Alentejo Magazine : Janeiro 2005

12-07-2018
marcar artigo

domingo, janeiro 30, 2005

Grande Prémio Costa Azul a 10 de Fevereiro, com passagem pelo Litoral Alentejano

O Grande Prémio Costa Azul, prova reservada a atletas das categorias Elites masculinos e Sub-23 e inscrita no calendário UCI Europe Tour na classe 1, parte para a estrada a 10 de Fevereiro, numa organização da PAD- João Lagos Sports. Sendo esta a primeira competição por etapas desta época, a organização entende que “vem proporcionar uma rodagem necessária a um bom desenvolvimento competitivo para o resto da temporada”.Joaquim Gomes, director-técnico da PAD-JLS, considera que esta prova tem três particularidades, o facto das partidas e chegadas coincidirem em todas as etapas, tal como as horas de partida e de chegada (prevista) serem as mesmas em todas as etapas, e de não haver contagens de montanha com índice de dificuldade superior a 3. ª categoria. A prova conta com 15 equipas inscritas que irão percorrer 638 quilómetros e 800 metros, em 4 etapas. Na primeira etapa a 10 de Fevereiro os atletas têm a partida prevista para Setúbal e chegada a Manteigadas, numa distância de 163,2 quilómetros. Neste primeiro dia estarão instaladas 3 metas volantes em Águas de Moura (km 16, 1), Montemor-o-Novo (km 91, 5) e Vendas Novas (km 114, 3). O segundo dia de prova será marcado pela ligação Seixal-Seixal, numa distância de 159, 5 quilómetros, já com duas contagens de montanha para a primeira definição da camisola azul: Serra da Arrábida (3. ª categoria ao km 51, 9) e Alto de Azeitão (4. ª categoria ao km 64, 4). As metas volantes estão instaladas em Alfarim (km 21, 9), Cabanas (km 83, 6) e Sarilhos Grandes (km 133, 0). Chegada na Marginal do Seixal. Na terceira etapa a prova desce pela costa alentejana, com partida e chegada a Sines, numa distância de 155, 9 quilómetros, com uma contagem de montanha de 4ª categoria em Cruz João Mendes (km 62) e metas volantes em Grândola, Sonega e Porto Côvo. No último dia de prova os corredores mantém-se no Litoral Alentejano, com Santiago do Cacém como centro dos acontecimentos: percurso de 160, 2 quilómetros, uma única contagem de montanha, a seguir a Santa Cruz (4ª categoria ao km 39, 6) e metas volantes em Brescos, Ermidas do Sado e Cercal.

sábado, janeiro 29, 2005

Unidade de Cuidados Continuados comprometida

Poderá estar comprometida uma unidade de cuidados continuados que a Santa Casa da Misericórdia de Santiago do Cacém pretendia implementar no antigo Hospital Conde do Bracial. Jorge Nunes provedor da Santa Casa da Misericórdia, em declarações ao Alentejo Magazine, esclareceu que neste momento “não há financiamento para este espaço”. O dirigente esclarece que aquele organismo tem um apoio de fundos comunitários, no valor de 450 mil euros para a execução da obra, um valor que se torna insuficiente já que com a saida da unidade hospitalar, aquela instituição deparou-se com um edificio completamente degradado”. “Para colocar a unidade de cuidados continuados a funcionar precisaria, não de 450 mil euros, como havia sido estimado, mas de 1 milhão e 205 mil euros, acrescenta. Jorge Nunes salienta ainda que a Santa Casa da Misericórdia de Santiago do Cacém “arrendou em 1981 um edifício ao estado em pleno funcionamento, completamente equipado, com uma responsabilidade do próprio estado, que consta no contracto, onde lhe competia a conservação do edifício. E agora recebemos um edifício completamente degradado. Já sabíamos desta situação, o que não sabíamos é que íamos encontrar no interior desse edifício um monte de lixo, tudo o que era bom e o que ainda servia em termos de equipamento levaram tudo não sei para onde”, sublinha Jorge Nunes não se conforma com esta situação e vai interpor uma acção judicial contra o Estado Português. É que entende “o estado deve repor as condições do edifício que é a conservação e reparação do mesmo e todo o equipamento que de lá saiu ilegalmente, equipamento hospitalar, médico-cirúrgico”.

sexta-feira, janeiro 28, 2005

Casa do Povo de Alvalade realiza jornada de solidariedade para vitimas do tsunami

A Casa do Povo de Alvalade (vila do concelho de Santiago do Cacém), realiza no próximo sábado, a partir das 15 horas uma Jornada de Solidariedade para com as vítimas do maremoto do sudeste asiático. Trata-se de um espectáculo de variedades que conta com a participação gratuita de vários grupos musicais e artistas da região, para angariar fundos que serão posteriormente entregues à AMI (Assistência Médica Internacional). Um pequeno contributo com o objectivo de minimizar o sofrimento dos desafortunados povos asiáticos, vítimas da tragédia do passado dia 26 de Dezembro a quem ninguém ficou indiferente, e que gerou uma onda de solidariedade à escala planetária sem precedentes na história da humanidade, à qual a Casa do Povo de Alvalade se associa. O espectáculo está aberto à participação de todos os artistas que nele queiram participar graciosamente.

Rebaixas voltam a Santiago do Cacém

Trinta e cinco lojas ligadas ao vestuário, calçado e decoração estão desde ontem à noite presentes na 2ª Feira das Rebaixas, que até Domingo se apresenta nos pavilhões da NEGDAL, em Santiago do Cacém, com preços baixos. Um número de expositores que aumentou, em quase metade, em relação à primeira edição da iniciativa, e com tendência a aumentar. Na primeira noite, muita gente acorreu aquele espaço na perspectiva de aquirir alguns bens a custos mais baixos, do que aqueles que são praticados ao longo do ano nas lojas desta cidade. Para Sousa Martins esta afluência deve-se aos baixos preços e à variedade de oferta concentrada apenas num espaço. O dirigente associativo sublinha que seria complicado se um consumidor tivesse de percorrer a cidade de Santiago do Cacém para encontrar todos estes produtos, este evento permite facilitar a vida a essas pessoas e mostrar as lojas. Este ano a Feira das Rebaixas tem mais um dia devido à necessidade de escoar materiais, assim com o objectivo dos empresários, de diminuir os seus stocks e das poucas possibilidades de compra, a organização entendeu que seria bom alargar esta feira. A feira é organizada por um grupo de comerciantes de Santiago do Cacém com o apoio da Associação de Comercinates e autarquia.

quinta-feira, janeiro 27, 2005

23ª edição da Alentejana sai para a estrada em Maio

A Volta ao Alentejo em Bicicleta vai para a estrada a 25 de Maio. A Alentejana arranca em Beja e termina em Marvão a 29 do mesmo mês. O pelotão vai percorrer 730 quilómetros em 5 etapas, de categoria 2.1 com etapas entre Beja- Beja, Portel-Viana do Alentejo, Montemor-o-Novo-Elvas, Campo Maior- Portalegre e Nisa-Marvão, segundo adiantou a Agência Lusa. Mais uma vez a prova rainha do ciclismo no alentejo não passará pela cidade de Évora. Em declarações aquela agência noticiosa a autarquia manifestou interesse em acolher o inicio de uma etapa, o que não irá acontecer, já que “um atraso da autarquia no envio da resposta à organização inviabilizou a pretensão”. Para Alfredo Barroso, director da prova, esta iniciativa é uma forma de mostrar as vastas potencialidades do Alentejo e de proporcionar um espectáculo desportivo, que pela popularidade é tão do agrado dos Alentejanos.A Volta ao Alentejo é, e sempre tem sido um veículo de promoção e divulgação da Região do Alentejo, sendo considerada uma prova do calendário internacional da UCI, acrescenta.

quarta-feira, janeiro 26, 2005

Mercado em Beja tem nova localização

A Câmara Municipal de Beja está a preparar o processo de transferência do mercado ao ar livre que ocorre semanalmente nos terrenos contíguos à Praça de Touros da cidade. O mercado será transferido para o recinto onde esteve instalado o viveiro municipal, nas imediações do parque de campismo, na Avenida Vasco da Gama. O novo local de realização da feira é vedado, característica que permitirá à autarquia controlar e taxar todos os comerciantes que desejem aceder àquele espaço para comercializar artigos têxteis e calçado já que actualmente os vendedores não pagam qualquer tipo de taxas e licenças. Esta situação permitirá ainda à autarquia realizar, de forma mais eficaz, a operação de limpeza do espaço que será assegurada por um conjunto de funcionários que trabalham nas brigadas de limpeza municipais. Este espaço está equipado com instalações sanitárias e uma bateria de contentores de lixo que garantem melhores condições de higiene e segurança para vendedores e clientes. O processo de transferência desta feira deverá ocorrer no decurso do mês de Abril.

terça-feira, janeiro 25, 2005

Odemira reinvindica viatura de emergência pré hospitalar

Devido à enorme extensão geográfica do concelho, com difíceis acessos, à densidade populacional, e atendendo à distância entre Odemira e o Hospital Distrital de Beja, um grupo de enfermeiros do Centro de Saúde de Odemira reuniu-se para reivindicar, junto do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), uma viatura de emergência pré-hospitalar, isto é, de reanimação e apoio in loco às vítimas. A Câmara Municipal e a Assembleia Municipal de Odemira deliberaram já o seu total apoio a esta reivindicação dos profissionais de saúde.Perante a falta de médicos em Odemira, o grupo de Enfermeiros propôs ao INEM e ao Ministério da Saúde que a viatura fosse tripulada por um enfermeiro e um bombeiro, que estivessem em contacto com um médico via telemóvel (como acontece nas viaturas de Ourique e de Beja) ou por videoconferência. Apesar de vários contactos, o INEM não apresentou qualquer resposta ao Grupo de Enfermeiros e o Ministério da Saúde limitou-se a remeter o assunto para a Administração Regional de Saúde do Alentejo, que também não deu qualquer resposta. Estes profissionais da saúde consideram que "contando Odemira com uma ambulância da tutela do INEM, tripulada por dois elementos dos Bombeiros Voluntários locais, não substitui uma viatura de emergência médica e reanimação".Depois de os doentes serem estabilizados no Centro de Saúde de Odemira, e se a situação clínica o justificar, podem os doentes ser evacuados para o Hospital de Beja pelo veículo de apoio pré-hospitalar que serve o Centro de Saúde de Ourique. Apesar deste apoio, a extensão geográfica do concelho de Odemira e os meios que o Centro de Saúde local dispõe para o socorro de vítimas, inviabilizam a prática da assistência médica nos “dez minutos de ouro” preconizada pelo INEM. Para qualquer socorro a uma emergência fora da área envolvente a Odemira são gastos sempre mais de dez minutos na deslocação, chegando a demorar mais de uma hora a chegada ao Centro de Saúde.Para além de uma população de 26 mil habitantes, durante os meses de Verão a população do concelho quase triplica. De acordo com os dados estatísticos do Centro de Saúde de Odemira, entre 1995 e 2003, o número de atendimentos anuais do Serviço de Atendimento Permanente passou de 23.499 para 42.440, sendo as situações mais frequentes do foro traumatológico, cardíaco e pulmonar, nomeadamente casos com politraumatizados. Para os enfermeiros são estas situações de emergência que mais sofrem com a inexistência de um apoio pré-hospitalar diferenciado e nas quais é mais visível o condicionamento da eficácia da actuação.A existência de uma viatura de emergência pré-hospitalar em Odemira permitiria reduzir para metade o tempo decorrido entre a ocorrência e a prestação de cuidados diferenciados. Esta preocupação nasce da experiência diária do Centro de Saúde de Odemira na assistência a doentes agudos. Dizem os enfermeiros que “Por vezes, temos a plena consciência que se esses cuidados tivessem sido prestados no local mais cedo, teriam sido mais eficazes, evitando que as sequelas decorrentes fossem de maior dimensão e mais penosas na qualidade de vida da pessoa ou mesmo evitando a morte.” CMO

