Janeiro 2010

23-09-2010
marcar artigo

"Devido à velocidade da luz ser superior à do som, algumas pessoas parecem inteligentes até as ouvirmos."

Revista de Vinhos

Muito importante esta entrevista de Luís Ramos Lopes, Director da Revista de Vinhos, por ocasião da comemoração dos vinte anos de publicação desta revista portuguesa.

Quinta do Portal Tinto Colheita 2003

O Club de Amigos Quinta do Portal, no seu mural do Facebook, desafiou os leitores a escolherem e partilharem com os amigos ou família vinhos da Quinta do Portal… e eu aceitei o desafio. «David Ribeiro» in Facebook ► Não estava previsto abrir-se vinho do Douro no almoço de hoje, mas já que lançaram este desafio vou beber a última garrafa de QUINTA DO PORTAL TINTO COLHEITA 2003 (selo do IVDP: 17-26597-AI) que tenho na garrafeira cá de casa. Ainda não sei o que vai ser o repasto, mas a verdade é que um vinho feito com Touriga Nacional (15%), Tinta Barroca (15%), Touriga Franca (25%) e Tinta Roriz (45%), dá bem para acompanhar seja o que for. «Club de Amigos Quinta do Portal» in Facebook ► Caro David Ribeiro. Ainda no Natal bebi o colheita 2002, e não estava com grande confiança, dado o ano em questão, e fiquei deveras surpreendido. Elegante, com um aroma muito apelativo, balsâmicos com fartura, mas com uma acidez que me surpreendeu... o 2003 já não o provo à algum tempo, mas tem obrigação de estar melhor que o 2002. Vinhos que aguentem assim tão bem, a 6-8€... Venha de lá essa apreciação. «David Ribeiro» in Facebook ► Pois este tinto do Douro - Quinta do Portal Colheita 2003 - estava muito melhor do que eu pensava: Muito equilibrado de aromas, fresco e com bom final de boca, o que para um vinho com seis anos e que me custou em Abril de 2007 a módica quantia de 6,36€ (75cl.) é efectivamente grandioso. «Club de Amigos Quinta do Portal» in Facebook ► Fico contente com o que me diz... e curioso em o provar e comprovar essa evolução. Abraço.

A Venezuela de Hugo Chávez

Acho bem!... Haverá melhor entretenimento que um discurso de Chávez? [jn.sapo.pt] - A Comissão Nacional de Telecomunicações da Venezuela (Conatel) ordenou sábado às operadoras de televisão por cabo para suspender as estações de televisão que não transmitam os discursos de Hugo Chávez. «XôZé» in ViriatoWeb ► Ficamos à espera que a ideia seja adoptada pelo seu amigo português cujo nome não se pode dizer. A ERC já vai dando sinais de assimilação. Acrescente-se aliás que depois das RTP's e da tomada da TVi, a CarnaXic já enveredou pelo esquema. Só faltam mesmo são os discursos. «Tovi» in ViriatoWeb ► Não estarás a exagerar?... Ou será que o teu aparelho de TV dá coisas que o meu não permite ver? «XôZé» in ViriatoWeb ► Acredita que até me contive, a custo, mas poupei no palavreado.

A Revolta de 31 de Janeiro

No próximo dia 29 de Janeiro, pelas 18 horas, no Auditório do Clube Literário do Porto, vai ter lugar uma conferência sobre a Revolta de 31 de Janeiro pelo Prof. Hélder Pacheco. [Excerto do texto de Helder Pacheco no JN de 1Fev2001] - No próximo dia 31 de Janeiro assinala-se o aniversário da revolta que um punhado de homens, comandados por: capitão Leitão, tenente Coelho e alferes Malheiro, prepararam, para dar expressão cívica ao sobressalto patriótico provocado na população pelo Ultimato inglês de 1890. Afronta que viria popularizar o movimento republicano e serviria para despoletar como "verdadeiro acto de impaciência" nacional a Revolução do Porto, preparada pelo menos a partir de Setembro de 1890 através de reuniões de sargentos e cabos, nas instalações do jornal "A República Portuguesa". No final, o defensor deixaria o juízo vindouro sobre os acontecimentos: “Por tão acumuladas razões vós haveis de ser clementíssimos para tantos infelizes. E que razão há para o não serdes? Vós julgais, mas a História vos julgará...” Com efeito, dezanove anos depois, a República vingaria, mas o tempo não apagaria o sofrimento dos obreiros da revolta. Hoje, em país conquistado pelo materialismo rasteiro e sem memória, trago à lembrança a dignidade destes homens, em cujo horizonte estava uma pátria melhor. E recordo a frase, lacónica e tão bela, do monumento que lhes foi dedicado no Prado do Repouso: ”31 de Janeiro de 1891: aos vencidos.” «Jose Aires» in Facebook ► De nada serve comomurar estas revoltas do passado. Revoltas e golpes de estado, não serviram para a grande maioria dos Portugueses, que depois destes anos passados continuam a ser explorados por patrões sem escruplos com salários de miséria e a trabalhar com contratos part time em full time 7/7 na semana. E a justiça é o que se vê em Portugal, tens dinheiro não vais preso, se não tens paciencia, Lamentavel! Os bancos não pagam aos clientes (BPN, BPP) e não se passa nada, para o Banco de Portugal é tudo normal, se o cliente deve algo ao banco e se atrasa uns dias no pagamento, para alêm dos juros de mora é lhes cancelado os cartões de crédito e outros. Por isso meus Sr(as) antes de conferenciar sobre as revoltas do passado, é preciso pensar nas proximas revoltas. Cumprimentos «Ivone Ribeiro» in Facebook ► Comemorar as revoltas do passado é ao mesmo tempo fazer com que essas revoltas não se repitam no presente por isso bem haja aos organizadores.

