TOMAR PARTIDO

12-11-2009
marcar artigo

Diário sem periodicidade certa sobre o que acontece no mundo e os prazeres da vida. Blogue livre de condecorações presidenciais.

A minha quarta Crónica Constitucional, no Novo Rumo.

Em 1579, morria o matemático português Pedro Nunes, figura determinante do Humanismo português e da investigação científica europeia, autor do "Tratado das Esferas". Em 1654, D. João IV instituía a Casa do Infantado. Em 1675, era inaugurado o Observatório Astronómico de Greenwich, no Reino Unido. Em 1786, Penang era cedida ao Reino Unido pelo Rajá de Kedah, da Malásia. Em 1829, o compositor polaco Frederic Chopin dava o primeiro concerto em Viena, na Áustria. Em 1863, o Cambodja era declarado protectorado francês. Em 1897, nascia a escritora britânica Enid Blyton, criadora das aventuras dos Cinco e dos Sete, da série Mistério e de outras obras que vieram definir um modelo de literatura infanto-juvenil. Em 1906, o francês Eugene Augustin Lauste registava a patente do processo de sonorização de filmes. Em 1912, Marrocos tornava-se protectorado francês. Em 1919, era aprovada a Constituição Alemã, pela assembleia nacional reunida na cidade de Weimar. Em 1927, as Caldas da Rainha passavam a cidade. Em 1934, abria a prisão de alta segurança da ilha de Alcatraz, na Baía de São Francisco, nos EUA. Em 1938, partidários nazis destruíam a mesquita de Nuremberga, na Alemanha.Em 1948, abriam os X Jogos Olímpicos, em Londres, os primeiros desde o final do pós-guerra. Em 1961, na Guerra Colonial, em Angola, era efectuada a primeira operação militar portuguesa com lançamento de pára-quedistas, na região de Quipedro. Dois anos depois, em 1963, o marechal Craveiro Lopes, antigo presidente da República, criticava publicamente alguns aspectos da política ultramarina de Oliveira Salazar. A aproximação de Craveiro Lopes a sectores favoráveis à renovação das Forças Armadas já ditara o seu afastamento à corrida presidencial de 1958. Em 1992, o foguetão europeu Ariane IV colocava em órbita o satélite oceanográfico Topex-Poseidon. Na mesma data, os EUA, o Canadá e o México assinavam, em Washington, o Acordo de Comércio Livre da América do Norte (NAFTA). Em 1994, eram divulgados os resultados oficiais das eleições presidenciais na Guiné-Bissau que davam a vitória a João Bernardo Vieira, com 52,02% dos votos. Em 2003, o presidente da Libéria, Charles Taylor, entregava o poder ao vice-presidente Moses Blah. Em 2004, era encontrado o ensaio inédito da escritora britânica Virginia Woolf, “Retratos de Uma Londrina”, nos arquivos da Universidade de Sussex. Em 2005, o jornal New Scientist noticiava o “degelo sem precedentes” em grande parte da Sibéria ocidental. Em 2006, era assinado o acordo para a prospecção de petróleo na baía de Peniche, pelo consórcio Petrobrás-Galp-Partex. (Um livro dos Cinco)

Hoje é Terça-feira, 11 de Agosto, ducentésimo vigésimo terceiro dia do ano. Faltam 142 dias para o final de 2009. O dia é dedicado a Stª Clara de Assis, virgem, fundadora, juntamente com S. Francisco de Assis, da Ordem de Santa Clara, ou das Clarissas. A Lua encontra-se na Fase Minguante. Quarto Minguante, dia 13, às 19:55. O Sol nasce às 06:47 e o ocaso regista-se às 20:36. No porto de Lisboa, a preia-mar verifica-se às 08:07 e 20:24, a baixa-mar, às 01:37 e 13:48. Os nascidos nesta data pertencem ao signo Leão, destacando-se a astrónoma Maria Mitchell (1818), o escritor inglês Angus Wilson (1913), o maestro Raymond Leppard (1927), o dramaturgo Fernando Arrabal (1932), o músico Joe Jackson (1954).

A minha terceira Crónica Constitucional no Novo Rumo.

Ricardo Almeida e António Proa relataram no Twitter as incidências do Conselho Nacional do PSD, em violação do regulamento disciplinar do PSD. Será muito curioso ver se a mão de ferro de manuela Ferreira Leite na escolha dos candidatos se vai estender à aplicação do regulamento de disciplina do PSD...

A poucos dias de uma campanha eleitoral decisiva para o futuro político de José Sócrates, Moniz sai da TVI hoje mesmo. Durante as férias para não dar tanto nas vistas. O poder funciona mesmo. E é o fim de um ciclo, goste-se ou não do resultado final, com obra feita.

A minha segunda Crónica Constitucional, no Novo Rumo.

Em 1895 morria o filósofo e ideólogo alemão Friedrich Engels. Em 1955, morria a actriz portuguesa, radicada no Brasil, Carmen Miranda. Em 1962, a actriz norte-americana Marilyn Monroe era encontrada morta, em Los Angeles. Em 1973, dois indivíduos, tidos por membros da organização Setembro Negro, atacavam o aeroporto de Atenas, com granadas e metralhadoras, causando a morte a três pessoas e ferimentos em 55. Em 1984, morria o actor Richard Burton, com 59 anos. Em 1992, o presidente de Moçambique, Joaquim Chissano, e o dirigente da Renamo, Afonso Dhlakama, encontravam-se em Roma, iniciando as conversações para a paz. Em 1993, era legalizado o Partido da Terra (MPT), liderado por Gonçalo Ribeiro Telles. Em 1995, a atleta portuguesa Manuela Machado vencia a maratona dos Campeonatos do Mundo de Gotemburgo. Em 1997, Carla Sacramento conquistava a medalha de ouro nos 1.500 metros, nos Mundiais de Atletismo de Atenas, e Fernanda Ribeiro arrebatava a de prata nos 10.000 metros. Em 2007, Portugal tornava-se formalmente o primeiro país a ter jurisdição sobre uma área para lá das 200 milhas náuticas, onde o mar é de todos. "Rainbow" é o nome do novo pedaço de Portugal. Situa-se a 40 milhas do limite da zona económica exclusiva (ZEE) dos Açores. Morriam o Cardeal Jean-Marie Lustiger, de 80 anos, antigo arcebispo de Paris, e o Padre Joaquim Saraiva Abrantes, de 82 anos, prior da paróquia de São José, em Lisboa, durante mais de quatro décadas. Em 2008, o Presidente da Guiné-Bissau dissolvia a Assembleia Nacional Popular (ANP) na sequência da "grave crise institucional" que afectava o país. Morria o Bispo Emérito de Aveiro, D. Manuel de Almeida Trindade, de 90 anos, em Coimbra, nos Hospitais da Universidade. (Marilyn Monroe)