Oportunidades em Elvas

A Câmara Municipal de Elvas organiza a feira de Oportunidades, no Centro de Negócios Transfronteiriço entre 28 e 30 de Janeiro. A preços de ocasião, são propostos negócios nos ramos mais variados: móveis, sapataria, automóveis, pronto-a-vestir, têxteis, informática, electrodomésticos, livrarias, artigos para animais, aeromodelismo, telecomandados e desporto. No total, 42 expositores, ocupando todo o interior do pavilhão e com os expositores de automóveis a ocupar o parque de estacionamento, onde vai ser proposta a venda de automóveis com a preços até aos... cinco mil euros! O horário desta feira é o seguinte: na sexta-feira, dia 28, das 18 às 22 horas; no sábado e domingo, 29 e 30 de Janeiro, entre as18 e as 22 horas. A entrada do público é livre. CME

sábado, janeiro 22, 2005

Cascão da Silva candidato por Santiago do Cacém

Emprego, saúde e ambiente são as principais bandeiras com que o Partido Socialista parte para as Eleições Autárquicas, de Outubro deste ano, no concelho de Santiago do Cacém. Cascão da Silva, actual vereador socialista na Câmara Municipal de Santiago do Cacém, e cabeça de lista à mesma autarquia em 2001, volta a encabeçar as listas dos socialistas. A concelhia reinterou assim confiança em Cascão da Silva, depois de nas últimas autárquicas ter perdido a câmara pela diferença de 3% e de ter conquistado a mais importante freguesia do concelho, a cidade de Vila Nova de S. André. Cascão da Silva, em declarações ao Alentejo Magazine, considera que uma aposta será a estratégia de desenvolvimento e de criação de emprego. O agora vereador considera que “aquilo que Santiago já foi pode voltar a ser, é preciso desecalhar este concelho, pois com esta gestão CDU isso não aconteceu”. Outro aspecto é a área da saúde quer ao nível dos cuidados primários quer ao nivel do desenvolvimento do Hospital do Litoral Alentejano. Cascão da Silva defende um aproveitamento de sinergias com os cursos de saúde do Instituto Piaget e este hospital. A outra vertente é o ambiente. O ambiente, segundo o mesmo, “numa perspectiva de sabermos o impacto da plataforma industrial no concelho e vizinhos, avaliar de uma forma serena e sermos capazes de informar as populações”. O autarca sublinha que na área do ambiente”a informação séria dada às pessoas é factor fundamental para que apartir dai tenha-mos também a garantia de que as condições e qualidade de vida das populações no concelho se vão manter e não se vai perder a oferta de emprego da plataforma industrial de Sines”. Cascão da Silva acredita que, “tendo em conta o resultado das anteriores eleições, em que o PS ficou a 3% da conquista da câmara e devido ao bom trabalho desenvolvido na vereação e na assembleia municipal temos espectativas muito favoráveis em relação ao acto eleitoral de Outubro. Vamos lutar para ganhar, para desencalhar Santiago, para que a qualidade de vida e a competitividade seja melhorada”. O candidato à autarquia de Santiago do Cacém acredita haver condições para que a equipa de 2001 se repita, quer na candidatura à câmara quer à Assembleia Municipal de Santiago do Cacém. Ou seja, com este cenário Alexandre Rosa será então o candidato escolhido pela concelhia como candidato àquele orgão autárquico.

quinta-feira, janeiro 20, 2005

Dupla de dançarinos sineenses no Campeonato da Europa

Tomané e Dina Silva, dançarinos da Associação Recreativa de Dança Sineense são um dos 5 pares que representam Portugal no European Medallist Championship (Campeonato da Europa de Danças de Salão. O par de Sines concorre a um dos maiores acontecimentos de dança da Europa que este ano se realiza em Kobenhaven, Copenhaga na Dinamarca a 26 e 27 de Fevereiro. O convite surge por parte da Associação Portuguesa de Professores de Dançade Salão Internacional aos 5 pares nacionais que obtiverem durante o ano as melhores classificações nacionais. No caso de Tomané e Dina vão participar na modalidade de danças de salão modernas. Tomané sublinha que esta participação é o culminar de 16 anos de trabalho e dedicação a esta modalidade que são as danças de salão e latino - americanas. “Para nós é um motivo de grande orgulho e ao mesmo tempo de responsabilidade, pois estamos a representar a dança de salão que se pratica em Portugal, a representar um País, uma associação local, uma região que é o LitoralAlentejano”, acrescenta. Embora entusiasmados com a deslocação à Dinamarca o casal não espera alcançar grandes classificações nesta competição, “pois iremos competir com pares de toda a Europa, que na grande maioria só vivem da dança”. Esta "aventura" vai, segundo o mesmo, enriquecer toda a experiência pessoal a nível de conhecimentos de dança, nomeadamente a níveis de técnicas de dança e coreografia que se está actualmente a fazer noutros países, bem como, “motivarmo-nos para trabalhar esta área da dança de salão e desenvolvermo-nos em termos profissionais”.

quarta-feira, janeiro 19, 2005

Centro de Dia de S. Francisco recebe apoio do Governo

O Ministro da Segurança Social, Familia e da Criança Fernando Negrão esteve esta tarde de visita ao Centro de Dia de S. Francisco da Serra. A deslocação a esta localidade do concelho de Santiago do Cacém prendeu-se com o facto de há algum tempo aquela instituição se vir a deparar com grandes difilculdades logisticas, já que parte das instalações onde funciona encontram-se em elevado estado de degradação. Fernando Negrão pode confirmar in loco, as reais condições da instituição e deixou para o efeito uma verba de 170.000 euros, cerca de 34 mil contos, para a reconstrução daquela infraestrutura que beneficia directa e indirectamente cerca de 100 utentes entre crianças e idosos e é a maior entidade empregadora da freguesia. O Ministro da tutela sublinhou em S. Francisco que “é necessário estar atento aos nossos pais e avós pois é deles que vimos e para quem temos de dar parte da nossa vida. E por isso, é temos de ter consciencia de que os tratamentos que lhes damos a eles é um pouco do exemplo que os nossos filhos nos darão a nós. A realidade deste centro de dia é uma realidade que não pode continuar também por causa dos funcionarios que trabalham que necessitam de ter condições para trabalhar". O Centro de Dia de S. Francisco da Serra é constituido pelas valências de Centro de Dia com 30 utentes, apoio domiciliário e apoio domiciliário integrado com 40 utentes, Centro de Actividades de Tempos Livres com 10 utentes e o Centro de Ajudas Técnicas que presta apoio a 14 idosos.

terça-feira, janeiro 18, 2005

Em Odemira caminha-se pela saúde

O projecto “Caminhadas” volta a desafiar toda a população do concelho de Odemira a tirar as sapatilhas do armário para praticar um pouco de exercício físico e dedicar as manhãs de Domingo a passeios a pé junto à vila ou em circuitos pelas freguesias. Com o objectivo de despertar a atenção da população para os benefícios do exercício físico, não só para o corpo como também para a mente, a Câmara Municipal de Odemira criou o projecto “Caminhadas” em 2002. Nos últimos três anos esta iniciativa obteve uma forte adesão por parte de odemirenses de todas as idades, que passaram a dedicar algumas horas do seu fim-de-semana a caminhar pelo concelho. A quarta edição das “Caminhadas” arrancou no início de Janeiro e, à semelhança dos anos anteriores, volta a ter caminhadas “normais” (dentro da vila de Odemira e zonas limítrofes) e “especiais” (passeios pelas freguesias, no último Domingo de cada mês). As “saídas normais” realizam-se todos os Domingos de manhã, entre as 9.00 horas e as 11.00 horas, enquanto que as Caminhadas especiais têm início às 8.30 horas. Em ambos os casos o ponto de encontro é na zona Ribeirinha de Odemira. Este ano a iniciativa terá uma novidade, pois está previsto um intercâmbio entre “caminhantes”, através de um passeio a um concelho vizinho a designar. Para que possa anotar no calendário, fica a agenda das saídas especiais das “Caminhadas 2005”. 1ª - Dia – 30 de Janeiro – Zambujeira do Mar / Carvalhal 2ª - Dia – 27 de Fevereiro – Casa Branca (Vale Bejinha) 3ª - Dia – 20 de Março – Monte da Estrada / Nº Srª das Neves 4ª - Dia – 17 de Abril – S. Martinho das Amoreiras 5ª - Dia – 8 de Maio – Intercâmbio Local a definir 6ª - Dia – 29 de Maio – Pego das Pias 7ª - Dia – 26 de Junho – Castelão / Pego da Laimas

Delfins no Alentejo

A tour de Corpo e Alma dos Delfins vai passar pelo Alentejo. O grupo de Cascais vai passar pelos palcos de Portalegre, no Cine-Teatro Crisfal, a 19 de Março e por Alcácer do Sal, no Auditório Municipal a 25 e 26 do mesmo mês. O grupo do vocalista Miguel Ângelo passa em revista a sua carreira num espectáculo acústico que será depois transformado num àlbum ao vivo e um DVD.

segunda-feira, janeiro 17, 2005

Romeu e Julieta recebidos em Beja

O Teatro Buxú.Beja apresenta-se ao público, em Beja, no próximo dia 18, com a sua adaptação do clássico "Romeu e Julieta" de William Shakespeare. Segundo o grupo «a Acção assenta nas ideias dos espectáculos reactivos, numa filosofia de anti-escola. O desafio é estético na rejeição da palavra e no seu lugar colocar a acção como motor único da narrativa. O belo e deslumbrante dá lugar ao cenário uniforme desconcertante onde o drama percorre um espaço alternativo e os personagens adquirem valor de objectos sem perderem densidade. Cenário, objectos e personagens têm todos o mesmo valor. A palavra deixa então de ser o suporte teatral e " Romeu e Julieta" é contado numa fantasia onde a unidade de espaço, tempo e lugar deixam pura e simplesmente de existir. Um pátio de cidade onde há muito repousam cinco caixotes de lixo é o palco de uma aventura de amor. Como por magia escondidos pela intimidade da noite eles tomam vida, e com eles todos os objectos que dentro guardam, lixo, também o da nossa imaginação. Quem diria que entre objectos tão inanimados e desprezíveis como são o lixo e as suas moradas poderia ser vivida tão trágica forma de amar?» A peça tem versão cénica de António Carvalho, encenação de Horácio Manuel e interpretação de António Carvalho, Bibi Gomes, Ana Branco, Dora Verney, Ivo de Sousa e Rajá Omar Rajá.

domingo, janeiro 16, 2005

Nacional de Skate consagra campeões em Santiago do Cacém

João Oliveira na categoria iniciados e Ruben Rodrigues na categoria amadores venceram a 6ª etapa do DVS Amador 2004 do Circuito Nacional de Skate que terminou esta noite em Santiago do Cacém. Em Santiago do Cacém, na 6ª e última etapa do circuito, decidiu-se igualmente os campões nacionais. João Oliveira e Ruben Rodrigues confirmaram em Santiago do Cacém o favoritismo, patente também com mais esta vitória, e consequentemente o titulo nacional. No que diz respeito aos atletas do concelho anfitrião, com muitos atletas de Santo André a dar cartas na modalidade, as melhores posições couberam a Ruben Gamito na terceira posição da categoria amadores e a Fábio Silva que alcançou a segunda posição em iniciados. Para Ruben Rodrigues esta foi uma etapa relativamente fácil, o atleta teve apenas de resolver a questão do skate que ficou danificado a meio da prova, factor que ainda assim não desmotivou o skater que consegui resolver o problema com trucks emprestados para discutir a vitória. Uma vitória, segundo o mesmo, fruto de um enorme esforço e muito treino todos os dias. João Oliveira considerou a sua vitória foi uma luta renhida, que o deixei bastante satisfeito por conseguir este titulo, porque também treinei muito e foi um esforço enorme.