Liderança do PSD

Pois!... Também parece que não há mais ninguém interessado em pegar naquele saco de gatos. [jn.sapo.pt] - O ex-líder social-democrata Luís Filipe Menezes garantiu hoje, sábado, que não é candidato à corrida para a presidência do partido, tendo a "convicção que Pedro Passos Coelho vai ser o próximo líder do PSD".

Feijoada à Transmontana x Cistus Douro Tinto 2007

Foi o almoço de hoje cá em casa… e estava mesmo bom. Feijoada à Transmontana (à moda de Valpaços) – Ingredientes (para 8 pessoas) : 1 kg de feijão; 500 g de orelha de porco; 200 g de focinho de porco; 1 pé de porco; 1 linguiça; 100 g de salpicão; 100 g de presunto; 1 dl de azeite; 1 cebola; 1 ramo de salsa; 1 folha de louro; 1 dente de alho; pimenta branca, malagueta e colorau; sal. Confecção : De véspera, põe-se de molho em água fria num recipiente o feijão previamente lavado e, num outro, as carnes, que são sempre fumadas; No dia seguinte, coze-se o feijão na água em que demolhou; Cozem-se as carnes noutro recipiente e, depois de bem cozidas (incluindo a linguiça e o salpicão), cortam-se em bocados; Cortam-se em rodelas a linguiça (chouriço de carne) e o salpicão; Aloira-se a cebola com o azeite e junta-se-lhe o feijão com a água em que cozeu (que não deve ser muita); Juntam-se as carnes e um pouco de água que serviu para as cozer; Rectifica-se o sal e juntam-se a salsa, o louro, o dente de alho picado, a malagueta e o colorau; Deixa-se apurar com o lume muito brando; Acompanha com arroz branco bem seco. Cistus Douro Tinto 2007 – Um DOC Douro com 14% de teor alcoólico, muito elegante, feito no Douro Superior pela Quinta do Vale da Perdiz Sociedade Agrícola Lda com uvas das castas Tinta Roriz, Touriga Nacional, Touriga Franca e Tinta Barroca. «Luis Leal Pipa Brasil» in Facebook ► Não me faças crescer água na boca... ehehehe «Viriato» in ViriatoWeb ► "...as carnes, que são sempre fumadas..." - aprendi isso, com uma "ex" de Chaves, e se as carnes não forem fumadas, então a feijoada é de onde quiserem menos de Trás-os-Montes! «Tovi» in ViriatoWeb ► É o que eu digo: A experiência da vida é, cada vez mais, a base da sabedoria. «Abílio Bragança Neto» in Facebook ► Tovi, aonde é que arranja boa carne fumada...? David Ribeiro» in Facebook ► Por vezes lá trago umas carnes fumadas de Mirandela, dos fumeiros a que estou ligado profissionalmente… mas a maior parte das vezes compro-as no hipermercado Continente. «Abilio Bragança Neto» in Facebook ► Continente? Vou ver, nunca me lembrei de perguntar! Obrigado. «Joaquim Leal» in Facebook ► Viva meu bom amigo. Estive a ver a reportagem fotográfica e confesso que tem muito bom aspecto. Melhor terá sabido. «David Ribeiro» in Facebook ► Atenção: as fotos que estão neste post são de arquivo e não se referem especificamente ao prato do almoço de hoje.

Os Bustos da República

Da autoria de Tomás da Costa, este busto alegórico da República foi esculpido cerca de 1910 para participar no concurso aberto pela Câmara Municipal de Lisboa, onde, porém, foi a obra de Francisco Santos a vencedora. A representação segue, como todas as concorrentes, o modelo iconográfico adoptado pela I República francesa, destacando-se nela o barrete frígio e o raminho de loureiro, seus habituais atributos. A figura foi dotada de grande sensualidade através do polimento da pedra mármore que realça a juventude e beleza do rosto, e do decote da blusa que revela parte do peito, porém sem a ousadia explícita do original francês. Tal como o busto com a mesma alegoria, de Tomás da Costa, esta cabeça da República, da autoria de Francisco Santos, foi executada para o concurso promovido pela Câmara Municipal de Lisboa em 1910. Vencedora sobre as propostas de Costa Mota (sobrinho) e de Júlio Vaz (respectivamente premiadas com o 2º e 3º prémios), veio, porém, a ser mais tarde preterida pela de Simões de Almeida (sobrinho), quando esta última foi profusamente difundida para fins propagandísticos oficiais em medalhas e moedas. Da autoria de Simões de Almeida (sobrinho), este busto alegórico da República corresponde ao modelo iconográfico difundido por todo mundo Ocidental, inspirado na imagem da Liberdade-Pátria criada por Eugène Delacroix na pintura A Liberdade Guia o Povo, datado de 1830 e reconhecido como o primeiro quadro político da história da Arte. Com efeito, deste modelo a imagem da República retirou o barrete frígio, por vezes a bandeira, a figura feminina, o olhar decidido e a sensualidade - não explícita no erotismo dos seios descobertos daquela, mas recatada e implícita na blusa de cordões afrouxados que deixa entrever o peito -, acrescentando-lhe o raminho de loureiro como símbolo triunfal, ou o molho de feno e a foice como símbolo da abundância.

