O valor das ideias: BBC refere modelo do TGV em Espanha como lucrativo, potenciador da produtividade e redutor das emissões de CO2

24-12-2009
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Ainda ontem a BBC dava particular destaque ao sucesso do TGV em Espanha. Claro que haverá sempre os que pensam que uma das mais prestigiadas cadeias de TV do mundo está ao serviço do PS, de José Sócrates ou do PSOE. Mas deixemos teses absurdas de lado. A informação constante da peça inclui depoimentos de utentes que apanham a linha das 8h30, entre Madrid e Barcelona. E que notam que não só é mais rápido "porta-a-porta", que ligações aéreas, como a localização das estações face ao centro das cidades, comparada com a localização clássica dos aeroportos (e a Portela é um exemplo de perigo para Lisboa, há muitos anos, nesse capítulo!), permite ganhos consideráveis nas viagens de acesso.Sobre a rentabilidade do projecto face à concorrente aérea, a linha de TGV lançada em Fevereiro de 2008, ultrapassou o número de passageiros no corredor aéreo em Julho de 2009. As tarifas acabam por não ser muito diferentes das passagens de avião, e a coexão territorial ficou fortalecida: a paragem em Saragoça fez daquela cidade um ponto de encontro entre quem vinha de Madrid e quem vinha de Barcelona. Centros de negócios e unidades hoteleiras conheceram elevado crescimento, tornando Saragoça num elemento chave nas ligações territoriais em Espanha, que previamente não era.A rede de alta velocidade espanhola (AVE) tem-se revelado lucrativa! E segundo um Professor da prestigiada Business School de Barcelona, ESADE, não é fundamentalmente o preço que está a permitir um sucesso destes da AVE. Antes a qualidade do serviço e os ganhos de tempo (leia-se: produtividade!).No Reino Unido, o projecto espanhol está a ser estudado de perto na projectado linha de TGV entre Londres e Glasgow. E o Secretário dos Transportes da Administração Obama, Ray Lahood, visitou as infraestruturas espanholas recentemente, tendo relatado nos EUA o seu deslumbramento e rendição ao projecto AVE. Convém dizer, para os mais cépticos, que Ray Lahood é um republicano, cujo discurso sempre foi marcado pelo conservadorismo fiscal, isto é, pelo controlo das finanças públicas. O projecto do TGV nos EUA não se trata, portanto, de um miragem apenas de um Presidente democrata!A meta de ter 30% dos Espanhóis a menos de 30 milhas de uma estação de TGV em 2020 causou particular impressão ao Republicano Ray Lahood!A vertente ambiental é igualmente valorizada na peça da BBC, onde se referem as emissões comparativas de CO2 entre a viagem de TGV e a de avião com vantagem clara para a primeira. Além dos ganhos ao nível do descongestionamento do tráfego automóvel!Quando questionados sobre a crise em Espanha, os especialistas frisam o potencial de criação de emprego, de novos investimentos na rede AVE, e no facto de esta já ter demonstrada a sua rentabilidade!Em síntese, um bom investimento é sempre um bom investimento. Por muito que isso custe à facção no poder neste PSD!


Ainda ontem a BBC dava particular destaque ao sucesso do TGV em Espanha. Claro que haverá sempre os que pensam que uma das mais prestigiadas cadeias de TV do mundo está ao serviço do PS, de José Sócrates ou do PSOE. Mas deixemos teses absurdas de lado. A informação constante da peça inclui depoimentos de utentes que apanham a linha das 8h30, entre Madrid e Barcelona. E que notam que não só é mais rápido "porta-a-porta", que ligações aéreas, como a localização das estações face ao centro das cidades, comparada com a localização clássica dos aeroportos (e a Portela é um exemplo de perigo para Lisboa, há muitos anos, nesse capítulo!), permite ganhos consideráveis nas viagens de acesso.Sobre a rentabilidade do projecto face à concorrente aérea, a linha de TGV lançada em Fevereiro de 2008, ultrapassou o número de passageiros no corredor aéreo em Julho de 2009. As tarifas acabam por não ser muito diferentes das passagens de avião, e a coexão territorial ficou fortalecida: a paragem em Saragoça fez daquela cidade um ponto de encontro entre quem vinha de Madrid e quem vinha de Barcelona. Centros de negócios e unidades hoteleiras conheceram elevado crescimento, tornando Saragoça num elemento chave nas ligações territoriais em Espanha, que previamente não era.A rede de alta velocidade espanhola (AVE) tem-se revelado lucrativa! E segundo um Professor da prestigiada Business School de Barcelona, ESADE, não é fundamentalmente o preço que está a permitir um sucesso destes da AVE. Antes a qualidade do serviço e os ganhos de tempo (leia-se: produtividade!).No Reino Unido, o projecto espanhol está a ser estudado de perto na projectado linha de TGV entre Londres e Glasgow. E o Secretário dos Transportes da Administração Obama, Ray Lahood, visitou as infraestruturas espanholas recentemente, tendo relatado nos EUA o seu deslumbramento e rendição ao projecto AVE. Convém dizer, para os mais cépticos, que Ray Lahood é um republicano, cujo discurso sempre foi marcado pelo conservadorismo fiscal, isto é, pelo controlo das finanças públicas. O projecto do TGV nos EUA não se trata, portanto, de um miragem apenas de um Presidente democrata!A meta de ter 30% dos Espanhóis a menos de 30 milhas de uma estação de TGV em 2020 causou particular impressão ao Republicano Ray Lahood!A vertente ambiental é igualmente valorizada na peça da BBC, onde se referem as emissões comparativas de CO2 entre a viagem de TGV e a de avião com vantagem clara para a primeira. Além dos ganhos ao nível do descongestionamento do tráfego automóvel!Quando questionados sobre a crise em Espanha, os especialistas frisam o potencial de criação de emprego, de novos investimentos na rede AVE, e no facto de esta já ter demonstrada a sua rentabilidade!Em síntese, um bom investimento é sempre um bom investimento. Por muito que isso custe à facção no poder neste PSD!

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