Hoje é Quarta-feira, 05 de Agosto, ducentésimo décimo sétimo dia do ano. Faltam 148 dias para o final de 2009. O dia é dedicado à igreja de Stª Maria Maior, Stª Maria das Neves, a grande igreja mariana de Roma. A Lua encaminha-se para a Fase Plena: Lua Cheia, dia 06, às 01:55. O Sol nasce às 06:42 e o ocaso regista-se às 20:43. No porto de Lisboa, a preia-mar verifica-se às 04:53 e 17:04, a baixa-mar, às 10:35 e 23:01. Os nascidos nesta data pertencem ao signo Leão, destacando-se o maestro Erich Kleiber (1890), o astronauta norte-americano Neil Armstrong, o primeiro homem na Lua (1930), o cineasta norte-americano John Houston (1906), o percussionista brasileiro Airto Moreira (1941).

A renovação das listas do PSD propagandeada pelas fontes anónimas do PSD parece ser uma renovação para trás. Aparentemente estamos perante um regresso do cavaquismo recauchutado: Couto dos Santos, João de Deus Pinheiro, até Maria José Nogueira Pinto. Hum... não me parece bom prenúncio.

A primeira das minhas Crónicas Constitucionais, publicada no Novo Rumo.

Benfiquista escaldado, de boa pré-época tem medo.

"Basta que Isaltino repita o que disse Sócrates em pleno rebentar do caso Freeoport e em pleno congresso do PS: o povo é quem mais ordena! Isto é, o eleitorado é mais importante do que o poder judicial. Isaltino já apelou aos oeirenses. O Marquês de Pombal só foi condenado quando largou Oeiras e foi desterrado para Pombal. Em democracia, na pluralista e de Estado de Direito, o povo não pode mais do que o poder judicial. Em Portugal este princípio válido e semivigente também deveria ser eficaz. Não há pior justiça do que aquela que aparece ao povo como impotente." José Adelino Maltez, no Sobre o Tempo Que Passa.

Sete cristãos, entre os quais quatro mulheres e uma criança, foram queimados vivos no último fim-de-semana numa povoação do Paquistão, acusados de profanar o Corão. Obama terá certamente alguma coisa a dizer. Os compreensivos adeptos do diálogo das civilizações também. Digo eu...

Jorge Ferreira, um reformado de 69 anos, pai de uma passageira do voo da Continental Airlines, em que se registaram ontem vários feridos devido a turbulência.

Em 1578, na localidade marroquina de Kars-el Kibir, travava-se a batalha de Alcácer-Quibir. Em 1674, tropas francesas arrasavam o Palatinado. Em 1789, era abolido, em França, o sistema feudal. Em 1849, procedentes de Pernambuco, Brasil, chegavam a Moçâmedes, em Angola, os primeiros colonos portugueses. Em 1914, na Grande Guerra 1914-18, o Reino Unido declarava guerra à Alemanha e os EUA manifestavam-se neutrais. Em 1944, a Gestapo capturava a jovem Anne Frank e outros 14 judeus holandeses que se encontravam escondidos em Amsterdão, durante a ocupação nazi, na II Guerra Mundial. Em 1977, morria o filósofo Ernst Bloch, precursor do marxismo utópico. Em 2003, morriam o médico João Pulido Valente, de 77 anos, e a jornalista Helena Sanches Osório, com 61 anos, antiga directora do semanário O Independente e do vespertino A Capital. Em 2004, o engenheiro português António Segadães Tavares recebia o “Óscar” da engenharia pelo projecto de ampliação da pista do aeroporto do Funchal. Em 2006, morria José Luís Ferreira da Cunha, com 78 anos, antigo secretário de Estado da Informação do VI Governo Provisório, chefe da casa civil da Presidência de Costa Gomes (1974-76). Em 2007,morriam Lee Hazlewood, aos 78 anos, compositor norte-americano, autor de “These Boots Were Made for Walkin”, popularizado por Frank Sinatra; Raul Hilberg, de 81 anos, escritor e historiador norte-americano, conhecido pelas suas obras sobre o Holocausto, e Bruno Santos, com 75 anos, jornalista, colaborador do jornal A Bola, acompanhou mais de 30 Voltas a França em bicicleta. (D. Sebastião)

Hoje é Terça-feira, 04 de Agosto, ducentésimo décimo sexto dia do ano. Faltam 149 dias para o final de 2009. O dia é dedicado a S. João Maria Vianney e a Stº Aristarco. A Lua encaminha-se para a Fase Plena: é Lua Cheia, dia 06, às 01:55. O Sol nasce às 06:41 e o ocaso regista-se às 20:44. No porto de Lisboa, a preia-mar verifica-se às 04:18 e 16:30, a baixa-mar, às 10:01 e 22:29. Os nascidos nesta data pertencem ao signo Leão, destacando-se o poeta inglês Percy Bysshe Shelley (1791), o trompetista, compositor e chefe de orquestra de jazz Louis Armstrong (1901), o escritor polaco Witold Gombrowicz (1904), o compositor norte-americano William Schuman (1910), a actriz norte-americana Eve Marie Saint (1924), o antigo líder da OLP Yasser Arafat (1929), o “cartoonista” Guillermo Mordillo (1932), o actor e escritor norte-americano Billy Bob Thornton (1955), o presidente do Governo espanhol José Luis Rodríguez Zapatero (1960).