Miséria social

E quem é esse "conhecido empresário da noite do Vale do Sousa"?... Se fosse um político da nossa praça já estava (e muito bem) escarrapachado o seu nome por tudo quanto era “media” deste País à Beira-Mar Plantado… Mas como estamos a falar de gajos que vivem à custa da miséria social… [jn.sapo.pt] - A Polícia Judiciária, através da Directoria do Norte, deteve um conhecido empresário da noite do Vale do Sousa pelo sequestro de uma mulher, de 33 anos, que explorava há quatro anos numa das suas casas de alterne. É suspeito de tráfico de pessoas e de lenocínio. «zézen» in ViriatoWeb ► Estamos perante um caso de segredo de injustiça. «XôZé» in ViriatoWeb ► Se fosse sobre o Sótraste era um lençol e uma regateirice que até dava dó.

Monges budistas apostam no hip hop

Se fossem mas é dar de comer a quem tem fome... [jn.sapo.pt] - No Japão, um grupo de monges criou um novo conceito de budismo. Envolve hip hop e um bar, onde se pode beber álcool enquanto se ensina a doutrina. «Arp» in ViriatoWeb ► Tá lá escrito, no JN - “Levar a religião à juventude é fundamental para a sobrevivência do budismo”, disse Tagai à estação de televisão norte-americana CNN. “No Japão esta é uma religião em crise”, acrescentou. - Religião é religião, é preciso é arrebanhar almas e todos os meios justificam os fins. Lembrou-me de uma coisa que eu frequentei quando puto, que tinha a sigla ACM. Entretanto... Monges budistas atacam uma igreja católica Tamil, no Sirilanca (Ceilão)... [ver aqui]. É por estas e por outras que eu gosto muito de religiões. De todas as religiões. «zézen» in ViriatoWeb ► Se é como o gajo do video explica, até é capaz de ter razão. «XôZé» in ViriatoWeb ► ...E eu a pensar que estes é que eram uma paz de alma. Não comem animais, só repolho e couve tronchuda. Também que não bebem, não fumam, não fodem... ups! Afinal parece que fodem mesmo. «Arp» in ViriatoWeb ► São religiosos e fanáticos como os outros todos, o que só por si já é uma grande foda.

O PS nas Presidenciais'11 #2

Está complicado... [publico.pt] - Alegre continua a agitar o PS. António Costa resguarda-se, Assis pede moderação e Mário Soares diz que não é tempo para falar do assunto. «Filipe Joao Dantas Neves» in Facebook ► Meu caro amigo. Este assunto já está mais que resolvido. «David Ribeiro» in Facebook ► Mas eu não sei o que está (ou não) resolvido e as declarações de figuras conhecidas do Partido Socialista (Mário Soares, José Lello, António Vitorino e outros) só me levantam dúvidas. «Filipe Joao Dantas Neves» in Facebook ► Sócrates já percebeu que errou em 2006. Aprendeu a lição e agora vai escolher quem devia ter sido em 2006. «David Ribeiro» in Facebook ► Que os deuses o ouçam, meu caro amigo... «Filipe Joao Dantas Neves» in Facebook ► Eles ouvirem até ouvem só que ás vezes ficam é loucos. Hehehe «David Ribeiro» in Facebook ► Pois!... Eu também não acredito em bruxas, mas que las hay las hay... :-)

