o tempo das cerejas*: Truques até sexta-feira à meia-noite

20-05-2011
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A sondagem feitana Aldeia da Coelha(com Adenda)Não, a coisa é tão estapafúrdia, inacreditável e rídicula que não forneço link nem cito números de resuultados ou previsões. Apenas venho escrever que a sondagem da Marktest para a TSF e o Diário Económico sobre presidenciais hoje divulgada deve ficar como um «caso de estudo» na história das sondagens portuguesas. E, de caminho, apenas venho prestar a esclarecedora informação de que, nesta sondagem, o Litoral Norte (que não inclui o Grande Porto, note-se) teve 155 inquiridos, ou seja praticamente os mesmos que a Grande Lisboa (onde existem 2,5 milhões de eleitores) e que o, como se sabe densamente povoado, Interior Norte teve 181, ou seja mais 25 que a Grande Lisboa. E, pronto, ninguém precisa que eu lhes faça o boneco, pois não ?Adenda às 17.45 hs.: Este post foi escrito de rajada esta madrugada à 1 h. e 47 ms. como safanão imediato aos resultados que estavam a ser divulgados pela TSF e como minúscula contribuição para travar os seus óbvios efeitos psicológicos. Depois disso, naturalmente que outros bloggers já procederem a análises mais finas e rigorosas sobre a questão da composição geográfica da amostra (e esclareço que não responsabilizei exclusivamente esta questão pelos inacreditáveis resultados, outros vícios ou insuficiências poderão existir). Dito isto, entendamo-nos: se as empresas e órgãos de comunicação apostam tudo nos grandes títulos ou grandes números então não podem estar à espera que os seus críticos se demorem em pesquisas e estudos prolongados em torno do Censo, do recenseamento eleitoral ou das «regiões» concretas que estão por detrás dos nomes usados pela Marktest. Quanto ao resto, já se sabe. Se, domingo, os resultados confirmarem que os 37 pontos de vantagem de Cavaco sobre a soma de todos os outros concorrentes eram uma fantasia, a Marktest certamente dirá que não, que isto não era uma previsão mas apenas um retrato do estado da opinião naquele momento e que, entretanto, esta mudou. Pois.


A sondagem feitana Aldeia da Coelha(com Adenda)Não, a coisa é tão estapafúrdia, inacreditável e rídicula que não forneço link nem cito números de resuultados ou previsões. Apenas venho escrever que a sondagem da Marktest para a TSF e o Diário Económico sobre presidenciais hoje divulgada deve ficar como um «caso de estudo» na história das sondagens portuguesas. E, de caminho, apenas venho prestar a esclarecedora informação de que, nesta sondagem, o Litoral Norte (que não inclui o Grande Porto, note-se) teve 155 inquiridos, ou seja praticamente os mesmos que a Grande Lisboa (onde existem 2,5 milhões de eleitores) e que o, como se sabe densamente povoado, Interior Norte teve 181, ou seja mais 25 que a Grande Lisboa. E, pronto, ninguém precisa que eu lhes faça o boneco, pois não ?Adenda às 17.45 hs.: Este post foi escrito de rajada esta madrugada à 1 h. e 47 ms. como safanão imediato aos resultados que estavam a ser divulgados pela TSF e como minúscula contribuição para travar os seus óbvios efeitos psicológicos. Depois disso, naturalmente que outros bloggers já procederem a análises mais finas e rigorosas sobre a questão da composição geográfica da amostra (e esclareço que não responsabilizei exclusivamente esta questão pelos inacreditáveis resultados, outros vícios ou insuficiências poderão existir). Dito isto, entendamo-nos: se as empresas e órgãos de comunicação apostam tudo nos grandes títulos ou grandes números então não podem estar à espera que os seus críticos se demorem em pesquisas e estudos prolongados em torno do Censo, do recenseamento eleitoral ou das «regiões» concretas que estão por detrás dos nomes usados pela Marktest. Quanto ao resto, já se sabe. Se, domingo, os resultados confirmarem que os 37 pontos de vantagem de Cavaco sobre a soma de todos os outros concorrentes eram uma fantasia, a Marktest certamente dirá que não, que isto não era uma previsão mas apenas um retrato do estado da opinião naquele momento e que, entretanto, esta mudou. Pois.

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