Em política o importante é o critério. No PSD parece haver arguidos de primeira e arguidos de segunda. Uns podem candidatar-se, outros não podem. Já que todos são inocentes até prova em contrário tem de haver uma explicação política. Porque se não houver cai Manuela Ferreira Leite no domínio do amiguismo ou da arbitrariedade.

O que agora chegou à justiça há muito que se sabia em Oeiras. Muitos calaram, por medo, por interesse, por cumplicidade. Desses pecados estou eu livre. Agora é fácil apontar o dedo a Isaltino de Morais. Mas, reconheça-se, por uma vez, a realidade encontra correspondencia numa decisão judicial. Sabe bem perceber que, às vezes, as coisas funcionam. Tarde, mas funcionam.

Em 1492, Cristóvão Colombo partia de Espanha para Ocidente, com as caravelas Nina, Pinta e Santa Maria, com a Índia por destino. Em 1778, era inaugurado o Teatro Scala de Milão, com a ópera “Europa Riconosciuta”, de António Salieri. Em 1829, Rossini estreava a ópera “Guilherme Tell”, em Paris. Em 1914, a Alemanha declarava guerra à França. No dia seguinte, o Reino Unido declarava guerra à Alemanha. Em 1958, o submarino nuclear norte-americano Nautilus completava a primeira viagem ao Pólo Norte. Em 1960, o Niger ascendia à independência. Em 1977, morria o arcebispo Makarios, presidente de Chipre. Em 1996, a atleta portuguesa Fernanda Ribeiro ganhava a medalha de ouro na prova dos dez mil metros nos Jogos Olímpicos de Atlanta, EUA, estabelecendo novo recorde olímpico com a marca de 31.01.63 m. Em 2001, o Tribunal Penal Internacional para a ex-Jugoslávia condenava o general sérvio-bósnio Radislav Krstic a 46 anos de prisão, por genocídio. Em 2002, a Turquia revogava a pena de morte e reconhecia os direitos culturais dos curdos. Em 2003, os fogos florestais apresentavam-se incontroláveis em 15 dos 18 distritos de Portugal Continental. Em 2006, na sua casa nos Alpes suíços, morria Elisabeth Schwarzkopf, de 90 anos, soprano de origem alemã. Em 2008, morria o escritor russo Alexandre Soljenitsyne, aos 89 anos, prémio Nobel da Literatura em1970, em Moscovo. Soljenitsyne é mais conhecido por ter revelado ao mundo a realidade do sistema soviético em livros como "Arquipélago Gulag", "Um Dia na Vida de Ivan Denissovitch", ou "O Primeiro Círculo". (Alexander Soljenitsine)

Hoje é Segunda-feira, 03 de Agosto, ducentésimo décimo quinto dia do ano. Faltam 150 dias para o final de 2009. O dia é dedicado a S. Pedro de Anâgni e aos Santos Nicodemus e Gamaliel. A Lua encaminha-se para a Fase Plena: é Lua Cheia, dia 06, às 01:55. O Sol nasce às 06:40 e o ocaso regista-se às 20:45. No porto de Lisboa, a preia-mar verifica-se às 03:38 e 15:52, a baixa-mar, às 09:23 e 21:55. Os nascidos nesta data pertencem ao signo Leão, destacando-se o arquitecto inglês James Wyatt (1746), o inventor do elevador moderno, Elisha Graves Otis (1811), a estrela de cinema de origem mexicana Dolores del Rio (1905), a escritora britânica P. D. James (1920), o cantor norte-americano Tony Bennett (1926), o actor norte-americano Martin Sheen (1940), o ministro britânico dos Negócios Estrangeiros Jack Straw (1946), o cineasta norte-americano John Landis (1950).

Um novo blogue para discutir um Novo Rumo para um novo Portugal. Nasceu hoje, não tem partido e é o blogue da semana no Tomar Partido. O destque respectivo já está no sítio certo. A menos de dois meses de eleições legislativas é útil e necessário discutir tudo. Sem medo e sem amarras. Eu também vou andar por lá e dizer umas coisas. Para já comecei com o Circuito Aberto.

O Sexo dos Anjos, de Manuel Azinhal, acabou. É uma pena. Espero que seja temporário. Menos pluralidade, ainda por cima de qualidade, é sempre mau.

Joana Vasconcelos é canoísta e sagrou-se, hoje campeã do Mundo de juniores em K1 500 metros, depois de ontem ter conquistado a medalha de prata nos 1.000 metros, na competição que decorreu em Moscovo. A portuguesa junta estas duas medalhas ao título europeu em K1 1.000m e ao bronze nos 500 metros: em 2009, a atleta do Clube Náutico de Crestuma fez o pleno de pódios nas mais importantes provas internacionais.

Conjunto organizado de sete pessoas ilustres. Vocábulo originário do grego "Pleiás, ádos", que significa constelação das Pleiades, formada por sete estrelas. Do latim "pleiades" ou "pliades", sete filhas de Atlas, transformadas em constelação. Colectivo de estrelas. Em português: colectivo de social-democratas, criaturas do cavaquismo, caídas em desgraça.

