto ao resto, achei-o apagado e prepotente...

Um abraço.

Maria Clementina/ Actriz/ Poetisa/ Autarca/ Setubalense

"Esta é a ditosa Pátria Minha Amada" (Camões)

Amigos, adorei a entrevista ao dr Luciano Pereira. É uma boa opção para a vida autárquica dessa cidade maravilhosa. Percebi a sua mensagem e estou com ele.

Aqui deixo algo para vós: Minha Pátria Amada, já tem site na Net. Graças ao dinamismo dos seus impulsionadores, podeis ver a página de apresentação em: http://sites.google.com/site/minhapatriaamada/

Para contactos:

minhapatriaamada@gmail.com ou armeniofranca@hotmail.com , mandem aos vossos amigos, quem estiver interessado em se bater por um Portugal melhor é hora de mostrarem a coragem. Precisamos de 6000 assinaturas. Temos de ter mais pessoas no terreno. Nós temos um sonho.

Divulguem esse sonho.

Arménio Marques França/ Proponente do Partido Politico Minha Pátria Amada

Mano, olha o que eu descobri no baú e que já tem 1 ano de conservação:

Uma gaivota voava voava. O filha da mãe do verso popular já não diz nada.

É com manos como o Dr Luciano Pereira que ainda podemos pular e avançar.

Peçam ao mano Ricardo para o Dr Luciano regressar o mais breve possível ao Arestas de Vento.

Eu sou irmão da mensagem que atravessa a verdade dos tempos.

É preciso continuar a lutar pelos golfinhos e ar puro na Serra da Arrábida.

Abraço.

Luís Artur de Sousa/ Escriba/ Musico/ Ex fuzileiro para todo o serviço/ Inimigo visceral de muitos filhos da natureza

Dª Céu e sr Ricardo muito obrigado pela saudação no programa Arestas de Vento.

Parabéns ao convidado, o dr Luciano Pereira e ao Arestas de Vento pelo convite que lhe fizeram e que nos agradou imenso. É necessário ver a luz do amanhã na gestão dos valores do presente. A história da literatura ajuda nessa acção, tal como o esperanto, em permanente, mudança.

Um abraço e até amanhã.

Alexandre Kasesa/ Cidadão de Moscavide/ Esperantista

( Em actualização ) Posted by arestas at 12:01 PM

ALTO LÁ VOZ DO CONSENTIMENTO UNTUOSO!!! JOSÉ CASANOVA, O PRINCIPAL FAZEDOR DE ROMANCE POLÍTICO EM PORTUGAL, VAI ESTAR, BREVEMENTE, NO ARESTAS DE VENTO. E ESTA? NOVIDADES

A produção do Arestas de Vento tem o prazer de informar amigos ouvintes e cibernautas que no âmbito das grandes entrevistas

vai receber o escritor José Casanova no dia 7 de Fevereiro.

(José Casanova)

LEMBRO QUE O ARESTAS DE VENTO ESTÁ NO AR AOS SÁBADOS DAS 16 ÀS 19H NA POPULAR FM

90.9

E EM

www.popularfm.com

(um dos escritores mais lidos em Portugal)

MAIS !!!

O TEMPO DAS GIESTAS / JOSÉ CASANOVA

"Ao escrever este romance, José Casanova, sem nunca ter estado nesse campo de morte lenta, correspondeu ao apelo formulado por Francisco Miguel há muitos anos, no prefácio ao livro “Tarrafal – testemunhos”: “ é necessário que alguém, que também tenha conhecido e sofrido o Tarrafal, descreva alguma coisa mais que, de algum modo, possa ser a continuação deste livro. Fazê-lo será contribuir para o esclarecimento político do nosso povo."

