Norteamos: O que revela a recente inauguração no Porto de Leixões

19-12-2009
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Revela que o Norte anda a dormir. FRANCISCO CARBALLO-CRUZ já o explicou aqui. Continuando com referências galegas, que o Norte tanto gosta de se comparar, gostaria de perguntar aos senhores do cluster da «Economia do Mar» da UP se consideram ou não o Porto de Leixões um elemento importante dessa política. É que na Galiza, que fabrica desde barcos de recreio até porta-aviões e exporta Pescanovas, de certeza que a evolução estratégica dos portos não é ignorada. Há realismo ou credibilidade em propor uma «Economia do Mar» quando assuntos básicos como a intermodalidade logística associada ao Porto de Leixões não avança ? Provas:Cá não avança, mas em Lisboa sim: Refer redesenha nó rodo-ferroviário de Alcântara: A Refer está a estudar a hipótese de uma linha ferroviária em túnel, paralela ao caneiro de Alcântara, para fazer o escoamento das mercadorias do Porto de Lisboa para a Linha de Cintura. A proposta inserir-se-á no novo desenho do nó rodo-ferroviário de Alcântara e no Plano de Urbanização de Alcântara, que será realizado pela Refer, ao abrigo de um protocolo firmado com a Câmara Municipal de Lisboa, hoje aprovado em reunião do Executivo autárquico. Ao nível das acessibilidades, o plano deverá prever também a ligação da Linha de Cascais à Linha de Cintura. Para o efeito, a Refer já estará a reformular a tracção eléctrica na Linha de Cascais para se adequar ao resto da rede ferroviária.Efectivamente Rafael refere bem que a inuguração não tem significado: «À falta de melhor, Sócrates inaugurou obra que já está pronta há vários anos, anunciou projectos já anunciados antes e renovou promessas mil vezes repetidas. Tudo com muito profissionalismo e com imagem irrepreensível, como sempre.(...) A Via Interna de Ligação ao Porto de Leixões, mais conhecida pela simpática e impronunciável sigla de VILPL, está com asfalto posto desde 2004. Ora deixa lá fazer as contas… isso, há quatro anos! Pelos vistos faltava construir uma Portaria Única.(...). Finalmente e para terminar, Ana Paula Vitorino, a ministra… perdão, a secretária de Estado dos Transportes, voltou a dizer-nos que vai ser construída uma Plataforma Logística, ali para os lados de Guifões. Não tenho dúvida que é uma coisa importante, esclareça-se. (...). O problema, mais uma vez, é que não passa da renovação, pela enésima vez, da mesma promessa. Interessante mesmo era que a concretizassem.»Os «Economistas do Mar» podem argumentar que são apenas «consultores» e não políticos ou empresários. OK. Para isso, então basta escrever em blogues como eu o faço. Falando em políticos, noto recentemente uma grande azáfama de Sócrates e PS a Norte. É esta inauguração sem significado no Porto de Leixões, é o «Douro Alliance», o investimento em Ponte de Lima, são os eleogios de Sócrates ao vale do Ave, o comicio no Porto. Porque andará Sócrates tão preocupado com o Norte quando no início nos desprezava ? Porque razão o PS Porto anda tão agitado, com tanta movimentação de Narcisos, Baptistas, Elisas, AcreditarenoNorte.com ou até mesmo a compra de clicks pelo blogue VimaraperesPorto para aumentar artificialmente as suas audiências ? Será apenas as eleições internas na distrital do Porto ou será que o PS já percebeu que vai ter uma derrota humilhante a Norte em 2009 ? E o que tem isso a ver com o regresso do D.Sebastião ? Será que Sócrates já percebeu que o mesmo golpe palaciano-mediático que ceifou Santana em 2004 lhe pode agora acontecer a ele próprio (algo até fácil de implementar, digo eu) ? Questões para abordar proximamente.


Revela que o Norte anda a dormir. FRANCISCO CARBALLO-CRUZ já o explicou aqui. Continuando com referências galegas, que o Norte tanto gosta de se comparar, gostaria de perguntar aos senhores do cluster da «Economia do Mar» da UP se consideram ou não o Porto de Leixões um elemento importante dessa política. É que na Galiza, que fabrica desde barcos de recreio até porta-aviões e exporta Pescanovas, de certeza que a evolução estratégica dos portos não é ignorada. Há realismo ou credibilidade em propor uma «Economia do Mar» quando assuntos básicos como a intermodalidade logística associada ao Porto de Leixões não avança ? Provas:Cá não avança, mas em Lisboa sim: Refer redesenha nó rodo-ferroviário de Alcântara: A Refer está a estudar a hipótese de uma linha ferroviária em túnel, paralela ao caneiro de Alcântara, para fazer o escoamento das mercadorias do Porto de Lisboa para a Linha de Cintura. A proposta inserir-se-á no novo desenho do nó rodo-ferroviário de Alcântara e no Plano de Urbanização de Alcântara, que será realizado pela Refer, ao abrigo de um protocolo firmado com a Câmara Municipal de Lisboa, hoje aprovado em reunião do Executivo autárquico. Ao nível das acessibilidades, o plano deverá prever também a ligação da Linha de Cascais à Linha de Cintura. Para o efeito, a Refer já estará a reformular a tracção eléctrica na Linha de Cascais para se adequar ao resto da rede ferroviária.Efectivamente Rafael refere bem que a inuguração não tem significado: «À falta de melhor, Sócrates inaugurou obra que já está pronta há vários anos, anunciou projectos já anunciados antes e renovou promessas mil vezes repetidas. Tudo com muito profissionalismo e com imagem irrepreensível, como sempre.(...) A Via Interna de Ligação ao Porto de Leixões, mais conhecida pela simpática e impronunciável sigla de VILPL, está com asfalto posto desde 2004. Ora deixa lá fazer as contas… isso, há quatro anos! Pelos vistos faltava construir uma Portaria Única.(...). Finalmente e para terminar, Ana Paula Vitorino, a ministra… perdão, a secretária de Estado dos Transportes, voltou a dizer-nos que vai ser construída uma Plataforma Logística, ali para os lados de Guifões. Não tenho dúvida que é uma coisa importante, esclareça-se. (...). O problema, mais uma vez, é que não passa da renovação, pela enésima vez, da mesma promessa. Interessante mesmo era que a concretizassem.»Os «Economistas do Mar» podem argumentar que são apenas «consultores» e não políticos ou empresários. OK. Para isso, então basta escrever em blogues como eu o faço. Falando em políticos, noto recentemente uma grande azáfama de Sócrates e PS a Norte. É esta inauguração sem significado no Porto de Leixões, é o «Douro Alliance», o investimento em Ponte de Lima, são os eleogios de Sócrates ao vale do Ave, o comicio no Porto. Porque andará Sócrates tão preocupado com o Norte quando no início nos desprezava ? Porque razão o PS Porto anda tão agitado, com tanta movimentação de Narcisos, Baptistas, Elisas, AcreditarenoNorte.com ou até mesmo a compra de clicks pelo blogue VimaraperesPorto para aumentar artificialmente as suas audiências ? Será apenas as eleições internas na distrital do Porto ou será que o PS já percebeu que vai ter uma derrota humilhante a Norte em 2009 ? E o que tem isso a ver com o regresso do D.Sebastião ? Será que Sócrates já percebeu que o mesmo golpe palaciano-mediático que ceifou Santana em 2004 lhe pode agora acontecer a ele próprio (algo até fácil de implementar, digo eu) ? Questões para abordar proximamente.

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