O Cachimbo de Magritte: 'Pedagogia diferenciada' explicada às crianças

21-01-2011
marcar artigo


"Pedagogia Diferenciada: esta é uma das coisas mais divertidas ao cimo da terra pedagógica em que nos movemos, uma matéria que está plasmada (como é giro dizer) em imensos discursos, artigos e livros. Por cá, em termos discursivos funciona como panaceia retórica global e, para alguns eleitos [...], é a fórmula garantida do sucesso, para que todos o atinjam ao seu ritmo e pelos caminhos mais adequados. O problema… pois, o problema é que entre 95 a 99% das escolas e agrupamentos não funcionam assim, porque as directrizes superiores o não permitem e obrigam um professor a estar 90 minutos numa aula com 24, 26 ou 28 alunos e a diferenciar estratégias nessas condições, o que só no Absurdistão é possível como regra. Saberão os expertos que diferenciar pedagogias não se limita a dar fichas diferentes aos alunos? Que implica explicações e demonstrações individualizadas, conforme as necessidades de cada um? Acham que isso é possível em aulas, onde as regras básicas de civismo não são cumpridas e basta um(a) professor(a) virar as costas para o circo completo se instalar? Acham mesmo que se tivermos 1 ou 2 alunos a quem é necessário dar um acompanhamento indicidualizado na aula, em regra, os outros 25 vão ficar sossegadinhos à espera, enquanto fazem pacificamente a sua tarefa? A sério? Acham que não aparecem logo uns focos de agitação, uns sms, umas fotos e filmes pelo telemóvel no youtube a servirem de argumento para as câncios, os daniéisoliveiras e os emeéssetês começarem a desancar nos profes que nem sabem controlar uma sala de aula? Mas em que mundo vive toda esta gente? Quem acha que é possível diferenciar pedagogias e metodologias numa sala de 25 ou 28 alunos, de modo a integrar 4 ou 5 com problemas de aprendizagem específicos, ou não sabe o que é pedagogia diferenciada ou não coloca os pés em nenhuma sala de aula do mundo real há muitos anos… "Paulo Guinote


"Pedagogia Diferenciada: esta é uma das coisas mais divertidas ao cimo da terra pedagógica em que nos movemos, uma matéria que está plasmada (como é giro dizer) em imensos discursos, artigos e livros. Por cá, em termos discursivos funciona como panaceia retórica global e, para alguns eleitos [...], é a fórmula garantida do sucesso, para que todos o atinjam ao seu ritmo e pelos caminhos mais adequados. O problema… pois, o problema é que entre 95 a 99% das escolas e agrupamentos não funcionam assim, porque as directrizes superiores o não permitem e obrigam um professor a estar 90 minutos numa aula com 24, 26 ou 28 alunos e a diferenciar estratégias nessas condições, o que só no Absurdistão é possível como regra. Saberão os expertos que diferenciar pedagogias não se limita a dar fichas diferentes aos alunos? Que implica explicações e demonstrações individualizadas, conforme as necessidades de cada um? Acham que isso é possível em aulas, onde as regras básicas de civismo não são cumpridas e basta um(a) professor(a) virar as costas para o circo completo se instalar? Acham mesmo que se tivermos 1 ou 2 alunos a quem é necessário dar um acompanhamento indicidualizado na aula, em regra, os outros 25 vão ficar sossegadinhos à espera, enquanto fazem pacificamente a sua tarefa? A sério? Acham que não aparecem logo uns focos de agitação, uns sms, umas fotos e filmes pelo telemóvel no youtube a servirem de argumento para as câncios, os daniéisoliveiras e os emeéssetês começarem a desancar nos profes que nem sabem controlar uma sala de aula? Mas em que mundo vive toda esta gente? Quem acha que é possível diferenciar pedagogias e metodologias numa sala de 25 ou 28 alunos, de modo a integrar 4 ou 5 com problemas de aprendizagem específicos, ou não sabe o que é pedagogia diferenciada ou não coloca os pés em nenhuma sala de aula do mundo real há muitos anos… "Paulo Guinote

marcar artigo