Se todos pensam que os partidos não respeitam os seus programas eleitorais quando chegam ao Governo, porquê tanta polémica sobre o facto de o PSD ainda não ter apresentado o seu? Sim, o PS já apresentou. E daí? Alguém continua a levar a sério o que o PS diz em campanha?... Interessa-me mais o que eles fazem do que o que eles dizem. Todos.

Pela primeira vez desde a adesão de Portugal à União Europeia, o Parlamento Europeu não terá nenhum vice-presidente português. Nos anos 1980 e 1990 chegaram a co-existir dois vice-presidentes em simultâneo, ou um vice-presidente e um presidente de comissão parlamentar, outro dos cargos mais relevantes, embora de importância desigual consoante a área. A Grécia, com os mesmos 22 eurodeputados, obteve duas vice-presidências do PE (um conservador, outro socialista). Então é assim, como se diz em português básico nos dias que correm: os partidos portugueses que elegeram deputados ao Parlamento Europeu pesam zero nos partidos federalistas a que pertencem, o PSE e o PPE. Vale-lhes de muito, como se vê, agacharem-se a programas e diktats federalistas em Bruxelas e Estrasburgo....

Em 1815, a Prussia, a Áustria, o Reino Unido e a Rússia decidiam a deportação Napoleão Bonaparte para a Ilha de Santa Helena. Em 1932, decorriam, em Lisboa, os funerais de D. Manuel II. Em 1934, o morria o presidente alemão Paul von Hindenburg, de 87 anos, deixando o caminho aberto a Adolfo Hitler. Em 1990, o Iraque invadia o Kuwait. Em 1996, morria Michel Debré, aos 84 anos, antigo primeiro-ministro francês. Em 2004, morria Henri Cartier-Bresson, com 95 anos, fotógrafo francês, co-fundador da agência Magnum, nome que marcou definitivamente a fotografia e o foto-jornalismo do século XX. Cartier-Bresson concentrava-se no “instante da verdade”, aquele a que chamava o "momento decisivo". Em 2006, o Governo dos Açores confirmava o aparecimento de um caso de BSE numa exploração da Ilha do Pico e decretava o sequestro sanitário do local. E morria Jorge de Brito, antigo presidente do Benfica. Em 2007, um submarino russo colocava uma bandeira da Rússia no fundo do Oceano Árctico, para reclamar a posse de uma zona rica em petróleo e gás natural no Pólo Norte, e morria Holden Roberto, aos 84 anos, dirigente nacionalista angolano, líder histórico da Frente Nacional de Libertação de Angola. Em 2008, o líder da organização terrorista basca ETA, José Ignacio de Juana Chaos, condenado a três mil anos de prisão pelo assassínio de 25 pessoas, saía da cadeia após cumprir 21 anos de pena. (Von Hindenburg)

Hoje é Domingo, 02 de Agosto, ducentésimo décimo quarto dia do ano. Faltam 151 dias para o final de 2009. O dia é dedicado a Stº Estêvão I, Papa, e à Beata Joana de Aza. A Lua encaminha-se para a Fase Plena: é Lua Cheia, dia 06, às 01:55. O Sol nasce às 06:39 e o ocaso regista-se às 20:46. No porto de Lisboa, a preia-mar verifica-se às 02:47 e 15:07, a baixa-mar, às 08:36 e 21:15. Os nascidos nesta data pertencem ao signo Leão, destacando-se o historiador inglês Edward A. Freeman (1823), a actriz norte-americana Myrna Loy (1905), o compositor alemão Karl Amadeus Hartmann (1905), o escritor norte-americano James Baldwin (1924), o actor britânico Peter O'Toole (1933), o cineasta Wes Craven (1939), a escritora Isabel Allende (1942), a actriz Mary-Louise Parker (1964) e o futebolista Helder Postiga (1982).

Vi ontem na SIC Notícias uma cena em directo desta telenovela de mau gosto e, diria até, mal cheirosa. Mas no léxico de Paulo Campos, aprendi novo vocabulário: sinónimo de convidar: "indagar da possibilidade de"...

Em 1291, era fundada a confederação helvética. Em 1492, os reis Católicos de Espanha decretavam a expulsão dos judeus. Em 1798, forças da Marinha britânica, comandadas por Horácio Nelson, derrotavam a esquadra francesa ao largo de Aboukirr, Egipto, na batalha do Nilo.Em 1804, era abolida a escravatura nos territórios da Coroa britânica. Em 1808, tropas inglesas desembarcavam em Lavos, Figueira da Foz, com o objectivo de repelir a invasão francesa. Em 1857, em Itália, Garibaldi formava a Associação Nacional para a unificação do País. Em 1868, a Rússia vendia o Alaska aos EUA. Em 1903, era fundado o Boavista Futebol Clube, no Porto. Em 1935, em Portugal, era inaugurada oficialmente a Emissora Nacional de Radiodifusão. Em 1944, no âmbito da II Guerra Mundial, começava a insurreição de Varsóvia, que uniu o exército polaco com a resistência e a população da cidade, na luta contra as forças nazis de ocupação. A revolta durou 63 dias, causou cerca de 200 mil mortos e foi sufocada pelas tropas de Hitler. Em 1961, o Benin (Daomé) ocupava o Forte de São João Baptista de Ajudá, anexando a fortaleza ao território. Apenas em 1985 Portugal reconheceria a anexação. Em 1977, morria o cardeal patriarca resignatário de Lisboa, Manuel Gonçalves Cerejeira. Em 2005, morria o Rei Fahd da Arábia Saudita, 84 anos, sucedendo-lhe Abdala bin Abdelaziz. Em 2006, o presidente cubano Fidel Castro delegava o poder no irmão Raul Castro. Pela primeira vez na história, e perto de cumprir 80 anos, o líder cubano transmitia a terceiros as suas próprias funções. Em 2008, as análises de laboratório realizadas na sonda exploradora "Phoenix" confirmavam a existência de água no planeta Marte, informou a NASA. (Foto)

Diário sem periodicidade certa sobre o que acontece no mundo e os prazeres da vida. Blogue livre de condecorações presidenciais.