JAC concretiza sonho de 1 década

Está concretizado o sonho do Juventude Atlético Clube (JAC) de Santiago do Cacém de ter, após 12 anos de actividade, casa própria. O pavilhão sede do clube, inaugurado ontem, vai permitir a 215 atletas, em 5 modalidades, desenvolver a sua actividade em melhores condições para a prática desportiva já que as diversas modalidades estavam dispersas por instalações de outros clubes ou entidades. Dinis Silva, presidente do JAC, considera que é um sonho do clube e um sonho da sua juventude que se realiza. O dirigente recorda que, quando tinha 16 anos, para praticar voleibol tinha de ser em terra batida e ao ar livre “e sempre pensei que seria capaz de fazer algo”. O dirigente associativo considera que com esta inauguração deste pavilhão a juventude deste concelho, que até à data, tem demonstrado qualidade, poderá fazer mais e melhor. Dinis Silva mostra-se optimista quando à minimização de alguns flagelos “que minam”, nas suas palavras, “a nossa sociedade”, considerando que também se vai escrever uma nova página no JAC. Esta nova infraestrutura desportiva vai diminuir os encargos do clube com os locais onde o JAC tinha as diferentes modalidades, mas será também uma busca de apoios para que se continue a fazer o trabalho que o clube tem desenvolvido, o de formar atletas, um objectivo que tem perseguido o clube ao longo de 12 anos. Apoios que defende Dinis Silva “têm de passar pela autarquia, estado, empresas e os próprios pais para que este pavilhão não fique morto mas um pavilhão activo e dinamico”. Questionado pelo Alentejo Magazine quanto à questão financeira do pavilhão, o dirigente garantiu que “foi cumprido o plano de investimentos, não tendo havido derrapagens financeiras”. Recorde-se que a obra foi comparticipada em 25% pela autarquia que desponibilizou também o terreno, 75% de fundos do PIDDAC e 5% que o clube tem de angariar.

sábado, janeiro 15, 2005

Encontro da sopa em S. Bartolomeu

Cerca de uma centena de pessoas demonstraram hoje em S. Bartolomeu da Serra que a sopa continua a ser de grande importância na nossa alimentação. O Encontro da Sopa aconchegou muitas dezenas de estômagos que estiveram na sala da Associação de Moradores de S. Bartolomeu da Serra, mobilizando a população local e muita gente do concelho de Santiago do Cacém. Em cima da mesa três dezenas de sopas foram degustadas, ricas em produtos locais que qualquer horta no meio rural tem. Uma grande variedade de sopas sejam elas de pedra, espinafres, de batata, presunto, entulho ou caldo verde, peixe ou com enchidos. A iniciativa, que teve como promotor o Instituto das Comunidades Educativas, Escola Básica de S. Bartolomeu da Serra, Associação de Moradores e Junta de Freguesia local partiu do trabalho do ICN com as comunidades rurais, este ano sobre a saúde. O evento realizado hoje pretendeu juntar a participação activa das populações com a questão pedagógica, que passa esencialmente por chamar à atenção para a importância da sopa que cada vez mais é colocada fora das refeições. Segundo Isabel Pereira, coordenadora regional do Instituto das Comunidades Educativas, “a sopa está a sair do menu dos portugueses e não porque as pessoas não lhe deêm importância mas porque têm pouco tempo, obtando por uma alimentação de mais rápida confecção”. Isabel Pereira salienta também que mesmo no meio rural estas sopas estão a perder terreno mas por motivos bem diferentes. Nestes locais a desvalorização passa pelo facto das pessoas sempre terem comido sopa, muitas vezes sendo a base da alimentação. Esta iniciativa é uma forma de se trocarem modos de fazer a sopa. Nuno Nunes, da confraria da sopa, considera que a sopa é um excelente alimento muito completo e equilibrado, adequado a toda a gente e uma forma muito saudável de comer legumes, vegetais e leguminosas. O dirigente acredita “que se vá retomar cada vez mais o consumo da sopa contribuindo para isso estas acções junto das comunidades, e com as mesmas a participarem”. Ao mesmo tempo, defende, é preciso que os “pais possam dar o exemplo aos filhos para que se reabilite o hábito da sopa e porque iremos viver mais anos e mais saudáveis”.

sexta-feira, janeiro 14, 2005

Concelho de Odemira em solidariedade com a Ásia

A vila de S.Teotónio vai ser palco, amanhã, de um espectáculo de solidariedade para com a população asiática vítima do maremoto que ocorreu em Dezembro. O “Movimento de Solidariedade pela Ásia” é uma iniciativa de cidadãos, entidades e comércio local do concelho de Odemira, que pretendem solidarizar-se com as populações atingidas pela catástrofe que aconteceu no sudoeste asiático, através da angariação de fundos que reverterão para a ONG de ajuda humanitária “Médicos do Mundo”.O espectáculo terá lugar no recinto da FACECO, em S.Teotónio, a partir das 15.00 horas. Durante a tarde haverá a actuação de grupos corais, animação infantil e cinema. Para a noite está previsto um espectáculo de música popular e baile/convívio com vários artistas. “A Ásia precisa de ajuda, vamos ser solidários” é o apelo que o “Movimento de solidariedade pela Ásia” lança à população odemirense e a todos em geral, convidando a participar neste espectáculo e na campanha de angariação de fundos. Assim a partir das 15 horas haverá animação infantil com Afonso Dias, Canta S.Teotónio e Grupo Coral de S.Luís. Às 18 horas actua Fernando Pereira, cinema infantil às 19 horas e uma sessão de fados às 8 e meia da noite. A noite prossegue com a actuação do Rancho Folclórico de Vila Nova de Milfontes e um convívio de artistas. A noite termina com dois espectáculos musicais de Luís Manuel e Quinzinho de Portugal e dj´s no espaço jovem.

quinta-feira, janeiro 13, 2005

Celebridades de outras quintas no Carnaval de Sines

O actor brasileiro Alexandre Frota e apresentadora Paula Coelho, participantes no concurso “Quinta das Celebridades”, da TVI, são as duas principais atracções do Carnaval de Sines 2005, uma organização da Comissão de Carnaval de Sines, com o apoio da Câmara Municipal de Sines e da Região de Turismo da Costa Azul, entre outras entidades. As festividades carnavalescas têm início, sexta-feira, dia 4 de Fevereiro, com o Carnaval dos Pequeninos, onde desfilarão cerca de 2000 crianças das escolas e infantários. Sábado, dia 5 de Fevereiro, o ponto alto é o primeiro baile carnavalesco, com apresentação do rei e da rainha, a partir das 22h00, no Pavilhão dos Desportos. O corso de domingo, 6 de Fevereiro, tem início às 15h30, na Avenida Vasco da Gama e terá a presença do convidado Alexandre Frota, além das escolas de samba, carros alegóricos, grupos e carros foliões. Às 22h00, realiza-se o segundo baile, no Pavilhão. Segunda-feira, dia 7 de Fevereiro, tem lugar, a partir das 21h00, o corso nocturno. Desta vez o “convidado” não será um artista, mas um espectáculo multimédia na zona do Pontal. O baile começa às 23h30. Dia 8, Terça-feira Gorda, o Carnaval receberá a visita da apresentadora Paula Coelho. O último baile de Carnaval, com a entrega de prémios aos seus melhores, realiza-se a partir das 10 da noite. O enterro do Entrudo, com marcha fúnebre pelas ruas da cidade, começará dia 9, às 22h00, junto à sede da Comissão do Carnaval.

quarta-feira, janeiro 12, 2005

2º Encontro de Remo Indoor em Odemira

A vila de Odemira vai acolher, no próximo dia 26 de Janeiro, Domingo, a 2ª edição do Encontro de Remo Indoor Adaptado, numa iniciativa do Núcleo Regional do Alentejo Litoral da Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral. A acção tem como destinatários os utentes de instituições de apoio a cidadãos portadores de deficiência de todo o país. Com o intuito de fomentar a socialização destes cidadãos, foram também convidadas para participar as crianças e jovens das escolas do 2º e 3º ciclo do ensino básico e do ensino secundário do concelho de Odemira. Nesta segunda edição do Encontro de Remo Indoor Adaptado, que terá lugar no Pavilhão Gimnodesportivo Municipal Dr. Justino Santos, são esperados cerca de 60 participantes. Objectivo desta iniciativa passa por promover o convívio e intercâmbio entre os cidadãos portadores de deficiência do concelho de Odemira e de todo o país, fomentando a sua socialização, bem como o desenvolvimento das suas capacidades psicomotoras. Esta é mais uma iniciativa do Núcleo Regional do Alentejo Litoral da Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral, cuja actuação beneficia actualmente 17 utentes no Centro de Actividades Ocupacionais e 11 no Apoio Domiciliário, com idades entre os 16 e os 55 anos. O Núcleo tem como objectivo geral assegurar as condições de equilíbrio físico, psicológico e social, adequadas às necessidades individuais de cada utente. A organização conta com o apoio da Câmara Municipal de Odemira e da Federação portuguesa de Remo.

segunda-feira, janeiro 10, 2005

RCD de Serpa em funcionamento

O Parque de Resíduos de Construção e Demolição e de Monstros Domésticos de Serpa entrou em funcionamento este mês. Trata-se de uma área de 13 hectares, situada na zona da Capelinha, por detrás do Parque de Máquinas da autarquia. Este espaço visa resolver o problema existente na cidade de Serpa, com a proliferação das chamadas “lixeiras”. Assim e tendo em conta o elevado número de lixeiras a autarquia promete que irá ser cumprido o estipulado no Regulamento de Coimas e no Código de Posturas do Município, sempre que ocorra depósito de inertes (entulhos) fora do local agora criado. Acrescenta-se que vão ser removidos todos entulhos existentes em diversos locais da cidade, sendo estes espaços vedados e fiscalizados. O Parque funciona todos os dias das 8h00 às 12h30 e das 13h30 às 16h30. Aos sábados estará aberto das 8h00 às 13h00. A entrega dos entulhos e lixos de grandes dimensões será feita pelo interessado, devendo previamente ser efectuada a separação (madeiras, ferros, alvenarias, etc.). A Câmara Municipal de Serpa continuará a prestar o serviço de recolha a casa de objectos de grande dimensão fora de uso (frigoríficos, sofás, máquinas de lavar, entre outros) sempre que for solicitada.