Vinhos uma festa dos sentidos

Ando a ler VINHOS uma festa dos sentidos escrito pelo brasileiro Rogério Dardeau (*), uma edição da Editorial Estampa Lda – Lisboa 2009 (publicada originalmente no Rio de Janeiro, Brasil, por Mauad Editora Ltda) e na página 136 (Capítulo sétimo – Origem e identidade do vinho – Portugal) encontrei esta maravilha: (...) E não nos devemos esquecer do surgimento de novas vinícolas, enólogos de novas gerações e novos vinhos, além da dinâmica das denominações de origem, em constante evolução. Só para que se tenha ideia da importância de Portugal no cenário dos vinhos no mundo, é bom que se diga que o respeitado guia Vinhos de Portugal, de João Paulo Martins, na edição de 2008, contemplava mais de dois mil e trezentos vinhos. Essa história recente explica por que razão uma das principais publicações periódicas nacionais portuguesas sobre vinhos, a Revista de Vinhos, tem menos de vinte anos. Tudo isto nos faz concluir que o Portugal de hoje se apresenta fascinante nos sentidos provocados pelos vinhos. (*) Rogério Dardeau é descendente de uma família que elabora vinhos, a partir de vinhedos próprios, há quatro séculos, em França, na região de Montlouis-sur-Loire. No início dos anos 1970 começou a estudar vinhos e, entre 1984 e 1986, teve uma formação particular com um escanção português. É advogado e tem um Mestrado em Engenharia de Produção. «Joel Carvalho» in RevistaDeVinhos ► Tovi, parece interessante... Passei na Fnac faz dois dias e não encontrei esse livro... A ver se fasculho outras livrarias... Abraço «Tovi» in RevistaDeVinhos ► Procura na Bertrand... Está na listagem da Bertrand Online pelo preço de 11,34€. «ajfneves» in RevistaDeVinhos ► (...) seguindo as sugestões aqui apresentadas, já vem a caminho: Vinhos - Uma Festa dos Sentidos (...) «Tovi» in RevistaDeVinhos ► O meu genro acaba de me dizer que este livro também está à venda no Jumbo de Matosinhos (Centro Comercial Mar Shopping). «Joel Carvalho» in RevistaDeVinhos ► Há ok... Então a ver se passo ali no Jumbo em Biseu...

O PS nas Presidenciais'11 #1

As Presidenciais'11 estão a ficar complicadas no Partido Socialista... [publico.pt] - O dossier presidenciais divide os socialistas e o líder parlamentar do PS, Francisco Assis, fez hoje um apelo à moderação dos deputados, menos de uma semana depois de o histórico Manuel Alegre ter dito que está disposto a candidatar-se. «Filipe Joao Dantas Neves» in Facebook ► Que eu saiba Francisco Assis ainda não é Secretário Geral do PS, NÓS portugueses só temos de estar unidos com a esquerda pra derrotar o candidato que a direita apresentar. Manuel Alegre é o mais forte candidato que a esquerda tem.

Emblema de Ouro do CPC

É verdade!... Esqueci-me de vos contar uma coisa... Foi agraciado pela Direcção do Clube Português de Canicultura com o Emblema de Ouro. Há uns cinco anos já tinha recebido o Emblema de Prata e agora tive novamente a honra de ser distinguido com esta “espécie de comenda”. «XôZé» in ViriatoWeb ► Eh páh... PARABÉNS! Ontem tivemos o Sancana Lopes e salvaguardadas as devidas diferenças, seja bem-vindo senhor Comendador. «Arp» in ViriatoWeb ► Parabéns, Tovi! Pelo que acabo de saber as devidas diferenças são, provavelmente, que a menção/medalha/emblema ora recebida pelo Tovi premeia um trabalho honesto e continuado na missão a que meteu ombros, a serviço dos animais, enquanto que estas Ordens, tipo Cristo e Infante, não dependem de nenhum mérito e premeiam todo e qualquer animal que tenha passado por determinados locais do poder, independentemente da qualidade dos serviços ali prestados e mesmo que tenham gerado mais estragos que benesses. Ou seja, fosse ele vivo, Miguel de Vasconcelos receberia provavelmente uma destas comendas. Pensando melhor, porque não condecorá-lo a titulo póstumo? «Viriato» in ViriatoWeb ► "...porque não condecorá-lo a titulo póstumo?" - quem, o Tovi? «Arp» in ViriatoWeb ► O Tovi já foi, justamente, condecorado, mas não precisas de ficar com ciúmes. «XôZé» in ViriatoWeb ► "Pelo que acabo de saber as devidas diferenças são, provavelmente, que a menção/medalha/emblema ora recebida pelo Tovi premeia um trabalho honesto e continuado na missão a que meteu ombros, a serviço dos animais, enquanto que..." - Precisamente... precisamente.

Manuel Alegre para Presidente da República #6

A esta hora está José Sócrates a dar murros na mesa... [publico.pt] - O secretário-geral da Juventude Socialista, Duarte Cordeiro, afirmou hoje ver “com bons olhos” a intenção de Manuel Alegre de se candidatar à Presidência da República, considerando que o histórico socialista é um candidato “potencialmente vencedor” a Belém. «Filipe Joao Dantas Neves» in Facebook ► Murros não, mas palmas sim. Pk é óbvio que Sócrates só pode escolher M Alegre. «David Ribeiro» in Facebook ► Não estou assim tão certo dessa sua afirmação, meu caro Filipe João. Receio bem que José Sócrates não queira ficar "nas mãos" dos BE e que por isso venha a "inventar" um candidato que só irá dividir as nossas forças. Não se esqueçam do que aconteceu nas últimas presidenciais. «Filipe Joao Dantas Neves» in Facebook ► Meu caro Amigo. Você é que está enganado. Nas últimas presidenciais o SECRETÁRIO GERAL É QUE ESCOLHEU BEM MAL o candidato. Agora só tem a ganhar e com a esquerda unida é derrotar Cavaco. Vamos todos apoiar MANUEL ALEGRE.