A minha quarta Crónica Constitucional, no Novo Rumo.

Em 1579, morria o matemático português Pedro Nunes, figura determinante do Humanismo português e da investigação científica europeia, autor do "Tratado das Esferas". Em 1654, D. João IV instituía a Casa do Infantado. Em 1675, era inaugurado o Observatório Astronómico de Greenwich, no Reino Unido. Em 1786, Penang era cedida ao Reino Unido pelo Rajá de Kedah, da Malásia. Em 1829, o compositor polaco Frederic Chopin dava o primeiro concerto em Viena, na Áustria. Em 1863, o Cambodja era declarado protectorado francês. Em 1897, nascia a escritora britânica Enid Blyton, criadora das aventuras dos Cinco e dos Sete, da série Mistério e de outras obras que vieram definir um modelo de literatura infanto-juvenil. Em 1906, o francês Eugene Augustin Lauste registava a patente do processo de sonorização de filmes. Em 1912, Marrocos tornava-se protectorado francês. Em 1919, era aprovada a Constituição Alemã, pela assembleia nacional reunida na cidade de Weimar. Em 1927, as Caldas da Rainha passavam a cidade. Em 1934, abria a prisão de alta segurança da ilha de Alcatraz, na Baía de São Francisco, nos EUA. Em 1938, partidários nazis destruíam a mesquita de Nuremberga, na Alemanha.Em 1948, abriam os X Jogos Olímpicos, em Londres, os primeiros desde o final do pós-guerra. Em 1961, na Guerra Colonial, em Angola, era efectuada a primeira operação militar portuguesa com lançamento de pára-quedistas, na região de Quipedro. Dois anos depois, em 1963, o marechal Craveiro Lopes, antigo presidente da República, criticava publicamente alguns aspectos da política ultramarina de Oliveira Salazar. A aproximação de Craveiro Lopes a sectores favoráveis à renovação das Forças Armadas já ditara o seu afastamento à corrida presidencial de 1958. Em 1992, o foguetão europeu Ariane IV colocava em órbita o satélite oceanográfico Topex-Poseidon. Na mesma data, os EUA, o Canadá e o México assinavam, em Washington, o Acordo de Comércio Livre da América do Norte (NAFTA). Em 1994, eram divulgados os resultados oficiais das eleições presidenciais na Guiné-Bissau que davam a vitória a João Bernardo Vieira, com 52,02% dos votos. Em 2003, o presidente da Libéria, Charles Taylor, entregava o poder ao vice-presidente Moses Blah. Em 2004, era encontrado o ensaio inédito da escritora britânica Virginia Woolf, “Retratos de Uma Londrina”, nos arquivos da Universidade de Sussex. Em 2005, o jornal New Scientist noticiava o “degelo sem precedentes” em grande parte da Sibéria ocidental. Em 2006, era assinado o acordo para a prospecção de petróleo na baía de Peniche, pelo consórcio Petrobrás-Galp-Partex. (Um livro dos Cinco)

Hoje é Terça-feira, 11 de Agosto, ducentésimo vigésimo terceiro dia do ano. Faltam 142 dias para o final de 2009. O dia é dedicado a Stª Clara de Assis, virgem, fundadora, juntamente com S. Francisco de Assis, da Ordem de Santa Clara, ou das Clarissas. A Lua encontra-se na Fase Minguante. Quarto Minguante, dia 13, às 19:55. O Sol nasce às 06:47 e o ocaso regista-se às 20:36. No porto de Lisboa, a preia-mar verifica-se às 08:07 e 20:24, a baixa-mar, às 01:37 e 13:48. Os nascidos nesta data pertencem ao signo Leão, destacando-se a astrónoma Maria Mitchell (1818), o escritor inglês Angus Wilson (1913), o maestro Raymond Leppard (1927), o dramaturgo Fernando Arrabal (1932), o músico Joe Jackson (1954).

A minha terceira Crónica Constitucional no Novo Rumo.

Ricardo Almeida e António Proa relataram no Twitter as incidências do Conselho Nacional do PSD, em violação do regulamento disciplinar do PSD. Será muito curioso ver se a mão de ferro de manuela Ferreira Leite na escolha dos candidatos se vai estender à aplicação do regulamento de disciplina do PSD...

A poucos dias de uma campanha eleitoral decisiva para o futuro político de José Sócrates, Moniz sai da TVI hoje mesmo. Durante as férias para não dar tanto nas vistas. O poder funciona mesmo. E é o fim de um ciclo, goste-se ou não do resultado final, com obra feita.

A minha segunda Crónica Constitucional, no Novo Rumo.

Em 1895 morria o filósofo e ideólogo alemão Friedrich Engels. Em 1955, morria a actriz portuguesa, radicada no Brasil, Carmen Miranda. Em 1962, a actriz norte-americana Marilyn Monroe era encontrada morta, em Los Angeles. Em 1973, dois indivíduos, tidos por membros da organização Setembro Negro, atacavam o aeroporto de Atenas, com granadas e metralhadoras, causando a morte a três pessoas e ferimentos em 55. Em 1984, morria o actor Richard Burton, com 59 anos. Em 1992, o presidente de Moçambique, Joaquim Chissano, e o dirigente da Renamo, Afonso Dhlakama, encontravam-se em Roma, iniciando as conversações para a paz. Em 1993, era legalizado o Partido da Terra (MPT), liderado por Gonçalo Ribeiro Telles. Em 1995, a atleta portuguesa Manuela Machado vencia a maratona dos Campeonatos do Mundo de Gotemburgo. Em 1997, Carla Sacramento conquistava a medalha de ouro nos 1.500 metros, nos Mundiais de Atletismo de Atenas, e Fernanda Ribeiro arrebatava a de prata nos 10.000 metros. Em 2007, Portugal tornava-se formalmente o primeiro país a ter jurisdição sobre uma área para lá das 200 milhas náuticas, onde o mar é de todos. "Rainbow" é o nome do novo pedaço de Portugal. Situa-se a 40 milhas do limite da zona económica exclusiva (ZEE) dos Açores. Morriam o Cardeal Jean-Marie Lustiger, de 80 anos, antigo arcebispo de Paris, e o Padre Joaquim Saraiva Abrantes, de 82 anos, prior da paróquia de São José, em Lisboa, durante mais de quatro décadas. Em 2008, o Presidente da Guiné-Bissau dissolvia a Assembleia Nacional Popular (ANP) na sequência da "grave crise institucional" que afectava o país. Morria o Bispo Emérito de Aveiro, D. Manuel de Almeida Trindade, de 90 anos, em Coimbra, nos Hospitais da Universidade. (Marilyn Monroe)

