U2 estreia novo álbum para 500 millhões de utilizadores do iTunes

14-09-2014
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U2 estreia novo álbum para 500 millhões de utilizadores do iTunes

Raquel Carvalho

11 Set 2014

Especialistas concordam que união é uma estratégia inteligente e traz mais vantagens para a banda.

Há cinco anos que os U2 não lançavam um álbum. Agora estão de regresso e com um parceiro de peso. A Apple através do iTunes, loja de música online, disponibiliza o download ‘Songs of Innocence' gratuitamente durante 30 dias para os seus utilizadores, que são mais de 500 milhões. Uma união "improvável", assumiu Luís Pereira Santos, CEO da MaCcann, ao Diário Económico. "Achei uma estratégia de marketing surpreendente", disse o responsável, justificando que "os U2 são já um clássico algo datado e a Apple uma marca de vanguarda, que dita tendências". Para o responsável "fazia mais sentido que a Apple se associa-se a uma banda jovem que estivesse a começar a carreira, aproveitando para os lançar". Além disso, acrescenta que "os U2 já tiveram dias melhores e por isso esta é uma estratégia brilhante, pois os lançamentos da Apple são dos que têm maior cobertura mundial".

Porém, Luís Pereira Santos sublinha que esta é uma opinião muito pessoal, pois não tem dados que lhe permitam perceber o que está por trás desta união: "Se os U2 são muito procurados no iTunes ou continuam a vender muitos álbuns", mas considera que "terá mais vantagens para os U2 do que para a Apple".

Durante a cerimónia, Bono Vox ressalvou mesmo as vantagens desta união, ao afirmar que "que vai permitir que a música dos U2 chegue ao maior número de pessoas".

É mesmo esta uma das mais-valias desta parceria para a banda, que assim, "aproximou-se mais dos seus fãs", afirma Luís Mergulhão, CEO da Omnicom Media Group (OMG). Ao Diário Económico, o responsável garantiu que estas parcerias estão relacionadas com uma realidade muito presente no mercado: "dois movimentos de migração: as empresas tecnológicas, tornarem-se também empresas de conteúdos e empresas de conteúdos juntarem-se a empresas tecnológicas". Isto para "chegarem a mais consumidores".

Luís Mergulhão não tem dúvidas que esta "é uma jogada muito inteligente de ambas as partes", sendo que para a Apple é mais "um golpe de génio na luta contra o seu maior concorrente, e para os U2 uma forma de chegarem a mais pessoas".

Mas o especialista sublinha que este tipo de eventos "não são novidade". E lembra que a indústria da música passou momentos complicados, por causa da pirataria informática, e sendo a Apple uma marca "muito forte e o iTunes uma aplicação que permite monitorizar todos os conteúdos", torna mais "atractiva esta aplicação".

O que é certo é que a mítica banda irlandesa, lançou, terça-feira à noite, o seu mais recente álbum através do iTunes, a loja virtual da Apple, durante a cerimónia de lançamento do primeiro relógio inteligente da marca de Tim Cook, do novo iPhone 6 e do iPhone 6 Plus.

Durante o evento, realizado em São Francisco, Califórnia, a banda tocou ao vivo uma das músicas do novo álbum, ‘Songs of Innocence', que estará disponível, em exclusivo, até 13 de Outubro.

Além disso, a marca anunciou que daria o álbum de presente aos clientes que abrissem contas no iTunes nas próximas cinco semanas. De referir que esta não é a primeira parceria entre a gigante tecnológica e os U2. A primeira foi há dez anos, quando a banda fez a primeira edição especial do iPod, entrando em anúncios publicitários.

O Diário Económico tentou contactar a Apple para obter mais informações sobre a parceria, mas não obteve resposta até à hora de fecho deste edição.

U2 estreia novo álbum para 500 millhões de utilizadores do iTunes

Raquel Carvalho

11 Set 2014

Especialistas concordam que união é uma estratégia inteligente e traz mais vantagens para a banda.

Há cinco anos que os U2 não lançavam um álbum. Agora estão de regresso e com um parceiro de peso. A Apple através do iTunes, loja de música online, disponibiliza o download ‘Songs of Innocence' gratuitamente durante 30 dias para os seus utilizadores, que são mais de 500 milhões. Uma união "improvável", assumiu Luís Pereira Santos, CEO da MaCcann, ao Diário Económico. "Achei uma estratégia de marketing surpreendente", disse o responsável, justificando que "os U2 são já um clássico algo datado e a Apple uma marca de vanguarda, que dita tendências". Para o responsável "fazia mais sentido que a Apple se associa-se a uma banda jovem que estivesse a começar a carreira, aproveitando para os lançar". Além disso, acrescenta que "os U2 já tiveram dias melhores e por isso esta é uma estratégia brilhante, pois os lançamentos da Apple são dos que têm maior cobertura mundial".

Porém, Luís Pereira Santos sublinha que esta é uma opinião muito pessoal, pois não tem dados que lhe permitam perceber o que está por trás desta união: "Se os U2 são muito procurados no iTunes ou continuam a vender muitos álbuns", mas considera que "terá mais vantagens para os U2 do que para a Apple".

Durante a cerimónia, Bono Vox ressalvou mesmo as vantagens desta união, ao afirmar que "que vai permitir que a música dos U2 chegue ao maior número de pessoas".

É mesmo esta uma das mais-valias desta parceria para a banda, que assim, "aproximou-se mais dos seus fãs", afirma Luís Mergulhão, CEO da Omnicom Media Group (OMG). Ao Diário Económico, o responsável garantiu que estas parcerias estão relacionadas com uma realidade muito presente no mercado: "dois movimentos de migração: as empresas tecnológicas, tornarem-se também empresas de conteúdos e empresas de conteúdos juntarem-se a empresas tecnológicas". Isto para "chegarem a mais consumidores".

Luís Mergulhão não tem dúvidas que esta "é uma jogada muito inteligente de ambas as partes", sendo que para a Apple é mais "um golpe de génio na luta contra o seu maior concorrente, e para os U2 uma forma de chegarem a mais pessoas".

Mas o especialista sublinha que este tipo de eventos "não são novidade". E lembra que a indústria da música passou momentos complicados, por causa da pirataria informática, e sendo a Apple uma marca "muito forte e o iTunes uma aplicação que permite monitorizar todos os conteúdos", torna mais "atractiva esta aplicação".

O que é certo é que a mítica banda irlandesa, lançou, terça-feira à noite, o seu mais recente álbum através do iTunes, a loja virtual da Apple, durante a cerimónia de lançamento do primeiro relógio inteligente da marca de Tim Cook, do novo iPhone 6 e do iPhone 6 Plus.

Durante o evento, realizado em São Francisco, Califórnia, a banda tocou ao vivo uma das músicas do novo álbum, ‘Songs of Innocence', que estará disponível, em exclusivo, até 13 de Outubro.

Além disso, a marca anunciou que daria o álbum de presente aos clientes que abrissem contas no iTunes nas próximas cinco semanas. De referir que esta não é a primeira parceria entre a gigante tecnológica e os U2. A primeira foi há dez anos, quando a banda fez a primeira edição especial do iPod, entrando em anúncios publicitários.

O Diário Económico tentou contactar a Apple para obter mais informações sobre a parceria, mas não obteve resposta até à hora de fecho deste edição.

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