Franquelim: "Não tive nada a ver com a fraude do BPN"

12-10-2015
marcar artigo

12h34: Terminou a audição.

12h33: Franquelim Alves termina a sua intervenção dizendo estar disponível para debater com os deputados sempre que necessário.

12h29: Franquelim Alves responde agora a Ana Paula Vitorino, que diz ter sido "injusta" e "cáustica" na sua intervenção final.

12h28: "Não tenho nada a temer", repete Franquelim Alves. "Fiz aquilo que tinha de fazer".

12h27: Franquelim Alves diz que a informação na altura da denúncia do caso do BPN era "limitada".

12h25: Ana Drago lamenta o que diz ser o "reescrever da história" alimentado por Miguel Relvas e Álvaro Santos Pereira quando disseram que Franquelim Alves tinha sido o primeiro a denunciar o buraco no BPN.

12h24: Ana Drago pergunta como é que Franquelim Alves tem "condições para o exercício governativo" quando já assinou contas que sabia estarem incorrectas, referindo-se ao BPN.

12h23: Fala agora Ana Drago, do BE.

12h21: "O senhor deputado Paulo Batista estava surdo ou ausente quando apresentámos propostas", acusa Bruno Dias, respondendo a farpas do deputado do PSD sobre a situação económica do país.

12h19: O deputado do PCP nota que ninguém acusou Franquelim Alves de cometer crimes, mas sim de não ter agido com responsabilidade nem ser uma pessoa credível para ter um cargo governativo.

12h18: Bruno Dias diz que Franquelim Alves pode repetir as vezes que quiser que agiu "com responsabilidade" no caso BPN, mas isso não se torna verdade.

12h17: Bruno Dias, do PCP, volta a intervir.

12h14: Nuno Serra diz que é necessário criar condições para que o "empreendedor que cria a ideia" seja também o "empresário que vende a ideia".

12h13: Fala agora Nuno Serra, do PSD, que começa por notar que apenas se irá referir a questões económicas.

12h09: Ana Paula Vitorino diz que Franquelim Alves não apresentou quaisquer indicadores ou "perspetivas quantificadas", para além de que não tem "credibilidade em imagem pública". Foi "uma conversa que não interessa a ninguém", apenas "conversa para sound byte".

12h07: Volta a falar Ana Paula Vitorino, do PS, que se afasta do BPN e regressa ao tema do empreendedorismo.

12h04: "Eu não tive nada a ver com os crimes, com a fraude do BPN e não aceito que me ponham nessa situação", diz Franquelim Alves.

12h02: Franquelim Alves diz que o que existiu foi "uma teia brutal" a esconder "crimes de graves proporções" e que "a questão é muito complexa".

12h01: Ana Drago fala por cima de Franquelim Alves, perguntando-lhe se quis substituir-se às autoridades.

12h: "Desempenhei as minhas funções na SLN com responsabilidade", diz. "Estou perfeitamente à vontade para assumir o que fiz".

11h59: Franquelim Alves sugere a Ana Drago que leia as atas da comissão parlamentar de inquérito ao caso BPN.

11h58: A deputada do BE diz que a Comissão "não é um tribunal, mas está a discutir ética e política".

11h56: Ana Drago diz que há "tentativas de obscurecer" o que se passou com a passagem de Franquelim Alves pelo caso BPN.

11h55: Ana Drago diz que Franquelim Alves justificou, há pouco, a sua entrada na SLN durante o "quadro de afastamento" de Oliveira e Costa, mas a deputada clarifica que nessa altura Oliveira e Costa ainda não tinha saído da empresa.

11h54: Ana Drago diz claramente que Franquelim Alves "não reúne condições políticas" para o cargo que ocupa e lamenta que o debate na comissão se tenha transformado numa espécie de "segunda comissão de inquérito ao buraco do BPN".

11h53: Fala agora Ana Drago, do Bloco de Esquerda.

11h51: "Temos o problema da fragilidade financeira do país, mas temos muito talento", diz Franquelim Alves.