Hoje é Quarta-feira, 05 de Agosto, ducentésimo décimo sétimo dia do ano. Faltam 148 dias para o final de 2009. O dia é dedicado à igreja de Stª Maria Maior, Stª Maria das Neves, a grande igreja mariana de Roma. A Lua encaminha-se para a Fase Plena: Lua Cheia, dia 06, às 01:55. O Sol nasce às 06:42 e o ocaso regista-se às 20:43. No porto de Lisboa, a preia-mar verifica-se às 04:53 e 17:04, a baixa-mar, às 10:35 e 23:01. Os nascidos nesta data pertencem ao signo Leão, destacando-se o maestro Erich Kleiber (1890), o astronauta norte-americano Neil Armstrong, o primeiro homem na Lua (1930), o cineasta norte-americano John Houston (1906), o percussionista brasileiro Airto Moreira (1941).

A renovação das listas do PSD propagandeada pelas fontes anónimas do PSD parece ser uma renovação para trás. Aparentemente estamos perante um regresso do cavaquismo recauchutado: Couto dos Santos, João de Deus Pinheiro, até Maria José Nogueira Pinto. Hum... não me parece bom prenúncio.

A primeira das minhas Crónicas Constitucionais, publicada no Novo Rumo.

Benfiquista escaldado, de boa pré-época tem medo.

"Basta que Isaltino repita o que disse Sócrates em pleno rebentar do caso Freeoport e em pleno congresso do PS: o povo é quem mais ordena! Isto é, o eleitorado é mais importante do que o poder judicial. Isaltino já apelou aos oeirenses. O Marquês de Pombal só foi condenado quando largou Oeiras e foi desterrado para Pombal. Em democracia, na pluralista e de Estado de Direito, o povo não pode mais do que o poder judicial. Em Portugal este princípio válido e semivigente também deveria ser eficaz. Não há pior justiça do que aquela que aparece ao povo como impotente." José Adelino Maltez, no Sobre o Tempo Que Passa.

Sete cristãos, entre os quais quatro mulheres e uma criança, foram queimados vivos no último fim-de-semana numa povoação do Paquistão, acusados de profanar o Corão. Obama terá certamente alguma coisa a dizer. Os compreensivos adeptos do diálogo das civilizações também. Digo eu...

Jorge Ferreira, um reformado de 69 anos, pai de uma passageira do voo da Continental Airlines, em que se registaram ontem vários feridos devido a turbulência.

Em 1578, na localidade marroquina de Kars-el Kibir, travava-se a batalha de Alcácer-Quibir. Em 1674, tropas francesas arrasavam o Palatinado. Em 1789, era abolido, em França, o sistema feudal. Em 1849, procedentes de Pernambuco, Brasil, chegavam a Moçâmedes, em Angola, os primeiros colonos portugueses. Em 1914, na Grande Guerra 1914-18, o Reino Unido declarava guerra à Alemanha e os EUA manifestavam-se neutrais. Em 1944, a Gestapo capturava a jovem Anne Frank e outros 14 judeus holandeses que se encontravam escondidos em Amsterdão, durante a ocupação nazi, na II Guerra Mundial. Em 1977, morria o filósofo Ernst Bloch, precursor do marxismo utópico. Em 2003, morriam o médico João Pulido Valente, de 77 anos, e a jornalista Helena Sanches Osório, com 61 anos, antiga directora do semanário O Independente e do vespertino A Capital. Em 2004, o engenheiro português António Segadães Tavares recebia o “Óscar” da engenharia pelo projecto de ampliação da pista do aeroporto do Funchal. Em 2006, morria José Luís Ferreira da Cunha, com 78 anos, antigo secretário de Estado da Informação do VI Governo Provisório, chefe da casa civil da Presidência de Costa Gomes (1974-76). Em 2007,morriam Lee Hazlewood, aos 78 anos, compositor norte-americano, autor de “These Boots Were Made for Walkin”, popularizado por Frank Sinatra; Raul Hilberg, de 81 anos, escritor e historiador norte-americano, conhecido pelas suas obras sobre o Holocausto, e Bruno Santos, com 75 anos, jornalista, colaborador do jornal A Bola, acompanhou mais de 30 Voltas a França em bicicleta. (D. Sebastião)

Hoje é Terça-feira, 04 de Agosto, ducentésimo décimo sexto dia do ano. Faltam 149 dias para o final de 2009. O dia é dedicado a S. João Maria Vianney e a Stº Aristarco. A Lua encaminha-se para a Fase Plena: é Lua Cheia, dia 06, às 01:55. O Sol nasce às 06:41 e o ocaso regista-se às 20:44. No porto de Lisboa, a preia-mar verifica-se às 04:18 e 16:30, a baixa-mar, às 10:01 e 22:29. Os nascidos nesta data pertencem ao signo Leão, destacando-se o poeta inglês Percy Bysshe Shelley (1791), o trompetista, compositor e chefe de orquestra de jazz Louis Armstrong (1901), o escritor polaco Witold Gombrowicz (1904), o compositor norte-americano William Schuman (1910), a actriz norte-americana Eve Marie Saint (1924), o antigo líder da OLP Yasser Arafat (1929), o “cartoonista” Guillermo Mordillo (1932), o actor e escritor norte-americano Billy Bob Thornton (1955), o presidente do Governo espanhol José Luis Rodríguez Zapatero (1960).