Pedro Namora

(para muitos é o principal fazedor de romance político neste país às vezes assim ... às vezes assado.) Posted by arestas at 10:58 PM

De quem é o carvalhal? É nosso! Assim te quero cantar, mar antigo a que regresso. Neste cais está arrimado o barco sonho em que voltei. Neste cais eu encontrei a margem do outro lado, Grandola Vila Morena. Diz lá, valeu a pena a travessia? Valeu pois. CREDENCIAL

Uma das coisas de que me orgulho na vida

é ter sido DELEGADO de Otelo Saraiva de Carvalho

nas eleições para Presidente da República

em 1980.

Fernando Manuel Pereira

"Assim mesmo, como entrevi um dia, a chorar de alegria, de esperança precoce e intranquila, o azul dos operários da Lisnave a desfilar, gritando ódio apenas ao vazio, exército de amor e capacetes, assim mesmo na Praça de Londres o soldado lhes falou: Olá camaradas, somos trabalhadores, eles não conseguiram fazer-nos esquecer, aqui está a minha arma para vos servir. Assim mesmo, por detrás das colinas onde o verde está à espera se levantam antiquíssimos rumores, as festas e os suores, os bombos de lava-colhos, assim mesmo senti um dia, a chorar de alegria, de esperança precoce e intranquila, o bater inexorável dos corações produtores, os tambores. De quem é o carvalhal? É nosso! Assim te quero cantar, mar antigo a que regresso. Neste cais está arrimado o barco sonho em que voltei. Neste cais eu encontrei a margem do outro lado, Grandola Vila Morena. Diz lá, valeu a pena a travessia? Valeu pois."

FMI / José Mário Branco

Quando o avião aqui chegou

quando o mês de Maio começou

eu olhei para ti

então entendi

foi um sonho mau que já passou

foi um mau bocado que acabou

Tinha esta viola numa mão

uma flor vermelha n'outra mão

tinha um grande amor

marcado pela dor

e quando a fronteira me abraçou

foi esta bagagem que encontrou

Eu vim de longe

de muito longe

o que eu andei p'ra'qui chegar

Eu vou p'ra longe

p'ra muito longe

onde nos vamos encontrar

com o que temos p'ra nos dar

E então olhei à minha volta

vi tanta esperança andar à solta

que não exitei

e os hinos cantei

foram feitos do meu coração

feitos de alegria e de paixão

Quando a nossa festa s'estragou

e o mês de Novembro se vingou

eu olhei p'ra ti

e então entendi

foi um sonho lindo que acabou

houve aqui alguém que se enganou

Tinha esta viola numa mão

coisas começadas noutra mão

tinha um grande amor

marcado pela dor

e quando a espingarda se virou

foi p'ra esta força que apontou

(Clicar abaixo para ouvir)

Posted by arestas at 09:54 PM

Curiosamente, quem mais criticou o Cardeal Patriarca foram os homens e não as mulheres que até perceberam melhor o alerta feito por D. Policarpo... CARDEAL ACENDE POLÉMICA

D. José Policarpo, fez recentemente uma afirmação polémica que está causando mal-estar na comunidade muçulmana que não gostou do alerta que ele fez às jovens cristãs (na Figueira da Foz) exprimindo a ideia de que casar com um muçulmano é arranjar um “monte de sarilhos” que deviam evitar. “Nem Alá sabe onde acabam os problemas”, concluiu.

Obviamente isto agitou muita gente que recusa qualquer contexto em que ele tenha dito tais palavras que serviram inclusive para debate público num conhecido programa de rádio onde participaram várias ouvintes que telefonaram dizendo o que pensam sobre o assunto.

Curiosamente, quem mais criticou o Cardeal Patriarca foram os homens e não as mulheres que até perceberam melhor o alerta feito por D. Policarpo. Isto tem algum significado no nosso país onde as mulheres sempre foram tratadas como escravas ou “abaixo de cão” (muitas assassinadas pelos seus companheiros) e seus direitos e liberdades sempre foram condicionados pelos homens portugueses que só há bem pouco tempo aprenderam a reconhecer mais o direito à igualdade e liberdade que elas não possuiam. Esta é a verdade!

