Nova geração com motor quat ro cilindros

02-11-2010
marcar artigo

O novo Mercedes CLS melhora o antecedente, mas, como refere João Palma, mantém a desportivida de e a conjunção da elegância das linhas de um coupé com a funcionalidade decorrente das 4 portas e 4 lugares

Quando surgiu em 2003, o Mercedes CLS inaugurou um novo filão entre os automóveis de prestígio, ao conjugar uma carroçaria coupé com quatro portas (e quatro lugares). A segunda geração, que será lançada em Portugal no início de 2011, continua e refina o design elegante e desportivo e soma-lhe novas tecnologias, como os faróis totalmente em LED (opção) ou quatro motores, dois a gasolina e dois a gasóleo, mais eficientes e económicos. A versão de entrada, CLS 250 CDI BE 2.2, a gasóleo, com 204cv (a lançar em Março/Abril de 2011), custará 69.500 euros.

O grande trunfo do novo CLS, que teve apresentação mundial no recente Salão de Paris, continua a ser o seu design, com a silhueta de um elegante e dinâmico coupé, mas o espaço interior de uma berlina. No entanto, os novos dispositivos tecnológicos e os novos motores são outros factores a ter em conta.

A tracção traseira mantém-se e, quando do lançamento, estarão disponíveis duas motorizações: 350 CDI BlueEfficiency (BE) a gasóleo, com 3499cc e 6 cilindros em V, 265cv, um binário máximo de 620 Nm entre as 1600 e as 2400 rotações, aceleração dos 0 aos 100 km/h em 6,2s, velocidade máxima de 250 km/h e médias de 6,0 l/100 km e 159 g/km de CO2; e uma nova 350 CGI BE, a gasolina, com 3499cc e 6 cilindros em V, 306cv, 370 Nm entre 3500 e 5250 rpm, 6,1s dos 0 aos 100 km/h, velocidade máxima de 250 km/h e médias de 6,8 l/100 km e 159 g/km de CO2.

No final do primeiro trimestre de 2011, virá a versão mais aguardada: 250 CDI BE, a gasóleo, com 2143cc e 4 cilindros em linha, 204cv, 500 Nm às 1600-1800 rpm, 7,5s dos 0 aos 100 km/h, 242 km/h de velocidade máxima e as mais baixas médias de consumos e emissões entre automóveis de dimensões similares - respectivamente, 5,1 l/100 km e 135 g/km de CO2. Em Abril do próximo ano, e enquanto não for criada uma variante AMG, surgirá a motorização mais potente: 500 CGI BE, a gasolina, com 5250cc e 8 cilindros em V, 408cv, um binário máximo de 600 Nm entre as 1800 e as 3500 rpm, aceleração dos 0 aos 100 km/h em 5,4s, velocidade máxima de 250 km/h e médias inferiores a 9,0 l/100 km e menos de 210 g/km de CO2.

Mesmo os propulsores já existentes apresentam uma redução de 25 por cento nos consumos e emissões, com melhoria de performances, graças às tecnologias BlueEfficiency, nomeadamente: um avançado sistema Start/Stop de série nos 250 CDI, 350 CGI e 500 CGI; a nova geração da caixa automática 7-G-Tronic Plus de 7 relações; uma nova direcção electrónica inspirada na dos CL 63 e 65 AMG, com desmultiplicação diferente em função do ângulo de viragem; melhoria da aerodinâmica (Cd 0,26); portas, capota e outros elementos em alumínio e pneus optimizados para menor resistência ao rolamento. Com 4940 mm de comprimento, 1881 mm de largura e 1416 mm de altura, as proporções deste coupé mantêm-se, mas a frente tem um visual mais desportivo onde se destacam as novas ópticas. No luxuoso interior, quatro lugares reais e uma mala com 520 litros conferem-lhe qualidades de berlina.

O melhor do Público no email Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos do Público. Subscrever ×

O equipamento de série está de acordo com um veículo deste nível. No capítulo da segurança: nove airbags (frontais, laterais à frente, cortina, pélvis e de joelhos para o condutor) mais dois laterais traseiros em opção, sistemas de alerta do cansaço do condutor e Isofix nos bancos traseiros, aviso de colocação dos cintos de segurança, regulador/limitador de velocidade com função de travagem, avisador de pressão dos pneus, controlo de estabilidade (ESP), travagem adaptativa, sensores de impacto frontal e de capotamento, protecção contra impactos laterais, assistência à travagem de emergência, alarme.

Bancos traseiros rebatíveis, computador de bordo, rádio/CD com MP3 e entrada auxiliar, ecrã a cores e interface Bluetooth, climatizador de 4 zonas, assentos dianteiros eléctricos, estofos em tecido/pele, retrovisores eléctricos, volante multifunções ajustável em altura e profundidade, luzes diurnas em LED, sensores de chuva, luminosidade e de estacionamento ou jantes em liga leve de 17 polegadas são outros dos elementos de uma longa lista.

O equipamento pode completar-se com uma multiplicidade de opcionais, como o pack Assistência à Condução, que inclui Assistentes Activos de Ângulo Morto e de Faixa de Rodagem (não só avisam, mas corrigem a trajectória do carro), Keyless (entrada sem chave e abertura automática da mala), Edition 1 (pintura especial mate regeneradora, forro e estofos em pele, tapetes, pedais e volante desportivos), sistemas de navegação, pack e acabamentos AMG, sistema de estacionamento activo, câmara de marcha atrás, tecto de abrir, entre muitos outros.

