Octávio V. Gonçalves: Ignorância Vital

22-01-2011
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Embora se esteja a tornar habitual em Vital Moreira, não deixa de ser algo absolutamente confrangedor observar um académico reputado a fazer exercício de ignorância chã e de desonestidade intelectual.Vital Moreira vem imputar os resultados do PISA 2009 a reformas que nem sequer tinham, ainda, sido objecto de qualquer concretização no terreno, como é o caso, quer daquilo que designa por "descorporativização da gestão", quando os concursos para directores foram posteriores à realização dos testes, quer do sistema de avaliação dos professores que, na esmagadora maioria das escolas, não estava simplesmente implementado.Se os resultados não tivessem sido manipulados e cirurgicamente preparados, até era caso para concluir que a corporativização da gestão e a ausência de sistema de avaliação dos professores haviam produzido bons resultados.O problema é que a selecção de escolas e de alunos foi de conveniência, além de que o GAVE deu formação a professores das escolas seleccionadas, com vista a prepararem e treinarem os alunos para a realização dos testes do estudo PISA 2009.Tendo em conta esta preparação específica, os resultados até foram decepcionantes, pois, malgré tout, ficaram abaixo da média dos países envolvidos no estudo.Infelizmente, não há grandes motivos para foguetórios.

In Público, 14-12-2010 (Obrigado, Zé)


Embora se esteja a tornar habitual em Vital Moreira, não deixa de ser algo absolutamente confrangedor observar um académico reputado a fazer exercício de ignorância chã e de desonestidade intelectual.Vital Moreira vem imputar os resultados do PISA 2009 a reformas que nem sequer tinham, ainda, sido objecto de qualquer concretização no terreno, como é o caso, quer daquilo que designa por "descorporativização da gestão", quando os concursos para directores foram posteriores à realização dos testes, quer do sistema de avaliação dos professores que, na esmagadora maioria das escolas, não estava simplesmente implementado.Se os resultados não tivessem sido manipulados e cirurgicamente preparados, até era caso para concluir que a corporativização da gestão e a ausência de sistema de avaliação dos professores haviam produzido bons resultados.O problema é que a selecção de escolas e de alunos foi de conveniência, além de que o GAVE deu formação a professores das escolas seleccionadas, com vista a prepararem e treinarem os alunos para a realização dos testes do estudo PISA 2009.Tendo em conta esta preparação específica, os resultados até foram decepcionantes, pois, malgré tout, ficaram abaixo da média dos países envolvidos no estudo.Infelizmente, não há grandes motivos para foguetórios.

In Público, 14-12-2010 (Obrigado, Zé)

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