Vale do Sousa em Destaque

31-01-2014
marcar artigo

Apresentação do Centro Arqueoambiental e da OPPIDUM

01.10.08 Sexta-feira, pelas 21h30, na Biblioteca Municipal Na próxima sexta-feira, a partir das 21h30, na Biblioteca Municipal de Lousada, o tema de debate é a arqueologia no concelho. Em primeiro lugar vai ser apresentado publicamente o projecto do “Centro Arqueoambiental da Serra de Campelos (CASC)”, integrado no plano de trabalhos do Gabinete de Arqueologia Municipal para 2008/2009, aprovado pelo IGESPAR, I.P. (Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico) e desenvolvido em parceria com o Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos da Universidade do Porto. Este projecto tem como finalidade requalificar e integrar o sítio arqueológico da Necrópole da Serra dos Campelos e das estações de arte rupestre identificadas promovendo a sua divulgação e acesso público. A vertente ambiental foi valorizada com a recuperação paisagística da área, através de uma parceria com o Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos, da Universidade do Porto. O CASC vai ocupar uma área de 20 mil metros quadrados, nas proximidades da Zona industrial de Lustosa e durante o próximo ano as obras devem estar concluídas. O processo, iniciado em 2005, compreende quatro etapas, que se iniciaram com a prospecção arqueológica e consequente avaliação de contextos arqueológicos, conduziu à descoberta de um conjunto de 15 penedos com gravuras rupestres datados da Pré-História recente à Idade Média. A segunda fixou-se no acompanhamento de obras, respeitantes à primeira fase do Loteamento Industrial de Lousada e eixo viário de Ligação da vila de Lousada à Estrada Municipal 562. Os trabalhos de escavação arqueológica que estão a ser efectuados reportam-se à terceira etapa faltando a divulgação e promoção do Centro Arqueoambinetal que vai decorrer após a realização da intervenção. Apresentação da OPPIDUM especial Segue-se a apresentação do número especial da Revista OPPIDUM- Revista de Arqueologia, História e Património da Câmara de Lousada. Esta edição contém as actas do I.º Encontro de Arqueologia das Terras de Sousa, que decorreu entre os dias 23 e 24 de Novembro do ano passado. A apresentação da obra está a cargo do Dr. Sérgio Veludo, assistente do Curso de Gestão do Património da Escola Superior de Educação do Porto. Tags:

lousada

Hoje em Lousada, Concerto do Dia Mundial da Música

01.10.08 O dia Mundial da Música é assinalado, hoje, em Lousada com um concerto pelo do Coro Feminino e do Grupo de Percussão do Conservatório de Música do Vale do Sousa. O espectáculo está marcado para hoje à noite, pelas 21h30, no Auditório Municipal. Gabinete de Imprensa da Câmara Municipal de Lousada Tags:

lousada

No próximo fim-de-semana, realiza-se a 11ª Edição das Universidades JP em Penafiel

01.10.08 No próximo fim-de-semana, realiza-se a 11ª Edição das Universidades JP. Dedicada ao Desenvolvimento Sustentável, as Universidades JP pretendem dar uma visão integrada sobre um tema que está na agenda política. É mais uma vez a equipa de António Rocha, da Juventude Popular Penafiel, que recebe os dirigentes nacionais da JP, que voltam a Penafiel pela terceira vez consecutiva, o que demonstra «o esforço que sempre temos para que os nossos colegas se sintam bem», como diz o presidente da JP penafidelense. O tema que este ano está na mesa é “O Desafio do Desenvolvimento Sustentável”, nas suas mais variadas temáticas. Para a JP falar só de Ambiente é uma temática redutora. O Desenvolvimento Sustentável deve ser visto numa perspectiva abrangente e integradora, contemplando factores como Economia, Cultura, Comércio, entre outros. «Só assim podemos compreender todos os aspectos do desenvolvimento humano, bem como avaliar em quais a política tem espaço, e em quais não.», afirma Michael Seufert do Gabinete de Estudos da Juventude Popular. Nesta iniciativa, estarão presentes oradores das mais diversas áreas: professores universitários, autarcas, empresários, representantes de ONGs vêm partilhar as suas visões e discuti-las com os dirigentes da JP de todo o país. Aos debates segue-se um programa complementar com a visita a equipamentos do concelho, nomeadamente o parque eólico da Serra da Boneca e a barragem do Torrão. De 3 a 5 de Outubro será possível assistir aos debates no auditório da Assembleia Municipal de Penafiel. Tags:

penafiel

"FERCASE-PAREDES ROTA DOS MÓVEIS NA VOLTA A CHIHUAHUA (MÉXICO)

01.10.08 Para defender a vitória de Paco Mancebo em 2007

Depois de Espanha e França, chegou a hora da Fercase-Paredes Rota dos Móveis levar as cores nacionais até ao outro lado do Atlântico para alinhar na edição 2008 da Vuelta a Chihuahua. Uma estreia com a responsabilidade acrescida de integrar o vencedor do ano transacto - Paco Mancebo - que por isso mesmo irá partir para a primeira etapa envergando a camisola amarela.

A Vuelta Internacional a Chihuahua, promovida pela Secretaria de Fomento Social do México e pela Comissão Estadual de Ciclismo, decorre entre os dias 6 e 12 de Outubro, com um percurso de 875 quilómetros repartidos por sete etapas que percorrem 17 municípios do Estado de Chihuahua.

Em prova vão estar 123 ciclistas em representação de equipas oriundas de oito países - Portugal, Espanha, Áustria, Suíça, Estados Unidos, Canadá, Japão e México. Quanto às etapas, elas ligarão a capital do estado (Chihuahua) a Ciudad Camargo, na extensão de 147,8 quilómetros, a que se seguirão as ligações de Parral a Guachichi (188,7 km), de Guachichi a Creel (155,9 km), o contra-relógio de Pitorreal a Barrancas del Cobre (18,9 km), de Creel a Cuauhtémoc (152,8 km), de Cuauhtémoc a Chihuahua (126.3 km) e um circuito na cidade de Chihuahua, com 84 km.

Para se avaliar um pouco das dificuldades que esperam a formação da Fercase-Paredes Rota dos Móveis refira-se que a altitude média de todas as etapas ultrapassa os 2 mil metros, com a particularidade da etapa rainha ser cumprida logo no segundo dia e ter nada menos de cinco contagens para o prémio de Montanha a altitudes superiores a 2.400 metros.

Um desafio hercúleo que terá continuidade no dia seguinte já que os ciclistas terão pela frente uma tirada mais pequena mas com sete contagens de Montanha, sendo que a mais exigente até nem é a mais alta mas sim aquela em que o pelotão terá de subir de pouco mais de 200 metros para perto de 2.000 metros.

Esta verdadeira "montanha russa" será, assim, um importante desafio para os sete ciclistas escalados por Mário Rocha para seguir viagem - Francisco Mancebo, Eládio Jiménez, André Cardoso, Micael Isidoro, David Vaz, Virgílio Santos e Joaquim Andrade.

Aliás uma análise atenta ao grupo escolhido deixa entender claramente que a Fercase-Paredes Rota dos Móveis quer vincar a sua condição de equipa talhada para a montanha.

"Temos a obrigação de defender o triunfo alcançado o ano passado pelo Paco Mancebo e por isso é natural que o conjunto escolhido esteja de acordo com as características do percurso e da nossa responsabilidade" - reconheceu Mário Rocha, para quem mais esta participação além fronteiras é sinónimo do valor do conjunto "que nem sempre foi bafejado pela melhor sorte. Pode ser que agora tudo corra melhor".

Com partida para o México agendada para a próxima sexta-feira (via Madrid), os pupilos de Mário Rocha estão ainda num bom momento de forma.

