Open Mind: Exames no 4º e 6º ano

20-01-2011
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O partido do Dr. Portas apresentou uma proposta na AR para serem implementados exames nacionais no 4º e 6º ano. Esta proposta foi rejeitada pela maioria de esquerda (PS/PCP/BE).Não tenho sobre este assunto uma ideia pré-concebida de apoio ou de rejeição desta proposta, mas tenho algumas dúvidas. Os exames são um momento de avaliação dos estudantes e também dos professores, devendo este momento nuclear na vida dos estudantes ser introduzido logo no final do primeiro ciclo?Existe quem defenda que os exames nesta fase podem ser um motor de exclusão, mas se no 4º ano podem ser um factor de exclusão não o são no 9º ano?Compreendo o argumento, mas dificilmente se pode colocar a questão ao nível da exclusão, porque a responsabilização dos alunos e dos professores é fundamental para o sucesso escolar.Será que os exames por si só resolvem os problemas do ensino? Claro que não, os exames por si só não resolvem nenhum problema, mas se tiverem efeitos sobre os alunos e os professores talvez gerem orientações importantes para o futuro.Devemos continuar a aprofundar este tema, sem medo e sem tabus.


O partido do Dr. Portas apresentou uma proposta na AR para serem implementados exames nacionais no 4º e 6º ano. Esta proposta foi rejeitada pela maioria de esquerda (PS/PCP/BE).Não tenho sobre este assunto uma ideia pré-concebida de apoio ou de rejeição desta proposta, mas tenho algumas dúvidas. Os exames são um momento de avaliação dos estudantes e também dos professores, devendo este momento nuclear na vida dos estudantes ser introduzido logo no final do primeiro ciclo?Existe quem defenda que os exames nesta fase podem ser um motor de exclusão, mas se no 4º ano podem ser um factor de exclusão não o são no 9º ano?Compreendo o argumento, mas dificilmente se pode colocar a questão ao nível da exclusão, porque a responsabilização dos alunos e dos professores é fundamental para o sucesso escolar.Será que os exames por si só resolvem os problemas do ensino? Claro que não, os exames por si só não resolvem nenhum problema, mas se tiverem efeitos sobre os alunos e os professores talvez gerem orientações importantes para o futuro.Devemos continuar a aprofundar este tema, sem medo e sem tabus.

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