Os Filhos da Madrugada: fevereiro 2004 Arquivo

27-07-2018
marcar artigo

Empréstimo ou receita? - Quem esclarece a verdade? O governo fez um negócio com o banco norte-americano Citigroup, em 19 de Dezembro. Parece não haver dúvidas de que o negócio chama-se: "operação de titularização de créditos".

Ontem, no Parlamento, Francisco Louçã afirmou que se tratou de um empréstimo de 1760 milhões de euros, verba que permitiu baixar o défice de 4,2% para 2,8%, e perguntou ao primeiro-ministro quanto é que Portugal vai pagar de juros.

Mas Durão Barroso respondeu que o dinheiro entrou como receita e não como empréstimo e por isso não haverá lugar para juros.

O país ficou na dúvida. Espero que alguém venha explicar com clareza que tipo de negócio foi feito e em que condições. De qualquer modo, o país ficou a perceber que o primeiro-ministro não quer explicar, sinal de que há qualquer coisa que se procura esconder. Comentários (2) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 04:54 PM

A estátua de Sá Carneiro Vi nos jornais a fotografia da estátua de Sá Carneiro e francamente não gostei nada. Mas como não sou especialista, calei-me. Hoje, no Público, Helena Roseta, arquitecta, pronuncia-se claramente contra a má qualidade da obra, encomendada por Santana Lopes.

Decididamente, o ainda presidente da Câmara de Lisboa não acerta uma!

Comentários (1) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 08:39 PM

Santana, Rei do Circo? Manuel Frexes vem, hoje, nas páginas do Público, defender Pedro Santana Lopes dos ataques dos "trapezistas, malabaristas e cospe-fogo..." O homem julga que está no circo. Se está no circo deve ser o palhaço ou o domador de tigres...Para ele o mundo é um circo. E Santana, seu ídolo, deverá ser o rei do circo.

O nosso Frexes deve ser, de facto, o palhaço do circo. De outro modo, como entender a frase: "Entre os muitos méritos da sua corajosa e nobre disponibilidade de se candidatar à Presidência da República..."? Repararam bem na "sua corajosa e nobre disponibilidade..."? Atitude tão corajosa... tão nobre...

Poderá lá um Cavaco impedir tal disponibilidade tão corajosa e tão nobre? E a Pátria poderá prescindir de uma missão de tão altíssimo serviço patriótico? Tão corajosa e tão nobre?É caso para citar Camões: "Ditosa Pátria que tais filhos tem..." (Espero que Camões me perdoe esta ousadia, mas talvez ele aceite esta minha brincadeira em dia de Carnaval). Comentários (1) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 11:34 PM

Culturalmente, também de tanga! Escondida nas páginas interiores dos jornais (é mesmo a última notícia do "Público"- Local) leio a triste notícia:

"A criação de uma orquestra na sub-região do Médio Tejo está comprometida devido às dificuldades de financiamento (...) A iniciativa, que já fora aprovada por vários municípios do Médio Tejo, visava a formação de uma orquestra regional capaz de oferecer regularmente espectáculos musicais nos cine-teatros e outros espaços públicos da região e de outras zonas do país.

Apenas com o apoio financeiro da administração central a iniciativa se poderia concretizar. Mas, com a decisão do Ministério da Cultura de congelar o despacho que permitia apoios às orquestras regionais, no Médio Tejo a sua criação está para já suspensa".

Está assim o nosso país. E é assim que o nosso (des)governo quer que continue: de tanga! O país mais atrasado da União Europeia.

Comentários (1) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 10:58 PM

Rui Vieira Nery Gostei muito de ouvir falar Rui Vieira Nery, ontem na 2: . O musicólogo falou da sua vida, falou do fado, falou do atraso cultural do país, falou da actividade da Gulbenkian, falou da sua acção política. Falou do seu empenhamento na luta por uma sociedade mais justa. Em suma, falou como um homem de esquerda, assumindo-se claramente como tal. E por isso é que participou nos "Estados Gerais" e foi Secretário de Estado da Cultura.

