Regionalização

22-12-2009
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1 - O Governo lançou hoje o concurso público internacional para a construção da terceira travessia ferroviária do Tejo, entre Chelas e o Barreiro. A nova ponte faz parte do troço de alta velocidade ferroviária entre Lisboa e Poceirão e representa um investimento na ordem dos 1.400 milhões de euros.2 - O Governo lançou também o segundo, e último concurso, da ligação entre Lisboa e Madrid (TGV). Esta obra tem o valor de 1928 milhões de euros.3 -Está igualmente incluída a ligação ferroviária ao Novo Aeroporto de Lisboa, entre o Poceirão e o Campo de Tiro de Alcochete, bem como a totalidade das estruturas partilhadas entre os modos ferroviário e rodoviário e ainda as infra-estruturas exclusivamente rodoviárias.4 - Os encargos para o Estado, que resultam destas empreitadas, têm uma estimativa na ordem dos 165 milhões de euros anuais, no prazo de 40 anos...............Para percebermos tudo isto, atente-se agora ao que diz o famoso Relatório - PNOT (Plano Nacional de Ordenamento do Território)O reconhecimento de que a Area Metropolitana Lisboa é o principal espaço de internacionalização competitivo de Portugal. pemite ter expectativas que será na Região de Lisboa que deveráo ser concentradas as principais acções e medidas que reforcem esse papel a nivel europeu e mundial.Sem descurar a preocupaçáo com o desenvolvimenlo harmonioso das restantes regióes do pais que complementaráo essa competitividade e náo entraráo em competição/anulação desse designio, ou desenvolverão outras apeténcias, como o caso do Turismo no Algarve.... e está tudo dito !

1 - O Governo lançou hoje o concurso público internacional para a construção da terceira travessia ferroviária do Tejo, entre Chelas e o Barreiro. A nova ponte faz parte do troço de alta velocidade ferroviária entre Lisboa e Poceirão e representa um investimento na ordem dos 1.400 milhões de euros.2 - O Governo lançou também o segundo, e último concurso, da ligação entre Lisboa e Madrid (TGV). Esta obra tem o valor de 1928 milhões de euros.3 -Está igualmente incluída a ligação ferroviária ao Novo Aeroporto de Lisboa, entre o Poceirão e o Campo de Tiro de Alcochete, bem como a totalidade das estruturas partilhadas entre os modos ferroviário e rodoviário e ainda as infra-estruturas exclusivamente rodoviárias.4 - Os encargos para o Estado, que resultam destas empreitadas, têm uma estimativa na ordem dos 165 milhões de euros anuais, no prazo de 40 anos...............Para percebermos tudo isto, atente-se agora ao que diz o famoso Relatório - PNOT (Plano Nacional de Ordenamento do Território)O reconhecimento de que a Area Metropolitana Lisboa é o principal espaço de internacionalização competitivo de Portugal. pemite ter expectativas que será na Região de Lisboa que deveráo ser concentradas as principais acções e medidas que reforcem esse papel a nivel europeu e mundial.Sem descurar a preocupaçáo com o desenvolvimenlo harmonioso das restantes regióes do pais que complementaráo essa competitividade e náo entraráo em competição/anulação desse designio, ou desenvolverão outras apeténcias, como o caso do Turismo no Algarve.... e está tudo dito !

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