"Planificamos a temporada de acordo com os nossos compromissos e a Volta a Chihuahua sempre esteve nos nossos planos. Por isso acautelamos todos os pormenores por forma a chegar a esta altura da época ainda com energias suficientes para ter um desempenho positivo. Não estamos obrigados a ganhar mas queremos andar na frente e, quem sabe, fazer um brilharete. A experiência do Mancebo vai ser decisiva e esperamos tirar o melhor partido de todas as informações que ele já nos disponibilizou. Tags:

paredes

PENAFIEL BAIXA O IMPOSTO MUNICIPAL SOBRE IMÓVEIS EM 25%

01.10.08 Depois da diminuição do IMI em 20% em 2007 Depois de, em 2007, ter sido aprovada, pelo executivo municipal de Penafiel, a diminuição das taxas de Imposto Municipal sobre os Imóveis avaliados aos abrigo do CIMI, em 20% sobre os imóveis, por se considerar que os prédios tributados ao abrigo do CIMI -Imposto Municipal sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis - são os edifícios mais recentes e normalmente adquiridos ou construídos por casais mais jovens, este ano, foi aprovada nova redução das taxas de IMI. Por proposta do executivo municipal e aprovado pela Assembleia Municipal, no próximo ano haverá uma diminuição da taxa de 0,8 para 0,6% relativamente aos prédios rústicos e aos prédios urbanos mais antigos que ainda não foram objecto de reavaliação. Registar-se-á assim, neste capítulo, uma redução efectiva de 25% da carga fiscal. A autarquia justifica a medida como um incentivo à reabilitação do tecido urbanístico mais antigo de Penafiel e à redução da carga fiscal sobre as famílias penafidelenses. Gabinete de Imprensa da Câmara Municipal de Penafiel Tags:

penafiel

Penafiel debateu questões europeias

01.10.08 A EUROPA NECESSITA DO TRATADO DE LISBOA A Câmara Municipal de Penafiel realizou, esta segunda-feira, no auditório do Pavilhão de Feiras e Exposições, uma conferência sobre o Tratado de Lisboa. A iniciativa teve como conferencistas os deputados da Assembleia da República Vitalino Canas, do grupo parlamentar do PS e presidente da Comissão Parlamentar de Assuntos Europeus, Pedro Duarte, também do grupo parlamentar do PS e membro da Comissão Parlamentar de Assuntos Europeus, Alda Macedo, do grupo parlamentar do BE e Abel Baptista, do CDS/PP. A moderação da conferência esteve a cargo de Barbosa de Melo, ex-presidente da Assembleia da República. A ideia geral que resultou deste encontro é que o Tratado de Lisboa é aceitável. Para Abel Baptista, a construção e integração europeias não podem ir contra os Estados. O tratado de Lisboa é sobretudo realista e é o primeiro tratado após o alargamento, em simultâneo, da entrada de 10 Estados. Abel Baptista referiu que o CDS/PP foi o único partido que defendeu a realização de um referendo ao tratado. “Na Europa não se pode excluir a Irlanda por dizer não ao Tratado. Não podemos ter países de primeira e países de segunda. É preciso entender as razões dos irlandeses, permitindo a realização de alterações ao Tratado”. Alda Macedo defende que deveria ter sido feito um referendo em Portugal sobre este tratado. “A democracia vive da diversidade. Estamos perante uma crise europeia que se traduz também numa crise da democracia”. Pedro Duarte, por seu turno, destacou as razões que levaram à realização deste novo Tratado, designadamente o movimento de alargamento da União Europeia e a globalização. “O processo de construção europeia deve estar de braço dado com aquilo que é o sentir das populações e rejeita as opções oportunistas para, conjunturalmente, se ter uma vantagem política que não deixa de ser efémera perante uma realidade que é a construção europeia”. Por último, Vitalino Canas referiu a possibilidade de uma crise do projecto europeu. “Há muitos cidadãos que não percebem para quê a Europa. O projecto europeu define-se como o espírito de Lisboa, que é a agenda de Lisboa, ou seja, a aposta num conjunto de factores que distinguem a Europa do resto do globo. A Europa é o único espaço geo-político capaz de dialogar com todas as zonas do globo”. Segundo este responsável, o Tratado de Lisboa permite que a Europa se torne mais forte e com condições para fazer com que os seus valores sejam respeitados no espaço europeu e fora dele. Devido ao impasse que se vive na Irlanda, Segundo Vitalino Canas, este tratado não deverá entre em vigor em Janeiro de 2009, como se previa, mas apenas no final desse ano ou em 2010. “A Europa necessita do Tratado de Lisboa e o mundo necessita de uma Europa forte que só é possível com o Tratado de Lisboa”, rematou. Gabinete de Imprensa da Câmara Municipal de Penafiel Tags:

penafiel

PENAFIEL NA ROTA DOS CAMINHOS DE SANTIAGO

01.10.08 Congresso Internacional trouxe muitos espanhóis Durante três dias, 26, 27 e 28 de Setembro, fez-se em Penafiel uma abordagem profunda ao significado e importância dos Caminhos de Santiago. Foi durante o V Congresso Internacional dos Caminhos de Santiago, realizado pela OSPEA, Organização Supranacional das Pequenas e Médias Empresas do Eixo Atlântico. Joaquín Vicente Núñez, presidente da Organização considera que “com a promoção dos Caminhos de Santiago, promovemos as regiões porque não se trata apenas de um elemento religioso, é também um factor turístico de grande importância”. Neste congresso, que contou com a participação e presença de instituições, empresas, estudiosos e peregrinos, fez-se uma abordagem aos elementos históricos, religiosos e económicos. Dos temas em debate, destaque para “os Caminhos de Santiago em Penafiel e no Vale do Sousa”, “de Lisboa a Santiago”, “os caminhos portugueses na Galiza e Norte de Portugal” e “os Caminhos de Santiago como motor de desenvolvimento do comércio e turismo no Noroeste Ibérico”. Aliás, recuando no tempo, destaque-se o aspecto patrimonial, com muitas edificações religiosas e traçados de vias que se foram consolidando. Alberto Santos, presidente da Câmara Municipal de Penafiel, refere que “por onde passam, os peregrinos deixam sempre alguma riqueza e, hoje, esta Rota pode ter importância também pela via do desenvolvimento económico”. Durante três dias, sobretudo os congressistas espanhóis tiveram ainda oportunidade de conhecerem Penafiel visitando a cidade, a Quinta da Aveleda, a aldeia histórica de Quintandona e o Mosteiro de Paço de Sousa. Gabinete de Imprensa da Câmara Municipal de Penafiel Tags:

penafiel

“SÁBADOS LUMINOSOS” EM PENAFIEL

01.10.08 Autarquia promove troca de lâmpadas para incentivar o baixo consumo de energia eléctrica O pelouro do Ambiente da Câmara Municipal de Penafiel, vai lançar mais uma campanha de sensibilização, desta vez sobre o consumo de energia eléctrica e os benefícios que advêm da sua poupança. “Sábados Luminosos” é o tema e tem por base a troca de lâmpadas. Porque as lâmpadas económicas consomem apenas 20% da energia quando comparadas com as incandescentes, nos dias 4, 11, 18 e 25 de Outubro, sempre aos Sábados, das 9 às 12 horas, os munícipes de Penafiel, deverão dirigir-se ao ecocentro municipal, na zona industrial nº 2, onde, mediante a apresentação de um documento de identificação, poderão fazer a troca. Esta troca está limitada a um máximo de três lâmpadas por munícipe e limitadas aos primeiros 25 participantes por Sábado. O vereador responsável, Antonino de Sousa, lembra que “a redução da factura de electricidade começa sempre com um simples passo: troque a sua lâmpada”. Gabinete de Imprensa da Câmara Municipal de Penafiel Tags:

penafiel

ESCOLA EB1 DE MOSTEIRO, PAÇO DE SOUSA, EM PENAFIEL, TEM CONDIÇÕES DE EXCELÊNCIA

01.10.08 A Câmara Municipal de Penafiel, inaugurou, no passado Domingo, as obras de ampliação e remodelação da Escola Básica do 1º ciclo de Mosteiro, na freguesia de Paço de Sousa. Esta escola, que tem quatro salas de aula do 1º ciclo do ensino básico, com capacidade para 96 alunos, dispõe agora de biblioteca, sala de professores, cozinha, refeitório, balneários e campo de jogos. Gabinete de Imprensa da Câmara Municipal de Penafiel Tags:

penafiel

Protocolo de cooperação entre o município de Penafiel e a Sociedade Comercial de Texlimca, SA