Agora até posso dizer também que há excessos, porque muitas entendem mal a liberdade que têm a ponto de perderem sua própria dignidade (cheias de vícios e leviandade) e quiçá lhes fizesse bem casarem com um muçulmano para aprenderem a recuperar alguma pureza pelos princípios éticos da religião islâmica, já que a cristã não tem conseguido muito no sentido de educar verdadeiramente as pessoas à luz do dos Evangelhos de Cristo e suas verdades ocultas que deveriam ser entendidas por católicos e não católicos que falam tanto de Paz e Liberdade num mundo cheio de Iniquidade.

Pessoalmente entendi o que é que D. José Policarpo pretendeu dizer ás jovens que decerto teriam alguma dificuldade de se adaptar aos preceitos e tradições da Religião do Islão, mas isso não quer dizer que um casamento de um muçulmano com uma cristã em Portugal não seja feliz e até possa enriquecer ambos no lado espiritual. Aliás, ele próprio reconhece que a comunidade cristã é muito ignorante em relação à muçulmana.

Rui Palmela/ Cidadão Setubalense/ Blog do autor http://alvorecer-escriba.blogspot.com/ Posted by arestas at 09:22 PM

Ela aí está a grande novidade e promete arrasar: O Arestas de Vento recebe Sábado, 17 de Janeiro, a Orquestra Ligeira de Cabanas. Quem vai perder? Só os distraídos, tontinhos por vocação, OU, alérgicos a VALORES do Concelho de Palmela. Arestas de Vento, um programa de rádio ligado ao fascínio da palavra. Um lugar singular onde as ideias, a solidariedade, a cultura e a boa politica fazem sempre sentido.

Tudo aos Sábados entre as 16 e as 19h na Popular fm (90.9) e em

www.popularfm.com

Ouvir o Arestas de Vento é fazer parte de um movimento cultural singular, interventor e aberto aos valores de sempre !!!

Só para lembrar :

As entrevistas feitas recentemente ao cantor Samuel, ao Dr. Pedro Namora, bem como ao Dr. Luciano Pereira continuam a dar que falar (...)

Siga a Roda ...

Sábado, 17 de Janeiro 2009

Convidada especial :

ORQUESTRA LIGEIRA DE CABANAS

(Pelo discurso directo do animador cultural António Rafael Raposo, do maestro Carlos Cardoso e do teclista Francisco Santana)

Clicar na imagem ABAIXO para ver e ouvir " Cavalo à solta "

Casa cheia no Arestas de Vento !!! Posted by arestas at 10:42 PM

A passos largos aproxima-se mais um período eleitoral, altura em que os nossos exímios políticos nos começam novamente a fazer a cama(...) ATÉ FIQUEI BANZADO!!!

2008 finou-se pelas ruas da amargura e o seu parente próximo, 2009, começou tortuoso e de cara à banda e nós, Zé Contribuinte, a vivermos num rectângulo em recessão aguda, só lá para 2010, se for, é que pomos os olhos em cima de alguma melhoria.

O Zé Cidadão, seja de primeira ou de segunda apanha, pobrezinho mas honrado, como manda a tradição, até parece aceitar com resignada e cristã resignação este destino sem destino e com frouxa luz ao fundo do túnel. A vivermos num país pendurado numa Europa que sempre nos olhou de lado, que se sabe a crescer pouco mas a crescer, enquanto por cá, engodados com trinta e tal anos de promessas e promessas e mais promessas, continuamos a não passar da cepa torta, dando de bandeja a convicção de que se vive num mundo de completa ficção.