Espero que Ferro Rodrigues se lembre dele e o convide para seu colaborador nas áreas culturais, não só no momento presente, mas principalmente num futuro governo PS.

Comentários (1) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 10:45 PM

Ontem como hoje: os vampiros A melhor maneira de homenagear o Zeca Afonso, no aniversário da sua morte, é actualizar a sua obra e seguir o seu exemplo de cidadão empenhado na luta por uma sociedade mais justa. Os vampiros No céu cinzento sob o astro mudo

Batendo as asas pela noite calada

Vêm em bandos com pés veludo

Chupar o sangue fresco da manada

Se alguém se engana com seu ar sisudo

E lhes franqueia as portas à chegada

Eles comem tudo eles comem tudo

Eles comem tudo e não deixam nada A toda a parte chegam os vampiros

Poisam nos prédios poisam nas calçadas

Trazem no ventre despojos antigos

Mas nada os prende às vidas acabadas São os mordomos do universo todo

Senhores à força mandadores sem lei

Enchem as tulhas bebem vinho novo

Dançam a ronda no pinhal do rei Eles comem tudo eles comem tudo

Eles comem tudo e não deixam nada No chão do medo tombam os vencidos

Ouvem-se os gritos na noite abafada

Jazem nos fossos vítimas dum credo

E não se esgota o sangue da manada José Afonso, "Ao Vivo no Coliseu", 1983

Comentários (0) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 10:15 PM

Em defesa de Monsanto Se Santana Lopes permanecer na Câmara de LIsboa por muito tempo, é bem provável que acabe por desfigurar a cidade. Esperemos que tal não aconteça, não porque se tenha mudado para Belém, mas simplesmente porque o povo de Lisboa, nas próximas eleições, decida mandá-lo para casa.

Um dos locais que ele pretende estragar é o Parque de Monsanto. Por isso é que o eng. Gonçalo Teles (com a autoridade que todos lhe reconhecem) chama a atenção para o perigo que corre esta área ecológica de Lisboa. Hoje, no "Público" (local). Transcrevo os parágrafos finais:

"O espírito do Parque é o mesmo das históricas Tapadas e Matas que ainda, felizmente, subsistem no nosso país. A íntima relação com a natureza e o recreio contemplativo que proporcionam não permite, sem a sua destruição, transformá-las num mosaico de parques urbanos, feiras populares, recintos desportivos com todas as infra-estruturas necessárias para o respectivo funcionamento e a carga de ruído, artificialismo e concentração de gentes que acarretam.

Deixem Monsanto ser o monte santo de Lisboa e, como tal, um bem sagrado dos seus habitantes, actuais e vindouros. Não destruam em meia dúzia de anos um trabalho de meio século." Comentários (1) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 07:21 PM

O grande acontecimento: o Zé Manel passa no exame! Não sei se repararam no sorriso infantil de Durão Barroso ao anunciar que o défice ficou em 2,8%. Imaginei-o a exclamar em tom triunfante:

- Pai, passei no exame!

E o pai:

- Muito bem filho, tens de agradecer à tua professora Manuela!

O seu colega Eduardo não se conteve:

- Ele faz batota! Ele fez batota!

E o Zé Manuel, orgulhoso:

- Ele tá mas é invejoso. Com batota ou não passei no exame. Isso é o que interessa! O Inspector considera-me aprovado. Pai, acredite em mim! Hoje é o dia mais feliz da minha vida!

Comentários (1) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 08:36 PM

O sonho e a realidade Já aqui escrevi, outro dia, a propósito de um escândalo no governo do Brasil, que um partido, seja ele qualquer for, não é constituído por anjos. Escreve a revista brasileira "Veja" que a "imagem de um partido acima do bem e do mal, sempre cultivada pelo PT, ficou abalada."

