Arestas de Vento: maio 06, 2007

22-10-2009
marcar artigo

VIVA O PODER POPULAR! (...a propósito da queda da Câmara de Lisboa)

Fonte http://canhotices.blogspot.com/ Posted by arestas at 01:10 PM

Somos todos netos de Abril - Pode ser o que for (!) e também pode ser uma bela obra teatral de Sérgio Ribeiro. Até breve! Quando reacontecer Abril

Se acontecer

Que se prendam todas as flores

Antes da madrugada

(Sophia de Mello Breyner)

Clicar na notinha musical para ouvir TORDO

Fonte http://ocheirodailha.blogspot.com/

Quando se luta por causas justas, a vitória é certa!

Finalmente, e após algumas semanas de denúncia do caso da família a viver numa barraca em condições degradantes, em Setúbal, o vereador responsável pelo pelouro da Habitação, Eusébio Candeias (PC), entregou ontem, dia 11 de Maio, uma habitação (ainda a ser recuperada) ao casal com cinco filhas menores tendo, para o efeito, além de convocar o casal, chamado a comunicação social para assistir ao acto... Só faltou mesmo foguetes, banda de música e corte de fita...

Quanto a nós, esta "encenação" não passou de uma má tentativa de vestir o diabo com pele de ovelha...

Estamos crentes que se não fosse o interesse de todos nós na denúncia deste caso, a adesão imediata da Comunicação Social, local e nacional, rádios do distrito, diversas organizações e organismos oficiais, inclusive responsáveis políticos do PS, PSD e PC, e eminentes cidadãos que fizeram ouvir de imediato a sua voz contra a flagrante injustiça que era a de deixar viver cinco meninas menores num horrível pardieiro, esta situação iria certamente cair no cano de esgoto do esquecimento oficial... Assim não aconteceu!

Quero aproveitar para, em nome desta Família, agradecer a quantos - e tantos foram ! - solidariamente nos ajudaram nesta demanda. Um agradecimento especial me seja permitido: aos Senhores vereadores da Câmara de Setúbal, Ilídio Ferreira e Fernando Negrão e ao SOS CRIANÇA!

Fernando Manuel Pereira

Blog desse autor http://poesiaemluta.blog.pt/

Posted by arestas at 11:47 AM

Uma abordagem de alto risco agora que são celebrados os 90 anos das aparições de Nossa Senhora, em Fátima Fátima e seus Segredos - A "Senhora Luminosa" e o "Milagre do Sol"

Amigos, apresento-vos mais uma nova página do meu site pessoal sobre um assunto que será sempre polémico mas que não deixa de ser interessante e exige uma leitura atenta para uma profunda reflexão. De resto, já S.Paulo dizia para analisar tudo e reter o que é excelente!

http://www.novaera-alvorecer.net/fatima_seus_segredos.htm

Abraço fraternal

Rui Palmela Posted by arestas at 11:26 AM

Dizem que a amizade é a cor mais bela

Poema de Amílcar Cabral

Mamãe velha venha ouvir comigo

O bater da chuva lá no seu portão

É um bater de amigo que

vibra dentro do meu coração

A chuva amiga mamãe velha a chuva

Que há tanto tempo não batia assim

Ouvi dizer que a cidade velha a ilha toda

Em poucos dias já virou jardim

Dizem que o campo se cobriu de verde

Da cor mais bela porque é a cor da esperança

E a terra agora é mesmo cabo verde

É a tempestade que virou bonança

Mamãe velha venha ouvir comigo

O bater da chuva lá no seu portão

É um bater de amigo que

vibra dentro do meu coração

A chuva amiga mamãe velha a chuva

Que há tanto tempo não batia assim

Ouvi dizer que a cidade velha a ilha toda

Em poucos dias já virou jardim

Venha comigo mamãe velha, venha

Recobre a força e chegue-se ao portão

A chuva amiga já falou, mantenha

e bate dentro do meu coração

Mamãe velha venha ouvir comigo

O bater da chuva lá no seu portão

É um bater de amigo que

vibra dentro do meu coração

A chuva amiga mamãe velha a chuva

Que há tanto tempo não batia assim

Ouvi dizer que a cidade velha a ilha toda

Em poucos dias já virou jardim

Com um imenso agradecimento, por esta pérola, ao meu querido amigo Ricardo Cardoso

Surripiado com grande prazer ao blog do nosso amigo Pedro Namora. Morada? Cá vai: http://combate.blogspot.com/