A passos largos aproxima-se mais um período eleitoral, altura em que os nossos exímios políticos nos começam novamente a fazer a cama. Lá virão de novo as gastas e recicladas promessas grandiosas de mundos e fundos, o povo a engoli-las até ao sabugo, como se gostasse de ser enganado. O fingimento político a acentuar ainda mais o abismo entre palavras e actos, ajudam a firmar os políticos como a classe mais mentirosa de entre todas. Para alcançarem o poder ou para nele se manterem, são capazes de inventar e de fazer barbaridades, e nós, povo desgraçado, a vermos estes "paquetes" trafulhas a agredirem-nos os tímpanos, pimba, pimba, pimba, alguns até, como a Fénix, a renascerem das cinzas dos escândalos superados por novos escândalos, a actuarem na política e na economia com o único objectivo de enriquecimento rápido individual, buscando afincadamente a ração que alimenta os próprios bolsos.

Neste país que já foi de menos brandos costumes, transformado numa arena política, em que aparece um mentiroso sempre melhor que outro, (como se a verdade fosse paradoxo da democracia), a honestidade pessoal parece já não servir de garantia de política eficaz ou competência, vindo dar razão a quem acredita que a moral politizou-se, amesquinhando-se. Urge que o sacrificado e mal pago cidadão contribuinte fortaleça o seu sentido crítico e deixe de ir em historietas da carochinha que só adormecem, adormecem, adormecem...

Pois foi neste nosso tão mal tratado País em completa e conhecida recessão, recheadinho de conflitos laborais e de desemprego desenfreado e incontrolado, que vem o Sócrates, de mansinho, e pumba!, pede ao Zé Povinho mais uma maioria absoluta. Tá o ouvinte a ver a cena, não tá?

Fernando Manuel Pereira/ Jornalista/ Poeta/ Setubalense/ Blogues do autor: http://entremargens.bloguez.com/ e http://etcetal.blogs.sapo.pt/ e http://palavrasnovento.nireblog.com/ Posted by arestas at 10:11 PM

A ENTREVISTA AO DR LUCIANO PEREIRA NO ARESTAS DE VENTO DA POPULAR FM FOI UM ESTRONDOSO SUCESSO. "O DR LUCIANO PEREIRA É UM INDIVÍDUO CULTO E CONTRA ISSO NÃO HÁ EVIDÊNCIAS DE ARGUMENTAÇÃO CONTRÁRIA (LUÍS ARTUR DE SOUSA)." COMPLETAMENTE DISPONÍVEL NESTE BLOG O REGISTO SONORO DA ENTREVISTA FEITA AO DR. LUCIANO PEREIRA, NO DIA 10 DE JANEIRO, NO PROGRAMA DE CULTURA NA RÁDIO ARESTAS DE VENTO, DA POPULAR FM. TUDO AO ALCANCE DE UM SIMPLES CLIQUE ...

http://arestasdevento.podomatic.com/

RESCALDO/ ENTREVISTA

Dr Luciano Pereira, Setubalense convicto, homem solidário, maduro, escritor e professor no Instituto Politécnico de Setúbal.

(As perguntas descritas imediatamente abaixo e da autoria do ouvinte com história Leonel Dias servem para exemplificar o que foi a dialéctica dominante numa conversa intelectualmente honesta e que teve o embalo poético dos criativos Luís Filipe Estrela, Fernando Manuel Pereira, Manuela Matos Silva, Maria Clementina e, naturalmente, do próprio dr. Luciano Pereira. Tudo pela arte de dizer do actor Fernando Guerreiro. Um mimo oferecido ao nosso auditório regular.)

Caro Ricardo Cardoso

Saudações democráticas para o convidado de hoje do “ARESTAS DE VENTO”, Dr. Luciano Pereira, homem da Cultura e do Saber e cuja audição constitui sempre um enorme prazer.

Para ti e para a Céu Campos, bem como para os colaboradores José Gago, Luís Filipe Estrela e Fernando “Combate” Pereira, vai a minha maior admiração e alta estima.

Seguem-se duas perguntas múltiplas ao convidado de hoje:

1ª Pergunta – Como setubalense quem gostaria de ver a comandar os destinos da edilidade setubalense?

