Quem são os cabeça de lista do PSD por distrito

06-06-2011
marcar artigo

Açores

João Bosco Mota Amaral, de 68 anos é licenciado em Direito e Mestre em Ciências Político-Económicas. Deputado à Assembleia Constituinte e depois sempre eleito deputado à Assembleia da República desde a I legislatura, foi o primeiro presidente do governo da Região Autónoma dos Açores, reeleito para cinco mandatos. Presidiu ao Parlamento na IX Legislatura e foi Conselheiro de Estado. É o Chanceler das Ordens Honoríficas Nacionais.

Aveiro

Fechar Subscreva as newsletters Diário de Notícias e receba as informações em primeira mão. Subscrever

António Fernando Couto dos Santos é licenciado em Engenharia Química. Tendo já exercido os cargos de ministro dos Assuntos Parlamentares, ministro da Educação, ministro-adjunto da Juventude e secretário de Estado da Juventude. Actualmente, é deputado da XI legislatura, presidindo à comissão de Saúde.

Beja

Carlos Moedas, de 40 anos, é licenciado em Engenharia Civil pelo Instituto Superior Técnico e Mestre em Gestão e Administração de Empresas (MBA) pela Harvard Business School. Trabalhou, no exterior, em instituições como o grupo Suez e banco Goldman Sachs, e em Portugal foi administrador delegado da Aguirre Newman. Hoje, tem a sua própria empresa de Gestão de Investimentos. É coordenador da área económica do Gabinete de Estudos Nacional do PSD e integrou a equipa que negociou o Orçamento do Estado de 2011.

Braga

Miguel Macedo, de 52 anos, licenciou-se em Direito, exercendo a profissão de advogado. O actual líder da bancada parlamentar dos social-democratas, cumpre já o quinto mandato como deputado. Membro da assembleia municipal de Braga e posterior vereador da edilidade, no Governo já exerceu o cargo de secretário de Estado da Juventude e, por duas vezes, de secretário de Estado da Justiça.

Bragança

Francisco José Viegas, de 42 anos, é escritor, tirou o curso de Letras na Universidade Nova de Lisboa. Iniciou o seu percurso profissional como docente na Universidade de Évora e, no jornalismo, passou 12 anos à frente da revista "Ler", seguindo-se a direcção da revista "Grande Reportagem" e da Casa Fernando Pessoa. Actualmente, é director editorial da Quetzal.

Castelo Branco

Carlos Costa Neves, de 56 anos, é licenciado em Direito, exercendo a profissão de gestor. Enquanto deputado, é vice-presidente da comissão parlamentar dos Assuntos Europeus. Já exerceu os cargos de deputado ao Parlamento Europeu, secretário de Estado dos Assuntos Europeus e foi ministro da Agricultura, Pescas e Florestas.

Coimbra

José Manuel Canavarro, de 45 anos, é doutorado em Psicologia Social. Professor na Universidade de Coimbra e na Escola Superior de Educação João de Deus, preside ao conselho científico da associação EPIS - Empresários pela Inclusão Social. Ex-secretário de Estado adjunto e da Administração Educativa, antigo pró-reitor da Universidade de Coimbra e ex-dirigente do IEFP, foi ainda membro de diversas comissões de avaliação do Ensino Superior e do CNE.

Évora

Pedro Lynce Faria, de 68 anos, foi professor catedrático de Agricultura e é actualmente emérito da Universidade Técnica de Lisboa. Deputado na última sessão legislativa e vice-presidente do grupo parlamentar, integrou a comissão de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas.

Faro

José Mendes Bota, de 55 anos, é economista. Deputado à Assembleia da República em sete legislaturas e deputado europeu em dois mandatos, preside actualmente à comissão para a Igualdade da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa, tendo-se destacado no combate à violência contra as mulheres e pela igualdade de género. Ex-autarca de Loulé e sempre defensor da regionalização, presidiu ao PSD/Algarve em oito mandatos.

Guarda

Manuel Meirinho é licenciado em Comunicação Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa, com Mestrado, Doutoramento e agregação em Ciência Política pela mesma instituição. Docente universitário e vice-presidente desta universidade, é professor associado com agregação em Ciências Jurídicas e Políticas.

Leiria

Teresa Morais, de 52 anos é licenciada e Mestre em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Clássica de Lisboa. Docente na mesma instituição, onde prepara o seu doutoramento e na Universidade Lusíada de Lisboa, a deputada é vice-presidente do grupo parlamentar, coordena a área da justiça na comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias e preside à sub-comissão de Igualdade.