01.10.08 RECOLHA SELECTIVA DE ROUPA E CALÇADO EM TODO O CONCELHO A Câmara Municipal de Penafiel e a Texlimca, SA, com sede em Valência, Espanha, assinaram um protocolo de cooperação para a recolha selectiva, em toda a zona territorial do concelho de Penafiel, de roupa e calçado usados. A Texlimca, S.A tem como objecto social, entre outras, a actividade de tratamento, transformação, transporte de desperdícios têxteis, roupa e calçado usados. A mesma empresa dispõe, para o exercício da actividade referida, do equipamento necessário para o ciclo integrado da recuperação têxtil, designadamente para o depósito e recolha. Refira-se que a recolha selectiva destes resíduos permitirá desonerar o circuito normal de resíduos sólidos domésticos, com vantagens claras para o município, quer do ponto de vista ambiental, quer do ponto de vista financeiro. Assim, a Câmara Municipal vai autorizar a instalação de 22 contentores, na área territorial do concelho de Penafiel e será responsável pela realização de campanhas de divulgação, sensibilização e apelo à adesão dos munícipes, à reciclagem e reutilização de produtos têxteis e calçado. A Texlimca procederá à recolha selectiva, na área territorial do Concelho de Penafiel, de roupa e calçado usados, instalará, em locais autorizados, contentores para depósito daqueles bens, onde será fixada informação do Município com o respectivo logótipo em vigor e procederá à recolha selectiva e esvaziamento dos contentores com a periodicidade que entretanto se mostrar necessária. EVOLUÇÃO DOS HÁBITOS SOCIAIS CONDUZIU A AUMENTO DO VOLUME DOS RESÍDUOS O vereador com o pelouro do Ambiente, Antonino de Sousa, referiu a importância desta iniciativa, afirmando que “na tentativa de encontrar as melhores opções, o município tem vindo a apoiar e incentivar a recolha selectiva, tendo em vista a maximização das quantidades recuperadas para valorização e a correspondente minimização de resíduos enviadas para eliminação em aterro sanitário”. O autarca lembra que “a evolução dos hábitos sociais, o desenvolvimento demográfico e o aumento do consumo conduziram a um aumento do volume dos resíduos produzidos, designadamente roupa e calçado, porquanto estima-se que cada cidadão coloca em circuito de RSU cerca de 8 a 10 Kg de roupa por ano”. Daí a necessidade, cada vez maior, de dar o devido destino a determinados materiais. “Sendo esta matéria de grande importância e actualidade, justifica-se cada vez mais por parte do município a implementação de uma gestão que permita o reaproveitamento dos resíduos produzidos, com vista à preservação do ambiente e recursos naturais”, concluiu Antonino de Sousa. Este protocolo vigora pelo prazo de três anos, a contar da data da celebração, renovando-se automaticamente, por iguais períodos, desde que não seja denunciado por qualquer das partes. Gabinete de Imprensa da Câmara Municipal de Penafiel Tags:

penafiel

“VAMOS RECICLAR…” EM PENAFIEL CHAMOU A ATENÇÃO PARA IMPORTÂNCIA DE REUTILIZAÇÃO DE CERTOS MATERIAIS

01.10.08 Durante todo o fim-de-semana, decorreu em Penafiel, por iniciativa do pelouro do Ambiente da Câmara Municipal de Penafiel, uma campanha de sensibilização sobre o processo de reciclagem e a sua importância quanto à preservação da natureza. “Vamos reciclar… venha o que vier”, foi o mote. A campanha consistiu na colocação, na Av. Sacadura Cabral e no parque da cidade, de fardos de materiais recicláveis, como papel, cartão e embalagens. O objectivo foi dar a conhecer à população, uma das fases porque passam os materiais recicláveis, antes de chegarem ao destino final. Depois da triagem, a fase que se segue é a compactação. Junto dos fardos dos recicláveis foram colocados cartazes com informações relativas à importância da separação dos resíduos e dos ganhos ambientais que daí advêm. Alertada e sensibilizada a população, espera-se agora que os recicláveis sejam separados para que se lhes dê o devido destino. Gabinete de Imprensa da Câmara Municipal de Penafiel Tags:

penafiel

O “JARDIM DO ARCO-ÍRIS” NA BIBLIOTECA DE PENAFIEL

01.10.08 Era uma Vez… Manuela Ribeiro, médica fisiatra que decidiu escrever um livro. Chama-se “Jardim do arco-íris” e foi apresentado na semana passada no auditório da Biblioteca Municipal de Penafiel. É a sua primeira obra e nasce de uma história contada às filhas. Tem ilustrações da irmã, Susana Ribeiro, arquitecta e música de Sofia Ribeiro, também irmã, cantora e Gui Duvignau. É por isso um livro de família, muito apreciado pela mais de 100 crianças presentes. A “médica escritora” criou uma relação de grande interactividade com as crianças que atentamente ouviram falar de Joana, uma menina que estava muito feliz porque no dia seguinte era o Dia da Criança e na escola tinham prometido uma visita ao jardim do arco-íris. De repente, tudo começou a correr mal. Levantou-se uma grande ventania… o jardim ficou destruído. Mas, porque no dia seguinte era Dia da Criança, todos os bichinhos se uniram. Ninguém ficou de patas cruzadas. Quando Joana acordou de manhã o céu estava azul e por isso efectuou-se a visita ao jardim do arco-íris. Quando lá chegaram ficaram todos de boca aberta. Encontraram flores com pétalas de cores diferentes. Durante a noite, os insectos baralharam tudo. De repente de trás de uma árvore saíram muitas borboletas coloridas que, no ar fizeram um arco-íris. Depois soltaram-se e escreveram feliz dia da criança. E foi, efectivamente, um dia inesquecível… também para as crianças presentes na biblioteca que tiveram ainda tempo para cantar a música distribuída com este livro. Gabinete de Imprensa da Câmara Municipal de Penafiel Tags:

penafiel

Gonçalo M. Tavares esteve em Penafiel

01.10.08 “GOSTO DE PENSAR QUE RECEBER UM LIVRO É O MESMO QUE RECEBER 100 GRAMAS DE LUCIDEZ” Considerado um dos mais importantes valores literários portugueses, Gonçalo M. Tavares, esteve em Penafiel para fazer uma abordagem, ainda que breve, à sua mais recente obra: “Aprender a rezar na era da técnica”. Vinte e um dos seus livros já estão a ser editados em mais de vinte países. O novo romance, que se segue ao livro "Jerusalém" é a história de Lenz Buchmann, médico que a certa altura decide trocar a medicina pela política. Este livro relata as fases de força, doença e morte de Lenz Buchmann. Os conflitos de família, a forma de lidar com a doença por parte de um homem poderoso, as reacções da cidade a um crime, as relações de antagonismo com outra família. A natureza, a técnica, a força, a fraqueza. Por fim, a decadência. Aprender a rezar na Era da Técnica mantém o mesmo olhar sombrio sobre a condição humana: «O que vês quando olhas para onde todos olham?». Em Penafiel, Gonçalo M. Tavares deixou escapar alguns dos seus medos. Considera o escritor que “a base do ser humano é animalesca, na medida em que tem um instinto básico de sobrevivência. Nas grandes cidades estamos no limite e se alguém se aproxima é visto como algo muito agressivo”. Os exemplos são muitos mas basta dizer que “em Lisboa, se entram duas pessoas no elevador, cada uma delas se posiciona o mais distante possível da outra. Se alguém nos diz bom dia, pensamos logo o que é que essa pessoa quererá de nós. O cumprimento é visto como um acto potencialmente hostil”. ESCREVER CONTRA A INGENUIDADE Estes livros são contra a ingenuidade. Gonçalo M. Tavares diz ter medo das pessoas ingénuas que são manipuladas. “Há as manipulações de linguagem. Hoje, os maiores roubos são linguísticos. É assustador perceber a forma como se utiliza a linguagem para enganar as pessoas”. Por isso, os escritores, jornalistas, professores, entre outros, têm um papel fundamental na diminuição do número de ingénuos. Gosto de pensar que receber um livro é o mesmo que receber 100 ou 200 gramas de lucidez. O escritor referiu-se ainda à tecnologia, que na sua opinião tornou tudo demasiado fácil e criticou a arquitectura que facilita o bem-estar, o conforto. Gabinete de Imprensa da Câmara Municipal de Penafiel Tags:

penafiel

Paulo Teixeira deixa cair a "máscara"!