11h49: "Quem gostaria que o país fosse o Titanic são os senhores", acusa Franquelim Alves, entre burburinho na sala. "Estariam a aplaudir se isso acontecesse. Nem tudo está bem, mas como estaria se as iniciativas que foram tomadas não tivessem sido tomadas?"

11h46: "A orquestra do Titanic já está a tocar e os deputados da maioria candidatam-se a solistas", diz Bruno Dias.

11h43: Bruno Dias diz várias palavras em inglês e lança, em tom jocoso: "Senhores deputados, também sei usar expressões em inglês, como vossas excelências". Risada geral na sala. "Posso tentar até espanhol ou francês".

11h41: Bruno Dias pergunta a Franquelim Alves se é este tipo de empreendedorismo que quer apadrinhar.

11h39: Bruno Dias dá exemplos de empreendedores que cometem ilegalidades, sem nunca mencionar o BPN, mas percebendo-se que está a falar do banco. Franquelim Alves sorri.

11h38: Fala agora Bruno Dias, do PCP.

11h36: Franquelim Alves diz que poderiam existir "mentores para os jovens empresários" que estão a começar empresas.

11h34: O secretário de Estado do Empreendedorismo diz que os empresários têm de "ser orientados" e que "ainda há muito por fazer".

11h31: Hélder Amaral pergunta também a Franquelim Alves como é que irá coordenar o poder local e o poder central, para que não haja "esbanjamento de fundos comunitários" nos mais variados projetos.

11h29: O deputado do CDS-PP pergunta a Franquelim Alves como se incentivará o empreendedorimo no sistema de ensino, por exemplo.

11h28: Hélder Amaral diz que é necessária uma "cultura de empreendedorismo", porque "somos bons a ter ideias, menos bons a concretizá-las e péssimos a vendê-las".

11h27: Fala agora Hélder Amaral, do CDS-PP, que começa logo por dizer que as suas perguntas serão apenas relacionadas com os assuntos da Comissão.

11h22: Franquelim Alves diz que há que "potenciar o capital financeiro disponível", encontrando a melhor forma para passá-lo para "o mundo empresarial".

11h19: Franquelim Alves diz que não sabe se a "solução final" será a lei de bases, mas os trabalhos da comissão prosseguirão normalmente.

11h16: Luís Ramos, do PSD, pergunta a Franquelim Alves se é necessária uma lei de bases da competitividade, tal como já tinha feito o deputado socialista Duarte Cordeiro.

11h12: O deputado do PSD lamenta o "linchamento público" feito a Franquelim Alves.

11h10: Paulo Batista Santos saúda Franquelim Alves por ter aceitado estar presente na Comissão e diz que "não faz sentido" que o PS ponha em causa a nomeação do novo secretário de Estado, já que, em agosto de 2010, José Sócrates nomeou Franquelim Alves para uma comissão de avaliação do setor empresarial local, diz.

11h09: Fala agora Paulo Batista Santos, deputado do PSD.

11h06: O secretário de Estado elogia a atuação recente do ministério da Economia.

11h05: Franquelim encerra o tema BPN. "Continuarei no Governo enquanto o primeiro-ministro entender".

11h04: Franquelim Alves volta a dizer que entrar na SLN "foi a pior opção profissional" da sua vida, mas "só quem não faz nada é que não comete erros".

11h03: "Sinto-me sereno" [em relação ao caso BPN].

11h02: "Fui convidado para reestruturar a área não financeira do grupo".

11h01: Franquelim Alves diz que tem "todo o gosto" em responder a Ana Pala Vitorino. "Jamais aceitaria qualquer lugar se tivesse qualquer responsabilidade no caso BPN".

11h: O deputado diz que até as exportações estão a cair e que estamos "num panorama muito negativo".

10h58: Duarte Cordeiro diz que a economia portuguesa precisa de "estímulos significativos" imediatamente. "Neste momento o único motor que existe, por opção política do Governo, são as exportações".

10h57: Fala agora outro deputado socialista, Duarte Cordeiro, nos minutos que restam ao PS.