O PT - acrescento eu - mostrou apenas o que é e sempre foi: um partido de homens e mulheres normais.

Por seu lado, Gilberto Gil, ministro da Cultura, demitiu um colaborador por alegado envolvimento num acto de corrupção. Outros assessores demitiram-se, afirmando:" O sonho acabou." O ministro respondeu, perguntando: "De que sonho se trata?".

Conclusão: o sonho é uma coisa, a realidade é outra. "O sonho comanda a vida", como dizia o poeta, mas a transformação da realidade não se faz ao ritmo dos sonhos, nem com os pés fora da realidade. Há quem pense que a política deve ser feita só pelos chamados pragmáticos; e há quem pense que a política deve ser obra apenas dos sonhadores.

Mas, como em tudo na vida, a sabedoria está no saber combinar o sonho com a realidade. Comentários (1) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 10:11 PM

Bush será derrotado? Neste momento, as sondagens indicam uma derrota clara de G. Bush face a qualquer dos dois candidatos democratas que se apresentem às eleições. Embora a vitória dos democratas não seja uma garantia automática de uma boa política dos EUA no futuro, a derrota de Bush é só por si uma vitória da humanidade. Comentários (1) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 09:53 PM

Moçambique é notícia Moçambique, um dos países mais pobres do mundo, tem, desde ontem, uma mulher, Luísa Diogo, na chefia do governo. É mais um passo importante no caminho da emancipação feminina.

Também, S. Tomé e Princípe tem, neste momento uma primeira-ministra, mas a escolha de mulheres para altos cargos é ainda um caso muito raro em África, e não só em África, como sabemos. Comentários (0) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 09:43 PM

Cavaco Silva é o novo D. Sebastião Cavaco Silva é o salvador desejado para uma grande parte dos portugueses. Mas ele não virá libertar-nos dos males do presente mas de um futuro com Santana Lopes na chefia do país, qual fantasma que antes de ser já é. Tal como aconteceu com o mito sebastianista, o seu regresso é incerto.

Será que em vez de D. Sebastião, assistiremos ao regresso de Cavaco numa manhã de nevoeiro?

Comentários (1) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 05:50 PM

A frase do dia "Se algum dia Santana Lopes for Presidente da República, eu, pelo menos, vou passar a ter vergonha de ser português. Quero ser bielorrusso, apátrida, monárquico, anarquista, qualquer coisa, menos cidadão de uma República de que ele seja Presidente."

Miguel de Sousa Tavares, "Público" Comentários (0) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 05:21 PM

Nenhum partido é constituído por anjos Há partidos que se apresentam imaculados, puros, incorruptos e incorruptíveis. São os casos, por exemplo do PT no Brasil e do Bloco de Esquerda em Portugal. É como se todos os seus militantes ou colaboradores fossem anjos, seres sobrenaturais que nunca erram, não têm ambições desmedidas, são honestos e altruistas. Quando surge um problema de corrupção... aqui del rei! - gritam desesperados. Foi o que aconteceu no Brasil, segundo noticiam os jornais: um subsecretário do governo acusado de suborno.

Ora, como o tempo e a história nos têm ensinado, os grande ideais e utopias esbarram sempre na fragilidade da natureza humana. Onde há homens, há desonestidade, há mentira, há corrupção. Nenhum partido pode pretender estar acima da maldade humana. A solução é criar mecanismos de controlo e fiscalização (na sociedade e no interior dos partidos) para que sejam punidos aqueles que atentarem contra os valores colectivos, não permitindo comportamentos incorrectos, pois o poder político ou qualquer outro é sempre um engodo para a corrupção. Comentários (2) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 10:07 PM

Candidatos... Mário Mesquita tem razão:

"... são os homens (pelo menos, outrora) mais próximos de António Guterres e da direita do partido - Jorge Coelho e José Sócrates - que se encontram melhor colocados para suceder a Ferro Rodrigues. A nova liderança não se fará, por isso, com base na reflexão sobre o "guterrismo" e a descaracterização direitista do partido, que o PS nunca chegou a fazer, mas na crítica da liderança de Ferro Rodrigues: os erros tácticos cometidos ao longo do processo Casa Pia e a sua aproximação à CGTP e à esquerda que, nas legislativas, evitaram que o PS pagasse na íntegra a factura de Guterres." ("Público" de hoje) Comentários (2) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 09:35 PM

Como vencer o terrorismo? Manuel Castells, célebre teorizador da globalização, professor da Universidade da Califórnia, Berkeley, afirma en entrevista ao "Público":

"Esta guerra mundial é a guerra das redes terroristas contra os Estados do mundo. É muito séria mas não é comparável às guerras mundiais do século XX. E pode ser desactivada através de medidas políticas. Pelo contrário, a melhor forma de ganhar esta guerra - mesmo que seja preciso exterminar os terroristas - não é a militar, porque apenas levaria à sua reprodução. É politicamente, atacando as fontes que a alimentam - a exclusão social, a falta de diálogo entre culturas e a falta de uma solução para o conflito do Médio Oriente.

O terrorismo é um problema mundial muito sério, mas desestabiliza muito mais o mundo a reacção que houve a esse problema." Comentários (3) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 05:04 PM

Nova derrota de António Vitorino? Depois do fracasso que foi a sua candidatura a secretário-geral da NATO, parece gorar-se, novamente, a sua candidatura à presidência da Comissão Europeia, pois segundo os jornais de hoje, o ainda comissário europeu "não deverá contar com o apoio da maioria dos Estados membros da União Europeia."

Após a saída de A. Guterres, A. Vitorino recusou liderar o PS, optando por continuar no cargo de comissário europeu. Por outro lado, há pressões do PSD para que Durão Barroso o substitua por um militante do PSD.

Sendo assim, que decidirá Vitorino? Regressar Portugal? Para secretário-geral do PS é que está fora de questão, após a disponibilidade já manifestada por Jorge Coelho. Quem sabe se Jorge Coelho não quis mesmo "marcar terreno", antes da chegada da "estrela europeia"? Comentários (2) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 04:57 PM

O que é mais importante discutir? De acordo com as minúsculas notícias publicadas nas páginas interiores do “Público” (ignoro se os outros jornais têm sequer noticiado alguma coisa), a Internacional Socialista tem estado muito activa ultimamente, contactando com governos de vários países e com o partido democrático dos EUA.

Hoje, por exemplo, aquele jornal noticia uma visita à China. O objectivo é apresentar um plano de reforma do sistema internacional e das suas instituições, nomeadamente a reforma do Conselho de Segurança das Nações Unidas e a criação de uma agência especializada de ambiente.

Julgo que a iniciativa é muito importante, pois regular a globalização é tarefa decisiva para o futuro da humanidade. Porém, quer os nossos jornalistas, quer os nossos comentadores políticos estão mais preocupados com os escândalos e as lamúrias sobre a crónica depressão dos portugueses, do que debater propostas de futuro. É o costume! Comentários (0) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 09:03 PM

"Construir o futuro..." Não sei se têm reparado nuns anúncios que o PSD tem colocado nos jornais, intitulados "Construir o Futuro".

Hoje, por exemplo, a construção do futuro faz-se com um jantar de militantes em Valongo, com a presença, imaginem... do talentoso construtor de futuros Guilherme Silva!... Sensivelmente à mesma hora, um outro ambicioso construtor do seu futuro político, Marques Mendes, vai à tomada de posse da Secção de Arruda dos Vinhos. Finalmente, Miguel Relvas estará na Assembleia Distrital do PSD de Viseu.

Assim, se constrói o futuro. Do País? Que ideia!