(O poema em causa é muito bem cantado por José Barros no seu mais recente CD. José Barros vai ser o convidado especial do Arestas de Vento no dia 20 de Maio) Posted by arestas at 12:01 AM

É PÁ!!! Aí vem o bicho!!!! TAUROMAQUIA, ATÉ QUANDO? Todos os anos se repetem, em Portugal, por altura do verão, os tradicionais espectáculos tauromáquicos promovidos inclusive por uma Rádio Católica (a RR) que seria suposto ter uma filosofia mais cristã contrária à violência sobre qualquer animal e cultivar o respeito pela sua condição. Barrancos, por exemplo, é a maior vergonha desta cultura secular sanguinárea que se repete ali todos os anos numa festa religiosa que termina com maldade e barbaridade numa praça pública onde se matam vários toiros, depois de massacrados, tudo em nome de "Nª Srª da Conceição", e a Igreja não se manifesta nem se pronuncia contra esta situação. De resto, até há (ou havia), uma directriz papal que considera as touradas "espectáculos demoníacos" onde se proibe, inclusive, a participação de membros da Igreja nestes actos pagãos, mas tal não acontece como sabemos porque até uma conhecida figura deste país (O Padre Milicias) é um grande aficcionado e o próprio pároco de Barrancos (já falecido) chegou a encabeçar uma manifestação popular a exigir para Barrancos a famigerada “lei de excepção” para o povo continuar na barbárie de matar toiros como é da “tradição”. Enfim, é lamentável de facto que em pleno século XXI, quando há mais consciência e conhecimento, haja ainda países como Portugal, Espanha, México etc., que cultivam o espectáculo mórbido de origem romana, cujas influências deixaram na Península Ibérica por 8 séculos de ocupação. E a verdade é que as pessoas ainda hoje se divertem nesse romanismo de aplaudir ignóbeis e tristes cenas praticadas dentro das arenas. Mais lamentável ainda, é o facto de se permitir a presença de crianças de pouca idade (4, 5 anos) a assistir a esses espectáculos ao vivo, como vi nas imagens televisivas que a TVI transmitiu no dia 7-8-2005. Uma menina de pouca idade a bater palmas juntamente com os adultos que ao ritmo da fanfarra estimulavam a mulher cavaleira que exibia mais um ferro aguçado pronto para ser cravado nas costas do animal todo ensanguentado que já tinha tantas outras que ela tinha espetado. A mulher moderna passou a imitar também o homem bruto até nisto...

Lembro entretanto o que diz a própria UNESCO a respeito das touradas na sua Declaração de 1980:

... "A Tauromaquia é a terrível e venal arte de torturar e matar animais em público, segundo determinadas regras. Traumatiza as crianças e adultos sensíveis. A tourada agrava o estado dos neuróticos atraidos por estes espectáculos. Desnaturaliza a relação entre o homem e o animal, afronta a moral, a educação, a ciência e a cultura"... Subscrevo completamente a Declaração da UNESCO e também as palavras de alguém que diz: "A corrida de touros é um jogo sujo onde o touro é o único animal honesto"... Sim, porque até nos próprios bastidores das arenas passam-se coisas que a maioria das pessoas desconhece e que uma Associação Animal já denunciou publicamente de forma panfletária, revelando aquilo que devia envergonhar todos os aficcionados ou amantes da tauromaquia. Lembro por fim, umas palavras insensatas duma certa senhora, conhecida bióloga portuguesa (Drª. Clara Pinto Correia), que defendia a 'cultura' das touradas e dos toiros de morte num artigo que uma vez li onde ela se lembrava de ter visto, em jovem, cabeças de toiros cortadas e colocadas numa bandeja, na Ilha dos Açores, terminando por dizer nessa entrevista o seguinte: "a gente tem cabeça para pensar, a gente tem discernimento, ou não tem?"

AI NÃO TEM NÃO!!!

Notas:

Figuras públicas de grande responsabilidade que cultivam estes espectáculos de violência com sua parca intelectualidade. Eis alguns exemplos:

Nuno da Câmara Pereira (fadista) "eu estou aqui em Barrancos com os cornos para o ar a apoiar a causa barranquenha, dos touros de morte, tradição que dura à séculos".

Cónego Eduardo de Melo Peixoto: " O espectáculo das corridas à antiga portuguesa , o toureio a cavalo e a pés e os "forcados" como prova de valentia , de coragem e mesmo de arte e sem a morte do touro na arena, aceito-o como aceito a caça e o tiro aos pombos". Público 18/8/98.