01.10.08 Na última Sexta-feira, em plena Assembleia Municipal, Paulo Teixeira, talvez convencido de que "é dono" da Câmara Municipal, resolveu criar, bem à sua maneira, um episódio absolutamente condenável. Parece haver um calendário concertado de insultos com o Sr. Presidente da Assembleia Municipal, que insultou, recentemente, o Presidente da Concelhia do PS, Gonçalo Rocha, chamando-lhe "porco". Desta vez, Paulo Teixeira, de forma provocatória e reiterada, ameaçou e insultou de “parasita” e de "cobarde" o Deputado Municipal do Partido Socialista, Gouveia Coelho que, indiscutivelmente, pelo seu empenho e paixão na defesa do concelho, merece, no mínimo, respeito.Paulo Teixeira ch egou ao cúmulo de pretender expulsá-lo do Salão Nobre, insinuando que ele deveria abandonar o Concelho. Uma cena insólita, triste e vergonhosa, a fazer lembrar regimes de países de terceiro Mundo, que à falta de argumentos, o insulto e, quase, a agressão física são os que mais ordenam. Este tipo de comportamento, de conflito, de intriga, de insulto e de desrespeito pelos direitos e dignidade da oposição, tem vindo a ser, de forma reiterada, praticado pelo Sr. Presidente da Câmara. A sua prepotência, arrogância e a vontade de afastar tudo o que "mexe" já não têm limites para Paulo Teixeira. Vive, talvez, na ilusão de exercer o cargo sem oposiç ão e quando alguém "levanta a voz" em nome da verdade, ele fala em: "expulsar" do Concelho. Na última Assembleia, com os seus habituais caprichos de falta de educação cívica, resolveu chamar também de "parasitas" a todos os paivenses que não se identificam com ele. Enfim, Paulo Teixeira no seu pior, copiando cenas do mesmo género de um bem conhecido companheiro madeirense! Paulo Teixeira não está bem! Os gravíssimos erros de gestão acumulados, o estado ruinoso das contas municipais, os seus problemas com a justiça, as suas condições emocionais bloqueiam as possibilidades de permanência no cargo. Mas, os paivenses não têm culpa. Todos os paivenses de bom senso, com ou sem filiação ou simpatias partidárias, não aceitam estes comportamentos de má educação, abusos de poder, arrogância e maus exemplos.É tempo de acabar com comportamentos que lembram o tempo dos “Coronéis”. Isto não é um quintal de 2 ou 3. É uma terra de gente séria, respeitadora e boa! Os paivenses, na sua esmagadora maioria, não querem gente prepotente a representá-los.Isto tem que dar uma grande volta, merecemos respeito e exigimos educação e civilidade. Partido Socialista de Castelo de Paiva Tags:

castelo_de_paiva

“O SEMEADOR DE PALAVRAS” NO PROGRAMA FAMÍLIAS EM PAREDES

01.10.08 A Casa da Cultura de Paredes foi palco, no passado domingo, 28 Setembro, de mais um espectáculo - "O Semeador de Palavras", no âmbito do Programa Famílias, levado a cabo pela Companhia de Teatro do Vale do Sousa, com interpretação de Fernando Soares e Amílcar Mendes. O espectáculo, que registou grande adesão do público teve como objectivo transmitir às crianças a importância das palavras como instrumento de comunicação, de construção e partilha, o encanto das palavras, o gosto da palavras e o gosto pelas palavras. Tags:

paredes

PROGRAMA CONTA-ME HISTÓRIAS CONTOU COM RICARDO AZEVEDO

01.10.08 A Casa da Cultura de Paredes acolheu na passada sexta-feira, 26 de Setembro , mais um espectáculo no âmbito do Programa “Conta-me histórias”. Desta feita o início do 3.º ciclo desta iniciativa contou com Ricardo Azevedo , como primeiro convidado. O espectáculo durou cerca de duas horas e contou com muito público. Ricardo Azevedo falou do seu percurso profissional - da sua passagem pelos EzSpecial, da sua saída e do seu projecto pessoal – de cantar em português e do lançamento de um disco a solo. Durante a conversa cantou alguns temas, tais como "Daisy"; "I Really Am Such a Fool"; " Entre o Sol e a Lua"; "Inverno Azul"; "Pequeno T2"; entre outras. Tags:

paredes

Paredes Rota dos Móveis na Intercasa 2008

01.10.08 De 4 a 12 de Outubro A Rota dos Móveis vai marcar presença, mais uma vez, na Intercasa - Salão Internacional de Mobiliário, Decoração e Iluminação, que decorrerá de 4 a 12 de Outubro, na FIL - Feira Internacional de Lisboa. No total estarão naquele certame cerca de 16 marcas do concelho de Paredes. O Espaço “Paredes - Rota dos Móveis” ocupará uma área de cerca de três mil metros quadrados e contará com a exposição da Cadeira Parade 08. Recorde-se que a Intercasa é um certame anual que divulga os mais recentes lançamentos, ao nível do design e tecnologia, para o lar. Posicionada no mercado de forma a responder às constantes mutações do sector, esta feira aposta na oferta de produtos de toda a fileira da casa e da decoração, que se revelem diferenciadores, competitivos e imbuídos de valor acrescentado. No decorrer da edição deste ano serão desenvolvidas diversas actividades que visam apresentar peças portuguesas que se distingam pelo design. Recorde-se que, à semelhança da Mostra de Mobiliário Paredes Rota dos Móveis, com esta iniciativa o Município apostará fortemente, mais uma vez, na promoção e divulgação do mobiliário e design das empresas da Rota dos Móveis e apoiará os empresários paredenses. Relembre-se que o concelho de Paredes é responsável por 65% da produção de mobiliário em Portugal. Tags:

paredes

Penafiel - 1ª Jornada do Campeonato Nacional da III Divisão

01.10.08 No passado fim-de-semana, realizaram-se mais dois jogos de hóquei em patins no Pavilhão Desportivo Municipal de Galegos – Penafiel. A equipa sénior da APDGPenafiel venceu 10 - 1 a Sociedade Filarmónica Gualdim Pais (Tomar) e passou à próxima eliminatória da Taça de Portugal, enquanto que os juniores, venceram 7 - 1 a Fundação Nortecoope (Maia). De acordo com o Treinador da APDGPenafiel, Prof. Miguel Moreira, “dos cinco objectivos definidos para estes dois jogos, concretizamos quatro deles. De uma forma geral, fizemos jogos razoáveis…, nas primeiras partes fomos mais consistentes que nas segundas”. No próximo fim-de-semana, os seniores iniciam o Campeonato Nacional da III Divisão, recebendo o CD Póvoa às 19h. Por sua vez, no domingo, os juniores iniciam o Campeonato Distrital, recebendo o CI Sagres às 18h. Tags:

penafiel

Campeonato do Mundo de Medalhistas 08 Montreal, Canadá

01.10.08 Em representação das cores Nacionais , participamos nos passados dia 26 e 27, no Campeonato do Mundo de Medalhistas 08, dança de salão, na categoria de Modernas. Foi uma experiencia única e bastante gratificante da qual salientamos o excelente nível dos resultados que obtivemos. Na prova livre e depois de conquistarmos um lugar na final conseguimos o 6º lugar na classificação geral. Na prova de Medalhistas, alcançáramos o 11º Lugar. A todos os que nos ajudaram prometemos continuar a trabalhar, pois só assim a Dança de Salão contará com mais adeptos. Agradecemos a todos os que nos ajudaram e apoiaram na ida e no regresso... Hugo Romano e Carla Pinto Tags:

penafiel

Apresentação do Centro Arqueoambiental e da OPPIDUM

01.10.08 Sexta-feira, pelas 21h30, na Biblioteca Municipal Na próxima sexta-feira, a partir das 21h30, na Biblioteca Municipal de Lousada, o tema de debate é a arqueologia no concelho. Em primeiro lugar vai ser apresentado publicamente o projecto do “Centro Arqueoambiental da Serra de Campelos (CASC)”, integrado no plano de trabalhos do Gabinete de Arqueologia Municipal para 2008/2009, aprovado pelo IGESPAR, I.P. (Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico) e desenvolvido em parceria com o Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos da Universidade do Porto. Este projecto tem como finalidade requalificar e integrar o sítio arqueológico da Necrópole da Serra dos Campelos e das estações de arte rupestre identificadas promovendo a sua divulgação e acesso público. A vertente ambiental foi valorizada com a recuperação paisagística da área, através de uma parceria com o Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos, da Universidade do Porto. O CASC vai ocupar uma área de 20 mil metros quadrados, nas proximidades da Zona industrial de Lustosa e durante o próximo ano as obras devem estar concluídas. O processo, iniciado em 2005, compreende quatro etapas, que se iniciaram com a prospecção arqueológica e consequente avaliação de contextos arqueológicos, conduziu à descoberta de um conjunto de 15 penedos com gravuras rupestres datados da Pré-História recente à Idade Média. A segunda fixou-se no acompanhamento de obras, respeitantes à primeira fase do Loteamento Industrial de Lousada e eixo viário de Ligação da vila de Lousada à Estrada Municipal 562. Os trabalhos de escavação arqueológica que estão a ser efectuados reportam-se à terceira etapa faltando a divulgação e promoção do Centro Arqueoambinetal que vai decorrer após a realização da intervenção. Apresentação da OPPIDUM especial Segue-se a apresentação do número especial da Revista OPPIDUM- Revista de Arqueologia, História e Património da Câmara de Lousada. Esta edição contém as actas do I.º Encontro de Arqueologia das Terras de Sousa, que decorreu entre os dias 23 e 24 de Novembro do ano passado. A apresentação da obra está a cargo do Dr. Sérgio Veludo, assistente do Curso de Gestão do Património da Escola Superior de Educação do Porto. Tags:

lousada

Hoje em Lousada, Concerto do Dia Mundial da Música

01.10.08 O dia Mundial da Música é assinalado, hoje, em Lousada com um concerto pelo do Coro Feminino e do Grupo de Percussão do Conservatório de Música do Vale do Sousa. O espectáculo está marcado para hoje à noite, pelas 21h30, no Auditório Municipal. Gabinete de Imprensa da Câmara Municipal de Lousada Tags:

lousada

No próximo fim-de-semana, realiza-se a 11ª Edição das Universidades JP em Penafiel

01.10.08 No próximo fim-de-semana, realiza-se a 11ª Edição das Universidades JP. Dedicada ao Desenvolvimento Sustentável, as Universidades JP pretendem dar uma visão integrada sobre um tema que está na agenda política. É mais uma vez a equipa de António Rocha, da Juventude Popular Penafiel, que recebe os dirigentes nacionais da JP, que voltam a Penafiel pela terceira vez consecutiva, o que demonstra «o esforço que sempre temos para que os nossos colegas se sintam bem», como diz o presidente da JP penafidelense. O tema que este ano está na mesa é “O Desafio do Desenvolvimento Sustentável”, nas suas mais variadas temáticas. Para a JP falar só de Ambiente é uma temática redutora. O Desenvolvimento Sustentável deve ser visto numa perspectiva abrangente e integradora, contemplando factores como Economia, Cultura, Comércio, entre outros. «Só assim podemos compreender todos os aspectos do desenvolvimento humano, bem como avaliar em quais a política tem espaço, e em quais não.», afirma Michael Seufert do Gabinete de Estudos da Juventude Popular. Nesta iniciativa, estarão presentes oradores das mais diversas áreas: professores universitários, autarcas, empresários, representantes de ONGs vêm partilhar as suas visões e discuti-las com os dirigentes da JP de todo o país. Aos debates segue-se um programa complementar com a visita a equipamentos do concelho, nomeadamente o parque eólico da Serra da Boneca e a barragem do Torrão. De 3 a 5 de Outubro será possível assistir aos debates no auditório da Assembleia Municipal de Penafiel. Tags:

penafiel

"FERCASE-PAREDES ROTA DOS MÓVEIS NA VOLTA A CHIHUAHUA (MÉXICO)

01.10.08 Para defender a vitória de Paco Mancebo em 2007

Depois de Espanha e França, chegou a hora da Fercase-Paredes Rota dos Móveis levar as cores nacionais até ao outro lado do Atlântico para alinhar na edição 2008 da Vuelta a Chihuahua. Uma estreia com a responsabilidade acrescida de integrar o vencedor do ano transacto - Paco Mancebo - que por isso mesmo irá partir para a primeira etapa envergando a camisola amarela.

A Vuelta Internacional a Chihuahua, promovida pela Secretaria de Fomento Social do México e pela Comissão Estadual de Ciclismo, decorre entre os dias 6 e 12 de Outubro, com um percurso de 875 quilómetros repartidos por sete etapas que percorrem 17 municípios do Estado de Chihuahua.

Em prova vão estar 123 ciclistas em representação de equipas oriundas de oito países - Portugal, Espanha, Áustria, Suíça, Estados Unidos, Canadá, Japão e México. Quanto às etapas, elas ligarão a capital do estado (Chihuahua) a Ciudad Camargo, na extensão de 147,8 quilómetros, a que se seguirão as ligações de Parral a Guachichi (188,7 km), de Guachichi a Creel (155,9 km), o contra-relógio de Pitorreal a Barrancas del Cobre (18,9 km), de Creel a Cuauhtémoc (152,8 km), de Cuauhtémoc a Chihuahua (126.3 km) e um circuito na cidade de Chihuahua, com 84 km.

Para se avaliar um pouco das dificuldades que esperam a formação da Fercase-Paredes Rota dos Móveis refira-se que a altitude média de todas as etapas ultrapassa os 2 mil metros, com a particularidade da etapa rainha ser cumprida logo no segundo dia e ter nada menos de cinco contagens para o prémio de Montanha a altitudes superiores a 2.400 metros.

Um desafio hercúleo que terá continuidade no dia seguinte já que os ciclistas terão pela frente uma tirada mais pequena mas com sete contagens de Montanha, sendo que a mais exigente até nem é a mais alta mas sim aquela em que o pelotão terá de subir de pouco mais de 200 metros para perto de 2.000 metros.

Esta verdadeira "montanha russa" será, assim, um importante desafio para os sete ciclistas escalados por Mário Rocha para seguir viagem - Francisco Mancebo, Eládio Jiménez, André Cardoso, Micael Isidoro, David Vaz, Virgílio Santos e Joaquim Andrade.

Aliás uma análise atenta ao grupo escolhido deixa entender claramente que a Fercase-Paredes Rota dos Móveis quer vincar a sua condição de equipa talhada para a montanha.

"Temos a obrigação de defender o triunfo alcançado o ano passado pelo Paco Mancebo e por isso é natural que o conjunto escolhido esteja de acordo com as características do percurso e da nossa responsabilidade" - reconheceu Mário Rocha, para quem mais esta participação além fronteiras é sinónimo do valor do conjunto "que nem sempre foi bafejado pela melhor sorte. Pode ser que agora tudo corra melhor".

Com partida para o México agendada para a próxima sexta-feira (via Madrid), os pupilos de Mário Rocha estão ainda num bom momento de forma.