Manuel Alegre para Presidente da República #5

"Devido à velocidade da luz ser superior à do som, algumas pessoas parecem inteligentes até as ouvirmos."

Revista de Vinhos

Muito importante esta entrevista de Luís Ramos Lopes, Director da Revista de Vinhos, por ocasião da comemoração dos vinte anos de publicação desta revista portuguesa.

Quinta do Portal Tinto Colheita 2003

O Club de Amigos Quinta do Portal, no seu mural do Facebook, desafiou os leitores a escolherem e partilharem com os amigos ou família vinhos da Quinta do Portal… e eu aceitei o desafio. «David Ribeiro» in Facebook ► Não estava previsto abrir-se vinho do Douro no almoço de hoje, mas já que lançaram este desafio vou beber a última garrafa de QUINTA DO PORTAL TINTO COLHEITA 2003 (selo do IVDP: 17-26597-AI) que tenho na garrafeira cá de casa. Ainda não sei o que vai ser o repasto, mas a verdade é que um vinho feito com Touriga Nacional (15%), Tinta Barroca (15%), Touriga Franca (25%) e Tinta Roriz (45%), dá bem para acompanhar seja o que for. «Club de Amigos Quinta do Portal» in Facebook ► Caro David Ribeiro. Ainda no Natal bebi o colheita 2002, e não estava com grande confiança, dado o ano em questão, e fiquei deveras surpreendido. Elegante, com um aroma muito apelativo, balsâmicos com fartura, mas com uma acidez que me surpreendeu... o 2003 já não o provo à algum tempo, mas tem obrigação de estar melhor que o 2002. Vinhos que aguentem assim tão bem, a 6-8€... Venha de lá essa apreciação. «David Ribeiro» in Facebook ► Pois este tinto do Douro - Quinta do Portal Colheita 2003 - estava muito melhor do que eu pensava: Muito equilibrado de aromas, fresco e com bom final de boca, o que para um vinho com seis anos e que me custou em Abril de 2007 a módica quantia de 6,36€ (75cl.) é efectivamente grandioso. «Club de Amigos Quinta do Portal» in Facebook ► Fico contente com o que me diz... e curioso em o provar e comprovar essa evolução. Abraço.

A Venezuela de Hugo Chávez

Acho bem!... Haverá melhor entretenimento que um discurso de Chávez? [jn.sapo.pt] - A Comissão Nacional de Telecomunicações da Venezuela (Conatel) ordenou sábado às operadoras de televisão por cabo para suspender as estações de televisão que não transmitam os discursos de Hugo Chávez. «XôZé» in ViriatoWeb ► Ficamos à espera que a ideia seja adoptada pelo seu amigo português cujo nome não se pode dizer. A ERC já vai dando sinais de assimilação. Acrescente-se aliás que depois das RTP's e da tomada da TVi, a CarnaXic já enveredou pelo esquema. Só faltam mesmo são os discursos. «Tovi» in ViriatoWeb ► Não estarás a exagerar?... Ou será que o teu aparelho de TV dá coisas que o meu não permite ver? «XôZé» in ViriatoWeb ► Acredita que até me contive, a custo, mas poupei no palavreado.

A Revolta de 31 de Janeiro

No próximo dia 29 de Janeiro, pelas 18 horas, no Auditório do Clube Literário do Porto, vai ter lugar uma conferência sobre a Revolta de 31 de Janeiro pelo Prof. Hélder Pacheco. [Excerto do texto de Helder Pacheco no JN de 1Fev2001] - No próximo dia 31 de Janeiro assinala-se o aniversário da revolta que um punhado de homens, comandados por: capitão Leitão, tenente Coelho e alferes Malheiro, prepararam, para dar expressão cívica ao sobressalto patriótico provocado na população pelo Ultimato inglês de 1890. Afronta que viria popularizar o movimento republicano e serviria para despoletar como "verdadeiro acto de impaciência" nacional a Revolução do Porto, preparada pelo menos a partir de Setembro de 1890 através de reuniões de sargentos e cabos, nas instalações do jornal "A República Portuguesa". No final, o defensor deixaria o juízo vindouro sobre os acontecimentos: “Por tão acumuladas razões vós haveis de ser clementíssimos para tantos infelizes. E que razão há para o não serdes? Vós julgais, mas a História vos julgará...” Com efeito, dezanove anos depois, a República vingaria, mas o tempo não apagaria o sofrimento dos obreiros da revolta. Hoje, em país conquistado pelo materialismo rasteiro e sem memória, trago à lembrança a dignidade destes homens, em cujo horizonte estava uma pátria melhor. E recordo a frase, lacónica e tão bela, do monumento que lhes foi dedicado no Prado do Repouso: ”31 de Janeiro de 1891: aos vencidos.” «Jose Aires» in Facebook ► De nada serve comomurar estas revoltas do passado. Revoltas e golpes de estado, não serviram para a grande maioria dos Portugueses, que depois destes anos passados continuam a ser explorados por patrões sem escruplos com salários de miséria e a trabalhar com contratos part time em full time 7/7 na semana. E a justiça é o que se vê em Portugal, tens dinheiro não vais preso, se não tens paciencia, Lamentavel! Os bancos não pagam aos clientes (BPN, BPP) e não se passa nada, para o Banco de Portugal é tudo normal, se o cliente deve algo ao banco e se atrasa uns dias no pagamento, para alêm dos juros de mora é lhes cancelado os cartões de crédito e outros. Por isso meus Sr(as) antes de conferenciar sobre as revoltas do passado, é preciso pensar nas proximas revoltas. Cumprimentos «Ivone Ribeiro» in Facebook ► Comemorar as revoltas do passado é ao mesmo tempo fazer com que essas revoltas não se repitam no presente por isso bem haja aos organizadores.