10h55: A deputada pergunta ao secretário de Estado se vê necessidade no lançamento de uma lei de bases da competitividade.

10h54: A primeira pergunta que Ana Paula Vitorino faz a Franquelim Alves: "Tem condições para exercer funções governativas?"

10h53: A deputada socialista ignora a intervenção inicial de Franquelim Alves e fala apenas da relação do ex-administrador da SLN ao caso BPN.

10h52: Ana Paula Vitorino começa por dizer que ainda não se conhecem quaisquer medidas do novo secretário de Estado, mas mesmo assim Franquelim Alves consegue "a proeza de ser o secretário de Estado com mais notoriedade, ainda que pelas piores razões".

10h51: Fala agora a deputada socialista Ana Paula Vitorino. Tem oito minutos de intervenção.

10h49: Franquelim lamenta que Portugal seja "infelizmente, um país com poucos empreendedores".

10h47: 'Empreendedorismo' é claramente a palavra preferida de Franquelim Alves na sua intervenção inicial na Comissão.

10h45: "Há uma grande preocupação" do novo secretário de Estado em alimentar o empreendedorismo em Portugal, de acordo com o próprio. "Temos uma das gerações jovens das mais qualificadas de sempre e orientada para o empreendedorismo. Temos de alimentar esse espírito".

10h42: Franquelim Alves ressalva que "a competitividade é um tema central em tempo de dificuldades económicas".

10h41: O novo secretário de Estado começa por dizer que ainda está há pouco tempo no cargo, mas agradece quaisquer "contributos válidos da Comissão".

10h40: Franquelim Alves faz a intervenção inicial.

10h39: Franquelim Alves entra na sala.

O novo secretário de Estado do Empreendedorismo, Competitividade e Inovação, Franquelim Alves, estreia-se hoje no Parlamento, no âmbito da preparação de uma lei de bases sobre a competitividade e o empreendedorismo, mas a audição promete ser dominada pela sua passagem pela Sociedade Lusa de Negócios.

A audição está marcada para as 10h30, na Comissão Parlamentar de Economia e Obras Públicas. Siga ao minuto, aqui.

12h34: Terminou a audição.

12h33: Franquelim Alves termina a sua intervenção dizendo estar disponível para debater com os deputados sempre que necessário.

12h29: Franquelim Alves responde agora a Ana Paula Vitorino, que diz ter sido "injusta" e "cáustica" na sua intervenção final.

12h28: "Não tenho nada a temer", repete Franquelim Alves. "Fiz aquilo que tinha de fazer".

12h27: Franquelim Alves diz que a informação na altura da denúncia do caso do BPN era "limitada".

12h25: Ana Drago lamenta o que diz ser o "reescrever da história" alimentado por Miguel Relvas e Álvaro Santos Pereira quando disseram que Franquelim Alves tinha sido o primeiro a denunciar o buraco no BPN.

12h24: Ana Drago pergunta como é que Franquelim Alves tem "condições para o exercício governativo" quando já assinou contas que sabia estarem incorrectas, referindo-se ao BPN.

12h23: Fala agora Ana Drago, do BE.

12h21: "O senhor deputado Paulo Batista estava surdo ou ausente quando apresentámos propostas", acusa Bruno Dias, respondendo a farpas do deputado do PSD sobre a situação económica do país.

12h19: O deputado do PCP nota que ninguém acusou Franquelim Alves de cometer crimes, mas sim de não ter agido com responsabilidade nem ser uma pessoa credível para ter um cargo governativo.

12h18: Bruno Dias diz que Franquelim Alves pode repetir as vezes que quiser que agiu "com responsabilidade" no caso BPN, mas isso não se torna verdade.

12h17: Bruno Dias, do PCP, volta a intervir.

12h14: Nuno Serra diz que é necessário criar condições para que o "empreendedor que cria a ideia" seja também o "empresário que vende a ideia".

12h13: Fala agora Nuno Serra, do PSD, que começa por notar que apenas se irá referir a questões económicas.