domingo, janeiro 09, 2005

Teatro cubano em digressão em Beja

Realiza-se na próxima Terça-feira, dia 11 de Janeiro, pelas 22 horas, no auditório interior da Casa da Cultura de Beja, um espectáculo de teatro “La edad de la Ciruela”. Trata-se do terceiro espectáculo da primeira digressão Portuguesa do grupo cubano “Teatro d’Dos”, “...premiado em Cuba e no estrangeiro, distinguindo-se pela singularidade e qualidade das suas duas actrizes. A realidade do teatro cubano é de uma vitalidade única dentro do panorama das artes cénicas da América Latina, sendo o grupo “Teatro d’Dos” um dos seus impulsionadores actuais mais dinâmicos.” Esta co-produção da Câmara Municipal de Beja – Pelouro da Juventude e Associação Juvenil Lêndias d’Encantar, conta com a encenação de Júlio Cesar Ramirez, desenho de movimento de Daisy Sanchez, assistência de encenação de Marilín López, desenho de luz de Júlio César, produção do Teatro d’Dos e interpretação de Daisy Sanchez e Yaquelin Yera. Trata-se de uma oportunidade única para que o público Português possa contactar com a realidade do teatro cubano contemporâneo.

sexta-feira, janeiro 07, 2005

Ministro do Turismo lança primeira pedra de termas em Nisa

O Ministro do Turismo Telmo Correia vai participar no próximo dia 11 deste mês no lançamento da primeira pedra do novo Complexo Termal da Fadagosa de Nisa. O projecto, que comtempla um balneário termal, um centro de internamento com 15 quartos, os acessos e ordenamento do espaço envolvente, recinto polidesportivo, piscina e campo de ténis, terá a primeira fase a decorrer em 2005 e 2006 num orçamento de 5 milhões de euros financiado pelo orçamento do município de Nisa e do PORA – Acção Integrada do Norte Alentejano. Para a segunada fase deste projecto a autarquia procura o envolvimento do sector privado, uma fase em que está prevista a construção de uma unidade hoteleira . O Projecto de Termalismo é considerado estruturante para o desenvolvimento daquele concelho Alentejano, perspectivando-se que sejam atendidos sete mil aquistas anualmente e que a actividade termal crie cerca de seis dezenas de postos de trabalho. A autarquia acredita no sucesso deste projecto sublinhando que através dos resultados da época do ano passado, de Abril a Novembro, houve um acréscimo de 12% de visitantes em relação a 2003.

quinta-feira, janeiro 06, 2005

Janeiras cantadas em Santiago do Cacém

Um pouco por todo o concelho de Santiago do Cacém cantam-se as Janeiras. Esta quinta-feira utentes das instituições de idosos do concelho de Santiago do Cacém juntam-se nos Pavilhões de Exposições em Santiago para cantarem as janeiras. Uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Santiago do Cacém que quer assim revitalizar a tradição do cante das janeiras. O cante das janeiras tem lugar esta tarde às 14h30 e conta ainda com baile pelo acordeonista João do Carmo e com uma exposição de presépios realizados nestas instituições de idosos. No mesmo âmbito mas amanhã, a partir das 21 horas, decorre na Praça D. Manuel I o Cante dos Reis, em Alvalade, que conta com a presença Banda de Musica "Lira Cercalense" de Cercal do Alentejo, Grupo Coral da Casa do Povo de Cercal do Alentejo, Grupo Coral do Centro de Dia de São Domingos, Grupo Coral da Sonega, Grupo Coral do Centro de Dia de S. Francisco e Grupo Coral Centro Dia de Alvalade. Já ontem à tarde na freguesia de S. Francisco da Serra também se cantaram as Janeiras, numa organização do Centro de Dia de S. Francisco da Serra e Centro de Actividades da mesma freguesia. Um encontro de gerações no cantar das janeiras, entre crianças e idosos que percorreram os montes daquela freguesia. Uma forma de se passar esta tradição dos mais velhos para os mais novos.

Galardão distingue site da Rádio Sines

A Rádio Sines venceu a 2ª edição dos "Óscares Jornal Rádio - 2004"O site na internet da Rádio Sines foi considerado o Melhor Site de Rádio do Distrito de Setúbal. O galardão, instituido desde há dois anos pelo site Jornal Rádio, pretende distinguir o melhor site do ano, nos vários distritos. Segundo a estação emissora de Sines este galardão veio "premiar o esforço dos profissionais da estação, a aposta que desde a primeira hora os responsáveis da Rádio Sines fizeram na presença na Internet e nesta última renovação do site, mas sobretudo premeia a quem nos visita e ouve através da nossa emissão online diariamente".

quarta-feira, janeiro 05, 2005

Odemira tem Centro de Recursos para docentes

Com o objectivo de proporcionar aos profissionais de educação do concelho o acesso a diversos materiais pedagógicos e, ao mesmo tempo, reaproveitar os que foram adquiridos no âmbito dos projectos “Crescer para Ser” e “Gabinete de Apoio à Função Parental - GAFP”, a Câmara Municipal de Odemira criou o Centro de Recursos para Professores, que entrou em funcionamento esta semana, nas instalações do GAFP em Odemira . Para além dos materiais pedagógicos adquiridos pela autarquia para os vários projectos, outros foram surgindo em resultado da dinâmica estabelecida entre os diversos técnicos que constituem a rede de parceiros dos projectos “Crescer para Ser” (concluído em 2003) e o “Gabinete de Apoio à Função Parental” (actualmente em curso), possibilitando que, actualmente, exista um considerável número de recursos. Tendo em atenção que apenas algumas escolas e entidades parceiras têm conhecimento da existência destes recursos e que, com alguma frequência, têm vindo a solicitar a sua utilização, tornou-se pertinente a criação de um serviço que abrangesse, de igual forma, todos os profissionais da educação que actuam no concelho, surgindo assim o Centro de Recursos para Professores. É intenção da autarquia que este Centro de Recursos "proporcione não só a consulta e/ou requisição dos materiais disponíveis mas, sobretudo, que funcione enquanto espaço de intercâmbio, onde professores e técnicos divulguem e partilhem instrumentos, programas, livros, entre outros, relacionados com a sua prática e experiência educativa". Paralelamente, este serviço irá também disponibilizar, sempre que se verificar necessário, apoio técnico nas áreas da psicologia educacional e do serviço social. Fonte:CMO

terça-feira, janeiro 04, 2005

Iniciativas antecedem Pax Júlia, em Beja

A Biblioteca Municipal José Saramago recebe no próximo dia 10 de Janeiro a Conferência : A transformação cultural das cidades médias, segundo os seus agentes culturais que conta com a presença de Helena Coelho dos Santos, Doutorada em Sociologia, Professora Auxiliar da Faculdade de Economia da Universidade do Porto, trabalha na área da Sociologia da Cultura. Esta conferência procurará abordár as mudanças por que passaram a composição social e a dinâmica cultural das cidades médias portuguesas, ao longo dos anos 90, a partir das representações e dos discursos dos seus agentes culturais. O material empírico é constituído por trinta entrevistas realizadas em 1999-2000, no quadro de um projecto mais global sobre as dinâmicas culturais urbanas. Ainda na Biblioteca José Saramago têm ainda lugar, mas a 18 Janeiro um debate sobre o tema Pax-Julia; um Pólo Cultural para o Município e para a Região, dirigido a agentes culturais, associações, escolas, autarquias locais e público em geral. Estas iniciativas realizam se no âmbito da abertura Pax-Julia Teatro Municipal que contará ainda com a apresentação do livro Abrigos - condições das cidades e energia da cultura António Pinto Ribeiro, Professor conferencista de várias universidades internacionais, ex-Director Artístico da Culturgest, Coordenador do Programa Gulbenkian Criatividade e Criação Artística.

segunda-feira, janeiro 03, 2005

Perfilados cabeças de lista no Alentejo e Setúbal

Estão perfilados os cabeças de lista, dos principais partidos, para a corrida às legislativas de 20 de Fevereiro de 2005. No distrito de Setúbal, o ex comissário europeu António Vitorino assume os destinos da candidatura do Partido Socialista enquanto que o Partido Social Democrata escolheu o actual Ministro da Segurança Social, Fernando Negrão, este último, candidato em 2002 pelo distrito de Faro. Já o candidato comunista é estreante nestas andanças. Francisco Lopes, operário de profissão, teve maior visibilidade na luta sindical desde 1973. Em Beja, Luis Pita Ameixa, presidente da Federação Regional do Baixo Alentejo encabeça a lista dos socialistas, cabendo à jurista Glória Marques da Costa a candidatura pelo PSD àquele distrito do Baixo Alentejo. José Soeiro, o ex coordenador da direcção do Alentejo do PCP encabeça a candidatura da CDU e o arqueólogo e historiador Cláudio Torres pelo Bloco de Esquerda. Já no Alto Alentejo, no distrito de Évora as listas são encabeçadas por nomes de destaque nos respectivos partidos. Maria João Bustorff, actual Ministra da Cultura do governo da coligação, é a cabeça de lista pelo PSD. Abilio Fernandes, ex autarca, que liderou os destinos do municipio eborense de 1977 a 2001 encabeça as listas da CDU naquele distrito, enquanto que a escolha do PS recai sobre Carlos Zorrinho, professor catedrático e Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Administração Interna do XIV governo constitucional. Em Portalegre Miranda Calha, ex Ministro da Administração Local e por 3 vezes Secretário de Estado dos Desportos, lidera a candidatura do PS sendo Costa Neves a liderar as listas do PSD e Fernando Carmosino, membro do Comité Central do PCP, a encabeçar a candidatura comunista.

domingo, janeiro 02, 2005

Ano novo, preços novos

Rendas de casa, luz e portagens são alguns dos aumentos mais significativos para o novo ano que agora se inicia. Está assim dificultada a vida às familias. As rendas de casa sobem e para aqueles com contractos de arrendamento superior a 25 anos os valores vão de 2% a 3.75%. Ainda no âmbito das despesas com a casa sobem também os valores com a facturação da electricidade, valores esses que andarão à volta da inflacção. Em relação às deslocações, vai concerteza verificar-se o que sucedeu no ano de 2004, as subidas e descidas com a agravante, se avançar a proposta, da taxa especial para quem resolver encher o depósito durante a noite, ficando por saber qual será a percentagem. As portagens também sobem. Nos circuitos da Brisa o aumento será em média de 1,8%. Para chegar de Lisboa ao Algarve prepare-se para pagar mais 40 cêntimos enquanto que quem quiser passar a Ponte 25 de Abril ou a Vasco da Gama deverá estar preparado para pagar mais 4,5%.Por aumentar ficam os transportes públicos, aumentos que se esperam para o próximo mês de Março.