Mata Cáceres, ex-presidente da Câmara Municipal de Setúbal: "os que são contra as corridas têm o direito de se manifestar, mas comem carne e lagosta, que é cozida e o animal é morto ao lume. Também o bailado é uma arte violenta que obriga os bailarinos a dançar em pontas , o que dá imensa dor. Enfim, tudo tem que ser respeitado". Jornal de Noticías 23/8/99.

Moita Flores: "O juiz que decretou a providência não sabe o que escreve, não sabe o que diz , pela simples razão que não conhece o que se passa em Barrancos, possivelmente nem sabe onde fica". Diário de Noticías 23/8/99.

Mafalda Ganhão: " Na corrida de morte por exemplo, o touro não é picado para ser destroçado ou humilhado. É sangrado para que descongestione e possa vir ao de cima a sua bravura, corrigindo-lhe alguns defeitos, como a sua forma de investida". Expresso 28/8/99

Carlos Cruz, dirigente da Delegação do Alentejo da Liga para a Protecção da Natureza : "os animais têm funções e não direitos ou deveres, como os protectores dos animais preconizam". Diário de Noticías 31/8/99.

Miguel Sousa Tavares : "O que eu defendo em Barrancos é a sobrevivência de uma cultura própria e enraizada localmente e que tenta resistir em face de investidas do pensamento "moderno", "jovem" e "civilizado", de uma elite urbana e arrogantemente convencida da sua suposta superioridade civilizacional". Público 3/9/99.

E muitos outros como o Padre Milicias, pseudo-franciscano porque nada tem a ver a este respeito com a doutrina de Franscisco de Assis.

UMA VERGONHA!

Digo eu! Rui Palmela

Posted by arestas at 11:29 PM

CALENDÁRIO DE ENTREVISTAS NO ARESTAS DE VENTO (DOMINGOS 11-14H) NA ANTENA DA PAL FM 102.2 E EM www.palfm.com PARA OS PRÓXIMOS DOMINGOS: MÊS DE MAIO:

DIA 13

12-13h JORGE MARES - PRESIDENTE DA COMISSÃO DAS FESTAS DAS VINDIMAS DE PALMELA; 13-14h MAESTRO JORGE SALGUEIRO

DIA 20

12-14h JOSÉ BARROS - GRUPO MUSICAL NAVEGANTE

DIA 27

12-14h O ARESTAS DE VENTO VAI LEMBRAR ALFREDO MARCENEIRO! GRANDE ENTREVISTA AO FADISTA VITOR DUARTE MARCENEIRO (neto de Alfredo Marceneiro) e a FRANCISCO PINTEUS (estudioso do fado).

Alto lá! Nunca por nunca perder os textos de autor altamente corrosivos, a boa poesia e a melhor musica portuguesa (Zeca Afonso, Fernando Tordo, Jorge Palma, Carlos Mendes, José Barros, Francisco Fanhais, etc...).

FERNANDO PESSOA MAIS DO QUE MAÇON

A interrogação, legítima, sobre se Fernando Pessoa teria sido ou não Maçon devido ao grande conhecimento que tinha das coisas ocultas (como demonstra Yvete Centeno no seu livro FERNANDO PESSOA E A FILOSOFIA HERMÉTICA), é o próprio poeta que dá resposta clara nas seguintes palavras:

"...não sou Maçon, nem pertenço a qualquer Ordem;

sou suficientemente conhecedor de assuntos maçónicos para deles poder confíadamente ocupar-me;

os meus conhecimentos maçónicos derivam-se, não de simples leitura de livros mas de certa "preparação especial" cuja natureza me não propunha, nem agora me proponho, indicar".

Mas Pessoa dizia a respeito da Franco-Maçonaria o seguinte:

“é a única religião moderna de tipo iniciatório puro. Nas outras, os graus são estados de emoção; nesta são estados de entendimento, e até o são para o profano, se ele consegue — pois isso não é impossível — entrar, por meio de ‘fio próprio’, no labirinto dos seus segredos"