12h09: Ana Paula Vitorino diz que Franquelim Alves não apresentou quaisquer indicadores ou "perspetivas quantificadas", para além de que não tem "credibilidade em imagem pública". Foi "uma conversa que não interessa a ninguém", apenas "conversa para sound byte".

12h07: Volta a falar Ana Paula Vitorino, do PS, que se afasta do BPN e regressa ao tema do empreendedorismo.

12h04: "Eu não tive nada a ver com os crimes, com a fraude do BPN e não aceito que me ponham nessa situação", diz Franquelim Alves.

12h02: Franquelim Alves diz que o que existiu foi "uma teia brutal" a esconder "crimes de graves proporções" e que "a questão é muito complexa".

12h01: Ana Drago fala por cima de Franquelim Alves, perguntando-lhe se quis substituir-se às autoridades.

12h: "Desempenhei as minhas funções na SLN com responsabilidade", diz. "Estou perfeitamente à vontade para assumir o que fiz".

11h59: Franquelim Alves sugere a Ana Drago que leia as atas da comissão parlamentar de inquérito ao caso BPN.

11h58: A deputada do BE diz que a Comissão "não é um tribunal, mas está a discutir ética e política".

11h56: Ana Drago diz que há "tentativas de obscurecer" o que se passou com a passagem de Franquelim Alves pelo caso BPN.

11h55: Ana Drago diz que Franquelim Alves justificou, há pouco, a sua entrada na SLN durante o "quadro de afastamento" de Oliveira e Costa, mas a deputada clarifica que nessa altura Oliveira e Costa ainda não tinha saído da empresa.

11h54: Ana Drago diz claramente que Franquelim Alves "não reúne condições políticas" para o cargo que ocupa e lamenta que o debate na comissão se tenha transformado numa espécie de "segunda comissão de inquérito ao buraco do BPN".

11h53: Fala agora Ana Drago, do Bloco de Esquerda.

11h51: "Temos o problema da fragilidade financeira do país, mas temos muito talento", diz Franquelim Alves.

11h49: "Quem gostaria que o país fosse o Titanic são os senhores", acusa Franquelim Alves, entre burburinho na sala. "Estariam a aplaudir se isso acontecesse. Nem tudo está bem, mas como estaria se as iniciativas que foram tomadas não tivessem sido tomadas?"

11h46: "A orquestra do Titanic já está a tocar e os deputados da maioria candidatam-se a solistas", diz Bruno Dias.

11h43: Bruno Dias diz várias palavras em inglês e lança, em tom jocoso: "Senhores deputados, também sei usar expressões em inglês, como vossas excelências". Risada geral na sala. "Posso tentar até espanhol ou francês".

11h41: Bruno Dias pergunta a Franquelim Alves se é este tipo de empreendedorismo que quer apadrinhar.

11h39: Bruno Dias dá exemplos de empreendedores que cometem ilegalidades, sem nunca mencionar o BPN, mas percebendo-se que está a falar do banco. Franquelim Alves sorri.

11h38: Fala agora Bruno Dias, do PCP.

11h36: Franquelim Alves diz que poderiam existir "mentores para os jovens empresários" que estão a começar empresas.

11h34: O secretário de Estado do Empreendedorismo diz que os empresários têm de "ser orientados" e que "ainda há muito por fazer".

11h31: Hélder Amaral pergunta também a Franquelim Alves como é que irá coordenar o poder local e o poder central, para que não haja "esbanjamento de fundos comunitários" nos mais variados projetos.

11h29: O deputado do CDS-PP pergunta a Franquelim Alves como se incentivará o empreendedorimo no sistema de ensino, por exemplo.

11h28: Hélder Amaral diz que é necessária uma "cultura de empreendedorismo", porque "somos bons a ter ideias, menos bons a concretizá-las e péssimos a vendê-las".

11h27: Fala agora Hélder Amaral, do CDS-PP, que começa logo por dizer que as suas perguntas serão apenas relacionadas com os assuntos da Comissão.

11h22: Franquelim Alves diz que há que "potenciar o capital financeiro disponível", encontrando a melhor forma para passá-lo para "o mundo empresarial".