"Planificamos a temporada de acordo com os nossos compromissos e a Volta a Chihuahua sempre esteve nos nossos planos. Por isso acautelamos todos os pormenores por forma a chegar a esta altura da época ainda com energias suficientes para ter um desempenho positivo. Não estamos obrigados a ganhar mas queremos andar na frente e, quem sabe, fazer um brilharete. A experiência do Mancebo vai ser decisiva e esperamos tirar o melhor partido de todas as informações que ele já nos disponibilizou. Tags:

paredes

PENAFIEL BAIXA O IMPOSTO MUNICIPAL SOBRE IMÓVEIS EM 25%

01.10.08 Depois da diminuição do IMI em 20% em 2007 Depois de, em 2007, ter sido aprovada, pelo executivo municipal de Penafiel, a diminuição das taxas de Imposto Municipal sobre os Imóveis avaliados aos abrigo do CIMI, em 20% sobre os imóveis, por se considerar que os prédios tributados ao abrigo do CIMI -Imposto Municipal sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis - são os edifícios mais recentes e normalmente adquiridos ou construídos por casais mais jovens, este ano, foi aprovada nova redução das taxas de IMI. Por proposta do executivo municipal e aprovado pela Assembleia Municipal, no próximo ano haverá uma diminuição da taxa de 0,8 para 0,6% relativamente aos prédios rústicos e aos prédios urbanos mais antigos que ainda não foram objecto de reavaliação. Registar-se-á assim, neste capítulo, uma redução efectiva de 25% da carga fiscal. A autarquia justifica a medida como um incentivo à reabilitação do tecido urbanístico mais antigo de Penafiel e à redução da carga fiscal sobre as famílias penafidelenses. Gabinete de Imprensa da Câmara Municipal de Penafiel Tags:

penafiel

Penafiel debateu questões europeias

01.10.08 A EUROPA NECESSITA DO TRATADO DE LISBOA A Câmara Municipal de Penafiel realizou, esta segunda-feira, no auditório do Pavilhão de Feiras e Exposições, uma conferência sobre o Tratado de Lisboa. A iniciativa teve como conferencistas os deputados da Assembleia da República Vitalino Canas, do grupo parlamentar do PS e presidente da Comissão Parlamentar de Assuntos Europeus, Pedro Duarte, também do grupo parlamentar do PS e membro da Comissão Parlamentar de Assuntos Europeus, Alda Macedo, do grupo parlamentar do BE e Abel Baptista, do CDS/PP. A moderação da conferência esteve a cargo de Barbosa de Melo, ex-presidente da Assembleia da República. A ideia geral que resultou deste encontro é que o Tratado de Lisboa é aceitável. Para Abel Baptista, a construção e integração europeias não podem ir contra os Estados. O tratado de Lisboa é sobretudo realista e é o primeiro tratado após o alargamento, em simultâneo, da entrada de 10 Estados. Abel Baptista referiu que o CDS/PP foi o único partido que defendeu a realização de um referendo ao tratado. “Na Europa não se pode excluir a Irlanda por dizer não ao Tratado. Não podemos ter países de primeira e países de segunda. É preciso entender as razões dos irlandeses, permitindo a realização de alterações ao Tratado”. Alda Macedo defende que deveria ter sido feito um referendo em Portugal sobre este tratado. “A democracia vive da diversidade. Estamos perante uma crise europeia que se traduz também numa crise da democracia”. Pedro Duarte, por seu turno, destacou as razões que levaram à realização deste novo Tratado, designadamente o movimento de alargamento da União Europeia e a globalização. “O processo de construção europeia deve estar de braço dado com aquilo que é o sentir das populações e rejeita as opções oportunistas para, conjunturalmente, se ter uma vantagem política que não deixa de ser efémera perante uma realidade que é a construção europeia”. Por último, Vitalino Canas referiu a possibilidade de uma crise do projecto europeu. “Há muitos cidadãos que não percebem para quê a Europa. O projecto europeu define-se como o espírito de Lisboa, que é a agenda de Lisboa, ou seja, a aposta num conjunto de factores que distinguem a Europa do resto do globo. A Europa é o único espaço geo-político capaz de dialogar com todas as zonas do globo”. Segundo este responsável, o Tratado de Lisboa permite que a Europa se torne mais forte e com condições para fazer com que os seus valores sejam respeitados no espaço europeu e fora dele. Devido ao impasse que se vive na Irlanda, Segundo Vitalino Canas, este tratado não deverá entre em vigor em Janeiro de 2009, como se previa, mas apenas no final desse ano ou em 2010. “A Europa necessita do Tratado de Lisboa e o mundo necessita de uma Europa forte que só é possível com o Tratado de Lisboa”, rematou. Gabinete de Imprensa da Câmara Municipal de Penafiel Tags:

penafiel

PENAFIEL NA ROTA DOS CAMINHOS DE SANTIAGO

01.10.08 Congresso Internacional trouxe muitos espanhóis Durante três dias, 26, 27 e 28 de Setembro, fez-se em Penafiel uma abordagem profunda ao significado e importância dos Caminhos de Santiago. Foi durante o V Congresso Internacional dos Caminhos de Santiago, realizado pela OSPEA, Organização Supranacional das Pequenas e Médias Empresas do Eixo Atlântico. Joaquín Vicente Núñez, presidente da Organização considera que “com a promoção dos Caminhos de Santiago, promovemos as regiões porque não se trata apenas de um elemento religioso, é também um factor turístico de grande importância”. Neste congresso, que contou com a participação e presença de instituições, empresas, estudiosos e peregrinos, fez-se uma abordagem aos elementos históricos, religiosos e económicos. Dos temas em debate, destaque para “os Caminhos de Santiago em Penafiel e no Vale do Sousa”, “de Lisboa a Santiago”, “os caminhos portugueses na Galiza e Norte de Portugal” e “os Caminhos de Santiago como motor de desenvolvimento do comércio e turismo no Noroeste Ibérico”. Aliás, recuando no tempo, destaque-se o aspecto patrimonial, com muitas edificações religiosas e traçados de vias que se foram consolidando. Alberto Santos, presidente da Câmara Municipal de Penafiel, refere que “por onde passam, os peregrinos deixam sempre alguma riqueza e, hoje, esta Rota pode ter importância também pela via do desenvolvimento económico”. Durante três dias, sobretudo os congressistas espanhóis tiveram ainda oportunidade de conhecerem Penafiel visitando a cidade, a Quinta da Aveleda, a aldeia histórica de Quintandona e o Mosteiro de Paço de Sousa. Gabinete de Imprensa da Câmara Municipal de Penafiel Tags:

penafiel

“SÁBADOS LUMINOSOS” EM PENAFIEL

01.10.08 Autarquia promove troca de lâmpadas para incentivar o baixo consumo de energia eléctrica O pelouro do Ambiente da Câmara Municipal de Penafiel, vai lançar mais uma campanha de sensibilização, desta vez sobre o consumo de energia eléctrica e os benefícios que advêm da sua poupança. “Sábados Luminosos” é o tema e tem por base a troca de lâmpadas. Porque as lâmpadas económicas consomem apenas 20% da energia quando comparadas com as incandescentes, nos dias 4, 11, 18 e 25 de Outubro, sempre aos Sábados, das 9 às 12 horas, os munícipes de Penafiel, deverão dirigir-se ao ecocentro municipal, na zona industrial nº 2, onde, mediante a apresentação de um documento de identificação, poderão fazer a troca. Esta troca está limitada a um máximo de três lâmpadas por munícipe e limitadas aos primeiros 25 participantes por Sábado. O vereador responsável, Antonino de Sousa, lembra que “a redução da factura de electricidade começa sempre com um simples passo: troque a sua lâmpada”. Gabinete de Imprensa da Câmara Municipal de Penafiel Tags:

penafiel

ESCOLA EB1 DE MOSTEIRO, PAÇO DE SOUSA, EM PENAFIEL, TEM CONDIÇÕES DE EXCELÊNCIA

01.10.08 A Câmara Municipal de Penafiel, inaugurou, no passado Domingo, as obras de ampliação e remodelação da Escola Básica do 1º ciclo de Mosteiro, na freguesia de Paço de Sousa. Esta escola, que tem quatro salas de aula do 1º ciclo do ensino básico, com capacidade para 96 alunos, dispõe agora de biblioteca, sala de professores, cozinha, refeitório, balneários e campo de jogos. Gabinete de Imprensa da Câmara Municipal de Penafiel Tags:

penafiel

Protocolo de cooperação entre o município de Penafiel e a Sociedade Comercial de Texlimca, SA

