Octávio V. Gonçalves: Tenham calma

21-05-2011
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Vai por aí um grande frenesim entre professores, quer sobre desenhos de alternativas e cenários para uma nova avaliação do desempenho, quer sobre medos e papões que alguns saudosistas da farsa vão agitando.
Procurem acalmar-se e fruir o momento!...
Estou certo que dentro de duas ou três semanas poderão surgir (boas) novidades, pelo que, neste momento, sugeriria que, cada um de nós, procurasse concentrar-se naquilo que deve ocupar a vida de um professor: preparação de aulas, leccionação, apoio aos alunos e avaliação dos alunos.
Quanto à avaliação feita pelos pares, desculpem-me  a franqueza, mas esta experiência já foi suficientemente traumática e com custos relacionais e organizacionais que demorarão muito tempo a reverter.
Já os sindicatos, ao invés de estarem a cavar divergências que, nesta fase pré-eleitoral, não fazem sentido, deviam abrir processos de reflexão interna sobre as (falhadas e dúbias) estratégias adoptadas para combater este modelo de ADD, com custos para os professores e para as escolas, quando a revogação do modelo, no Parlamento, já podia ter ocorrido há mais de um ano.


Vai por aí um grande frenesim entre professores, quer sobre desenhos de alternativas e cenários para uma nova avaliação do desempenho, quer sobre medos e papões que alguns saudosistas da farsa vão agitando.
Procurem acalmar-se e fruir o momento!...
Estou certo que dentro de duas ou três semanas poderão surgir (boas) novidades, pelo que, neste momento, sugeriria que, cada um de nós, procurasse concentrar-se naquilo que deve ocupar a vida de um professor: preparação de aulas, leccionação, apoio aos alunos e avaliação dos alunos.
Quanto à avaliação feita pelos pares, desculpem-me  a franqueza, mas esta experiência já foi suficientemente traumática e com custos relacionais e organizacionais que demorarão muito tempo a reverter.
Já os sindicatos, ao invés de estarem a cavar divergências que, nesta fase pré-eleitoral, não fazem sentido, deviam abrir processos de reflexão interna sobre as (falhadas e dúbias) estratégias adoptadas para combater este modelo de ADD, com custos para os professores e para as escolas, quando a revogação do modelo, no Parlamento, já podia ter ocorrido há mais de um ano.

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