Regionalização

22-12-2009
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Alta velocidade- O projecto de alta velocidade ferroviária em Portugal desdobra-se em três eixos principais: Lisboa-Madrid, Lisboa-Porto e Porto-Vigo, podendo ainda estender-se às ligações ao Algarve e entre Aveiro e Salamanca- O primeiro troço a ser alvo de concurso público foi o do Caia-Poceirão, que tem um valor de investimento previsto de 1.450 milhões de euros.- O troço Lisboa-Poceirão deverá custar 1.600 milhões de euros, incluindo os 1.200 milhões de euros de investimento previstos para a TTT – Terceira Travessia do Tejo.- O eixo Porto-Vigo tem um valor investimento avaliado em cerca de 1.400 milhões de euros.- O eixo Lisboa-Porto deverá ser o mais dispendioso, prevendo-se que custe cerca de 4.500 milhões de euros.- O Lisboa-Madrid deverá entrar ao serviço em 2013, assim como o Porto-Vigo. O Lisboa-Porto deverá estar operacional dois anos mais tarde.A secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino, diz que quem ganhar vai ficar responsável pela construção, manutenção e exploração das linhas de TGV e garantiu que serão financeira e economicamente rentáveis. Aliás, das três linhas previstas em Portugal, a secretária de Estado garante que apenas a ligação Porto-Vigo não será rentável financeiramente, mas apenas economicamente, uma vez que vai reduzir para uma hora, uma viagem (para passageiros e mercadorias) que hoje demora quase três..

Alta velocidade- O projecto de alta velocidade ferroviária em Portugal desdobra-se em três eixos principais: Lisboa-Madrid, Lisboa-Porto e Porto-Vigo, podendo ainda estender-se às ligações ao Algarve e entre Aveiro e Salamanca- O primeiro troço a ser alvo de concurso público foi o do Caia-Poceirão, que tem um valor de investimento previsto de 1.450 milhões de euros.- O troço Lisboa-Poceirão deverá custar 1.600 milhões de euros, incluindo os 1.200 milhões de euros de investimento previstos para a TTT – Terceira Travessia do Tejo.- O eixo Porto-Vigo tem um valor investimento avaliado em cerca de 1.400 milhões de euros.- O eixo Lisboa-Porto deverá ser o mais dispendioso, prevendo-se que custe cerca de 4.500 milhões de euros.- O Lisboa-Madrid deverá entrar ao serviço em 2013, assim como o Porto-Vigo. O Lisboa-Porto deverá estar operacional dois anos mais tarde.A secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino, diz que quem ganhar vai ficar responsável pela construção, manutenção e exploração das linhas de TGV e garantiu que serão financeira e economicamente rentáveis. Aliás, das três linhas previstas em Portugal, a secretária de Estado garante que apenas a ligação Porto-Vigo não será rentável financeiramente, mas apenas economicamente, uma vez que vai reduzir para uma hora, uma viagem (para passageiros e mercadorias) que hoje demora quase três..

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