Assim, se constrói o futuro deles!... Comentários (2) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 08:16 PM

Iraque - democracia ou guerra civil? Em cada dia que passa a situação agrava-se no Iraque, sem que as forças ocupantes consigam parar a violência. Mais de 100 mortos só nas últimas 24 horas! Neste contexto, como realizar eleições? Entretanto G. Bush continua a prometer que o Iraque será o "farol" que irradiará a democracia por toda a região do Médio Oriente. Ainda no passado domingo renovou esse seu "sonho"!

Só há uma cura para o homem: regressar a casa! Talvez lá para Novembro, o homem possa finalmente ir descansar. E o Mundo poderá finalmente respirar de alívio. Mas quem sabe se antes disso, os terroristas já não terão conseguido os seus objectivos: provocar uma guerra civil no Iraque?

Comentários (1) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 08:26 PM

Os temores de Delgado Luís Delgado anda assustado. Escreve ele que o quase certo candidato presidencial democrata John Kerry é “simpaticamente assustador.” Não entendo bem o que ele quererá dizer com isso, mas Julgo que o seu temor se deve à possibilidade do candidato democrata poder vencer G. Bush.

Aconselho Delgado a ir tomando uns calmantes, pois, a acreditar nas sondagens, J. F. K . poderá mesmo vencer! Comentários (1) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 08:00 PM

Candidatos O PS não consegue arranjar um candidato à Presidência da República, mas tem não sei quantos candidatos ao cargo de secretário-geral! Com um PS assim, não só vamos ter a coligação de direita por longos anos no Governo, como também o Santana Lopes em Belém.

A não ser que uma decisão já esteja tomada: a candidatura de Ferro Rodrigues à Presidência da República e a de Jorge Coelho a secretário geral do partido. E assim se entende a atitude do antigo número dois de Guterres. Comentários (0) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 06:18 PM

Exposição de pintura barroca Em Portugal não temos o hábito de frequentar museus. É verdade que não temos grandes museus, como a Inglaterra, a França ou Espanha, mas temos alguns de valor.

Ignoro se as escolas realizam visitas de estudo a museus. Espero que o façam, a fim de incutir, a partir da infância e da adolescência, o gosto pela arte.

A esposição "Pintura Portuguesa do Século XVII. Histórias, Lendas, Narrativas" pode ser uma oportunidade para os professores levarem os seus alunos, os pais os seus filhos e os avós os seus netos ao Museu Nacional de Arte Antiga. Não acham?

De 4 de Fevereiro a 2 de Maio.

De quarta a domingo - das 10 às 18 horas. Terças - das 14 às 18 h. Comentários (1) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 09:48 PM

Empréstimo ou receita? - Quem esclarece a verdade? O governo fez um negócio com o banco norte-americano Citigroup, em 19 de Dezembro. Parece não haver dúvidas de que o negócio chama-se: "operação de titularização de créditos".

Ontem, no Parlamento, Francisco Louçã afirmou que se tratou de um empréstimo de 1760 milhões de euros, verba que permitiu baixar o défice de 4,2% para 2,8%, e perguntou ao primeiro-ministro quanto é que Portugal vai pagar de juros.

Mas Durão Barroso respondeu que o dinheiro entrou como receita e não como empréstimo e por isso não haverá lugar para juros.

O país ficou na dúvida. Espero que alguém venha explicar com clareza que tipo de negócio foi feito e em que condições. De qualquer modo, o país ficou a perceber que o primeiro-ministro não quer explicar, sinal de que há qualquer coisa que se procura esconder. Comentários (2) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 04:54 PM

A estátua de Sá Carneiro Vi nos jornais a fotografia da estátua de Sá Carneiro e francamente não gostei nada. Mas como não sou especialista, calei-me. Hoje, no Público, Helena Roseta, arquitecta, pronuncia-se claramente contra a má qualidade da obra, encomendada por Santana Lopes.

Decididamente, o ainda presidente da Câmara de Lisboa não acerta uma!