sábado, janeiro 01, 2005

Bom Ano Novo - As novidades do Alentejo Magazine

domingo, janeiro 30, 2005

Grande Prémio Costa Azul a 10 de Fevereiro, com passagem pelo Litoral Alentejano

O Grande Prémio Costa Azul, prova reservada a atletas das categorias Elites masculinos e Sub-23 e inscrita no calendário UCI Europe Tour na classe 1, parte para a estrada a 10 de Fevereiro, numa organização da PAD- João Lagos Sports. Sendo esta a primeira competição por etapas desta época, a organização entende que “vem proporcionar uma rodagem necessária a um bom desenvolvimento competitivo para o resto da temporada”.Joaquim Gomes, director-técnico da PAD-JLS, considera que esta prova tem três particularidades, o facto das partidas e chegadas coincidirem em todas as etapas, tal como as horas de partida e de chegada (prevista) serem as mesmas em todas as etapas, e de não haver contagens de montanha com índice de dificuldade superior a 3. ª categoria. A prova conta com 15 equipas inscritas que irão percorrer 638 quilómetros e 800 metros, em 4 etapas. Na primeira etapa a 10 de Fevereiro os atletas têm a partida prevista para Setúbal e chegada a Manteigadas, numa distância de 163,2 quilómetros. Neste primeiro dia estarão instaladas 3 metas volantes em Águas de Moura (km 16, 1), Montemor-o-Novo (km 91, 5) e Vendas Novas (km 114, 3). O segundo dia de prova será marcado pela ligação Seixal-Seixal, numa distância de 159, 5 quilómetros, já com duas contagens de montanha para a primeira definição da camisola azul: Serra da Arrábida (3. ª categoria ao km 51, 9) e Alto de Azeitão (4. ª categoria ao km 64, 4). As metas volantes estão instaladas em Alfarim (km 21, 9), Cabanas (km 83, 6) e Sarilhos Grandes (km 133, 0). Chegada na Marginal do Seixal. Na terceira etapa a prova desce pela costa alentejana, com partida e chegada a Sines, numa distância de 155, 9 quilómetros, com uma contagem de montanha de 4ª categoria em Cruz João Mendes (km 62) e metas volantes em Grândola, Sonega e Porto Côvo. No último dia de prova os corredores mantém-se no Litoral Alentejano, com Santiago do Cacém como centro dos acontecimentos: percurso de 160, 2 quilómetros, uma única contagem de montanha, a seguir a Santa Cruz (4ª categoria ao km 39, 6) e metas volantes em Brescos, Ermidas do Sado e Cercal.

sábado, janeiro 29, 2005

Unidade de Cuidados Continuados comprometida

Poderá estar comprometida uma unidade de cuidados continuados que a Santa Casa da Misericórdia de Santiago do Cacém pretendia implementar no antigo Hospital Conde do Bracial. Jorge Nunes provedor da Santa Casa da Misericórdia, em declarações ao Alentejo Magazine, esclareceu que neste momento “não há financiamento para este espaço”. O dirigente esclarece que aquele organismo tem um apoio de fundos comunitários, no valor de 450 mil euros para a execução da obra, um valor que se torna insuficiente já que com a saida da unidade hospitalar, aquela instituição deparou-se com um edificio completamente degradado”. “Para colocar a unidade de cuidados continuados a funcionar precisaria, não de 450 mil euros, como havia sido estimado, mas de 1 milhão e 205 mil euros, acrescenta. Jorge Nunes salienta ainda que a Santa Casa da Misericórdia de Santiago do Cacém “arrendou em 1981 um edifício ao estado em pleno funcionamento, completamente equipado, com uma responsabilidade do próprio estado, que consta no contracto, onde lhe competia a conservação do edifício. E agora recebemos um edifício completamente degradado. Já sabíamos desta situação, o que não sabíamos é que íamos encontrar no interior desse edifício um monte de lixo, tudo o que era bom e o que ainda servia em termos de equipamento levaram tudo não sei para onde”, sublinha Jorge Nunes não se conforma com esta situação e vai interpor uma acção judicial contra o Estado Português. É que entende “o estado deve repor as condições do edifício que é a conservação e reparação do mesmo e todo o equipamento que de lá saiu ilegalmente, equipamento hospitalar, médico-cirúrgico”.

sexta-feira, janeiro 28, 2005

Casa do Povo de Alvalade realiza jornada de solidariedade para vitimas do tsunami

A Casa do Povo de Alvalade (vila do concelho de Santiago do Cacém), realiza no próximo sábado, a partir das 15 horas uma Jornada de Solidariedade para com as vítimas do maremoto do sudeste asiático. Trata-se de um espectáculo de variedades que conta com a participação gratuita de vários grupos musicais e artistas da região, para angariar fundos que serão posteriormente entregues à AMI (Assistência Médica Internacional). Um pequeno contributo com o objectivo de minimizar o sofrimento dos desafortunados povos asiáticos, vítimas da tragédia do passado dia 26 de Dezembro a quem ninguém ficou indiferente, e que gerou uma onda de solidariedade à escala planetária sem precedentes na história da humanidade, à qual a Casa do Povo de Alvalade se associa. O espectáculo está aberto à participação de todos os artistas que nele queiram participar graciosamente.

Rebaixas voltam a Santiago do Cacém

Trinta e cinco lojas ligadas ao vestuário, calçado e decoração estão desde ontem à noite presentes na 2ª Feira das Rebaixas, que até Domingo se apresenta nos pavilhões da NEGDAL, em Santiago do Cacém, com preços baixos. Um número de expositores que aumentou, em quase metade, em relação à primeira edição da iniciativa, e com tendência a aumentar. Na primeira noite, muita gente acorreu aquele espaço na perspectiva de aquirir alguns bens a custos mais baixos, do que aqueles que são praticados ao longo do ano nas lojas desta cidade. Para Sousa Martins esta afluência deve-se aos baixos preços e à variedade de oferta concentrada apenas num espaço. O dirigente associativo sublinha que seria complicado se um consumidor tivesse de percorrer a cidade de Santiago do Cacém para encontrar todos estes produtos, este evento permite facilitar a vida a essas pessoas e mostrar as lojas. Este ano a Feira das Rebaixas tem mais um dia devido à necessidade de escoar materiais, assim com o objectivo dos empresários, de diminuir os seus stocks e das poucas possibilidades de compra, a organização entendeu que seria bom alargar esta feira. A feira é organizada por um grupo de comerciantes de Santiago do Cacém com o apoio da Associação de Comercinates e autarquia.

quinta-feira, janeiro 27, 2005

23ª edição da Alentejana sai para a estrada em Maio

A Volta ao Alentejo em Bicicleta vai para a estrada a 25 de Maio. A Alentejana arranca em Beja e termina em Marvão a 29 do mesmo mês. O pelotão vai percorrer 730 quilómetros em 5 etapas, de categoria 2.1 com etapas entre Beja- Beja, Portel-Viana do Alentejo, Montemor-o-Novo-Elvas, Campo Maior- Portalegre e Nisa-Marvão, segundo adiantou a Agência Lusa. Mais uma vez a prova rainha do ciclismo no alentejo não passará pela cidade de Évora. Em declarações aquela agência noticiosa a autarquia manifestou interesse em acolher o inicio de uma etapa, o que não irá acontecer, já que “um atraso da autarquia no envio da resposta à organização inviabilizou a pretensão”. Para Alfredo Barroso, director da prova, esta iniciativa é uma forma de mostrar as vastas potencialidades do Alentejo e de proporcionar um espectáculo desportivo, que pela popularidade é tão do agrado dos Alentejanos.A Volta ao Alentejo é, e sempre tem sido um veículo de promoção e divulgação da Região do Alentejo, sendo considerada uma prova do calendário internacional da UCI, acrescenta.

quarta-feira, janeiro 26, 2005

Mercado em Beja tem nova localização

A Câmara Municipal de Beja está a preparar o processo de transferência do mercado ao ar livre que ocorre semanalmente nos terrenos contíguos à Praça de Touros da cidade. O mercado será transferido para o recinto onde esteve instalado o viveiro municipal, nas imediações do parque de campismo, na Avenida Vasco da Gama. O novo local de realização da feira é vedado, característica que permitirá à autarquia controlar e taxar todos os comerciantes que desejem aceder àquele espaço para comercializar artigos têxteis e calçado já que actualmente os vendedores não pagam qualquer tipo de taxas e licenças. Esta situação permitirá ainda à autarquia realizar, de forma mais eficaz, a operação de limpeza do espaço que será assegurada por um conjunto de funcionários que trabalham nas brigadas de limpeza municipais. Este espaço está equipado com instalações sanitárias e uma bateria de contentores de lixo que garantem melhores condições de higiene e segurança para vendedores e clientes. O processo de transferência desta feira deverá ocorrer no decurso do mês de Abril.

terça-feira, janeiro 25, 2005

Odemira reinvindica viatura de emergência pré hospitalar

Devido à enorme extensão geográfica do concelho, com difíceis acessos, à densidade populacional, e atendendo à distância entre Odemira e o Hospital Distrital de Beja, um grupo de enfermeiros do Centro de Saúde de Odemira reuniu-se para reivindicar, junto do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), uma viatura de emergência pré-hospitalar, isto é, de reanimação e apoio in loco às vítimas. A Câmara Municipal e a Assembleia Municipal de Odemira deliberaram já o seu total apoio a esta reivindicação dos profissionais de saúde.Perante a falta de médicos em Odemira, o grupo de Enfermeiros propôs ao INEM e ao Ministério da Saúde que a viatura fosse tripulada por um enfermeiro e um bombeiro, que estivessem em contacto com um médico via telemóvel (como acontece nas viaturas de Ourique e de Beja) ou por videoconferência. Apesar de vários contactos, o INEM não apresentou qualquer resposta ao Grupo de Enfermeiros e o Ministério da Saúde limitou-se a remeter o assunto para a Administração Regional de Saúde do Alentejo, que também não deu qualquer resposta. Estes profissionais da saúde consideram que "contando Odemira com uma ambulância da tutela do INEM, tripulada por dois elementos dos Bombeiros Voluntários locais, não substitui uma viatura de emergência médica e reanimação".Depois de os doentes serem estabilizados no Centro de Saúde de Odemira, e se a situação clínica o justificar, podem os doentes ser evacuados para o Hospital de Beja pelo veículo de apoio pré-hospitalar que serve o Centro de Saúde de Ourique. Apesar deste apoio, a extensão geográfica do concelho de Odemira e os meios que o Centro de Saúde local dispõe para o socorro de vítimas, inviabilizam a prática da assistência médica nos “dez minutos de ouro” preconizada pelo INEM. Para qualquer socorro a uma emergência fora da área envolvente a Odemira são gastos sempre mais de dez minutos na deslocação, chegando a demorar mais de uma hora a chegada ao Centro de Saúde.Para além de uma população de 26 mil habitantes, durante os meses de Verão a população do concelho quase triplica. De acordo com os dados estatísticos do Centro de Saúde de Odemira, entre 1995 e 2003, o número de atendimentos anuais do Serviço de Atendimento Permanente passou de 23.499 para 42.440, sendo as situações mais frequentes do foro traumatológico, cardíaco e pulmonar, nomeadamente casos com politraumatizados. Para os enfermeiros são estas situações de emergência que mais sofrem com a inexistência de um apoio pré-hospitalar diferenciado e nas quais é mais visível o condicionamento da eficácia da actuação.A existência de uma viatura de emergência pré-hospitalar em Odemira permitiria reduzir para metade o tempo decorrido entre a ocorrência e a prestação de cuidados diferenciados. Esta preocupação nasce da experiência diária do Centro de Saúde de Odemira na assistência a doentes agudos. Dizem os enfermeiros que “Por vezes, temos a plena consciência que se esses cuidados tivessem sido prestados no local mais cedo, teriam sido mais eficazes, evitando que as sequelas decorrentes fossem de maior dimensão e mais penosas na qualidade de vida da pessoa ou mesmo evitando a morte.” CMO