Nesta frase Pessoa parece deixar cair intencionalmente uma ponta do véu, levando muitos a conjecturar se ele teria mesmo entrado “por meio de fio próprio” na Maçonaria, pois não há registo de sua filiação na mesma. De resto, é o seu sobrinho Miguel Roza, que na obra em que relata o "Encontro Magick de Fernando Pessoa e Aleister Crowley" nos conta que o poeta possuía um Manual de Franco-Maçonaria, no Rito Escocês Antigo e Aceite, editado em Paris em 1821, amplamente manuseado e anotado, sem que isso seja prova para confirmar qualquer filiação de Pessoa na Augusta Ordem Maçónica. Qualquer ‘profano’ hoje em dia pode ter acesso a livros com vasta informação da Maçonaria, aprofundando-se em seus conhecimentos, sem ter de fazer parte obrigatória das suas Lojas. Aliás: "Em certo sentido, todos nós somos Maçons, ou nos preparamos para o ser, no Templo desta alma imortal, ou na ante-câmara deste mundo mortal. Todas as coisas são, não apenas símbolo e analogia, mas antecâmara e Templo", dizia Pessoa. Por fim, ele próprio confessa outra coisa ao dizer: "é à luz dos conhecimentos que recebi pêlos três graus menores da Ordem Templária, que pude ler com entendimento livros e rituais maçónicos. Ausentes esses conhecimentos, estaria lendo às escuras"...

Na verdade o poeta, acabaria por ser um grande Iniciado/Iniciador por natureza, e mostrava seu saber que só poucos Maçons entendem e até mesmo um Venerável Mestre diria aos Obreiros de sua Loja o seguinte: "Não sou neófito, hierophante de qualquer rito, ou guarda ou vigilante de qualquer ritual.Sou um estudioso lento de coisas escritas e ditas, um atento a entrelinhas e subentendidos. Seremos todos finalmente levantados, segundo outro rito e para outro fim, e não será então nossa luz aquela treva visível que é presentemente o apanágio obscuro dos mestres, ou que um grande Iniciador, falando a certo propósito, disse um dia a um seu (...) discípulo que era com que temos de contentar-nos". (In http://www.gllp.pt/gm/pessoa.htm )

Para concluir este meu texto, faço aqui a minha própria interpretação pessoal da frase de F.Pessoa que dizia a Alister Crwoley: "Meu Irmão se és Maçon, eu sou mais do que Maçon, sou Templário", pois creio que ele a tenha dito por ter ultrapassado em muito o conhecimento da Maçonaria Especulativa que tem suas raizes na Maçonaria Operativa (mais antiga) e esta ser mantida inalterada pelos Templários.

Rui Palmela Posted by arestas at 12:26 AM

Esta é para os filhotes dos amigos do Arestas de Vento: CASTING DE TEATRO

"Gostas de teatro?

O Grupo de Animação e Teatro Espelho Mágico está a seleccionar jovens actores dos 8 aos 12 anos de idade, de ambos os sexos, que gostem de representar, cantar e dançar, com o objectivo de integrarem o elenco do Grupo e, consequentemente, do próximo espectáculo teatral infantil inédito, com estreia prevista, para Novembro de 2007.

O Grupo de Animação e Teatro Espelho Mágico tem sede em Setúbal e dedica-se essencialmente ao teatro vocacionado para o público infantil e juvenil.

Os interessados devem contactar GRUPO DE ANIMAÇÃO E TEATRO ESPELHO MÁGICO para Tlm "965051347"

GRUPO DE ANIMAÇÃO E TEATRO ESPELHO MÁGICO ACTUOU NO SANTUÁRIO DE FÁTIMA PARA 5.000 CRIANÇAS

A família, a escola e o Grupo de Animação e Teatro Espelho Mágico deram as mãos e levaram cerca de 5.000 mil alunos ao Santuário de Fátima. Em declarações públicas João Ferraz, responsável pelo 8º Encontro Nacional Inter-Escolas, realçou que esta jornada colocou em grande destaque os "valores humanos". A peça “O QUARTO DE BRINQUEDOS”, com texto de Céu Campos e Fernando Guerreiro, poemas de Alexandrina Pereira, músicas de Tó Carlos e encenação de Fernando Guerreiro encantou a pequenada. Na hora, foi bonito de ver, milhares de crianças viverem a peça de uma forma aproximada e participativa. Diziam professores, monitores e outros que o ambiente criado pelo desenlace da peça foi mágico e impressionante. Os actores confessaram no final do espectáculo que começaram a representação em pânico, pois “abrir o pano e dar de caras com 5.000 crianças é intimidador” . Enfim, uma experiência única e digna de ser registada pelos responsáveis culturais de Palmela e Setúbal, concelhos onde o Grupo Animação e Teatro Espelho Mágico se movimenta e faz as suas estreias. A deslocação da peça a Fátima foi apoiada pela Caritas Diocesana de Setúbal e pela Junta de Freguesia de Palmela. Presentemente “O QUARTO DE BRINQUEDOS” continua em cena distrito fora e, curiosamente, não voltou a ser representado em Palmela desde a estreia absoluta integrada no 11º Festival da Canção Infanto-juvenil dessa Vila.