Comentários (1) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 08:39 PM

Santana, Rei do Circo? Manuel Frexes vem, hoje, nas páginas do Público, defender Pedro Santana Lopes dos ataques dos "trapezistas, malabaristas e cospe-fogo..." O homem julga que está no circo. Se está no circo deve ser o palhaço ou o domador de tigres...Para ele o mundo é um circo. E Santana, seu ídolo, deverá ser o rei do circo.

O nosso Frexes deve ser, de facto, o palhaço do circo. De outro modo, como entender a frase: "Entre os muitos méritos da sua corajosa e nobre disponibilidade de se candidatar à Presidência da República..."? Repararam bem na "sua corajosa e nobre disponibilidade..."? Atitude tão corajosa... tão nobre...

Poderá lá um Cavaco impedir tal disponibilidade tão corajosa e tão nobre? E a Pátria poderá prescindir de uma missão de tão altíssimo serviço patriótico? Tão corajosa e tão nobre?É caso para citar Camões: "Ditosa Pátria que tais filhos tem..." (Espero que Camões me perdoe esta ousadia, mas talvez ele aceite esta minha brincadeira em dia de Carnaval). Comentários (1) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 11:34 PM

Culturalmente, também de tanga! Escondida nas páginas interiores dos jornais (é mesmo a última notícia do "Público"- Local) leio a triste notícia:

"A criação de uma orquestra na sub-região do Médio Tejo está comprometida devido às dificuldades de financiamento (...) A iniciativa, que já fora aprovada por vários municípios do Médio Tejo, visava a formação de uma orquestra regional capaz de oferecer regularmente espectáculos musicais nos cine-teatros e outros espaços públicos da região e de outras zonas do país.

Apenas com o apoio financeiro da administração central a iniciativa se poderia concretizar. Mas, com a decisão do Ministério da Cultura de congelar o despacho que permitia apoios às orquestras regionais, no Médio Tejo a sua criação está para já suspensa".

Está assim o nosso país. E é assim que o nosso (des)governo quer que continue: de tanga! O país mais atrasado da União Europeia.

Comentários (1) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 10:58 PM

Rui Vieira Nery Gostei muito de ouvir falar Rui Vieira Nery, ontem na 2: . O musicólogo falou da sua vida, falou do fado, falou do atraso cultural do país, falou da actividade da Gulbenkian, falou da sua acção política. Falou do seu empenhamento na luta por uma sociedade mais justa. Em suma, falou como um homem de esquerda, assumindo-se claramente como tal. E por isso é que participou nos "Estados Gerais" e foi Secretário de Estado da Cultura.

Espero que Ferro Rodrigues se lembre dele e o convide para seu colaborador nas áreas culturais, não só no momento presente, mas principalmente num futuro governo PS.

Comentários (1) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 10:45 PM

Ontem como hoje: os vampiros A melhor maneira de homenagear o Zeca Afonso, no aniversário da sua morte, é actualizar a sua obra e seguir o seu exemplo de cidadão empenhado na luta por uma sociedade mais justa. Os vampiros No céu cinzento sob o astro mudo

Batendo as asas pela noite calada

Vêm em bandos com pés veludo

Chupar o sangue fresco da manada

Se alguém se engana com seu ar sisudo

E lhes franqueia as portas à chegada

Eles comem tudo eles comem tudo

Eles comem tudo e não deixam nada A toda a parte chegam os vampiros

Poisam nos prédios poisam nas calçadas

Trazem no ventre despojos antigos

Mas nada os prende às vidas acabadas São os mordomos do universo todo

Senhores à força mandadores sem lei

Enchem as tulhas bebem vinho novo

Dançam a ronda no pinhal do rei Eles comem tudo eles comem tudo

Eles comem tudo e não deixam nada No chão do medo tombam os vencidos

Ouvem-se os gritos na noite abafada

Jazem nos fossos vítimas dum credo

E não se esgota o sangue da manada José Afonso, "Ao Vivo no Coliseu", 1983

Comentários (0) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 10:15 PM

Em defesa de Monsanto Se Santana Lopes permanecer na Câmara de LIsboa por muito tempo, é bem provável que acabe por desfigurar a cidade. Esperemos que tal não aconteça, não porque se tenha mudado para Belém, mas simplesmente porque o povo de Lisboa, nas próximas eleições, decida mandá-lo para casa.