Lisboa

Fernando José de La Vieter Ribeiro Nobre, de 59 anos, é Doutorado em Medicina pela Universidade Livre de Bruxelas, Doutor Honoris Causa, Professor catedrático convidado na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e Professor convidado no Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna. Participou em mais de 250 missões de estudo coordenação e assistência médica humanitária, em mais de 75 países. Em Portugal, abriu 14 centros sociais no âmbito do seu projecto mais conhecido, a AMI - Assistência Médica Internacional, que fundou em 1984.

Madeira

Alberto João Cardoso Gonçalves Jardim, de 68 anos é licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra. Presidente do Governo Regional da Madeira desde Março de 1978, foi co-fundador do PSD/Madeira e vem presidindo às suas comissões políticas regionais. Foi vice-presidente do Partido Popular Europeu e é vice-presidente do Comité das Regiões e membro-fundador da Assembleia das Regiões da Europa. É membro do Conselho de Estado, do Conselho Superior de Defesa Nacional, do Conselho Superior da Segurança Interna, da República Portuguesa.

Portalegre

Cristóvão Crespo, de 53 anos é licenciado em Gestão de empresas, exercendo a profissão de inspector tributário. Nesta legislatura, integrou as comissões parlamentares de Orçamento e Finanças e do Ambiente, Ordenamento do Território e Poder Local.

Porto

José Pedro Aguiar Branco, de 53 anos, é licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra e exerce a profissão de advogado, tendo presidido ao Conselho Distrital do Porto da respectiva ordem profissional. Foi ministro da Justiça, ex-membro do Conselho Superior da Magistratura, líder parlamentar dos social-democratas e é membro do Conselho Superior de Segurança Interna.

Santarém

Miguel Fernando Cassola de Miranda Relvas, de 50 anos é licenciado em Ciência Política e Relações Internacionais, exerce igualmente a actividade de consultor e administrador de empresas. Com uma vasta experiência política, ocupou, no passado, os cargos de vice-presidente da JSD e secretário-geral do PSD. Foi deputado em sete legislaturas e secretário de Estado da Administração Local. Preside à Assembleia Municipal de Tomar desde 1997. É docente da disciplina de Marketing Político no curso de Gestão de Marketing do Instituto Superior de Comunicação Empresarial.

Setúbal

Maria Luís Albuquerque é licenciada em Economia e Mestre em Economia Monetária e Financeira pelo ISEG, a cabeça de lista do PSD ao distrito de Setúbal começou o seu percurso profissional como docente universitária. Foi assessora na secretaria de Estado do Tesouro e Finanças, gestora financeira na REFER e, hoje, é coordenadora do Núcleo de Emissões e Mercados no IGCP, entidade emissora de dívida pública em Portugal.

Viana do Castelo

Carlos Abreu Amorim é licenciado em Direito pela Universidade Lusíada, Mestre pela Universidade de Coimbra e Doutorado pela Universidade do Minho, onde actualmente exerce a função de docente universitário.

Vila Real

Pedro Passos Coelho, de 47 anos, é licenciado em Economia, desde cedo acumulou a actividade profissional com a paixão pela política. Com 18 anos, já trabalhava como professor de matemática na Escola Secundária de Vila Pouca de Aguiar, a par de uma intensa actividade política, que culminou na presidência da JSD. Foi deputado à Assembleia da República em duas legislaturas, tendo desempenhado as funções de vice-presidente e porta-voz da direcção do grupo parlamentar do PSD. Ao concluir essa etapa parlamentar, e por uma questão de princípio, não requereu a pensão vitalícia. Foi também candidato à presidência da câmara municipal da Amadora, tendo aí sido vereador. Na última década, trabalhou como gestor, consultor e administrador de empresas e, nos últimos cinco anos, exerceu a actividade de professor das cadeiras de "Economia Aplicada" e "Economia do Turismo", no Instituto Superior de Ciências Educativas.

Viseu

António Joaquim Almeida Henriques, de 50 anos é licenciado em Direito e exerce a profissão de advogado. Com um longo percurso na área empresarial, associativismo-empresarial e política, o deputado e vice-presidente da bancada parlamentar do PSD integrou, na última legislatura, a comissão de Assuntos Económicos, Inovação e Energia, e o grupo de trabalho para o Desenvolvimento Regional.

Europa

Carlos Alberto Gonçalves, de 49 anos, é licenciado em Geografia pela Universidade de Paris, exercendo a profissão de técnico de Serviço Social e Cultural. Deputado parlamentar e presidente da comissão política do PSD em Paris, o social-democrata conta com um longo percurso político e sindical, de onde se destacam os cargos de presidente da MAG do Sindicato dos Trabalhadores Consulares e de secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

Fora da Europa

José de Almeida Cesário, de 52 anos, é professor do ensino básico. Exerceu as funções de secretário de Estado das Comunidades Portuguesas e de secretário de Estado da Administração Local, e ocupa presentemente o lugar de vice-presidente da comissão parlamentar de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas.

