Estamos em 2020, sem grandes alterações políticas desde 2004. Mantém-se o equilíbrio entre as soberanias nacionais e os interesses supra-nacionais, não tendo a Europa atingido os objectivos da Estratégia de Lisboa.A inovação e a economia do conhecimento perderam, neste cenário, a prioridade perante a emergência das questões da qualidade de vida e do lazer.A era das universidades terminou. O conceito de educação superior passou a englobar todo o treino e educação posterior à escola.Os governos, cujas ferramentas e capacidade de orientação se reduziram, e apesar do Ensino Superior se ter convertido numa das principais actividades económicas para cada país, tornaram-se mais realistas em relação ao seu nível de intervenção, por reconhecimento de que as próprias instituições se orientavam melhor por si próprias, ao passo que os académicos, agora reorganizados em várias categorias, aproximam-se dos mercados que passaram a dominar as orientações da educação superior.(primeira de cinco partes)
Categorias
Entidades
Estamos em 2020, sem grandes alterações políticas desde 2004. Mantém-se o equilíbrio entre as soberanias nacionais e os interesses supra-nacionais, não tendo a Europa atingido os objectivos da Estratégia de Lisboa.A inovação e a economia do conhecimento perderam, neste cenário, a prioridade perante a emergência das questões da qualidade de vida e do lazer.A era das universidades terminou. O conceito de educação superior passou a englobar todo o treino e educação posterior à escola.Os governos, cujas ferramentas e capacidade de orientação se reduziram, e apesar do Ensino Superior se ter convertido numa das principais actividades económicas para cada país, tornaram-se mais realistas em relação ao seu nível de intervenção, por reconhecimento de que as próprias instituições se orientavam melhor por si próprias, ao passo que os académicos, agora reorganizados em várias categorias, aproximam-se dos mercados que passaram a dominar as orientações da educação superior.(primeira de cinco partes)