01.10.08 RECOLHA SELECTIVA DE ROUPA E CALÇADO EM TODO O CONCELHO A Câmara Municipal de Penafiel e a Texlimca, SA, com sede em Valência, Espanha, assinaram um protocolo de cooperação para a recolha selectiva, em toda a zona territorial do concelho de Penafiel, de roupa e calçado usados. A Texlimca, S.A tem como objecto social, entre outras, a actividade de tratamento, transformação, transporte de desperdícios têxteis, roupa e calçado usados. A mesma empresa dispõe, para o exercício da actividade referida, do equipamento necessário para o ciclo integrado da recuperação têxtil, designadamente para o depósito e recolha. Refira-se que a recolha selectiva destes resíduos permitirá desonerar o circuito normal de resíduos sólidos domésticos, com vantagens claras para o município, quer do ponto de vista ambiental, quer do ponto de vista financeiro. Assim, a Câmara Municipal vai autorizar a instalação de 22 contentores, na área territorial do concelho de Penafiel e será responsável pela realização de campanhas de divulgação, sensibilização e apelo à adesão dos munícipes, à reciclagem e reutilização de produtos têxteis e calçado. A Texlimca procederá à recolha selectiva, na área territorial do Concelho de Penafiel, de roupa e calçado usados, instalará, em locais autorizados, contentores para depósito daqueles bens, onde será fixada informação do Município com o respectivo logótipo em vigor e procederá à recolha selectiva e esvaziamento dos contentores com a periodicidade que entretanto se mostrar necessária. EVOLUÇÃO DOS HÁBITOS SOCIAIS CONDUZIU A AUMENTO DO VOLUME DOS RESÍDUOS O vereador com o pelouro do Ambiente, Antonino de Sousa, referiu a importância desta iniciativa, afirmando que “na tentativa de encontrar as melhores opções, o município tem vindo a apoiar e incentivar a recolha selectiva, tendo em vista a maximização das quantidades recuperadas para valorização e a correspondente minimização de resíduos enviadas para eliminação em aterro sanitário”. O autarca lembra que “a evolução dos hábitos sociais, o desenvolvimento demográfico e o aumento do consumo conduziram a um aumento do volume dos resíduos produzidos, designadamente roupa e calçado, porquanto estima-se que cada cidadão coloca em circuito de RSU cerca de 8 a 10 Kg de roupa por ano”. Daí a necessidade, cada vez maior, de dar o devido destino a determinados materiais. “Sendo esta matéria de grande importância e actualidade, justifica-se cada vez mais por parte do município a implementação de uma gestão que permita o reaproveitamento dos resíduos produzidos, com vista à preservação do ambiente e recursos naturais”, concluiu Antonino de Sousa. Este protocolo vigora pelo prazo de três anos, a contar da data da celebração, renovando-se automaticamente, por iguais períodos, desde que não seja denunciado por qualquer das partes. Gabinete de Imprensa da Câmara Municipal de Penafiel Tags:

penafiel

“VAMOS RECICLAR…” EM PENAFIEL CHAMOU A ATENÇÃO PARA IMPORTÂNCIA DE REUTILIZAÇÃO DE CERTOS MATERIAIS

01.10.08 Durante todo o fim-de-semana, decorreu em Penafiel, por iniciativa do pelouro do Ambiente da Câmara Municipal de Penafiel, uma campanha de sensibilização sobre o processo de reciclagem e a sua importância quanto à preservação da natureza. “Vamos reciclar… venha o que vier”, foi o mote. A campanha consistiu na colocação, na Av. Sacadura Cabral e no parque da cidade, de fardos de materiais recicláveis, como papel, cartão e embalagens. O objectivo foi dar a conhecer à população, uma das fases porque passam os materiais recicláveis, antes de chegarem ao destino final. Depois da triagem, a fase que se segue é a compactação. Junto dos fardos dos recicláveis foram colocados cartazes com informações relativas à importância da separação dos resíduos e dos ganhos ambientais que daí advêm. Alertada e sensibilizada a população, espera-se agora que os recicláveis sejam separados para que se lhes dê o devido destino. Gabinete de Imprensa da Câmara Municipal de Penafiel Tags:

penafiel

O “JARDIM DO ARCO-ÍRIS” NA BIBLIOTECA DE PENAFIEL

01.10.08 Era uma Vez… Manuela Ribeiro, médica fisiatra que decidiu escrever um livro. Chama-se “Jardim do arco-íris” e foi apresentado na semana passada no auditório da Biblioteca Municipal de Penafiel. É a sua primeira obra e nasce de uma história contada às filhas. Tem ilustrações da irmã, Susana Ribeiro, arquitecta e música de Sofia Ribeiro, também irmã, cantora e Gui Duvignau. É por isso um livro de família, muito apreciado pela mais de 100 crianças presentes. A “médica escritora” criou uma relação de grande interactividade com as crianças que atentamente ouviram falar de Joana, uma menina que estava muito feliz porque no dia seguinte era o Dia da Criança e na escola tinham prometido uma visita ao jardim do arco-íris. De repente, tudo começou a correr mal. Levantou-se uma grande ventania… o jardim ficou destruído. Mas, porque no dia seguinte era Dia da Criança, todos os bichinhos se uniram. Ninguém ficou de patas cruzadas. Quando Joana acordou de manhã o céu estava azul e por isso efectuou-se a visita ao jardim do arco-íris. Quando lá chegaram ficaram todos de boca aberta. Encontraram flores com pétalas de cores diferentes. Durante a noite, os insectos baralharam tudo. De repente de trás de uma árvore saíram muitas borboletas coloridas que, no ar fizeram um arco-íris. Depois soltaram-se e escreveram feliz dia da criança. E foi, efectivamente, um dia inesquecível… também para as crianças presentes na biblioteca que tiveram ainda tempo para cantar a música distribuída com este livro. Gabinete de Imprensa da Câmara Municipal de Penafiel Tags:

penafiel

Gonçalo M. Tavares esteve em Penafiel

01.10.08 “GOSTO DE PENSAR QUE RECEBER UM LIVRO É O MESMO QUE RECEBER 100 GRAMAS DE LUCIDEZ” Considerado um dos mais importantes valores literários portugueses, Gonçalo M. Tavares, esteve em Penafiel para fazer uma abordagem, ainda que breve, à sua mais recente obra: “Aprender a rezar na era da técnica”. Vinte e um dos seus livros já estão a ser editados em mais de vinte países. O novo romance, que se segue ao livro "Jerusalém" é a história de Lenz Buchmann, médico que a certa altura decide trocar a medicina pela política. Este livro relata as fases de força, doença e morte de Lenz Buchmann. Os conflitos de família, a forma de lidar com a doença por parte de um homem poderoso, as reacções da cidade a um crime, as relações de antagonismo com outra família. A natureza, a técnica, a força, a fraqueza. Por fim, a decadência. Aprender a rezar na Era da Técnica mantém o mesmo olhar sombrio sobre a condição humana: «O que vês quando olhas para onde todos olham?». Em Penafiel, Gonçalo M. Tavares deixou escapar alguns dos seus medos. Considera o escritor que “a base do ser humano é animalesca, na medida em que tem um instinto básico de sobrevivência. Nas grandes cidades estamos no limite e se alguém se aproxima é visto como algo muito agressivo”. Os exemplos são muitos mas basta dizer que “em Lisboa, se entram duas pessoas no elevador, cada uma delas se posiciona o mais distante possível da outra. Se alguém nos diz bom dia, pensamos logo o que é que essa pessoa quererá de nós. O cumprimento é visto como um acto potencialmente hostil”. ESCREVER CONTRA A INGENUIDADE Estes livros são contra a ingenuidade. Gonçalo M. Tavares diz ter medo das pessoas ingénuas que são manipuladas. “Há as manipulações de linguagem. Hoje, os maiores roubos são linguísticos. É assustador perceber a forma como se utiliza a linguagem para enganar as pessoas”. Por isso, os escritores, jornalistas, professores, entre outros, têm um papel fundamental na diminuição do número de ingénuos. Gosto de pensar que receber um livro é o mesmo que receber 100 ou 200 gramas de lucidez. O escritor referiu-se ainda à tecnologia, que na sua opinião tornou tudo demasiado fácil e criticou a arquitectura que facilita o bem-estar, o conforto. Gabinete de Imprensa da Câmara Municipal de Penafiel Tags:

penafiel

Paulo Teixeira deixa cair a "máscara"!

