Univer Cidade: Validação de Competências

22-12-2009
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Enquanto aqui e ali se avança com pequenas unidades de validação de competências, normalmente em tecnologias da informação e informática ou línguas, preocupa-me que um quadro geral de referência para as competências, com correspondência aos níveis do ensino básico e secundário, esteja por construir e determinar.Em Bergen, avançou-se mais um pouco no sentido de se criar um tal sistema de reconhecimento de competências adquiridas de forma não academicamente formal, dado que um Quadro Europeu de Qualificações, e quaisquer Quadros Nacionais, implicarão a definição de competências por níveis de aprendizagem.Mas, ao contrário de muitos países europeus, e até ao arrepio do que diz a Lei, o reconhecimento de competências é, em Portugal, uma miragem (ainda que com novos, mas ainda incipientes, oásis). Pior, para chegar a Londres, em 2007, em condições de acompanhar o Processo de Bolonha, teremos que apresentar o nosso Quadro Nacional de Qualificações, com a referência ao reconhecimento de competências para todos os graus do ensino superior, sem que o tenhamos feito aos níveis mais básicos......onde eu penso que a nossa população teria ainda muito a conquistar!


Enquanto aqui e ali se avança com pequenas unidades de validação de competências, normalmente em tecnologias da informação e informática ou línguas, preocupa-me que um quadro geral de referência para as competências, com correspondência aos níveis do ensino básico e secundário, esteja por construir e determinar.Em Bergen, avançou-se mais um pouco no sentido de se criar um tal sistema de reconhecimento de competências adquiridas de forma não academicamente formal, dado que um Quadro Europeu de Qualificações, e quaisquer Quadros Nacionais, implicarão a definição de competências por níveis de aprendizagem.Mas, ao contrário de muitos países europeus, e até ao arrepio do que diz a Lei, o reconhecimento de competências é, em Portugal, uma miragem (ainda que com novos, mas ainda incipientes, oásis). Pior, para chegar a Londres, em 2007, em condições de acompanhar o Processo de Bolonha, teremos que apresentar o nosso Quadro Nacional de Qualificações, com a referência ao reconhecimento de competências para todos os graus do ensino superior, sem que o tenhamos feito aos níveis mais básicos......onde eu penso que a nossa população teria ainda muito a conquistar!

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