O novo Mercedes CLS melhora o antecedente, mas, como refere João Palma, mantém a desportivida de e a conjunção da elegância das linhas de um coupé com a funcionalidade decorrente das 4 portas e 4 lugares

Quando surgiu em 2003, o Mercedes CLS inaugurou um novo filão entre os automóveis de prestígio, ao conjugar uma carroçaria coupé com quatro portas (e quatro lugares). A segunda geração, que será lançada em Portugal no início de 2011, continua e refina o design elegante e desportivo e soma-lhe novas tecnologias, como os faróis totalmente em LED (opção) ou quatro motores, dois a gasolina e dois a gasóleo, mais eficientes e económicos. A versão de entrada, CLS 250 CDI BE 2.2, a gasóleo, com 204cv (a lançar em Março/Abril de 2011), custará 69.500 euros.

O grande trunfo do novo CLS, que teve apresentação mundial no recente Salão de Paris, continua a ser o seu design, com a silhueta de um elegante e dinâmico coupé, mas o espaço interior de uma berlina. No entanto, os novos dispositivos tecnológicos e os novos motores são outros factores a ter em conta.

A tracção traseira mantém-se e, quando do lançamento, estarão disponíveis duas motorizações: 350 CDI BlueEfficiency (BE) a gasóleo, com 3499cc e 6 cilindros em V, 265cv, um binário máximo de 620 Nm entre as 1600 e as 2400 rotações, aceleração dos 0 aos 100 km/h em 6,2s, velocidade máxima de 250 km/h e médias de 6,0 l/100 km e 159 g/km de CO2; e uma nova 350 CGI BE, a gasolina, com 3499cc e 6 cilindros em V, 306cv, 370 Nm entre 3500 e 5250 rpm, 6,1s dos 0 aos 100 km/h, velocidade máxima de 250 km/h e médias de 6,8 l/100 km e 159 g/km de CO2.

No final do primeiro trimestre de 2011, virá a versão mais aguardada: 250 CDI BE, a gasóleo, com 2143cc e 4 cilindros em linha, 204cv, 500 Nm às 1600-1800 rpm, 7,5s dos 0 aos 100 km/h, 242 km/h de velocidade máxima e as mais baixas médias de consumos e emissões entre automóveis de dimensões similares - respectivamente, 5,1 l/100 km e 135 g/km de CO2. Em Abril do próximo ano, e enquanto não for criada uma variante AMG, surgirá a motorização mais potente: 500 CGI BE, a gasolina, com 5250cc e 8 cilindros em V, 408cv, um binário máximo de 600 Nm entre as 1800 e as 3500 rpm, aceleração dos 0 aos 100 km/h em 5,4s, velocidade máxima de 250 km/h e médias inferiores a 9,0 l/100 km e menos de 210 g/km de CO2.

Mesmo os propulsores já existentes apresentam uma redução de 25 por cento nos consumos e emissões, com melhoria de performances, graças às tecnologias BlueEfficiency, nomeadamente: um avançado sistema Start/Stop de série nos 250 CDI, 350 CGI e 500 CGI; a nova geração da caixa automática 7-G-Tronic Plus de 7 relações; uma nova direcção electrónica inspirada na dos CL 63 e 65 AMG, com desmultiplicação diferente em função do ângulo de viragem; melhoria da aerodinâmica (Cd 0,26); portas, capota e outros elementos em alumínio e pneus optimizados para menor resistência ao rolamento. Com 4940 mm de comprimento, 1881 mm de largura e 1416 mm de altura, as proporções deste coupé mantêm-se, mas a frente tem um visual mais desportivo onde se destacam as novas ópticas. No luxuoso interior, quatro lugares reais e uma mala com 520 litros conferem-lhe qualidades de berlina.

O melhor do Público no email Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos do Público. Subscrever ×

O equipamento de série está de acordo com um veículo deste nível. No capítulo da segurança: nove airbags (frontais, laterais à frente, cortina, pélvis e de joelhos para o condutor) mais dois laterais traseiros em opção, sistemas de alerta do cansaço do condutor e Isofix nos bancos traseiros, aviso de colocação dos cintos de segurança, regulador/limitador de velocidade com função de travagem, avisador de pressão dos pneus, controlo de estabilidade (ESP), travagem adaptativa, sensores de impacto frontal e de capotamento, protecção contra impactos laterais, assistência à travagem de emergência, alarme.

Bancos traseiros rebatíveis, computador de bordo, rádio/CD com MP3 e entrada auxiliar, ecrã a cores e interface Bluetooth, climatizador de 4 zonas, assentos dianteiros eléctricos, estofos em tecido/pele, retrovisores eléctricos, volante multifunções ajustável em altura e profundidade, luzes diurnas em LED, sensores de chuva, luminosidade e de estacionamento ou jantes em liga leve de 17 polegadas são outros dos elementos de uma longa lista.

O equipamento pode completar-se com uma multiplicidade de opcionais, como o pack Assistência à Condução, que inclui Assistentes Activos de Ângulo Morto e de Faixa de Rodagem (não só avisam, mas corrigem a trajectória do carro), Keyless (entrada sem chave e abertura automática da mala), Edition 1 (pintura especial mate regeneradora, forro e estofos em pele, tapetes, pedais e volante desportivos), sistemas de navegação, pack e acabamentos AMG, sistema de estacionamento activo, câmara de marcha atrás, tecto de abrir, entre muitos outros.

marcar artigo