01.10.08 Na última Sexta-feira, em plena Assembleia Municipal, Paulo Teixeira, talvez convencido de que "é dono" da Câmara Municipal, resolveu criar, bem à sua maneira, um episódio absolutamente condenável. Parece haver um calendário concertado de insultos com o Sr. Presidente da Assembleia Municipal, que insultou, recentemente, o Presidente da Concelhia do PS, Gonçalo Rocha, chamando-lhe "porco". Desta vez, Paulo Teixeira, de forma provocatória e reiterada, ameaçou e insultou de “parasita” e de "cobarde" o Deputado Municipal do Partido Socialista, Gouveia Coelho que, indiscutivelmente, pelo seu empenho e paixão na defesa do concelho, merece, no mínimo, respeito.Paulo Teixeira ch egou ao cúmulo de pretender expulsá-lo do Salão Nobre, insinuando que ele deveria abandonar o Concelho. Uma cena insólita, triste e vergonhosa, a fazer lembrar regimes de países de terceiro Mundo, que à falta de argumentos, o insulto e, quase, a agressão física são os que mais ordenam. Este tipo de comportamento, de conflito, de intriga, de insulto e de desrespeito pelos direitos e dignidade da oposição, tem vindo a ser, de forma reiterada, praticado pelo Sr. Presidente da Câmara. A sua prepotência, arrogância e a vontade de afastar tudo o que "mexe" já não têm limites para Paulo Teixeira. Vive, talvez, na ilusão de exercer o cargo sem oposiç ão e quando alguém "levanta a voz" em nome da verdade, ele fala em: "expulsar" do Concelho. Na última Assembleia, com os seus habituais caprichos de falta de educação cívica, resolveu chamar também de "parasitas" a todos os paivenses que não se identificam com ele. Enfim, Paulo Teixeira no seu pior, copiando cenas do mesmo género de um bem conhecido companheiro madeirense! Paulo Teixeira não está bem! Os gravíssimos erros de gestão acumulados, o estado ruinoso das contas municipais, os seus problemas com a justiça, as suas condições emocionais bloqueiam as possibilidades de permanência no cargo. Mas, os paivenses não têm culpa. Todos os paivenses de bom senso, com ou sem filiação ou simpatias partidárias, não aceitam estes comportamentos de má educação, abusos de poder, arrogância e maus exemplos.É tempo de acabar com comportamentos que lembram o tempo dos “Coronéis”. Isto não é um quintal de 2 ou 3. É uma terra de gente séria, respeitadora e boa! Os paivenses, na sua esmagadora maioria, não querem gente prepotente a representá-los.Isto tem que dar uma grande volta, merecemos respeito e exigimos educação e civilidade. Partido Socialista de Castelo de Paiva Tags:

castelo_de_paiva

“O SEMEADOR DE PALAVRAS” NO PROGRAMA FAMÍLIAS EM PAREDES

01.10.08 A Casa da Cultura de Paredes foi palco, no passado domingo, 28 Setembro, de mais um espectáculo - "O Semeador de Palavras", no âmbito do Programa Famílias, levado a cabo pela Companhia de Teatro do Vale do Sousa, com interpretação de Fernando Soares e Amílcar Mendes. O espectáculo, que registou grande adesão do público teve como objectivo transmitir às crianças a importância das palavras como instrumento de comunicação, de construção e partilha, o encanto das palavras, o gosto da palavras e o gosto pelas palavras. Tags:

paredes

PROGRAMA CONTA-ME HISTÓRIAS CONTOU COM RICARDO AZEVEDO

01.10.08 A Casa da Cultura de Paredes acolheu na passada sexta-feira, 26 de Setembro , mais um espectáculo no âmbito do Programa “Conta-me histórias”. Desta feita o início do 3.º ciclo desta iniciativa contou com Ricardo Azevedo , como primeiro convidado. O espectáculo durou cerca de duas horas e contou com muito público. Ricardo Azevedo falou do seu percurso profissional - da sua passagem pelos EzSpecial, da sua saída e do seu projecto pessoal – de cantar em português e do lançamento de um disco a solo. Durante a conversa cantou alguns temas, tais como "Daisy"; "I Really Am Such a Fool"; " Entre o Sol e a Lua"; "Inverno Azul"; "Pequeno T2"; entre outras. Tags:

paredes

Paredes Rota dos Móveis na Intercasa 2008

01.10.08 De 4 a 12 de Outubro A Rota dos Móveis vai marcar presença, mais uma vez, na Intercasa - Salão Internacional de Mobiliário, Decoração e Iluminação, que decorrerá de 4 a 12 de Outubro, na FIL - Feira Internacional de Lisboa. No total estarão naquele certame cerca de 16 marcas do concelho de Paredes. O Espaço “Paredes - Rota dos Móveis” ocupará uma área de cerca de três mil metros quadrados e contará com a exposição da Cadeira Parade 08. Recorde-se que a Intercasa é um certame anual que divulga os mais recentes lançamentos, ao nível do design e tecnologia, para o lar. Posicionada no mercado de forma a responder às constantes mutações do sector, esta feira aposta na oferta de produtos de toda a fileira da casa e da decoração, que se revelem diferenciadores, competitivos e imbuídos de valor acrescentado. No decorrer da edição deste ano serão desenvolvidas diversas actividades que visam apresentar peças portuguesas que se distingam pelo design. Recorde-se que, à semelhança da Mostra de Mobiliário Paredes Rota dos Móveis, com esta iniciativa o Município apostará fortemente, mais uma vez, na promoção e divulgação do mobiliário e design das empresas da Rota dos Móveis e apoiará os empresários paredenses. Relembre-se que o concelho de Paredes é responsável por 65% da produção de mobiliário em Portugal. Tags:

paredes

Penafiel - 1ª Jornada do Campeonato Nacional da III Divisão

01.10.08 No passado fim-de-semana, realizaram-se mais dois jogos de hóquei em patins no Pavilhão Desportivo Municipal de Galegos – Penafiel. A equipa sénior da APDGPenafiel venceu 10 - 1 a Sociedade Filarmónica Gualdim Pais (Tomar) e passou à próxima eliminatória da Taça de Portugal, enquanto que os juniores, venceram 7 - 1 a Fundação Nortecoope (Maia). De acordo com o Treinador da APDGPenafiel, Prof. Miguel Moreira, “dos cinco objectivos definidos para estes dois jogos, concretizamos quatro deles. De uma forma geral, fizemos jogos razoáveis…, nas primeiras partes fomos mais consistentes que nas segundas”. No próximo fim-de-semana, os seniores iniciam o Campeonato Nacional da III Divisão, recebendo o CD Póvoa às 19h. Por sua vez, no domingo, os juniores iniciam o Campeonato Distrital, recebendo o CI Sagres às 18h. Tags:

penafiel

Campeonato do Mundo de Medalhistas 08 Montreal, Canadá

01.10.08 Em representação das cores Nacionais , participamos nos passados dia 26 e 27, no Campeonato do Mundo de Medalhistas 08, dança de salão, na categoria de Modernas. Foi uma experiencia única e bastante gratificante da qual salientamos o excelente nível dos resultados que obtivemos. Na prova livre e depois de conquistarmos um lugar na final conseguimos o 6º lugar na classificação geral. Na prova de Medalhistas, alcançáramos o 11º Lugar. A todos os que nos ajudaram prometemos continuar a trabalhar, pois só assim a Dança de Salão contará com mais adeptos. Agradecemos a todos os que nos ajudaram e apoiaram na ida e no regresso... Hugo Romano e Carla Pinto Tags:

penafiel

marcar artigo