Posted by arestas at 11:12 PM

VIVA O PODER POPULAR! (...a propósito da queda da Câmara de Lisboa)

Fonte http://canhotices.blogspot.com/ Posted by arestas at 01:10 PM

Somos todos netos de Abril - Pode ser o que for (!) e também pode ser uma bela obra teatral de Sérgio Ribeiro. Até breve! Quando reacontecer Abril

Se acontecer

Que se prendam todas as flores

Antes da madrugada

(Sophia de Mello Breyner)

Clicar na notinha musical para ouvir TORDO

Fonte http://ocheirodailha.blogspot.com/

Quando se luta por causas justas, a vitória é certa!

Finalmente, e após algumas semanas de denúncia do caso da família a viver numa barraca em condições degradantes, em Setúbal, o vereador responsável pelo pelouro da Habitação, Eusébio Candeias (PC), entregou ontem, dia 11 de Maio, uma habitação (ainda a ser recuperada) ao casal com cinco filhas menores tendo, para o efeito, além de convocar o casal, chamado a comunicação social para assistir ao acto... Só faltou mesmo foguetes, banda de música e corte de fita...

Quanto a nós, esta "encenação" não passou de uma má tentativa de vestir o diabo com pele de ovelha...

Estamos crentes que se não fosse o interesse de todos nós na denúncia deste caso, a adesão imediata da Comunicação Social, local e nacional, rádios do distrito, diversas organizações e organismos oficiais, inclusive responsáveis políticos do PS, PSD e PC, e eminentes cidadãos que fizeram ouvir de imediato a sua voz contra a flagrante injustiça que era a de deixar viver cinco meninas menores num horrível pardieiro, esta situação iria certamente cair no cano de esgoto do esquecimento oficial... Assim não aconteceu!

Quero aproveitar para, em nome desta Família, agradecer a quantos - e tantos foram ! - solidariamente nos ajudaram nesta demanda. Um agradecimento especial me seja permitido: aos Senhores vereadores da Câmara de Setúbal, Ilídio Ferreira e Fernando Negrão e ao SOS CRIANÇA!

Fernando Manuel Pereira

Blog desse autor http://poesiaemluta.blog.pt/

Posted by arestas at 11:47 AM

Uma abordagem de alto risco agora que são celebrados os 90 anos das aparições de Nossa Senhora, em Fátima Fátima e seus Segredos - A "Senhora Luminosa" e o "Milagre do Sol"

Amigos, apresento-vos mais uma nova página do meu site pessoal sobre um assunto que será sempre polémico mas que não deixa de ser interessante e exige uma leitura atenta para uma profunda reflexão. De resto, já S.Paulo dizia para analisar tudo e reter o que é excelente!

http://www.novaera-alvorecer.net/fatima_seus_segredos.htm

Abraço fraternal

Rui Palmela Posted by arestas at 11:26 AM

Dizem que a amizade é a cor mais bela

Poema de Amílcar Cabral

Mamãe velha venha ouvir comigo

O bater da chuva lá no seu portão

É um bater de amigo que

vibra dentro do meu coração

A chuva amiga mamãe velha a chuva

Que há tanto tempo não batia assim

Ouvi dizer que a cidade velha a ilha toda

Em poucos dias já virou jardim

Dizem que o campo se cobriu de verde

Da cor mais bela porque é a cor da esperança

E a terra agora é mesmo cabo verde

É a tempestade que virou bonança

Mamãe velha venha ouvir comigo

O bater da chuva lá no seu portão

É um bater de amigo que

vibra dentro do meu coração

A chuva amiga mamãe velha a chuva

Que há tanto tempo não batia assim

Ouvi dizer que a cidade velha a ilha toda

Em poucos dias já virou jardim

Venha comigo mamãe velha, venha

Recobre a força e chegue-se ao portão

A chuva amiga já falou, mantenha

e bate dentro do meu coração

Mamãe velha venha ouvir comigo

O bater da chuva lá no seu portão

É um bater de amigo que

vibra dentro do meu coração

A chuva amiga mamãe velha a chuva

Que há tanto tempo não batia assim

Ouvi dizer que a cidade velha a ilha toda

Em poucos dias já virou jardim

Com um imenso agradecimento, por esta pérola, ao meu querido amigo Ricardo Cardoso

Surripiado com grande prazer ao blog do nosso amigo Pedro Namora. Morada? Cá vai: http://combate.blogspot.com/

(O poema em causa é muito bem cantado por José Barros no seu mais recente CD. José Barros vai ser o convidado especial do Arestas de Vento no dia 20 de Maio) Posted by arestas at 12:01 AM