Em política o importante é o critério. No PSD parece haver arguidos de primeira e arguidos de segunda. Uns podem candidatar-se, outros não podem. Já que todos são inocentes até prova em contrário tem de haver uma explicação política. Porque se não houver cai Manuela Ferreira Leite no domínio do amiguismo ou da arbitrariedade.

O que agora chegou à justiça há muito que se sabia em Oeiras. Muitos calaram, por medo, por interesse, por cumplicidade. Desses pecados estou eu livre. Agora é fácil apontar o dedo a Isaltino de Morais. Mas, reconheça-se, por uma vez, a realidade encontra correspondencia numa decisão judicial. Sabe bem perceber que, às vezes, as coisas funcionam. Tarde, mas funcionam.

Em 1492, Cristóvão Colombo partia de Espanha para Ocidente, com as caravelas Nina, Pinta e Santa Maria, com a Índia por destino. Em 1778, era inaugurado o Teatro Scala de Milão, com a ópera “Europa Riconosciuta”, de António Salieri. Em 1829, Rossini estreava a ópera “Guilherme Tell”, em Paris. Em 1914, a Alemanha declarava guerra à França. No dia seguinte, o Reino Unido declarava guerra à Alemanha. Em 1958, o submarino nuclear norte-americano Nautilus completava a primeira viagem ao Pólo Norte. Em 1960, o Niger ascendia à independência. Em 1977, morria o arcebispo Makarios, presidente de Chipre. Em 1996, a atleta portuguesa Fernanda Ribeiro ganhava a medalha de ouro na prova dos dez mil metros nos Jogos Olímpicos de Atlanta, EUA, estabelecendo novo recorde olímpico com a marca de 31.01.63 m. Em 2001, o Tribunal Penal Internacional para a ex-Jugoslávia condenava o general sérvio-bósnio Radislav Krstic a 46 anos de prisão, por genocídio. Em 2002, a Turquia revogava a pena de morte e reconhecia os direitos culturais dos curdos. Em 2003, os fogos florestais apresentavam-se incontroláveis em 15 dos 18 distritos de Portugal Continental. Em 2006, na sua casa nos Alpes suíços, morria Elisabeth Schwarzkopf, de 90 anos, soprano de origem alemã. Em 2008, morria o escritor russo Alexandre Soljenitsyne, aos 89 anos, prémio Nobel da Literatura em1970, em Moscovo. Soljenitsyne é mais conhecido por ter revelado ao mundo a realidade do sistema soviético em livros como "Arquipélago Gulag", "Um Dia na Vida de Ivan Denissovitch", ou "O Primeiro Círculo". (Alexander Soljenitsine)

Hoje é Segunda-feira, 03 de Agosto, ducentésimo décimo quinto dia do ano. Faltam 150 dias para o final de 2009. O dia é dedicado a S. Pedro de Anâgni e aos Santos Nicodemus e Gamaliel. A Lua encaminha-se para a Fase Plena: é Lua Cheia, dia 06, às 01:55. O Sol nasce às 06:40 e o ocaso regista-se às 20:45. No porto de Lisboa, a preia-mar verifica-se às 03:38 e 15:52, a baixa-mar, às 09:23 e 21:55. Os nascidos nesta data pertencem ao signo Leão, destacando-se o arquitecto inglês James Wyatt (1746), o inventor do elevador moderno, Elisha Graves Otis (1811), a estrela de cinema de origem mexicana Dolores del Rio (1905), a escritora britânica P. D. James (1920), o cantor norte-americano Tony Bennett (1926), o actor norte-americano Martin Sheen (1940), o ministro britânico dos Negócios Estrangeiros Jack Straw (1946), o cineasta norte-americano John Landis (1950).

Um novo blogue para discutir um Novo Rumo para um novo Portugal. Nasceu hoje, não tem partido e é o blogue da semana no Tomar Partido. O destque respectivo já está no sítio certo. A menos de dois meses de eleições legislativas é útil e necessário discutir tudo. Sem medo e sem amarras. Eu também vou andar por lá e dizer umas coisas. Para já comecei com o Circuito Aberto.

O Sexo dos Anjos, de Manuel Azinhal, acabou. É uma pena. Espero que seja temporário. Menos pluralidade, ainda por cima de qualidade, é sempre mau.

Joana Vasconcelos é canoísta e sagrou-se, hoje campeã do Mundo de juniores em K1 500 metros, depois de ontem ter conquistado a medalha de prata nos 1.000 metros, na competição que decorreu em Moscovo. A portuguesa junta estas duas medalhas ao título europeu em K1 1.000m e ao bronze nos 500 metros: em 2009, a atleta do Clube Náutico de Crestuma fez o pleno de pódios nas mais importantes provas internacionais.

Conjunto organizado de sete pessoas ilustres. Vocábulo originário do grego "Pleiás, ádos", que significa constelação das Pleiades, formada por sete estrelas. Do latim "pleiades" ou "pliades", sete filhas de Atlas, transformadas em constelação. Colectivo de estrelas. Em português: colectivo de social-democratas, criaturas do cavaquismo, caídas em desgraça.

Se todos pensam que os partidos não respeitam os seus programas eleitorais quando chegam ao Governo, porquê tanta polémica sobre o facto de o PSD ainda não ter apresentado o seu? Sim, o PS já apresentou. E daí? Alguém continua a levar a sério o que o PS diz em campanha?... Interessa-me mais o que eles fazem do que o que eles dizem. Todos.