Oportunidades em Elvas

A Câmara Municipal de Elvas organiza a feira de Oportunidades, no Centro de Negócios Transfronteiriço entre 28 e 30 de Janeiro. A preços de ocasião, são propostos negócios nos ramos mais variados: móveis, sapataria, automóveis, pronto-a-vestir, têxteis, informática, electrodomésticos, livrarias, artigos para animais, aeromodelismo, telecomandados e desporto. No total, 42 expositores, ocupando todo o interior do pavilhão e com os expositores de automóveis a ocupar o parque de estacionamento, onde vai ser proposta a venda de automóveis com a preços até aos... cinco mil euros! O horário desta feira é o seguinte: na sexta-feira, dia 28, das 18 às 22 horas; no sábado e domingo, 29 e 30 de Janeiro, entre as18 e as 22 horas. A entrada do público é livre. CME

sábado, janeiro 22, 2005

Cascão da Silva candidato por Santiago do Cacém

Emprego, saúde e ambiente são as principais bandeiras com que o Partido Socialista parte para as Eleições Autárquicas, de Outubro deste ano, no concelho de Santiago do Cacém. Cascão da Silva, actual vereador socialista na Câmara Municipal de Santiago do Cacém, e cabeça de lista à mesma autarquia em 2001, volta a encabeçar as listas dos socialistas. A concelhia reinterou assim confiança em Cascão da Silva, depois de nas últimas autárquicas ter perdido a câmara pela diferença de 3% e de ter conquistado a mais importante freguesia do concelho, a cidade de Vila Nova de S. André. Cascão da Silva, em declarações ao Alentejo Magazine, considera que uma aposta será a estratégia de desenvolvimento e de criação de emprego. O agora vereador considera que “aquilo que Santiago já foi pode voltar a ser, é preciso desecalhar este concelho, pois com esta gestão CDU isso não aconteceu”. Outro aspecto é a área da saúde quer ao nível dos cuidados primários quer ao nivel do desenvolvimento do Hospital do Litoral Alentejano. Cascão da Silva defende um aproveitamento de sinergias com os cursos de saúde do Instituto Piaget e este hospital. A outra vertente é o ambiente. O ambiente, segundo o mesmo, “numa perspectiva de sabermos o impacto da plataforma industrial no concelho e vizinhos, avaliar de uma forma serena e sermos capazes de informar as populações”. O autarca sublinha que na área do ambiente”a informação séria dada às pessoas é factor fundamental para que apartir dai tenha-mos também a garantia de que as condições e qualidade de vida das populações no concelho se vão manter e não se vai perder a oferta de emprego da plataforma industrial de Sines”. Cascão da Silva acredita que, “tendo em conta o resultado das anteriores eleições, em que o PS ficou a 3% da conquista da câmara e devido ao bom trabalho desenvolvido na vereação e na assembleia municipal temos espectativas muito favoráveis em relação ao acto eleitoral de Outubro. Vamos lutar para ganhar, para desencalhar Santiago, para que a qualidade de vida e a competitividade seja melhorada”. O candidato à autarquia de Santiago do Cacém acredita haver condições para que a equipa de 2001 se repita, quer na candidatura à câmara quer à Assembleia Municipal de Santiago do Cacém. Ou seja, com este cenário Alexandre Rosa será então o candidato escolhido pela concelhia como candidato àquele orgão autárquico.

quinta-feira, janeiro 20, 2005

Dupla de dançarinos sineenses no Campeonato da Europa

Tomané e Dina Silva, dançarinos da Associação Recreativa de Dança Sineense são um dos 5 pares que representam Portugal no European Medallist Championship (Campeonato da Europa de Danças de Salão. O par de Sines concorre a um dos maiores acontecimentos de dança da Europa que este ano se realiza em Kobenhaven, Copenhaga na Dinamarca a 26 e 27 de Fevereiro. O convite surge por parte da Associação Portuguesa de Professores de Dançade Salão Internacional aos 5 pares nacionais que obtiverem durante o ano as melhores classificações nacionais. No caso de Tomané e Dina vão participar na modalidade de danças de salão modernas. Tomané sublinha que esta participação é o culminar de 16 anos de trabalho e dedicação a esta modalidade que são as danças de salão e latino - americanas. “Para nós é um motivo de grande orgulho e ao mesmo tempo de responsabilidade, pois estamos a representar a dança de salão que se pratica em Portugal, a representar um País, uma associação local, uma região que é o LitoralAlentejano”, acrescenta. Embora entusiasmados com a deslocação à Dinamarca o casal não espera alcançar grandes classificações nesta competição, “pois iremos competir com pares de toda a Europa, que na grande maioria só vivem da dança”. Esta "aventura" vai, segundo o mesmo, enriquecer toda a experiência pessoal a nível de conhecimentos de dança, nomeadamente a níveis de técnicas de dança e coreografia que se está actualmente a fazer noutros países, bem como, “motivarmo-nos para trabalhar esta área da dança de salão e desenvolvermo-nos em termos profissionais”.

quarta-feira, janeiro 19, 2005

Centro de Dia de S. Francisco recebe apoio do Governo

O Ministro da Segurança Social, Familia e da Criança Fernando Negrão esteve esta tarde de visita ao Centro de Dia de S. Francisco da Serra. A deslocação a esta localidade do concelho de Santiago do Cacém prendeu-se com o facto de há algum tempo aquela instituição se vir a deparar com grandes difilculdades logisticas, já que parte das instalações onde funciona encontram-se em elevado estado de degradação. Fernando Negrão pode confirmar in loco, as reais condições da instituição e deixou para o efeito uma verba de 170.000 euros, cerca de 34 mil contos, para a reconstrução daquela infraestrutura que beneficia directa e indirectamente cerca de 100 utentes entre crianças e idosos e é a maior entidade empregadora da freguesia. O Ministro da tutela sublinhou em S. Francisco que “é necessário estar atento aos nossos pais e avós pois é deles que vimos e para quem temos de dar parte da nossa vida. E por isso, é temos de ter consciencia de que os tratamentos que lhes damos a eles é um pouco do exemplo que os nossos filhos nos darão a nós. A realidade deste centro de dia é uma realidade que não pode continuar também por causa dos funcionarios que trabalham que necessitam de ter condições para trabalhar". O Centro de Dia de S. Francisco da Serra é constituido pelas valências de Centro de Dia com 30 utentes, apoio domiciliário e apoio domiciliário integrado com 40 utentes, Centro de Actividades de Tempos Livres com 10 utentes e o Centro de Ajudas Técnicas que presta apoio a 14 idosos.

terça-feira, janeiro 18, 2005

Em Odemira caminha-se pela saúde

O projecto “Caminhadas” volta a desafiar toda a população do concelho de Odemira a tirar as sapatilhas do armário para praticar um pouco de exercício físico e dedicar as manhãs de Domingo a passeios a pé junto à vila ou em circuitos pelas freguesias. Com o objectivo de despertar a atenção da população para os benefícios do exercício físico, não só para o corpo como também para a mente, a Câmara Municipal de Odemira criou o projecto “Caminhadas” em 2002. Nos últimos três anos esta iniciativa obteve uma forte adesão por parte de odemirenses de todas as idades, que passaram a dedicar algumas horas do seu fim-de-semana a caminhar pelo concelho. A quarta edição das “Caminhadas” arrancou no início de Janeiro e, à semelhança dos anos anteriores, volta a ter caminhadas “normais” (dentro da vila de Odemira e zonas limítrofes) e “especiais” (passeios pelas freguesias, no último Domingo de cada mês). As “saídas normais” realizam-se todos os Domingos de manhã, entre as 9.00 horas e as 11.00 horas, enquanto que as Caminhadas especiais têm início às 8.30 horas. Em ambos os casos o ponto de encontro é na zona Ribeirinha de Odemira. Este ano a iniciativa terá uma novidade, pois está previsto um intercâmbio entre “caminhantes”, através de um passeio a um concelho vizinho a designar. Para que possa anotar no calendário, fica a agenda das saídas especiais das “Caminhadas 2005”. 1ª - Dia – 30 de Janeiro – Zambujeira do Mar / Carvalhal 2ª - Dia – 27 de Fevereiro – Casa Branca (Vale Bejinha) 3ª - Dia – 20 de Março – Monte da Estrada / Nº Srª das Neves 4ª - Dia – 17 de Abril – S. Martinho das Amoreiras 5ª - Dia – 8 de Maio – Intercâmbio Local a definir 6ª - Dia – 29 de Maio – Pego das Pias 7ª - Dia – 26 de Junho – Castelão / Pego da Laimas

Delfins no Alentejo

A tour de Corpo e Alma dos Delfins vai passar pelo Alentejo. O grupo de Cascais vai passar pelos palcos de Portalegre, no Cine-Teatro Crisfal, a 19 de Março e por Alcácer do Sal, no Auditório Municipal a 25 e 26 do mesmo mês. O grupo do vocalista Miguel Ângelo passa em revista a sua carreira num espectáculo acústico que será depois transformado num àlbum ao vivo e um DVD.

segunda-feira, janeiro 17, 2005

Romeu e Julieta recebidos em Beja

O Teatro Buxú.Beja apresenta-se ao público, em Beja, no próximo dia 18, com a sua adaptação do clássico "Romeu e Julieta" de William Shakespeare. Segundo o grupo «a Acção assenta nas ideias dos espectáculos reactivos, numa filosofia de anti-escola. O desafio é estético na rejeição da palavra e no seu lugar colocar a acção como motor único da narrativa. O belo e deslumbrante dá lugar ao cenário uniforme desconcertante onde o drama percorre um espaço alternativo e os personagens adquirem valor de objectos sem perderem densidade. Cenário, objectos e personagens têm todos o mesmo valor. A palavra deixa então de ser o suporte teatral e " Romeu e Julieta" é contado numa fantasia onde a unidade de espaço, tempo e lugar deixam pura e simplesmente de existir. Um pátio de cidade onde há muito repousam cinco caixotes de lixo é o palco de uma aventura de amor. Como por magia escondidos pela intimidade da noite eles tomam vida, e com eles todos os objectos que dentro guardam, lixo, também o da nossa imaginação. Quem diria que entre objectos tão inanimados e desprezíveis como são o lixo e as suas moradas poderia ser vivida tão trágica forma de amar?» A peça tem versão cénica de António Carvalho, encenação de Horácio Manuel e interpretação de António Carvalho, Bibi Gomes, Ana Branco, Dora Verney, Ivo de Sousa e Rajá Omar Rajá.

domingo, janeiro 16, 2005

Nacional de Skate consagra campeões em Santiago do Cacém

João Oliveira na categoria iniciados e Ruben Rodrigues na categoria amadores venceram a 6ª etapa do DVS Amador 2004 do Circuito Nacional de Skate que terminou esta noite em Santiago do Cacém. Em Santiago do Cacém, na 6ª e última etapa do circuito, decidiu-se igualmente os campões nacionais. João Oliveira e Ruben Rodrigues confirmaram em Santiago do Cacém o favoritismo, patente também com mais esta vitória, e consequentemente o titulo nacional. No que diz respeito aos atletas do concelho anfitrião, com muitos atletas de Santo André a dar cartas na modalidade, as melhores posições couberam a Ruben Gamito na terceira posição da categoria amadores e a Fábio Silva que alcançou a segunda posição em iniciados. Para Ruben Rodrigues esta foi uma etapa relativamente fácil, o atleta teve apenas de resolver a questão do skate que ficou danificado a meio da prova, factor que ainda assim não desmotivou o skater que consegui resolver o problema com trucks emprestados para discutir a vitória. Uma vitória, segundo o mesmo, fruto de um enorme esforço e muito treino todos os dias. João Oliveira considerou a sua vitória foi uma luta renhida, que o deixei bastante satisfeito por conseguir este titulo, porque também treinei muito e foi um esforço enorme.

