Desde já, três notas prévias, antes da análise minuciosa aos documentos que empreenderei ainda hoje (sexta-feira):1) estranha-se o facto de o ME ter bloqueado os documentos em PDF, de forma a obstaculizar a sua divulgação pública e a divulgação a todos os docentes. Uma questão de falta de transparência e de insegurança, para não dizer medo da análise e do debate, procurando, antes, o habitual "ámen" dos directores;2) saúdo a proposta de consumação do fim dos titulares, luta em que me envolvi desde 2007, contra a descrença e o desincentivo de muitos. Mas, valeu a pena lutar e apostar no envolvimento dos partidos da oposição, reforçando-se a pressão sobre o ME;3) a proposta de revisão (não é de substituição que se trata?) do modelo de avaliação é, genericamente, inaceitável e estranho a estratégia de silêncio dos sindicatos a propósito da mesma, afunilando toda a discussão na questão da contingentação/quotas. Mais logo, rebatê-la-ei em detalhe, porque, para além de alguns retoques semânticos, não altera o fundamental e persiste em sobreocupar os professores e as escolas em tarefas e procedimentos relacionados com a avaliação do desempenho, quando o tempo, as preocupações e a energia não devem estar obsessivamente direccionados para a avaliação de si próprio, mas antes canalizados para o ensino e a avaliação dos alunos.Documentação ME
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Desde já, três notas prévias, antes da análise minuciosa aos documentos que empreenderei ainda hoje (sexta-feira):1) estranha-se o facto de o ME ter bloqueado os documentos em PDF, de forma a obstaculizar a sua divulgação pública e a divulgação a todos os docentes. Uma questão de falta de transparência e de insegurança, para não dizer medo da análise e do debate, procurando, antes, o habitual "ámen" dos directores;2) saúdo a proposta de consumação do fim dos titulares, luta em que me envolvi desde 2007, contra a descrença e o desincentivo de muitos. Mas, valeu a pena lutar e apostar no envolvimento dos partidos da oposição, reforçando-se a pressão sobre o ME;3) a proposta de revisão (não é de substituição que se trata?) do modelo de avaliação é, genericamente, inaceitável e estranho a estratégia de silêncio dos sindicatos a propósito da mesma, afunilando toda a discussão na questão da contingentação/quotas. Mais logo, rebatê-la-ei em detalhe, porque, para além de alguns retoques semânticos, não altera o fundamental e persiste em sobreocupar os professores e as escolas em tarefas e procedimentos relacionados com a avaliação do desempenho, quando o tempo, as preocupações e a energia não devem estar obsessivamente direccionados para a avaliação de si próprio, mas antes canalizados para o ensino e a avaliação dos alunos.Documentação ME