Alguém Cantando

11-07-2018
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quinta-feira, março 18, 2004

Recital

Eu sento-me na cadeira da ponta com redobrada atenção porque estas coisas dos ambientes musicais académicos sempre me soaram num tom muito austero. Sento-me na pontinha e nem reparo que ela já ali está, atrás de mim, no canto mais recolhido da sala. Parece um guerreiro, um forcado, um kamikaze, antes da luta, do toiro ou do alvo. Com os olhos baços de quem não vê, apenas procura sobreviver. Os olhos baços lembrando de novo que criar é um acto tremendamente solitário.

E avança segura e senta-se. Parece uma bailarina, já lho têm dito. Quando se senta ao piano e começa a tocar, põe-se a dançar em tempos e compassos com os quais apenas podemos sonhar.

Senta-se. Silêncio.

E depois, depois lá está ela, as mãos em espasmo sobre as teclas, todas as teclas. E a derramar-se inteira sobre o piano.

São estas alturas de autêntica transfiguração humana que me fazem acreditar no génio. E que tudo o que está para trás e tudo o que virá, há-de sempre ser menor do que o que está por dentro.

recital de música clássica contemporânea portuguesa

peças de Amilcar Vasques-Dias,

Sérgio Azevedo,

e [ka'mi]

quinta-feira, março 18, 2004

Recital

Eu sento-me na cadeira da ponta com redobrada atenção porque estas coisas dos ambientes musicais académicos sempre me soaram num tom muito austero. Sento-me na pontinha e nem reparo que ela já ali está, atrás de mim, no canto mais recolhido da sala. Parece um guerreiro, um forcado, um kamikaze, antes da luta, do toiro ou do alvo. Com os olhos baços de quem não vê, apenas procura sobreviver. Os olhos baços lembrando de novo que criar é um acto tremendamente solitário.

E avança segura e senta-se. Parece uma bailarina, já lho têm dito. Quando se senta ao piano e começa a tocar, põe-se a dançar em tempos e compassos com os quais apenas podemos sonhar.

Senta-se. Silêncio.

E depois, depois lá está ela, as mãos em espasmo sobre as teclas, todas as teclas. E a derramar-se inteira sobre o piano.

São estas alturas de autêntica transfiguração humana que me fazem acreditar no génio. E que tudo o que está para trás e tudo o que virá, há-de sempre ser menor do que o que está por dentro.

recital de música clássica contemporânea portuguesa

peças de Amilcar Vasques-Dias,

Sérgio Azevedo,

e [ka'mi]

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