JAC concretiza sonho de 1 década

Está concretizado o sonho do Juventude Atlético Clube (JAC) de Santiago do Cacém de ter, após 12 anos de actividade, casa própria. O pavilhão sede do clube, inaugurado ontem, vai permitir a 215 atletas, em 5 modalidades, desenvolver a sua actividade em melhores condições para a prática desportiva já que as diversas modalidades estavam dispersas por instalações de outros clubes ou entidades. Dinis Silva, presidente do JAC, considera que é um sonho do clube e um sonho da sua juventude que se realiza. O dirigente recorda que, quando tinha 16 anos, para praticar voleibol tinha de ser em terra batida e ao ar livre “e sempre pensei que seria capaz de fazer algo”. O dirigente associativo considera que com esta inauguração deste pavilhão a juventude deste concelho, que até à data, tem demonstrado qualidade, poderá fazer mais e melhor. Dinis Silva mostra-se optimista quando à minimização de alguns flagelos “que minam”, nas suas palavras, “a nossa sociedade”, considerando que também se vai escrever uma nova página no JAC. Esta nova infraestrutura desportiva vai diminuir os encargos do clube com os locais onde o JAC tinha as diferentes modalidades, mas será também uma busca de apoios para que se continue a fazer o trabalho que o clube tem desenvolvido, o de formar atletas, um objectivo que tem perseguido o clube ao longo de 12 anos. Apoios que defende Dinis Silva “têm de passar pela autarquia, estado, empresas e os próprios pais para que este pavilhão não fique morto mas um pavilhão activo e dinamico”. Questionado pelo Alentejo Magazine quanto à questão financeira do pavilhão, o dirigente garantiu que “foi cumprido o plano de investimentos, não tendo havido derrapagens financeiras”. Recorde-se que a obra foi comparticipada em 25% pela autarquia que desponibilizou também o terreno, 75% de fundos do PIDDAC e 5% que o clube tem de angariar.

sábado, janeiro 15, 2005

Encontro da sopa em S. Bartolomeu

Cerca de uma centena de pessoas demonstraram hoje em S. Bartolomeu da Serra que a sopa continua a ser de grande importância na nossa alimentação. O Encontro da Sopa aconchegou muitas dezenas de estômagos que estiveram na sala da Associação de Moradores de S. Bartolomeu da Serra, mobilizando a população local e muita gente do concelho de Santiago do Cacém. Em cima da mesa três dezenas de sopas foram degustadas, ricas em produtos locais que qualquer horta no meio rural tem. Uma grande variedade de sopas sejam elas de pedra, espinafres, de batata, presunto, entulho ou caldo verde, peixe ou com enchidos. A iniciativa, que teve como promotor o Instituto das Comunidades Educativas, Escola Básica de S. Bartolomeu da Serra, Associação de Moradores e Junta de Freguesia local partiu do trabalho do ICN com as comunidades rurais, este ano sobre a saúde. O evento realizado hoje pretendeu juntar a participação activa das populações com a questão pedagógica, que passa esencialmente por chamar à atenção para a importância da sopa que cada vez mais é colocada fora das refeições. Segundo Isabel Pereira, coordenadora regional do Instituto das Comunidades Educativas, “a sopa está a sair do menu dos portugueses e não porque as pessoas não lhe deêm importância mas porque têm pouco tempo, obtando por uma alimentação de mais rápida confecção”. Isabel Pereira salienta também que mesmo no meio rural estas sopas estão a perder terreno mas por motivos bem diferentes. Nestes locais a desvalorização passa pelo facto das pessoas sempre terem comido sopa, muitas vezes sendo a base da alimentação. Esta iniciativa é uma forma de se trocarem modos de fazer a sopa. Nuno Nunes, da confraria da sopa, considera que a sopa é um excelente alimento muito completo e equilibrado, adequado a toda a gente e uma forma muito saudável de comer legumes, vegetais e leguminosas. O dirigente acredita “que se vá retomar cada vez mais o consumo da sopa contribuindo para isso estas acções junto das comunidades, e com as mesmas a participarem”. Ao mesmo tempo, defende, é preciso que os “pais possam dar o exemplo aos filhos para que se reabilite o hábito da sopa e porque iremos viver mais anos e mais saudáveis”.

sexta-feira, janeiro 14, 2005

Concelho de Odemira em solidariedade com a Ásia

A vila de S.Teotónio vai ser palco, amanhã, de um espectáculo de solidariedade para com a população asiática vítima do maremoto que ocorreu em Dezembro. O “Movimento de Solidariedade pela Ásia” é uma iniciativa de cidadãos, entidades e comércio local do concelho de Odemira, que pretendem solidarizar-se com as populações atingidas pela catástrofe que aconteceu no sudoeste asiático, através da angariação de fundos que reverterão para a ONG de ajuda humanitária “Médicos do Mundo”.O espectáculo terá lugar no recinto da FACECO, em S.Teotónio, a partir das 15.00 horas. Durante a tarde haverá a actuação de grupos corais, animação infantil e cinema. Para a noite está previsto um espectáculo de música popular e baile/convívio com vários artistas. “A Ásia precisa de ajuda, vamos ser solidários” é o apelo que o “Movimento de solidariedade pela Ásia” lança à população odemirense e a todos em geral, convidando a participar neste espectáculo e na campanha de angariação de fundos. Assim a partir das 15 horas haverá animação infantil com Afonso Dias, Canta S.Teotónio e Grupo Coral de S.Luís. Às 18 horas actua Fernando Pereira, cinema infantil às 19 horas e uma sessão de fados às 8 e meia da noite. A noite prossegue com a actuação do Rancho Folclórico de Vila Nova de Milfontes e um convívio de artistas. A noite termina com dois espectáculos musicais de Luís Manuel e Quinzinho de Portugal e dj´s no espaço jovem.

quinta-feira, janeiro 13, 2005

Celebridades de outras quintas no Carnaval de Sines

O actor brasileiro Alexandre Frota e apresentadora Paula Coelho, participantes no concurso “Quinta das Celebridades”, da TVI, são as duas principais atracções do Carnaval de Sines 2005, uma organização da Comissão de Carnaval de Sines, com o apoio da Câmara Municipal de Sines e da Região de Turismo da Costa Azul, entre outras entidades. As festividades carnavalescas têm início, sexta-feira, dia 4 de Fevereiro, com o Carnaval dos Pequeninos, onde desfilarão cerca de 2000 crianças das escolas e infantários. Sábado, dia 5 de Fevereiro, o ponto alto é o primeiro baile carnavalesco, com apresentação do rei e da rainha, a partir das 22h00, no Pavilhão dos Desportos. O corso de domingo, 6 de Fevereiro, tem início às 15h30, na Avenida Vasco da Gama e terá a presença do convidado Alexandre Frota, além das escolas de samba, carros alegóricos, grupos e carros foliões. Às 22h00, realiza-se o segundo baile, no Pavilhão. Segunda-feira, dia 7 de Fevereiro, tem lugar, a partir das 21h00, o corso nocturno. Desta vez o “convidado” não será um artista, mas um espectáculo multimédia na zona do Pontal. O baile começa às 23h30. Dia 8, Terça-feira Gorda, o Carnaval receberá a visita da apresentadora Paula Coelho. O último baile de Carnaval, com a entrega de prémios aos seus melhores, realiza-se a partir das 10 da noite. O enterro do Entrudo, com marcha fúnebre pelas ruas da cidade, começará dia 9, às 22h00, junto à sede da Comissão do Carnaval.

quarta-feira, janeiro 12, 2005

2º Encontro de Remo Indoor em Odemira

A vila de Odemira vai acolher, no próximo dia 26 de Janeiro, Domingo, a 2ª edição do Encontro de Remo Indoor Adaptado, numa iniciativa do Núcleo Regional do Alentejo Litoral da Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral. A acção tem como destinatários os utentes de instituições de apoio a cidadãos portadores de deficiência de todo o país. Com o intuito de fomentar a socialização destes cidadãos, foram também convidadas para participar as crianças e jovens das escolas do 2º e 3º ciclo do ensino básico e do ensino secundário do concelho de Odemira. Nesta segunda edição do Encontro de Remo Indoor Adaptado, que terá lugar no Pavilhão Gimnodesportivo Municipal Dr. Justino Santos, são esperados cerca de 60 participantes. Objectivo desta iniciativa passa por promover o convívio e intercâmbio entre os cidadãos portadores de deficiência do concelho de Odemira e de todo o país, fomentando a sua socialização, bem como o desenvolvimento das suas capacidades psicomotoras. Esta é mais uma iniciativa do Núcleo Regional do Alentejo Litoral da Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral, cuja actuação beneficia actualmente 17 utentes no Centro de Actividades Ocupacionais e 11 no Apoio Domiciliário, com idades entre os 16 e os 55 anos. O Núcleo tem como objectivo geral assegurar as condições de equilíbrio físico, psicológico e social, adequadas às necessidades individuais de cada utente. A organização conta com o apoio da Câmara Municipal de Odemira e da Federação portuguesa de Remo.

segunda-feira, janeiro 10, 2005

RCD de Serpa em funcionamento

O Parque de Resíduos de Construção e Demolição e de Monstros Domésticos de Serpa entrou em funcionamento este mês. Trata-se de uma área de 13 hectares, situada na zona da Capelinha, por detrás do Parque de Máquinas da autarquia. Este espaço visa resolver o problema existente na cidade de Serpa, com a proliferação das chamadas “lixeiras”. Assim e tendo em conta o elevado número de lixeiras a autarquia promete que irá ser cumprido o estipulado no Regulamento de Coimas e no Código de Posturas do Município, sempre que ocorra depósito de inertes (entulhos) fora do local agora criado. Acrescenta-se que vão ser removidos todos entulhos existentes em diversos locais da cidade, sendo estes espaços vedados e fiscalizados. O Parque funciona todos os dias das 8h00 às 12h30 e das 13h30 às 16h30. Aos sábados estará aberto das 8h00 às 13h00. A entrega dos entulhos e lixos de grandes dimensões será feita pelo interessado, devendo previamente ser efectuada a separação (madeiras, ferros, alvenarias, etc.). A Câmara Municipal de Serpa continuará a prestar o serviço de recolha a casa de objectos de grande dimensão fora de uso (frigoríficos, sofás, máquinas de lavar, entre outros) sempre que for solicitada.