O Dr. Eugénio da Fonseca seria o homem certo para a função ou o lugar dele é mesmo na liderança da Cáritas Diocesana?

Que lhe parece uma eventual candidatura do Dr. Fernando Negrão, pelo PSD, após ter abandonado o actual elenco camarário?

2ª – O que considera o melhor e o pior da governação PS na presente legislatura?

Na sua opinião os portugueses deverão corresponder ao pedido de José Sócrates dando ao Partido Socialista uma nova maioria em 2009?

O meu bem-haja e agradecimento ao Dr. Luciano Pereira e à equipa que produz e realiza o “Arestas de Vento” um programa que constitui uma enorme pedrada no charco na pasmaceira generalizada da Cultura Radiofónica que (não) se faz em Portugal.

Leonel Dias, Amigo do “Arestas de Vento”

MANO RICARDO

ÉS AQUELA VELHA MÁQUINA. UM BOM DISCÍPULO DO PERSONALISMO BEBIDO NOITES SEM FIM PELA TAÇA DA CULTURA E DOS MISTÉRIOS DO HOMEM. FIZESTE MAIS UMA GRANDE ENTREVISTA. TUDO ACONTECEU COM REDOBRADO INTERESSE DO PRINCÍPIO AO FIM. O DR LUCIANO PEREIRA É UM INDIVÍDUO CULTO E CONTRA ISSO NÃO HÁ EVIDÊNCIAS DE ARGUMENTAÇÃO CONTRÁRIA. É UM FILHO DE SETÚBAL PREOCUPADO COM OS PROBLEMAS SÓCIO - CULTURAIS DA SUA CIDADE E TEM IDEIAS PARA CONCLUSÃO. QUEM ACOMPANHA A VIDA DO PODER AUTÁRQUICO SABE QUE AFINA POR FILHOS DA PARTIDARITE E NÃO PELA PREPARAÇÃO DOS ELEITOS. E PORQUÊ TAMANHA ANEDOTA HISTÓRICA? PORQUE OS PARTIDOS COMPORTAM-SE COMO EMPRESAS ONDE A DISCIPLINA É FUNDAMENTAL PARA A OPTIMIZAÇÃO DO LUCRO. ESSA CONSTANTE TALVEZ NÃO SEJA POSSÍVEL DE EXECUÇÃO COM HOMENS COM A MATURIDADE INTELECTUAL DO DR LUCIANO PEREIRA QUE TEVE A CORAGEM DE DIZER QUE O FACTO DE SER MILITANTE COM RESPONSABILIDADES NO PS NÃO FAZ COM QUE SEJA POLITICAMENTE CEGO E PARTIDARIAMENTE OBEDIENTE. CONTAM-SE PELOS DEDOS OS POLÍTICOS QUE CONSEGUEM UMA AFIRMAÇÃO DESTAS. EU SINCERAMENTE GOSTAVA DE OUVIR FALAR DELE NAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS E DEPOIS TEM MAIS OUTRA CONDIÇÃO SABE O QUE É (COMO EU) O VAPOR POÉTICO DO VINHO E O CHEIRO DOS PETISCOS DAS TABERNAS PORTUGUESAS. É UM HOMEM DE CONSENSOS QUE SABE DIVERGIR COM A FREQUÊNCIA DO CIDADÃO HUMILDE QUE NÃO ENTRA EM LABIRINTOS IDEOLÓGICOS DA CULTURA DA INTRIGA E DA MENTIRA INSTALADA DESDE SEMPRE. TAMBÉM NÃO TEM PROBLEMAS EM FALAR NA IDENTIDADE COMUM EUROPEIA SEM ESQUECER NAS CINCO QUINAS E NOS SETE CASTELOS A HISTÓRIA UNIVERSAL DO HOMEM VAGABUNDO (O EMIGRANTE), PARA RECONHECIMENTO DAQUILO QUE ISSO SIGNIFICA E DIZ DE PORTUGAL DA EUROPA E DO MUNDO.