Liderança do PSD

Pois!... Também parece que não há mais ninguém interessado em pegar naquele saco de gatos. [jn.sapo.pt] - O ex-líder social-democrata Luís Filipe Menezes garantiu hoje, sábado, que não é candidato à corrida para a presidência do partido, tendo a "convicção que Pedro Passos Coelho vai ser o próximo líder do PSD".

Feijoada à Transmontana x Cistus Douro Tinto 2007

Foi o almoço de hoje cá em casa… e estava mesmo bom. Feijoada à Transmontana (à moda de Valpaços) – Ingredientes (para 8 pessoas) : 1 kg de feijão; 500 g de orelha de porco; 200 g de focinho de porco; 1 pé de porco; 1 linguiça; 100 g de salpicão; 100 g de presunto; 1 dl de azeite; 1 cebola; 1 ramo de salsa; 1 folha de louro; 1 dente de alho; pimenta branca, malagueta e colorau; sal. Confecção : De véspera, põe-se de molho em água fria num recipiente o feijão previamente lavado e, num outro, as carnes, que são sempre fumadas; No dia seguinte, coze-se o feijão na água em que demolhou; Cozem-se as carnes noutro recipiente e, depois de bem cozidas (incluindo a linguiça e o salpicão), cortam-se em bocados; Cortam-se em rodelas a linguiça (chouriço de carne) e o salpicão; Aloira-se a cebola com o azeite e junta-se-lhe o feijão com a água em que cozeu (que não deve ser muita); Juntam-se as carnes e um pouco de água que serviu para as cozer; Rectifica-se o sal e juntam-se a salsa, o louro, o dente de alho picado, a malagueta e o colorau; Deixa-se apurar com o lume muito brando; Acompanha com arroz branco bem seco. Cistus Douro Tinto 2007 – Um DOC Douro com 14% de teor alcoólico, muito elegante, feito no Douro Superior pela Quinta do Vale da Perdiz Sociedade Agrícola Lda com uvas das castas Tinta Roriz, Touriga Nacional, Touriga Franca e Tinta Barroca. «Luis Leal Pipa Brasil» in Facebook ► Não me faças crescer água na boca... ehehehe «Viriato» in ViriatoWeb ► "...as carnes, que são sempre fumadas..." - aprendi isso, com uma "ex" de Chaves, e se as carnes não forem fumadas, então a feijoada é de onde quiserem menos de Trás-os-Montes! «Tovi» in ViriatoWeb ► É o que eu digo: A experiência da vida é, cada vez mais, a base da sabedoria. «Abílio Bragança Neto» in Facebook ► Tovi, aonde é que arranja boa carne fumada...? David Ribeiro» in Facebook ► Por vezes lá trago umas carnes fumadas de Mirandela, dos fumeiros a que estou ligado profissionalmente… mas a maior parte das vezes compro-as no hipermercado Continente. «Abilio Bragança Neto» in Facebook ► Continente? Vou ver, nunca me lembrei de perguntar! Obrigado. «Joaquim Leal» in Facebook ► Viva meu bom amigo. Estive a ver a reportagem fotográfica e confesso que tem muito bom aspecto. Melhor terá sabido. «David Ribeiro» in Facebook ► Atenção: as fotos que estão neste post são de arquivo e não se referem especificamente ao prato do almoço de hoje.

Os Bustos da República

Da autoria de Tomás da Costa, este busto alegórico da República foi esculpido cerca de 1910 para participar no concurso aberto pela Câmara Municipal de Lisboa, onde, porém, foi a obra de Francisco Santos a vencedora. A representação segue, como todas as concorrentes, o modelo iconográfico adoptado pela I República francesa, destacando-se nela o barrete frígio e o raminho de loureiro, seus habituais atributos. A figura foi dotada de grande sensualidade através do polimento da pedra mármore que realça a juventude e beleza do rosto, e do decote da blusa que revela parte do peito, porém sem a ousadia explícita do original francês. Tal como o busto com a mesma alegoria, de Tomás da Costa, esta cabeça da República, da autoria de Francisco Santos, foi executada para o concurso promovido pela Câmara Municipal de Lisboa em 1910. Vencedora sobre as propostas de Costa Mota (sobrinho) e de Júlio Vaz (respectivamente premiadas com o 2º e 3º prémios), veio, porém, a ser mais tarde preterida pela de Simões de Almeida (sobrinho), quando esta última foi profusamente difundida para fins propagandísticos oficiais em medalhas e moedas. Da autoria de Simões de Almeida (sobrinho), este busto alegórico da República corresponde ao modelo iconográfico difundido por todo mundo Ocidental, inspirado na imagem da Liberdade-Pátria criada por Eugène Delacroix na pintura A Liberdade Guia o Povo, datado de 1830 e reconhecido como o primeiro quadro político da história da Arte. Com efeito, deste modelo a imagem da República retirou o barrete frígio, por vezes a bandeira, a figura feminina, o olhar decidido e a sensualidade - não explícita no erotismo dos seios descobertos daquela, mas recatada e implícita na blusa de cordões afrouxados que deixa entrever o peito -, acrescentando-lhe o raminho de loureiro como símbolo triunfal, ou o molho de feno e a foice como símbolo da abundância.