domingo, janeiro 09, 2005

Teatro cubano em digressão em Beja

Realiza-se na próxima Terça-feira, dia 11 de Janeiro, pelas 22 horas, no auditório interior da Casa da Cultura de Beja, um espectáculo de teatro “La edad de la Ciruela”. Trata-se do terceiro espectáculo da primeira digressão Portuguesa do grupo cubano “Teatro d’Dos”, “...premiado em Cuba e no estrangeiro, distinguindo-se pela singularidade e qualidade das suas duas actrizes. A realidade do teatro cubano é de uma vitalidade única dentro do panorama das artes cénicas da América Latina, sendo o grupo “Teatro d’Dos” um dos seus impulsionadores actuais mais dinâmicos.” Esta co-produção da Câmara Municipal de Beja – Pelouro da Juventude e Associação Juvenil Lêndias d’Encantar, conta com a encenação de Júlio Cesar Ramirez, desenho de movimento de Daisy Sanchez, assistência de encenação de Marilín López, desenho de luz de Júlio César, produção do Teatro d’Dos e interpretação de Daisy Sanchez e Yaquelin Yera. Trata-se de uma oportunidade única para que o público Português possa contactar com a realidade do teatro cubano contemporâneo.

sexta-feira, janeiro 07, 2005

Ministro do Turismo lança primeira pedra de termas em Nisa

O Ministro do Turismo Telmo Correia vai participar no próximo dia 11 deste mês no lançamento da primeira pedra do novo Complexo Termal da Fadagosa de Nisa. O projecto, que comtempla um balneário termal, um centro de internamento com 15 quartos, os acessos e ordenamento do espaço envolvente, recinto polidesportivo, piscina e campo de ténis, terá a primeira fase a decorrer em 2005 e 2006 num orçamento de 5 milhões de euros financiado pelo orçamento do município de Nisa e do PORA – Acção Integrada do Norte Alentejano. Para a segunada fase deste projecto a autarquia procura o envolvimento do sector privado, uma fase em que está prevista a construção de uma unidade hoteleira . O Projecto de Termalismo é considerado estruturante para o desenvolvimento daquele concelho Alentejano, perspectivando-se que sejam atendidos sete mil aquistas anualmente e que a actividade termal crie cerca de seis dezenas de postos de trabalho. A autarquia acredita no sucesso deste projecto sublinhando que através dos resultados da época do ano passado, de Abril a Novembro, houve um acréscimo de 12% de visitantes em relação a 2003.

quinta-feira, janeiro 06, 2005

Janeiras cantadas em Santiago do Cacém

Um pouco por todo o concelho de Santiago do Cacém cantam-se as Janeiras. Esta quinta-feira utentes das instituições de idosos do concelho de Santiago do Cacém juntam-se nos Pavilhões de Exposições em Santiago para cantarem as janeiras. Uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Santiago do Cacém que quer assim revitalizar a tradição do cante das janeiras. O cante das janeiras tem lugar esta tarde às 14h30 e conta ainda com baile pelo acordeonista João do Carmo e com uma exposição de presépios realizados nestas instituições de idosos. No mesmo âmbito mas amanhã, a partir das 21 horas, decorre na Praça D. Manuel I o Cante dos Reis, em Alvalade, que conta com a presença Banda de Musica "Lira Cercalense" de Cercal do Alentejo, Grupo Coral da Casa do Povo de Cercal do Alentejo, Grupo Coral do Centro de Dia de São Domingos, Grupo Coral da Sonega, Grupo Coral do Centro de Dia de S. Francisco e Grupo Coral Centro Dia de Alvalade. Já ontem à tarde na freguesia de S. Francisco da Serra também se cantaram as Janeiras, numa organização do Centro de Dia de S. Francisco da Serra e Centro de Actividades da mesma freguesia. Um encontro de gerações no cantar das janeiras, entre crianças e idosos que percorreram os montes daquela freguesia. Uma forma de se passar esta tradição dos mais velhos para os mais novos.

Galardão distingue site da Rádio Sines

A Rádio Sines venceu a 2ª edição dos "Óscares Jornal Rádio - 2004"O site na internet da Rádio Sines foi considerado o Melhor Site de Rádio do Distrito de Setúbal. O galardão, instituido desde há dois anos pelo site Jornal Rádio, pretende distinguir o melhor site do ano, nos vários distritos. Segundo a estação emissora de Sines este galardão veio "premiar o esforço dos profissionais da estação, a aposta que desde a primeira hora os responsáveis da Rádio Sines fizeram na presença na Internet e nesta última renovação do site, mas sobretudo premeia a quem nos visita e ouve através da nossa emissão online diariamente".

quarta-feira, janeiro 05, 2005

Odemira tem Centro de Recursos para docentes

Com o objectivo de proporcionar aos profissionais de educação do concelho o acesso a diversos materiais pedagógicos e, ao mesmo tempo, reaproveitar os que foram adquiridos no âmbito dos projectos “Crescer para Ser” e “Gabinete de Apoio à Função Parental - GAFP”, a Câmara Municipal de Odemira criou o Centro de Recursos para Professores, que entrou em funcionamento esta semana, nas instalações do GAFP em Odemira . Para além dos materiais pedagógicos adquiridos pela autarquia para os vários projectos, outros foram surgindo em resultado da dinâmica estabelecida entre os diversos técnicos que constituem a rede de parceiros dos projectos “Crescer para Ser” (concluído em 2003) e o “Gabinete de Apoio à Função Parental” (actualmente em curso), possibilitando que, actualmente, exista um considerável número de recursos. Tendo em atenção que apenas algumas escolas e entidades parceiras têm conhecimento da existência destes recursos e que, com alguma frequência, têm vindo a solicitar a sua utilização, tornou-se pertinente a criação de um serviço que abrangesse, de igual forma, todos os profissionais da educação que actuam no concelho, surgindo assim o Centro de Recursos para Professores. É intenção da autarquia que este Centro de Recursos "proporcione não só a consulta e/ou requisição dos materiais disponíveis mas, sobretudo, que funcione enquanto espaço de intercâmbio, onde professores e técnicos divulguem e partilhem instrumentos, programas, livros, entre outros, relacionados com a sua prática e experiência educativa". Paralelamente, este serviço irá também disponibilizar, sempre que se verificar necessário, apoio técnico nas áreas da psicologia educacional e do serviço social. Fonte:CMO

terça-feira, janeiro 04, 2005

Iniciativas antecedem Pax Júlia, em Beja

A Biblioteca Municipal José Saramago recebe no próximo dia 10 de Janeiro a Conferência : A transformação cultural das cidades médias, segundo os seus agentes culturais que conta com a presença de Helena Coelho dos Santos, Doutorada em Sociologia, Professora Auxiliar da Faculdade de Economia da Universidade do Porto, trabalha na área da Sociologia da Cultura. Esta conferência procurará abordár as mudanças por que passaram a composição social e a dinâmica cultural das cidades médias portuguesas, ao longo dos anos 90, a partir das representações e dos discursos dos seus agentes culturais. O material empírico é constituído por trinta entrevistas realizadas em 1999-2000, no quadro de um projecto mais global sobre as dinâmicas culturais urbanas. Ainda na Biblioteca José Saramago têm ainda lugar, mas a 18 Janeiro um debate sobre o tema Pax-Julia; um Pólo Cultural para o Município e para a Região, dirigido a agentes culturais, associações, escolas, autarquias locais e público em geral. Estas iniciativas realizam se no âmbito da abertura Pax-Julia Teatro Municipal que contará ainda com a apresentação do livro Abrigos - condições das cidades e energia da cultura António Pinto Ribeiro, Professor conferencista de várias universidades internacionais, ex-Director Artístico da Culturgest, Coordenador do Programa Gulbenkian Criatividade e Criação Artística.

segunda-feira, janeiro 03, 2005

Perfilados cabeças de lista no Alentejo e Setúbal

Estão perfilados os cabeças de lista, dos principais partidos, para a corrida às legislativas de 20 de Fevereiro de 2005. No distrito de Setúbal, o ex comissário europeu António Vitorino assume os destinos da candidatura do Partido Socialista enquanto que o Partido Social Democrata escolheu o actual Ministro da Segurança Social, Fernando Negrão, este último, candidato em 2002 pelo distrito de Faro. Já o candidato comunista é estreante nestas andanças. Francisco Lopes, operário de profissão, teve maior visibilidade na luta sindical desde 1973. Em Beja, Luis Pita Ameixa, presidente da Federação Regional do Baixo Alentejo encabeça a lista dos socialistas, cabendo à jurista Glória Marques da Costa a candidatura pelo PSD àquele distrito do Baixo Alentejo. José Soeiro, o ex coordenador da direcção do Alentejo do PCP encabeça a candidatura da CDU e o arqueólogo e historiador Cláudio Torres pelo Bloco de Esquerda. Já no Alto Alentejo, no distrito de Évora as listas são encabeçadas por nomes de destaque nos respectivos partidos. Maria João Bustorff, actual Ministra da Cultura do governo da coligação, é a cabeça de lista pelo PSD. Abilio Fernandes, ex autarca, que liderou os destinos do municipio eborense de 1977 a 2001 encabeça as listas da CDU naquele distrito, enquanto que a escolha do PS recai sobre Carlos Zorrinho, professor catedrático e Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Administração Interna do XIV governo constitucional. Em Portalegre Miranda Calha, ex Ministro da Administração Local e por 3 vezes Secretário de Estado dos Desportos, lidera a candidatura do PS sendo Costa Neves a liderar as listas do PSD e Fernando Carmosino, membro do Comité Central do PCP, a encabeçar a candidatura comunista.

domingo, janeiro 02, 2005

Ano novo, preços novos

Rendas de casa, luz e portagens são alguns dos aumentos mais significativos para o novo ano que agora se inicia. Está assim dificultada a vida às familias. As rendas de casa sobem e para aqueles com contractos de arrendamento superior a 25 anos os valores vão de 2% a 3.75%. Ainda no âmbito das despesas com a casa sobem também os valores com a facturação da electricidade, valores esses que andarão à volta da inflacção. Em relação às deslocações, vai concerteza verificar-se o que sucedeu no ano de 2004, as subidas e descidas com a agravante, se avançar a proposta, da taxa especial para quem resolver encher o depósito durante a noite, ficando por saber qual será a percentagem. As portagens também sobem. Nos circuitos da Brisa o aumento será em média de 1,8%. Para chegar de Lisboa ao Algarve prepare-se para pagar mais 40 cêntimos enquanto que quem quiser passar a Ponte 25 de Abril ou a Vasco da Gama deverá estar preparado para pagar mais 4,5%.Por aumentar ficam os transportes públicos, aumentos que se esperam para o próximo mês de Março.

sábado, janeiro 01, 2005

Bom Ano Novo - As novidades do Alentejo Magazine

marcar artigo