MANO RICARDO

PARABÉNS PELOS POEMAS COM QUE O NOSSO AMIGO E FILHO DA NATUREZA FERNANDO GUERREIRO DISSE DURANTE A ENTREVISTA. FORAM BEM ESCOLHIDOS E CAÍRAM BEM NA DISCUSSÃO. DIZ AO GUERREIRO QUE DEPOIS DE TI E DO NAMORA É O MEU SACANA PREFERIDO. ELE QUE AGUARDE POR NOVO BANHO DE CULTURA EM TUA CASA. COMPREI UMA GUITARRA NOVA QUE TOCA SOZINHA.

ACHEI O MÁXIMO O DR LUCIANO PEREIRA DIZER QUE OS SETUBALENSES NÃO SE QUEREM FICAR PELAS MARCHAS E QUE ESTÃO A FICAR CADA VEZ MAIS CASTRADAS E QUE UM AUTARCA MODERNO TEM QUE SUBSTITUIR A CULTURA POPULARUCHA PELA VERDADEIRA CULTURA POPULAR. MAIS FORTE AINDA SÓ AQUELA OUTRA: BOCAGE JÁ NÃO SE REVÊ COMO CIDADÃO DO SADO.

NÃO DEIXEM SETÚBAL FICAR CAPADA.

Luís Artur de Sousa/ Escriba/ Músico/ Ex fuzileiro para todo o serviço e inimigo visceral de muitos filhos da natureza

Céu e Ricardo, agradeço pelo prazer da entrevista feita ao dr Luciano Pereira e não tenho dificuldade em dizer que votaria facilmente nele para autarca na minha cidade.

Há muito tempo que digo que foguetes, Carnaval e marchas não podem dominar a vida de uma autarquia. Quando assim é o tempo está a voltar para trás e é inteligente parar e organizar tudo de novo.

Onde estão os bons hábitos de cultura com qualidade que Setúbal sempre teve no seu ventre?

Beijos Céu e abraço Ricardo e felicidades para o dr Luciano Pereira.

Ana Sofia Carvalho/ Setubalense/ Psicóloga

Irmão e Amigo Ricardo: Contigo, e com a Céu, não existem más entrevistas. Mais uma vez foi feita a diferença.O ARESTAS É O ARESTAS!

Quanto ao destaque maior, aqui vai: BOA POESIA NA VOZ DO EMBLEMÁTICO E TALENTOSO FERNANDO GUERREIRO, NOTA 9 PARA MANUEL ALEGRE (apesar de toda e qualquer humana contradição, não será assim Irmão e Amigo Palmela?) e no fim, mas não menos importante, TODA A ENVOLVÊNCIA CULTURAL LIVRE DO MELHOR PROGRAMA DE CULTURA NA RÁDIO EM PORTUGAL.

Como no melhor pano (também cai a nódoa) aqui fica o menos: 7 para o "governo" DITO "socialista", só pode ser "brincadeirinha"... de igual modo, fazer passar a mensagem de que para GOVERNAR Setúbal só o partido "socia ... lista" também não me parece intelectualmente sério, mas enfim ... VIVA A LIBERDADE DE EXPRESSÃO ... E O REGRESSO DOS MELROS NO SEU MELHOR(???) ...

Abraço Amigo e necessariamente LIVRE do vosso:

Luís Filipe Estrela/ Poeta/ Director do Jornal Viva Setúbal

O DR. LUCIANO PEREIRA SURPREENDEU MAIS UMA VEZ TUDO E TODOS NUMA ENTREVISTA MUITO INTELECTUAL E POLITICA NO ARESTAS DE VENTO, SÁBADO, 10 DE JANEIRO. UMA VERDADEIRA LIÇÃO DE MODERNIDADE ... POIS É: A GANHAR ASSIM TODAS AS SEMANAS POR GOLEADA, QUEM É QUE OUSA AFRONTAR O ARESTAS DE VENTO...?

