Ministro da Educação reage aos "rankings": "não sou grande adepto"

08-02-2018
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Em reação à divulgação dos "rankings" das escolas, o ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, considera que "há vida para além dos exames".

De visita às obras de requalificação da Escola Básica Frei Bartolomeu dos Mártires, em Viana do Castelo, o ministro desvaloriza a classificação das escolas com melhores e piores e resultados.

"Não sou adepto dos 'rankings'", frisou o ministro da Educação, lembrando que são sobretudo "listas seriadas que nos falam dos exames, única e exclusivamente dos exames".

Para o ministro da Educação, "a escola pública é muito mais do que isso, é preciso valorizar o trabalho diário das escolas". E defende que se olhe para os "percursos directos de sucesso" em vez das notas dos exames, um indicador que reflete de forma mais abrangente a evolução de alunos e escolas.

A realização anual dos exames nacionais prende-se com a necessidade dos estabelecimentos do secundário em seriarem os candidatos ao ensino superior, lembrou o ministro a Educação.

Em reação à divulgação dos "rankings" das escolas, o ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, considera que "há vida para além dos exames".

De visita às obras de requalificação da Escola Básica Frei Bartolomeu dos Mártires, em Viana do Castelo, o ministro desvaloriza a classificação das escolas com melhores e piores e resultados.

"Não sou adepto dos 'rankings'", frisou o ministro da Educação, lembrando que são sobretudo "listas seriadas que nos falam dos exames, única e exclusivamente dos exames".

Para o ministro da Educação, "a escola pública é muito mais do que isso, é preciso valorizar o trabalho diário das escolas". E defende que se olhe para os "percursos directos de sucesso" em vez das notas dos exames, um indicador que reflete de forma mais abrangente a evolução de alunos e escolas.

A realização anual dos exames nacionais prende-se com a necessidade dos estabelecimentos do secundário em seriarem os candidatos ao ensino superior, lembrou o ministro a Educação.

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