Notas de Aveiro: Opinião pessoal sobre TGV e Ota

25-01-2011
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Tenho lido alguma coisa sobre estes dois grandes projectos e tenho a minha opinião pessoal, uma opinião que não versa coisas técnicas e pormenores de financiamentos. Senso comum, portanto, que eu acho que falta em alguns dos políticos...Como sabem, viajo regularmente entre Aveiro e Lisboa. Com o Alfa Pendular mais rápido, chego em 2 horas e 20 minutos a Aveiro, com tres paragens - Lisboa Oriente, Coimbra e Aveiro. Se a Linha do Norte estivesse bem feita ou bem concluida, ainda seria mais rápido... basta dizer que somente entre Aveiro e Coimbra é que se "sente" a velocidade do comboio no limite.um outro conceito prévio é que eu entendo que as linhas de alta velocidade devem ser de ligação rápida e que sirvam pontos-chave do pais e que sejam verdadeiramente alternativas à circulação automóvel. Porque mais limpas, mais ecológicas e eficazes. Tendo em conta isto, acho que:Em termos aéreos, o aeroporto da Ota vai ser um tiro nos pés dos portugueses: passamos de ter o aeroporto mais perto para termos o mais longe da cidade que o serve: leia-se Lisboa. Claro que vão me dizer que vão existir comboios de 20 em 20 minutos para Lisboa, e que em nesse periodo de tempo chegam ao centro da cidade. Pois sim, claro. Se for um executivo, isso significa que ha ligações em que se aumenta um terço o tempo necessário. Para os turistas normais, significa andar a passear malas em três transportes diferentes.Já volto à Ota, porque agora faço um parentesis para o TGV. Em especial a Linha Lisboa-Madrid, que os estudos garantem ser possível ter 14 ligações diárias. Isso significaria que os habituais homens de negócio, que agora usam o avião como ponte aérea entre Lisboa/Porto-Madrid iriam utilizar todos o comboio. Ah, claro. Isso vai mesmo acontecer.Aliás , o mesmo parece na ligação Lisboa-Porto que o ministro e o primeiro ministro dissem ser possível ter 33 ligações diárias. O que quer dizer é que vão substituir os Alfas? Só dessa forma, caso contrário vão ter uma linha à mingua. Portanto fazem concorrência a eles próprios...A ligação Porto-Lisboa em avião, com a Ota, morre. Mais ninguém usará o avião pois, parando na Ota, a deslocação ficará mais rápida de TGV ou de carro.A ligação Lisboa-Madrid em comboio será mais rápida do que a ligação OTA (saindo de lisboa de carro ou de ligação comboio) - Madrid em avião?Mais grave do que estas considerações, é o falhanço completo das necessidades do país. Uma das maiores fontes de rendimento em termos de negócio passa pelo "ataque" ao "mainland" espanhol de Salamanca - não esquecer que o porto de mar mais próximo dessa região enorme e rica é o de Aveiro e o de Leixões e não algum espanhol. Também deveriamos apostar na ligação alta velocidade Aveiro - Salamanca para tirar do IP 5 / A25 os continuos TIR que fazem desta via a grande porta de entrada de tráfego no nosso país.Em relação a Porto - Vigo, acreditam que agora é mais rápido fazer a deslocação de carro do que de comboio? Basta isto para dizer que não é uma ligação actualmente competitiva em termos de comboio. Mas a minha leitura é ao contrário do que alguns bacocos: não interessa, não se faz. É que neste momento não se utiliza porque ela só é usada porque quem não tem alternativa, tal a demora!Por isso, eu defendo:Faro - Vigo em pendular,Lisboa - Madrid em TGVAveiro - Salamanca em TGV (mercadorias também)PortelaE depois, sim, quando tivermos mais dinheiro, ai mudar a linha para o TGV...


Tenho lido alguma coisa sobre estes dois grandes projectos e tenho a minha opinião pessoal, uma opinião que não versa coisas técnicas e pormenores de financiamentos. Senso comum, portanto, que eu acho que falta em alguns dos políticos...Como sabem, viajo regularmente entre Aveiro e Lisboa. Com o Alfa Pendular mais rápido, chego em 2 horas e 20 minutos a Aveiro, com tres paragens - Lisboa Oriente, Coimbra e Aveiro. Se a Linha do Norte estivesse bem feita ou bem concluida, ainda seria mais rápido... basta dizer que somente entre Aveiro e Coimbra é que se "sente" a velocidade do comboio no limite.um outro conceito prévio é que eu entendo que as linhas de alta velocidade devem ser de ligação rápida e que sirvam pontos-chave do pais e que sejam verdadeiramente alternativas à circulação automóvel. Porque mais limpas, mais ecológicas e eficazes. Tendo em conta isto, acho que:Em termos aéreos, o aeroporto da Ota vai ser um tiro nos pés dos portugueses: passamos de ter o aeroporto mais perto para termos o mais longe da cidade que o serve: leia-se Lisboa. Claro que vão me dizer que vão existir comboios de 20 em 20 minutos para Lisboa, e que em nesse periodo de tempo chegam ao centro da cidade. Pois sim, claro. Se for um executivo, isso significa que ha ligações em que se aumenta um terço o tempo necessário. Para os turistas normais, significa andar a passear malas em três transportes diferentes.Já volto à Ota, porque agora faço um parentesis para o TGV. Em especial a Linha Lisboa-Madrid, que os estudos garantem ser possível ter 14 ligações diárias. Isso significaria que os habituais homens de negócio, que agora usam o avião como ponte aérea entre Lisboa/Porto-Madrid iriam utilizar todos o comboio. Ah, claro. Isso vai mesmo acontecer.Aliás , o mesmo parece na ligação Lisboa-Porto que o ministro e o primeiro ministro dissem ser possível ter 33 ligações diárias. O que quer dizer é que vão substituir os Alfas? Só dessa forma, caso contrário vão ter uma linha à mingua. Portanto fazem concorrência a eles próprios...A ligação Porto-Lisboa em avião, com a Ota, morre. Mais ninguém usará o avião pois, parando na Ota, a deslocação ficará mais rápida de TGV ou de carro.A ligação Lisboa-Madrid em comboio será mais rápida do que a ligação OTA (saindo de lisboa de carro ou de ligação comboio) - Madrid em avião?Mais grave do que estas considerações, é o falhanço completo das necessidades do país. Uma das maiores fontes de rendimento em termos de negócio passa pelo "ataque" ao "mainland" espanhol de Salamanca - não esquecer que o porto de mar mais próximo dessa região enorme e rica é o de Aveiro e o de Leixões e não algum espanhol. Também deveriamos apostar na ligação alta velocidade Aveiro - Salamanca para tirar do IP 5 / A25 os continuos TIR que fazem desta via a grande porta de entrada de tráfego no nosso país.Em relação a Porto - Vigo, acreditam que agora é mais rápido fazer a deslocação de carro do que de comboio? Basta isto para dizer que não é uma ligação actualmente competitiva em termos de comboio. Mas a minha leitura é ao contrário do que alguns bacocos: não interessa, não se faz. É que neste momento não se utiliza porque ela só é usada porque quem não tem alternativa, tal a demora!Por isso, eu defendo:Faro - Vigo em pendular,Lisboa - Madrid em TGVAveiro - Salamanca em TGV (mercadorias também)PortelaE depois, sim, quando tivermos mais dinheiro, ai mudar a linha para o TGV...

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