Octávio V Gonçalves: A situação da escola (e do país) exige que se ponha fim ao paradigma (socrático) da não-verdade

03-08-2010
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Subscrevo esta crónica de José Gil da primeira à última linha.
Enquanto o ME responde ao problema da violência escolar com a fantochada de acções de formação proposta pelo ME para que os professores aprendam a lidar com a violência escolar (forma sempre subliminar e enviesada de imputar o ónus dos problemas ao desconhecimento/incompetência dos professores), José Gil prefere desocultar as raízes do problema e assinalar as condições e os factores susceptíveis de modificar a situação actual da escola pública.
Destaco:
- a necessidade de se dizer a verdade sobre a realidade quotidiana e concreta das escolas, algo que é incompatível com o paradigma de não-verdade da governação Sócrates;
- a necessidade de "mudar o espírito da educação. (...) restituir a autoridade dos docentes, dar-lhes condições (materiais e imateriais) para ensinar, valorizar o conhecimento com uma cultura de exigência, recusando a falsa democracia do facilitismo (...)". 
Clicar na imagem para aumentarIn Visão, 18/03/2010


Subscrevo esta crónica de José Gil da primeira à última linha.
Enquanto o ME responde ao problema da violência escolar com a fantochada de acções de formação proposta pelo ME para que os professores aprendam a lidar com a violência escolar (forma sempre subliminar e enviesada de imputar o ónus dos problemas ao desconhecimento/incompetência dos professores), José Gil prefere desocultar as raízes do problema e assinalar as condições e os factores susceptíveis de modificar a situação actual da escola pública.
Destaco:
- a necessidade de se dizer a verdade sobre a realidade quotidiana e concreta das escolas, algo que é incompatível com o paradigma de não-verdade da governação Sócrates;
- a necessidade de "mudar o espírito da educação. (...) restituir a autoridade dos docentes, dar-lhes condições (materiais e imateriais) para ensinar, valorizar o conhecimento com uma cultura de exigência, recusando a falsa democracia do facilitismo (...)". 
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