É PÁ!!! Aí vem o bicho!!!! TAUROMAQUIA, ATÉ QUANDO? Todos os anos se repetem, em Portugal, por altura do verão, os tradicionais espectáculos tauromáquicos promovidos inclusive por uma Rádio Católica (a RR) que seria suposto ter uma filosofia mais cristã contrária à violência sobre qualquer animal e cultivar o respeito pela sua condição. Barrancos, por exemplo, é a maior vergonha desta cultura secular sanguinárea que se repete ali todos os anos numa festa religiosa que termina com maldade e barbaridade numa praça pública onde se matam vários toiros, depois de massacrados, tudo em nome de "Nª Srª da Conceição", e a Igreja não se manifesta nem se pronuncia contra esta situação. De resto, até há (ou havia), uma directriz papal que considera as touradas "espectáculos demoníacos" onde se proibe, inclusive, a participação de membros da Igreja nestes actos pagãos, mas tal não acontece como sabemos porque até uma conhecida figura deste país (O Padre Milicias) é um grande aficcionado e o próprio pároco de Barrancos (já falecido) chegou a encabeçar uma manifestação popular a exigir para Barrancos a famigerada “lei de excepção” para o povo continuar na barbárie de matar toiros como é da “tradição”. Enfim, é lamentável de facto que em pleno século XXI, quando há mais consciência e conhecimento, haja ainda países como Portugal, Espanha, México etc., que cultivam o espectáculo mórbido de origem romana, cujas influências deixaram na Península Ibérica por 8 séculos de ocupação. E a verdade é que as pessoas ainda hoje se divertem nesse romanismo de aplaudir ignóbeis e tristes cenas praticadas dentro das arenas. Mais lamentável ainda, é o facto de se permitir a presença de crianças de pouca idade (4, 5 anos) a assistir a esses espectáculos ao vivo, como vi nas imagens televisivas que a TVI transmitiu no dia 7-8-2005. Uma menina de pouca idade a bater palmas juntamente com os adultos que ao ritmo da fanfarra estimulavam a mulher cavaleira que exibia mais um ferro aguçado pronto para ser cravado nas costas do animal todo ensanguentado que já tinha tantas outras que ela tinha espetado. A mulher moderna passou a imitar também o homem bruto até nisto...

Lembro entretanto o que diz a própria UNESCO a respeito das touradas na sua Declaração de 1980:

... "A Tauromaquia é a terrível e venal arte de torturar e matar animais em público, segundo determinadas regras. Traumatiza as crianças e adultos sensíveis. A tourada agrava o estado dos neuróticos atraidos por estes espectáculos. Desnaturaliza a relação entre o homem e o animal, afronta a moral, a educação, a ciência e a cultura"... Subscrevo completamente a Declaração da UNESCO e também as palavras de alguém que diz: "A corrida de touros é um jogo sujo onde o touro é o único animal honesto"... Sim, porque até nos próprios bastidores das arenas passam-se coisas que a maioria das pessoas desconhece e que uma Associação Animal já denunciou publicamente de forma panfletária, revelando aquilo que devia envergonhar todos os aficcionados ou amantes da tauromaquia. Lembro por fim, umas palavras insensatas duma certa senhora, conhecida bióloga portuguesa (Drª. Clara Pinto Correia), que defendia a 'cultura' das touradas e dos toiros de morte num artigo que uma vez li onde ela se lembrava de ter visto, em jovem, cabeças de toiros cortadas e colocadas numa bandeja, na Ilha dos Açores, terminando por dizer nessa entrevista o seguinte: "a gente tem cabeça para pensar, a gente tem discernimento, ou não tem?"

AI NÃO TEM NÃO!!!

Notas:

Figuras públicas de grande responsabilidade que cultivam estes espectáculos de violência com sua parca intelectualidade. Eis alguns exemplos:

Nuno da Câmara Pereira (fadista) "eu estou aqui em Barrancos com os cornos para o ar a apoiar a causa barranquenha, dos touros de morte, tradição que dura à séculos".

Cónego Eduardo de Melo Peixoto: " O espectáculo das corridas à antiga portuguesa , o toureio a cavalo e a pés e os "forcados" como prova de valentia , de coragem e mesmo de arte e sem a morte do touro na arena, aceito-o como aceito a caça e o tiro aos pombos". Público 18/8/98.