11h19: Franquelim Alves diz que não sabe se a "solução final" será a lei de bases, mas os trabalhos da comissão prosseguirão normalmente.

11h16: Luís Ramos, do PSD, pergunta a Franquelim Alves se é necessária uma lei de bases da competitividade, tal como já tinha feito o deputado socialista Duarte Cordeiro.

11h12: O deputado do PSD lamenta o "linchamento público" feito a Franquelim Alves.

11h10: Paulo Batista Santos saúda Franquelim Alves por ter aceitado estar presente na Comissão e diz que "não faz sentido" que o PS ponha em causa a nomeação do novo secretário de Estado, já que, em agosto de 2010, José Sócrates nomeou Franquelim Alves para uma comissão de avaliação do setor empresarial local, diz.

11h09: Fala agora Paulo Batista Santos, deputado do PSD.

11h06: O secretário de Estado elogia a atuação recente do ministério da Economia.

11h05: Franquelim encerra o tema BPN. "Continuarei no Governo enquanto o primeiro-ministro entender".

11h04: Franquelim Alves volta a dizer que entrar na SLN "foi a pior opção profissional" da sua vida, mas "só quem não faz nada é que não comete erros".

11h03: "Sinto-me sereno" [em relação ao caso BPN].

11h02: "Fui convidado para reestruturar a área não financeira do grupo".

11h01: Franquelim Alves diz que tem "todo o gosto" em responder a Ana Pala Vitorino. "Jamais aceitaria qualquer lugar se tivesse qualquer responsabilidade no caso BPN".

11h: O deputado diz que até as exportações estão a cair e que estamos "num panorama muito negativo".

10h58: Duarte Cordeiro diz que a economia portuguesa precisa de "estímulos significativos" imediatamente. "Neste momento o único motor que existe, por opção política do Governo, são as exportações".

10h57: Fala agora outro deputado socialista, Duarte Cordeiro, nos minutos que restam ao PS.

10h55: A deputada pergunta ao secretário de Estado se vê necessidade no lançamento de uma lei de bases da competitividade.

10h54: A primeira pergunta que Ana Paula Vitorino faz a Franquelim Alves: "Tem condições para exercer funções governativas?"

10h53: A deputada socialista ignora a intervenção inicial de Franquelim Alves e fala apenas da relação do ex-administrador da SLN ao caso BPN.

10h52: Ana Paula Vitorino começa por dizer que ainda não se conhecem quaisquer medidas do novo secretário de Estado, mas mesmo assim Franquelim Alves consegue "a proeza de ser o secretário de Estado com mais notoriedade, ainda que pelas piores razões".

10h51: Fala agora a deputada socialista Ana Paula Vitorino. Tem oito minutos de intervenção.

10h49: Franquelim lamenta que Portugal seja "infelizmente, um país com poucos empreendedores".

10h47: 'Empreendedorismo' é claramente a palavra preferida de Franquelim Alves na sua intervenção inicial na Comissão.

10h45: "Há uma grande preocupação" do novo secretário de Estado em alimentar o empreendedorismo em Portugal, de acordo com o próprio. "Temos uma das gerações jovens das mais qualificadas de sempre e orientada para o empreendedorismo. Temos de alimentar esse espírito".

10h42: Franquelim Alves ressalva que "a competitividade é um tema central em tempo de dificuldades económicas".

10h41: O novo secretário de Estado começa por dizer que ainda está há pouco tempo no cargo, mas agradece quaisquer "contributos válidos da Comissão".

10h40: Franquelim Alves faz a intervenção inicial.

10h39: Franquelim Alves entra na sala.

O novo secretário de Estado do Empreendedorismo, Competitividade e Inovação, Franquelim Alves, estreia-se hoje no Parlamento, no âmbito da preparação de uma lei de bases sobre a competitividade e o empreendedorismo, mas a audição promete ser dominada pela sua passagem pela Sociedade Lusa de Negócios.

A audição está marcada para as 10h30, na Comissão Parlamentar de Economia e Obras Públicas. Siga ao minuto, aqui.

marcar artigo