Octávio V Gonçalves: Os professores exigem a anulação de todas as penalizações e vantagens decorrentes do 1º ciclo de avaliação

04-08-2010
marcar artigo


Os resultados da sondagem que aqui disponibilizei (ver no fundo da página do blogue) são esclarecedores quanto ao posicionamento esmagadoramente maioritário dos professores em relação ao 1º ciclo de avaliação.Perante a questão "o que deve ser feito em relação ao 1º ciclo de avaliação do desempenho?", cerca de 9 em cada 10 professores inquiridos exigem a anulação de todas as penalizações e vantagens que possam advir das classificações atribuídas (ou negadas) no quadro do 1º ciclo de avaliação do desempenho.Todos conhecemos as condições irregulares e injustas em que decorreu o 1º ciclo de avaliação, por força da contestação quase generalizada à versão absurda e inaplicável do modelo de avaliação, mas também à sua modalidade "faz de conta".Perante a FARSA universalmente denunciada, os sindicatos e os partidos da oposição não podem ser coniventes com os processos e com os resultados que que um modelo de avaliação incompetente e destituído de seriedade instalou e instigou nas escolas: desde os climas de secretismo, de discricionariedade, de suspeição e de conflitualidade, até balizas e níveis classificativos administrados e atribuídos de forma verdadeiramente aleatória e absurda.Como tal, os sindicatos têm a obrigação de desencadear, a nível nacional, abaixo-assinados e/ou petições a exigirem a anulação de penalizações e de vantagens decorrentes do 1º ciclo de avaliação do desempenho.Mas, os partidos da oposição também devem incluir esta exigência nas propostas que venham a submeter ao Parlamento, uma vez constatado o fracasso das negociações entre o ME e os sindicatos (a haver alguma réstia de seriedade nas decisões que se tomam, o cronómetro do PSD é parado hoje, pelo que amanhã se aguardam novidades).


Os resultados da sondagem que aqui disponibilizei (ver no fundo da página do blogue) são esclarecedores quanto ao posicionamento esmagadoramente maioritário dos professores em relação ao 1º ciclo de avaliação.Perante a questão "o que deve ser feito em relação ao 1º ciclo de avaliação do desempenho?", cerca de 9 em cada 10 professores inquiridos exigem a anulação de todas as penalizações e vantagens que possam advir das classificações atribuídas (ou negadas) no quadro do 1º ciclo de avaliação do desempenho.Todos conhecemos as condições irregulares e injustas em que decorreu o 1º ciclo de avaliação, por força da contestação quase generalizada à versão absurda e inaplicável do modelo de avaliação, mas também à sua modalidade "faz de conta".Perante a FARSA universalmente denunciada, os sindicatos e os partidos da oposição não podem ser coniventes com os processos e com os resultados que que um modelo de avaliação incompetente e destituído de seriedade instalou e instigou nas escolas: desde os climas de secretismo, de discricionariedade, de suspeição e de conflitualidade, até balizas e níveis classificativos administrados e atribuídos de forma verdadeiramente aleatória e absurda.Como tal, os sindicatos têm a obrigação de desencadear, a nível nacional, abaixo-assinados e/ou petições a exigirem a anulação de penalizações e de vantagens decorrentes do 1º ciclo de avaliação do desempenho.Mas, os partidos da oposição também devem incluir esta exigência nas propostas que venham a submeter ao Parlamento, uma vez constatado o fracasso das negociações entre o ME e os sindicatos (a haver alguma réstia de seriedade nas decisões que se tomam, o cronómetro do PSD é parado hoje, pelo que amanhã se aguardam novidades).

marcar artigo