Pela primeira vez desde a adesão de Portugal à União Europeia, o Parlamento Europeu não terá nenhum vice-presidente português. Nos anos 1980 e 1990 chegaram a co-existir dois vice-presidentes em simultâneo, ou um vice-presidente e um presidente de comissão parlamentar, outro dos cargos mais relevantes, embora de importância desigual consoante a área. A Grécia, com os mesmos 22 eurodeputados, obteve duas vice-presidências do PE (um conservador, outro socialista). Então é assim, como se diz em português básico nos dias que correm: os partidos portugueses que elegeram deputados ao Parlamento Europeu pesam zero nos partidos federalistas a que pertencem, o PSE e o PPE. Vale-lhes de muito, como se vê, agacharem-se a programas e diktats federalistas em Bruxelas e Estrasburgo....

Em 1815, a Prussia, a Áustria, o Reino Unido e a Rússia decidiam a deportação Napoleão Bonaparte para a Ilha de Santa Helena. Em 1932, decorriam, em Lisboa, os funerais de D. Manuel II. Em 1934, o morria o presidente alemão Paul von Hindenburg, de 87 anos, deixando o caminho aberto a Adolfo Hitler. Em 1990, o Iraque invadia o Kuwait. Em 1996, morria Michel Debré, aos 84 anos, antigo primeiro-ministro francês. Em 2004, morria Henri Cartier-Bresson, com 95 anos, fotógrafo francês, co-fundador da agência Magnum, nome que marcou definitivamente a fotografia e o foto-jornalismo do século XX. Cartier-Bresson concentrava-se no “instante da verdade”, aquele a que chamava o "momento decisivo". Em 2006, o Governo dos Açores confirmava o aparecimento de um caso de BSE numa exploração da Ilha do Pico e decretava o sequestro sanitário do local. E morria Jorge de Brito, antigo presidente do Benfica. Em 2007, um submarino russo colocava uma bandeira da Rússia no fundo do Oceano Árctico, para reclamar a posse de uma zona rica em petróleo e gás natural no Pólo Norte, e morria Holden Roberto, aos 84 anos, dirigente nacionalista angolano, líder histórico da Frente Nacional de Libertação de Angola. Em 2008, o líder da organização terrorista basca ETA, José Ignacio de Juana Chaos, condenado a três mil anos de prisão pelo assassínio de 25 pessoas, saía da cadeia após cumprir 21 anos de pena. (Von Hindenburg)

Hoje é Domingo, 02 de Agosto, ducentésimo décimo quarto dia do ano. Faltam 151 dias para o final de 2009. O dia é dedicado a Stº Estêvão I, Papa, e à Beata Joana de Aza. A Lua encaminha-se para a Fase Plena: é Lua Cheia, dia 06, às 01:55. O Sol nasce às 06:39 e o ocaso regista-se às 20:46. No porto de Lisboa, a preia-mar verifica-se às 02:47 e 15:07, a baixa-mar, às 08:36 e 21:15. Os nascidos nesta data pertencem ao signo Leão, destacando-se o historiador inglês Edward A. Freeman (1823), a actriz norte-americana Myrna Loy (1905), o compositor alemão Karl Amadeus Hartmann (1905), o escritor norte-americano James Baldwin (1924), o actor britânico Peter O'Toole (1933), o cineasta Wes Craven (1939), a escritora Isabel Allende (1942), a actriz Mary-Louise Parker (1964) e o futebolista Helder Postiga (1982).

Vi ontem na SIC Notícias uma cena em directo desta telenovela de mau gosto e, diria até, mal cheirosa. Mas no léxico de Paulo Campos, aprendi novo vocabulário: sinónimo de convidar: "indagar da possibilidade de"...

Em 1291, era fundada a confederação helvética. Em 1492, os reis Católicos de Espanha decretavam a expulsão dos judeus. Em 1798, forças da Marinha britânica, comandadas por Horácio Nelson, derrotavam a esquadra francesa ao largo de Aboukirr, Egipto, na batalha do Nilo.Em 1804, era abolida a escravatura nos territórios da Coroa britânica. Em 1808, tropas inglesas desembarcavam em Lavos, Figueira da Foz, com o objectivo de repelir a invasão francesa. Em 1857, em Itália, Garibaldi formava a Associação Nacional para a unificação do País. Em 1868, a Rússia vendia o Alaska aos EUA. Em 1903, era fundado o Boavista Futebol Clube, no Porto. Em 1935, em Portugal, era inaugurada oficialmente a Emissora Nacional de Radiodifusão. Em 1944, no âmbito da II Guerra Mundial, começava a insurreição de Varsóvia, que uniu o exército polaco com a resistência e a população da cidade, na luta contra as forças nazis de ocupação. A revolta durou 63 dias, causou cerca de 200 mil mortos e foi sufocada pelas tropas de Hitler. Em 1961, o Benin (Daomé) ocupava o Forte de São João Baptista de Ajudá, anexando a fortaleza ao território. Apenas em 1985 Portugal reconheceria a anexação. Em 1977, morria o cardeal patriarca resignatário de Lisboa, Manuel Gonçalves Cerejeira. Em 2005, morria o Rei Fahd da Arábia Saudita, 84 anos, sucedendo-lhe Abdala bin Abdelaziz. Em 2006, o presidente cubano Fidel Castro delegava o poder no irmão Raul Castro. Pela primeira vez na história, e perto de cumprir 80 anos, o líder cubano transmitia a terceiros as suas próprias funções. Em 2008, as análises de laboratório realizadas na sonda exploradora "Phoenix" confirmavam a existência de água no planeta Marte, informou a NASA. (Foto)

marcar artigo