Açores

João Bosco Mota Amaral, de 68 anos é licenciado em Direito e Mestre em Ciências Político-Económicas. Deputado à Assembleia Constituinte e depois sempre eleito deputado à Assembleia da República desde a I legislatura, foi o primeiro presidente do governo da Região Autónoma dos Açores, reeleito para cinco mandatos. Presidiu ao Parlamento na IX Legislatura e foi Conselheiro de Estado. É o Chanceler das Ordens Honoríficas Nacionais.

Aveiro

Fechar Subscreva as newsletters Diário de Notícias e receba as informações em primeira mão. Subscrever

António Fernando Couto dos Santos é licenciado em Engenharia Química. Tendo já exercido os cargos de ministro dos Assuntos Parlamentares, ministro da Educação, ministro-adjunto da Juventude e secretário de Estado da Juventude. Actualmente, é deputado da XI legislatura, presidindo à comissão de Saúde.

Beja

Carlos Moedas, de 40 anos, é licenciado em Engenharia Civil pelo Instituto Superior Técnico e Mestre em Gestão e Administração de Empresas (MBA) pela Harvard Business School. Trabalhou, no exterior, em instituições como o grupo Suez e banco Goldman Sachs, e em Portugal foi administrador delegado da Aguirre Newman. Hoje, tem a sua própria empresa de Gestão de Investimentos. É coordenador da área económica do Gabinete de Estudos Nacional do PSD e integrou a equipa que negociou o Orçamento do Estado de 2011.

Braga

Miguel Macedo, de 52 anos, licenciou-se em Direito, exercendo a profissão de advogado. O actual líder da bancada parlamentar dos social-democratas, cumpre já o quinto mandato como deputado. Membro da assembleia municipal de Braga e posterior vereador da edilidade, no Governo já exerceu o cargo de secretário de Estado da Juventude e, por duas vezes, de secretário de Estado da Justiça.

Bragança

Francisco José Viegas, de 42 anos, é escritor, tirou o curso de Letras na Universidade Nova de Lisboa. Iniciou o seu percurso profissional como docente na Universidade de Évora e, no jornalismo, passou 12 anos à frente da revista "Ler", seguindo-se a direcção da revista "Grande Reportagem" e da Casa Fernando Pessoa. Actualmente, é director editorial da Quetzal.

Castelo Branco

Carlos Costa Neves, de 56 anos, é licenciado em Direito, exercendo a profissão de gestor. Enquanto deputado, é vice-presidente da comissão parlamentar dos Assuntos Europeus. Já exerceu os cargos de deputado ao Parlamento Europeu, secretário de Estado dos Assuntos Europeus e foi ministro da Agricultura, Pescas e Florestas.

Coimbra

José Manuel Canavarro, de 45 anos, é doutorado em Psicologia Social. Professor na Universidade de Coimbra e na Escola Superior de Educação João de Deus, preside ao conselho científico da associação EPIS - Empresários pela Inclusão Social. Ex-secretário de Estado adjunto e da Administração Educativa, antigo pró-reitor da Universidade de Coimbra e ex-dirigente do IEFP, foi ainda membro de diversas comissões de avaliação do Ensino Superior e do CNE.

Évora

Pedro Lynce Faria, de 68 anos, foi professor catedrático de Agricultura e é actualmente emérito da Universidade Técnica de Lisboa. Deputado na última sessão legislativa e vice-presidente do grupo parlamentar, integrou a comissão de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas.

Faro

José Mendes Bota, de 55 anos, é economista. Deputado à Assembleia da República em sete legislaturas e deputado europeu em dois mandatos, preside actualmente à comissão para a Igualdade da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa, tendo-se destacado no combate à violência contra as mulheres e pela igualdade de género. Ex-autarca de Loulé e sempre defensor da regionalização, presidiu ao PSD/Algarve em oito mandatos.

Guarda

Manuel Meirinho é licenciado em Comunicação Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa, com Mestrado, Doutoramento e agregação em Ciência Política pela mesma instituição. Docente universitário e vice-presidente desta universidade, é professor associado com agregação em Ciências Jurídicas e Políticas.

Leiria

Teresa Morais, de 52 anos é licenciada e Mestre em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Clássica de Lisboa. Docente na mesma instituição, onde prepara o seu doutoramento e na Universidade Lusíada de Lisboa, a deputada é vice-presidente do grupo parlamentar, coordena a área da justiça na comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias e preside à sub-comissão de Igualdade.

Lisboa

Fernando José de La Vieter Ribeiro Nobre, de 59 anos, é Doutorado em Medicina pela Universidade Livre de Bruxelas, Doutor Honoris Causa, Professor catedrático convidado na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e Professor convidado no Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna. Participou em mais de 250 missões de estudo coordenação e assistência médica humanitária, em mais de 75 países. Em Portugal, abriu 14 centros sociais no âmbito do seu projecto mais conhecido, a AMI - Assistência Médica Internacional, que fundou em 1984.