Mata Cáceres, ex-presidente da Câmara Municipal de Setúbal: "os que são contra as corridas têm o direito de se manifestar, mas comem carne e lagosta, que é cozida e o animal é morto ao lume. Também o bailado é uma arte violenta que obriga os bailarinos a dançar em pontas , o que dá imensa dor. Enfim, tudo tem que ser respeitado". Jornal de Noticías 23/8/99.

Moita Flores: "O juiz que decretou a providência não sabe o que escreve, não sabe o que diz , pela simples razão que não conhece o que se passa em Barrancos, possivelmente nem sabe onde fica". Diário de Noticías 23/8/99.

Mafalda Ganhão: " Na corrida de morte por exemplo, o touro não é picado para ser destroçado ou humilhado. É sangrado para que descongestione e possa vir ao de cima a sua bravura, corrigindo-lhe alguns defeitos, como a sua forma de investida". Expresso 28/8/99

Carlos Cruz, dirigente da Delegação do Alentejo da Liga para a Protecção da Natureza : "os animais têm funções e não direitos ou deveres, como os protectores dos animais preconizam". Diário de Noticías 31/8/99.

Miguel Sousa Tavares : "O que eu defendo em Barrancos é a sobrevivência de uma cultura própria e enraizada localmente e que tenta resistir em face de investidas do pensamento "moderno", "jovem" e "civilizado", de uma elite urbana e arrogantemente convencida da sua suposta superioridade civilizacional". Público 3/9/99.

E muitos outros como o Padre Milicias, pseudo-franciscano porque nada tem a ver a este respeito com a doutrina de Franscisco de Assis.

UMA VERGONHA!

Digo eu! Rui Palmela

Posted by arestas at 11:29 PM

CALENDÁRIO DE ENTREVISTAS NO ARESTAS DE VENTO (DOMINGOS 11-14H) NA ANTENA DA PAL FM 102.2 E EM www.palfm.com PARA OS PRÓXIMOS DOMINGOS: MÊS DE MAIO:

DIA 13

12-13h JORGE MARES - PRESIDENTE DA COMISSÃO DAS FESTAS DAS VINDIMAS DE PALMELA; 13-14h MAESTRO JORGE SALGUEIRO

DIA 20

12-14h JOSÉ BARROS - GRUPO MUSICAL NAVEGANTE

DIA 27

12-14h O ARESTAS DE VENTO VAI LEMBRAR ALFREDO MARCENEIRO! GRANDE ENTREVISTA AO FADISTA VITOR DUARTE MARCENEIRO (neto de Alfredo Marceneiro) e a FRANCISCO PINTEUS (estudioso do fado).

Alto lá! Nunca por nunca perder os textos de autor altamente corrosivos, a boa poesia e a melhor musica portuguesa (Zeca Afonso, Fernando Tordo, Jorge Palma, Carlos Mendes, José Barros, Francisco Fanhais, etc...).

FERNANDO PESSOA MAIS DO QUE MAÇON

A interrogação, legítima, sobre se Fernando Pessoa teria sido ou não Maçon devido ao grande conhecimento que tinha das coisas ocultas (como demonstra Yvete Centeno no seu livro FERNANDO PESSOA E A FILOSOFIA HERMÉTICA), é o próprio poeta que dá resposta clara nas seguintes palavras:

"...não sou Maçon, nem pertenço a qualquer Ordem;

sou suficientemente conhecedor de assuntos maçónicos para deles poder confíadamente ocupar-me;

os meus conhecimentos maçónicos derivam-se, não de simples leitura de livros mas de certa "preparação especial" cuja natureza me não propunha, nem agora me proponho, indicar".

Mas Pessoa dizia a respeito da Franco-Maçonaria o seguinte:

“é a única religião moderna de tipo iniciatório puro. Nas outras, os graus são estados de emoção; nesta são estados de entendimento, e até o são para o profano, se ele consegue — pois isso não é impossível — entrar, por meio de ‘fio próprio’, no labirinto dos seus segredos"

Nesta frase Pessoa parece deixar cair intencionalmente uma ponta do véu, levando muitos a conjecturar se ele teria mesmo entrado “por meio de fio próprio” na Maçonaria, pois não há registo de sua filiação na mesma. De resto, é o seu sobrinho Miguel Roza, que na obra em que relata o "Encontro Magick de Fernando Pessoa e Aleister Crowley" nos conta que o poeta possuía um Manual de Franco-Maçonaria, no Rito Escocês Antigo e Aceite, editado em Paris em 1821, amplamente manuseado e anotado, sem que isso seja prova para confirmar qualquer filiação de Pessoa na Augusta Ordem Maçónica. Qualquer ‘profano’ hoje em dia pode ter acesso a livros com vasta informação da Maçonaria, aprofundando-se em seus conhecimentos, sem ter de fazer parte obrigatória das suas Lojas. Aliás: "Em certo sentido, todos nós somos Maçons, ou nos preparamos para o ser, no Templo desta alma imortal, ou na ante-câmara deste mundo mortal. Todas as coisas são, não apenas símbolo e analogia, mas antecâmara e Templo", dizia Pessoa. Por fim, ele próprio confessa outra coisa ao dizer: "é à luz dos conhecimentos que recebi pêlos três graus menores da Ordem Templária, que pude ler com entendimento livros e rituais maçónicos. Ausentes esses conhecimentos, estaria lendo às escuras"...

