Blogue Aduaneiro, Alfândegas, Customs, Douanes, Aduanas, Comércio Mundial, Import-Export: Exportar não está fácil

31-05-2010
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"MSC sobe fretes e sobretaxa de piratariaA partir de 1 de Janeiro, importar e exportar cargas de e para o Extremo Oriente será mais caro, anuncia a MSC.A Mediterranean Shipping Company anuncia para o próximo dia 1 de Janeiro um aumento extraordinário de fretes para as cargas de importação provenientes do Extremo Oriente e destinadas a todos os países europeus (incluindo, claro, Portugal).O aumento anunciado no ERR (Emergency Rate Restoration) será de 250 dólares por TEU.O armador helvético justifica a subida com a actual conjuntura relativa à lei da oferta e da procura.Ao mesmo tempo, a MSC anuncia o incremento do valor da PRS (Piracy Risk Surcharge) a cobrar sobre as cargas com origem em Portugal e destinadas ao Médio e Extremo Oriente e bem assim ao subcontinente indiano (Índia, Paquistão, Bangladesh e Sri Lanka).O aumento será de 40 dólares por TEU e destinar-se-á a suportar os sobrecustos em que o armador incorre por força do aumento da actividade de pirataria na região do Golfo de Aden."Fonte: T&NComentário:Não havendo quaisquer dúvidas quanto à idoneidade da MSC, não posso deixar de dizer que “assim vai o comércio internacional…”A justificação do aumento de USD 250 por contentor (TEU) “actual conjuntura relativa à lei da oferta e da procura”, suscita a as seguintes questões:Haverá mais procura (mais exportação) ou menos oferta (menos navios)?Será que a MSC não tem concorrência?Será por uma outra qualquer razão que eu não consigo de momento descobrir?Vamos esperar pela reacção das outras companhias de navegação.Não há dúvida, que a pirataria acarreta custos bastante elevados, não só na intervenção de vigilância militar, mas também no transporte de mercadorias USD 40 por TEU, o mais provável é que também o seguro das mercadorias tenha sido onerado.ENFIM, EXPORTAR NÃO ESTÁ FÁCIL.


"MSC sobe fretes e sobretaxa de piratariaA partir de 1 de Janeiro, importar e exportar cargas de e para o Extremo Oriente será mais caro, anuncia a MSC.A Mediterranean Shipping Company anuncia para o próximo dia 1 de Janeiro um aumento extraordinário de fretes para as cargas de importação provenientes do Extremo Oriente e destinadas a todos os países europeus (incluindo, claro, Portugal).O aumento anunciado no ERR (Emergency Rate Restoration) será de 250 dólares por TEU.O armador helvético justifica a subida com a actual conjuntura relativa à lei da oferta e da procura.Ao mesmo tempo, a MSC anuncia o incremento do valor da PRS (Piracy Risk Surcharge) a cobrar sobre as cargas com origem em Portugal e destinadas ao Médio e Extremo Oriente e bem assim ao subcontinente indiano (Índia, Paquistão, Bangladesh e Sri Lanka).O aumento será de 40 dólares por TEU e destinar-se-á a suportar os sobrecustos em que o armador incorre por força do aumento da actividade de pirataria na região do Golfo de Aden."Fonte: T&NComentário:Não havendo quaisquer dúvidas quanto à idoneidade da MSC, não posso deixar de dizer que “assim vai o comércio internacional…”A justificação do aumento de USD 250 por contentor (TEU) “actual conjuntura relativa à lei da oferta e da procura”, suscita a as seguintes questões:Haverá mais procura (mais exportação) ou menos oferta (menos navios)?Será que a MSC não tem concorrência?Será por uma outra qualquer razão que eu não consigo de momento descobrir?Vamos esperar pela reacção das outras companhias de navegação.Não há dúvida, que a pirataria acarreta custos bastante elevados, não só na intervenção de vigilância militar, mas também no transporte de mercadorias USD 40 por TEU, o mais provável é que também o seguro das mercadorias tenha sido onerado.ENFIM, EXPORTAR NÃO ESTÁ FÁCIL.

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