Madeira

Alberto João Cardoso Gonçalves Jardim, de 68 anos é licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra. Presidente do Governo Regional da Madeira desde Março de 1978, foi co-fundador do PSD/Madeira e vem presidindo às suas comissões políticas regionais. Foi vice-presidente do Partido Popular Europeu e é vice-presidente do Comité das Regiões e membro-fundador da Assembleia das Regiões da Europa. É membro do Conselho de Estado, do Conselho Superior de Defesa Nacional, do Conselho Superior da Segurança Interna, da República Portuguesa.

Portalegre

Cristóvão Crespo, de 53 anos é licenciado em Gestão de empresas, exercendo a profissão de inspector tributário. Nesta legislatura, integrou as comissões parlamentares de Orçamento e Finanças e do Ambiente, Ordenamento do Território e Poder Local.

Porto

José Pedro Aguiar Branco, de 53 anos, é licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra e exerce a profissão de advogado, tendo presidido ao Conselho Distrital do Porto da respectiva ordem profissional. Foi ministro da Justiça, ex-membro do Conselho Superior da Magistratura, líder parlamentar dos social-democratas e é membro do Conselho Superior de Segurança Interna.

Santarém

Miguel Fernando Cassola de Miranda Relvas, de 50 anos é licenciado em Ciência Política e Relações Internacionais, exerce igualmente a actividade de consultor e administrador de empresas. Com uma vasta experiência política, ocupou, no passado, os cargos de vice-presidente da JSD e secretário-geral do PSD. Foi deputado em sete legislaturas e secretário de Estado da Administração Local. Preside à Assembleia Municipal de Tomar desde 1997. É docente da disciplina de Marketing Político no curso de Gestão de Marketing do Instituto Superior de Comunicação Empresarial.

Setúbal

Maria Luís Albuquerque é licenciada em Economia e Mestre em Economia Monetária e Financeira pelo ISEG, a cabeça de lista do PSD ao distrito de Setúbal começou o seu percurso profissional como docente universitária. Foi assessora na secretaria de Estado do Tesouro e Finanças, gestora financeira na REFER e, hoje, é coordenadora do Núcleo de Emissões e Mercados no IGCP, entidade emissora de dívida pública em Portugal.

Viana do Castelo

Carlos Abreu Amorim é licenciado em Direito pela Universidade Lusíada, Mestre pela Universidade de Coimbra e Doutorado pela Universidade do Minho, onde actualmente exerce a função de docente universitário.

Vila Real

Pedro Passos Coelho, de 47 anos, é licenciado em Economia, desde cedo acumulou a actividade profissional com a paixão pela política. Com 18 anos, já trabalhava como professor de matemática na Escola Secundária de Vila Pouca de Aguiar, a par de uma intensa actividade política, que culminou na presidência da JSD. Foi deputado à Assembleia da República em duas legislaturas, tendo desempenhado as funções de vice-presidente e porta-voz da direcção do grupo parlamentar do PSD. Ao concluir essa etapa parlamentar, e por uma questão de princípio, não requereu a pensão vitalícia. Foi também candidato à presidência da câmara municipal da Amadora, tendo aí sido vereador. Na última década, trabalhou como gestor, consultor e administrador de empresas e, nos últimos cinco anos, exerceu a actividade de professor das cadeiras de "Economia Aplicada" e "Economia do Turismo", no Instituto Superior de Ciências Educativas.

Viseu

António Joaquim Almeida Henriques, de 50 anos é licenciado em Direito e exerce a profissão de advogado. Com um longo percurso na área empresarial, associativismo-empresarial e política, o deputado e vice-presidente da bancada parlamentar do PSD integrou, na última legislatura, a comissão de Assuntos Económicos, Inovação e Energia, e o grupo de trabalho para o Desenvolvimento Regional.

Europa

Carlos Alberto Gonçalves, de 49 anos, é licenciado em Geografia pela Universidade de Paris, exercendo a profissão de técnico de Serviço Social e Cultural. Deputado parlamentar e presidente da comissão política do PSD em Paris, o social-democrata conta com um longo percurso político e sindical, de onde se destacam os cargos de presidente da MAG do Sindicato dos Trabalhadores Consulares e de secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

Fora da Europa

José de Almeida Cesário, de 52 anos, é professor do ensino básico. Exerceu as funções de secretário de Estado das Comunidades Portuguesas e de secretário de Estado da Administração Local, e ocupa presentemente o lugar de vice-presidente da comissão parlamentar de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas.

marcar artigo