Miséria social

E quem é esse "conhecido empresário da noite do Vale do Sousa"?... Se fosse um político da nossa praça já estava (e muito bem) escarrapachado o seu nome por tudo quanto era “media” deste País à Beira-Mar Plantado… Mas como estamos a falar de gajos que vivem à custa da miséria social… [jn.sapo.pt] - A Polícia Judiciária, através da Directoria do Norte, deteve um conhecido empresário da noite do Vale do Sousa pelo sequestro de uma mulher, de 33 anos, que explorava há quatro anos numa das suas casas de alterne. É suspeito de tráfico de pessoas e de lenocínio. «zézen» in ViriatoWeb ► Estamos perante um caso de segredo de injustiça. «XôZé» in ViriatoWeb ► Se fosse sobre o Sótraste era um lençol e uma regateirice que até dava dó.

Monges budistas apostam no hip hop

Se fossem mas é dar de comer a quem tem fome... [jn.sapo.pt] - No Japão, um grupo de monges criou um novo conceito de budismo. Envolve hip hop e um bar, onde se pode beber álcool enquanto se ensina a doutrina. «Arp» in ViriatoWeb ► Tá lá escrito, no JN - “Levar a religião à juventude é fundamental para a sobrevivência do budismo”, disse Tagai à estação de televisão norte-americana CNN. “No Japão esta é uma religião em crise”, acrescentou. - Religião é religião, é preciso é arrebanhar almas e todos os meios justificam os fins. Lembrou-me de uma coisa que eu frequentei quando puto, que tinha a sigla ACM. Entretanto... Monges budistas atacam uma igreja católica Tamil, no Sirilanca (Ceilão)... [ver aqui]. É por estas e por outras que eu gosto muito de religiões. De todas as religiões. «zézen» in ViriatoWeb ► Se é como o gajo do video explica, até é capaz de ter razão. «XôZé» in ViriatoWeb ► ...E eu a pensar que estes é que eram uma paz de alma. Não comem animais, só repolho e couve tronchuda. Também que não bebem, não fumam, não fodem... ups! Afinal parece que fodem mesmo. «Arp» in ViriatoWeb ► São religiosos e fanáticos como os outros todos, o que só por si já é uma grande foda.

O PS nas Presidenciais'11 #2

Está complicado... [publico.pt] - Alegre continua a agitar o PS. António Costa resguarda-se, Assis pede moderação e Mário Soares diz que não é tempo para falar do assunto. «Filipe Joao Dantas Neves» in Facebook ► Meu caro amigo. Este assunto já está mais que resolvido. «David Ribeiro» in Facebook ► Mas eu não sei o que está (ou não) resolvido e as declarações de figuras conhecidas do Partido Socialista (Mário Soares, José Lello, António Vitorino e outros) só me levantam dúvidas. «Filipe Joao Dantas Neves» in Facebook ► Sócrates já percebeu que errou em 2006. Aprendeu a lição e agora vai escolher quem devia ter sido em 2006. «David Ribeiro» in Facebook ► Que os deuses o ouçam, meu caro amigo... «Filipe Joao Dantas Neves» in Facebook ► Eles ouvirem até ouvem só que ás vezes ficam é loucos. Hehehe «David Ribeiro» in Facebook ► Pois!... Eu também não acredito em bruxas, mas que las hay las hay... :-)