DESTA VEZ, O "PONTA DE LANÇA" EM DESTAQUE, FOI O DR. LUCIANO PEREIRA, CUJA ORATÓRIA FOI, SIMPLESMENTE, FANTÁSTICA! E, CLARO TUDO SOB A ARBITRAGEM SEMPRE COMPETENTÍSSIMA DO AMIGO LUTADOR PELA CULTURA RICARDO CARDOSO.

NÃO HÁ QUALQUER DÚVIDA: NO CAMPEONATO DA CULTURA...

O ARESTAS NÃO TEM ADVERSÁRIOS PARA ISTO ... E SIGA A RODA...! E, COMO DIZ O OUTRO: MORRA O QUE CHEIRA A BAFIO.

UM ABRAÇO A TODOS OS AMIGOS.

José Gago/ Poeta Popular/ Palmela

Sem a cultura certa somos iguais às bestas. Não conseguimos o sentido do aperfeiçoamento da existência pessoal e colectiva. Pois ficamos mais ao alcance dos tentáculos dos construtores e negociatas sem escrúpulos.

Quem nasceu em Setúbal conhece o instinto das bestas e facilmente retira o sal do saleiro. Um Setubalense, respeita o mar, a serra, a cidade, a ciência, o teatro, a poesia e a natureza, não monesprezando os nossos meios.

Joana Cristina Dias Caria/ Médica/ Setubalense

Mais uma vez parabéns pelo programa. Os temas são muito bem escolhidos. Quanto ao convidado gostei dos poemas, muito bem ditos pelo Fernando Guerreiro. Quanto ao resto, achei-o apagado e prepotente...

Um abraço.

Maria Clementina/ Actriz/ Poetisa/ Autarca/ Setubalense

"Esta é a ditosa Pátria Minha Amada" (Camões)

Amigos, adorei a entrevista ao dr Luciano Pereira. É uma boa opção para a vida autárquica dessa cidade maravilhosa. Percebi a sua mensagem e estou com ele.

Aqui deixo algo para vós: Minha Pátria Amada, já tem site na Net. Graças ao dinamismo dos seus impulsionadores, podeis ver a página de apresentação em: http://sites.google.com/site/minhapatriaamada/

Para contactos:

minhapatriaamada@gmail.com ou armeniofranca@hotmail.com , mandem aos vossos amigos, quem estiver interessado em se bater por um Portugal melhor é hora de mostrarem a coragem. Precisamos de 6000 assinaturas. Temos de ter mais pessoas no terreno. Nós temos um sonho.

Divulguem esse sonho.

Arménio Marques França/ Proponente do Partido Politico Minha Pátria Amada

Mano, olha o que eu descobri no baú e que já tem 1 ano de conservação:

Uma gaivota voava voava. O filha da mãe do verso popular já não diz nada.

É com manos como o Dr Luciano Pereira que ainda podemos pular e avançar.

Peçam ao mano Ricardo para o Dr Luciano regressar o mais breve possível ao Arestas de Vento.

Eu sou irmão da mensagem que atravessa a verdade dos tempos.

É preciso continuar a lutar pelos golfinhos e ar puro na Serra da Arrábida.

Abraço.

Luís Artur de Sousa/ Escriba/ Musico/ Ex fuzileiro para todo o serviço/ Inimigo visceral de muitos filhos da natureza

Dª Céu e sr Ricardo muito obrigado pela saudação no programa Arestas de Vento.

Parabéns ao convidado, o dr Luciano Pereira e ao Arestas de Vento pelo convite que lhe fizeram e que nos agradou imenso. É necessário ver a luz do amanhã na gestão dos valores do presente. A história da literatura ajuda nessa acção, tal como o esperanto, em permanente, mudança.

Um abraço e até amanhã.

Alexandre Kasesa/ Cidadão de Moscavide/ Esperantista

( Em actualização ) Posted by arestas at 12:01 PM

marcar artigo