Na verdade o poeta, acabaria por ser um grande Iniciado/Iniciador por natureza, e mostrava seu saber que só poucos Maçons entendem e até mesmo um Venerável Mestre diria aos Obreiros de sua Loja o seguinte: "Não sou neófito, hierophante de qualquer rito, ou guarda ou vigilante de qualquer ritual.Sou um estudioso lento de coisas escritas e ditas, um atento a entrelinhas e subentendidos. Seremos todos finalmente levantados, segundo outro rito e para outro fim, e não será então nossa luz aquela treva visível que é presentemente o apanágio obscuro dos mestres, ou que um grande Iniciador, falando a certo propósito, disse um dia a um seu (...) discípulo que era com que temos de contentar-nos". (In http://www.gllp.pt/gm/pessoa.htm )

Para concluir este meu texto, faço aqui a minha própria interpretação pessoal da frase de F.Pessoa que dizia a Alister Crwoley: "Meu Irmão se és Maçon, eu sou mais do que Maçon, sou Templário", pois creio que ele a tenha dito por ter ultrapassado em muito o conhecimento da Maçonaria Especulativa que tem suas raizes na Maçonaria Operativa (mais antiga) e esta ser mantida inalterada pelos Templários.

Rui Palmela Posted by arestas at 12:26 AM

Esta é para os filhotes dos amigos do Arestas de Vento: CASTING DE TEATRO

"Gostas de teatro?

O Grupo de Animação e Teatro Espelho Mágico está a seleccionar jovens actores dos 8 aos 12 anos de idade, de ambos os sexos, que gostem de representar, cantar e dançar, com o objectivo de integrarem o elenco do Grupo e, consequentemente, do próximo espectáculo teatral infantil inédito, com estreia prevista, para Novembro de 2007.

O Grupo de Animação e Teatro Espelho Mágico tem sede em Setúbal e dedica-se essencialmente ao teatro vocacionado para o público infantil e juvenil.

Os interessados devem contactar GRUPO DE ANIMAÇÃO E TEATRO ESPELHO MÁGICO para Tlm "965051347"

GRUPO DE ANIMAÇÃO E TEATRO ESPELHO MÁGICO ACTUOU NO SANTUÁRIO DE FÁTIMA PARA 5.000 CRIANÇAS

A família, a escola e o Grupo de Animação e Teatro Espelho Mágico deram as mãos e levaram cerca de 5.000 mil alunos ao Santuário de Fátima. Em declarações públicas João Ferraz, responsável pelo 8º Encontro Nacional Inter-Escolas, realçou que esta jornada colocou em grande destaque os "valores humanos". A peça “O QUARTO DE BRINQUEDOS”, com texto de Céu Campos e Fernando Guerreiro, poemas de Alexandrina Pereira, músicas de Tó Carlos e encenação de Fernando Guerreiro encantou a pequenada. Na hora, foi bonito de ver, milhares de crianças viverem a peça de uma forma aproximada e participativa. Diziam professores, monitores e outros que o ambiente criado pelo desenlace da peça foi mágico e impressionante. Os actores confessaram no final do espectáculo que começaram a representação em pânico, pois “abrir o pano e dar de caras com 5.000 crianças é intimidador” . Enfim, uma experiência única e digna de ser registada pelos responsáveis culturais de Palmela e Setúbal, concelhos onde o Grupo Animação e Teatro Espelho Mágico se movimenta e faz as suas estreias. A deslocação da peça a Fátima foi apoiada pela Caritas Diocesana de Setúbal e pela Junta de Freguesia de Palmela. Presentemente “O QUARTO DE BRINQUEDOS” continua em cena distrito fora e, curiosamente, não voltou a ser representado em Palmela desde a estreia absoluta integrada no 11º Festival da Canção Infanto-juvenil dessa Vila.

Posted by arestas at 11:12 PM

marcar artigo