“QREN vai ser o principal apoio ao sector do Turismo

27-02-2013
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Adolfo Mesquita Nunes fez hoje a primeira intervenção pública como secretário de Estado do Turismo.

Libertar o sector do turismo do peso excessivo do Estado, resolver o problema do financiamento às empresas e promover o País de forma mais "eficiente" nos mercados externos são as principais linhas de acção que o novo secretário de Estado do Turismo, Adolfo Mesquita Nunes, pretende seguir durante o seu mandato.

Hoje, na abertura da Feira Internacional de Turismo (BTL), Adolfo Mesquita Nunes fez a primeira intervenção pública como secretário de Estado do Turismo, onde defendeu que quer ajudar o sector a desprender-se do peso do Estado. "A última década foi de concentração na oferta do turismo imobiliário. Todo o sector foi convidado a participar num futuro que não cantou. Como resultado muitas foram as empresas que se endividaram levando a um desalinhamento entre a oferta e a procura".

Adolfo Mesquita Nunes propõe que os ‘players' do sector recorram a todos os instrumentos disponíveis para que seja possível resolver os problemas de cada empresa.

Como tal, o secretário de Estado apresentou três desafios. Em primeiro lugar, libertar o sector do peso excessivo estatal e dar mais força aos privados. "Temos que abandonar a estratégia da última década e requalificar a oferta de empreendimentos turísticos. E temos que mudar tudo o que se oponha a esta requalificação", sublinha o secretário de Estado.

Em segundo lugar é necessário resolver o problema do financiamento às empresas. "É preciso ajustar as necessidades do sector à actual realidade. Para tal é importante que as empresas se consolidem financeiramente para que possam equilibrar as tesourarias. Não tenham dúvidas de que o QREN vai ser o principal apoio ao sector".

Por último, o governante relembra que a promoção que será feita para promover Portugal terá que ser mais eficiente. Aldolfo Mesquita Nunes frisa que esta "estratégia tem que ser mais barata, mas mais eficiente e ágil, concentrando-se na venda".

Em 2011 o Turismo de Portugal gastou 30 milhões de euros na promoção, e este ano o montante disponível passa para 12 milhões. "Garanto que serão muito bem gastos, focando-se completamente no produto. Além disso temos que diversificar mercados para compensar os que nãos estejam tão bem".

A BTL comemora 25 anos nesta edição e a organização espera ultrapassar um milhão de visitantes. A feira abriu hoje as portas e termina a 3 de Março de 2013. Desde a primeira edição a BTL recebeu 994.618 visitantes, entre profissionais e público geral, para além de 15.261 empresas, de acordo com dados da organização.

As despesas de turistas estrangeiros em Portugal aumentaram 5,6% em 2012, de acordo com dados do Banco de Portugal, tendo o sector sido o maior contribuinte para o excedente da balança de serviços.

Adolfo Mesquita Nunes fez hoje a primeira intervenção pública como secretário de Estado do Turismo.

Libertar o sector do turismo do peso excessivo do Estado, resolver o problema do financiamento às empresas e promover o País de forma mais "eficiente" nos mercados externos são as principais linhas de acção que o novo secretário de Estado do Turismo, Adolfo Mesquita Nunes, pretende seguir durante o seu mandato.

Hoje, na abertura da Feira Internacional de Turismo (BTL), Adolfo Mesquita Nunes fez a primeira intervenção pública como secretário de Estado do Turismo, onde defendeu que quer ajudar o sector a desprender-se do peso do Estado. "A última década foi de concentração na oferta do turismo imobiliário. Todo o sector foi convidado a participar num futuro que não cantou. Como resultado muitas foram as empresas que se endividaram levando a um desalinhamento entre a oferta e a procura".

Adolfo Mesquita Nunes propõe que os ‘players' do sector recorram a todos os instrumentos disponíveis para que seja possível resolver os problemas de cada empresa.

Como tal, o secretário de Estado apresentou três desafios. Em primeiro lugar, libertar o sector do peso excessivo estatal e dar mais força aos privados. "Temos que abandonar a estratégia da última década e requalificar a oferta de empreendimentos turísticos. E temos que mudar tudo o que se oponha a esta requalificação", sublinha o secretário de Estado.

Em segundo lugar é necessário resolver o problema do financiamento às empresas. "É preciso ajustar as necessidades do sector à actual realidade. Para tal é importante que as empresas se consolidem financeiramente para que possam equilibrar as tesourarias. Não tenham dúvidas de que o QREN vai ser o principal apoio ao sector".

Por último, o governante relembra que a promoção que será feita para promover Portugal terá que ser mais eficiente. Aldolfo Mesquita Nunes frisa que esta "estratégia tem que ser mais barata, mas mais eficiente e ágil, concentrando-se na venda".

Em 2011 o Turismo de Portugal gastou 30 milhões de euros na promoção, e este ano o montante disponível passa para 12 milhões. "Garanto que serão muito bem gastos, focando-se completamente no produto. Além disso temos que diversificar mercados para compensar os que nãos estejam tão bem".

A BTL comemora 25 anos nesta edição e a organização espera ultrapassar um milhão de visitantes. A feira abriu hoje as portas e termina a 3 de Março de 2013. Desde a primeira edição a BTL recebeu 994.618 visitantes, entre profissionais e público geral, para além de 15.261 empresas, de acordo com dados da organização.

As despesas de turistas estrangeiros em Portugal aumentaram 5,6% em 2012, de acordo com dados do Banco de Portugal, tendo o sector sido o maior contribuinte para o excedente da balança de serviços.

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