Vinhos uma festa dos sentidos

Ando a ler VINHOS uma festa dos sentidos escrito pelo brasileiro Rogério Dardeau (*), uma edição da Editorial Estampa Lda – Lisboa 2009 (publicada originalmente no Rio de Janeiro, Brasil, por Mauad Editora Ltda) e na página 136 (Capítulo sétimo – Origem e identidade do vinho – Portugal) encontrei esta maravilha: (...) E não nos devemos esquecer do surgimento de novas vinícolas, enólogos de novas gerações e novos vinhos, além da dinâmica das denominações de origem, em constante evolução. Só para que se tenha ideia da importância de Portugal no cenário dos vinhos no mundo, é bom que se diga que o respeitado guia Vinhos de Portugal, de João Paulo Martins, na edição de 2008, contemplava mais de dois mil e trezentos vinhos. Essa história recente explica por que razão uma das principais publicações periódicas nacionais portuguesas sobre vinhos, a Revista de Vinhos, tem menos de vinte anos. Tudo isto nos faz concluir que o Portugal de hoje se apresenta fascinante nos sentidos provocados pelos vinhos. (*) Rogério Dardeau é descendente de uma família que elabora vinhos, a partir de vinhedos próprios, há quatro séculos, em França, na região de Montlouis-sur-Loire. No início dos anos 1970 começou a estudar vinhos e, entre 1984 e 1986, teve uma formação particular com um escanção português. É advogado e tem um Mestrado em Engenharia de Produção. «Joel Carvalho» in RevistaDeVinhos ► Tovi, parece interessante... Passei na Fnac faz dois dias e não encontrei esse livro... A ver se fasculho outras livrarias... Abraço «Tovi» in RevistaDeVinhos ► Procura na Bertrand... Está na listagem da Bertrand Online pelo preço de 11,34€. «ajfneves» in RevistaDeVinhos ► (...) seguindo as sugestões aqui apresentadas, já vem a caminho: Vinhos - Uma Festa dos Sentidos (...) «Tovi» in RevistaDeVinhos ► O meu genro acaba de me dizer que este livro também está à venda no Jumbo de Matosinhos (Centro Comercial Mar Shopping). «Joel Carvalho» in RevistaDeVinhos ► Há ok... Então a ver se passo ali no Jumbo em Biseu...

O PS nas Presidenciais'11 #1

As Presidenciais'11 estão a ficar complicadas no Partido Socialista... [publico.pt] - O dossier presidenciais divide os socialistas e o líder parlamentar do PS, Francisco Assis, fez hoje um apelo à moderação dos deputados, menos de uma semana depois de o histórico Manuel Alegre ter dito que está disposto a candidatar-se. «Filipe Joao Dantas Neves» in Facebook ► Que eu saiba Francisco Assis ainda não é Secretário Geral do PS, NÓS portugueses só temos de estar unidos com a esquerda pra derrotar o candidato que a direita apresentar. Manuel Alegre é o mais forte candidato que a esquerda tem.

Emblema de Ouro do CPC

É verdade!... Esqueci-me de vos contar uma coisa... Foi agraciado pela Direcção do Clube Português de Canicultura com o Emblema de Ouro. Há uns cinco anos já tinha recebido o Emblema de Prata e agora tive novamente a honra de ser distinguido com esta “espécie de comenda”. «XôZé» in ViriatoWeb ► Eh páh... PARABÉNS! Ontem tivemos o Sancana Lopes e salvaguardadas as devidas diferenças, seja bem-vindo senhor Comendador. «Arp» in ViriatoWeb ► Parabéns, Tovi! Pelo que acabo de saber as devidas diferenças são, provavelmente, que a menção/medalha/emblema ora recebida pelo Tovi premeia um trabalho honesto e continuado na missão a que meteu ombros, a serviço dos animais, enquanto que estas Ordens, tipo Cristo e Infante, não dependem de nenhum mérito e premeiam todo e qualquer animal que tenha passado por determinados locais do poder, independentemente da qualidade dos serviços ali prestados e mesmo que tenham gerado mais estragos que benesses. Ou seja, fosse ele vivo, Miguel de Vasconcelos receberia provavelmente uma destas comendas. Pensando melhor, porque não condecorá-lo a titulo póstumo? «Viriato» in ViriatoWeb ► "...porque não condecorá-lo a titulo póstumo?" - quem, o Tovi? «Arp» in ViriatoWeb ► O Tovi já foi, justamente, condecorado, mas não precisas de ficar com ciúmes. «XôZé» in ViriatoWeb ► "Pelo que acabo de saber as devidas diferenças são, provavelmente, que a menção/medalha/emblema ora recebida pelo Tovi premeia um trabalho honesto e continuado na missão a que meteu ombros, a serviço dos animais, enquanto que..." - Precisamente... precisamente.

Manuel Alegre para Presidente da República #6

A esta hora está José Sócrates a dar murros na mesa... [publico.pt] - O secretário-geral da Juventude Socialista, Duarte Cordeiro, afirmou hoje ver “com bons olhos” a intenção de Manuel Alegre de se candidatar à Presidência da República, considerando que o histórico socialista é um candidato “potencialmente vencedor” a Belém. «Filipe Joao Dantas Neves» in Facebook ► Murros não, mas palmas sim. Pk é óbvio que Sócrates só pode escolher M Alegre. «David Ribeiro» in Facebook ► Não estou assim tão certo dessa sua afirmação, meu caro Filipe João. Receio bem que José Sócrates não queira ficar "nas mãos" dos BE e que por isso venha a "inventar" um candidato que só irá dividir as nossas forças. Não se esqueçam do que aconteceu nas últimas presidenciais. «Filipe Joao Dantas Neves» in Facebook ► Meu caro Amigo. Você é que está enganado. Nas últimas presidenciais o SECRETÁRIO GERAL É QUE ESCOLHEU BEM MAL o candidato. Agora só tem a ganhar e com a esquerda unida é derrotar Cavaco. Vamos todos apoiar MANUEL ALEGRE.

Manuel Alegre para Presidente da República #5

marcar artigo