Um dos locais que ele pretende estragar é o Parque de Monsanto. Por isso é que o eng. Gonçalo Teles (com a autoridade que todos lhe reconhecem) chama a atenção para o perigo que corre esta área ecológica de Lisboa. Hoje, no "Público" (local). Transcrevo os parágrafos finais:

"O espírito do Parque é o mesmo das históricas Tapadas e Matas que ainda, felizmente, subsistem no nosso país. A íntima relação com a natureza e o recreio contemplativo que proporcionam não permite, sem a sua destruição, transformá-las num mosaico de parques urbanos, feiras populares, recintos desportivos com todas as infra-estruturas necessárias para o respectivo funcionamento e a carga de ruído, artificialismo e concentração de gentes que acarretam.

Deixem Monsanto ser o monte santo de Lisboa e, como tal, um bem sagrado dos seus habitantes, actuais e vindouros. Não destruam em meia dúzia de anos um trabalho de meio século." Comentários (1) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 07:21 PM

O grande acontecimento: o Zé Manel passa no exame! Não sei se repararam no sorriso infantil de Durão Barroso ao anunciar que o défice ficou em 2,8%. Imaginei-o a exclamar em tom triunfante:

- Pai, passei no exame!

E o pai:

- Muito bem filho, tens de agradecer à tua professora Manuela!

O seu colega Eduardo não se conteve:

- Ele faz batota! Ele fez batota!

E o Zé Manuel, orgulhoso:

- Ele tá mas é invejoso. Com batota ou não passei no exame. Isso é o que interessa! O Inspector considera-me aprovado. Pai, acredite em mim! Hoje é o dia mais feliz da minha vida!

Comentários (1) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 08:36 PM

O sonho e a realidade Já aqui escrevi, outro dia, a propósito de um escândalo no governo do Brasil, que um partido, seja ele qualquer for, não é constituído por anjos. Escreve a revista brasileira "Veja" que a "imagem de um partido acima do bem e do mal, sempre cultivada pelo PT, ficou abalada."

O PT - acrescento eu - mostrou apenas o que é e sempre foi: um partido de homens e mulheres normais.

Por seu lado, Gilberto Gil, ministro da Cultura, demitiu um colaborador por alegado envolvimento num acto de corrupção. Outros assessores demitiram-se, afirmando:" O sonho acabou." O ministro respondeu, perguntando: "De que sonho se trata?".

Conclusão: o sonho é uma coisa, a realidade é outra. "O sonho comanda a vida", como dizia o poeta, mas a transformação da realidade não se faz ao ritmo dos sonhos, nem com os pés fora da realidade. Há quem pense que a política deve ser feita só pelos chamados pragmáticos; e há quem pense que a política deve ser obra apenas dos sonhadores.

Mas, como em tudo na vida, a sabedoria está no saber combinar o sonho com a realidade. Comentários (1) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 10:11 PM

Bush será derrotado? Neste momento, as sondagens indicam uma derrota clara de G. Bush face a qualquer dos dois candidatos democratas que se apresentem às eleições. Embora a vitória dos democratas não seja uma garantia automática de uma boa política dos EUA no futuro, a derrota de Bush é só por si uma vitória da humanidade. Comentários (1) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 09:53 PM

Moçambique é notícia Moçambique, um dos países mais pobres do mundo, tem, desde ontem, uma mulher, Luísa Diogo, na chefia do governo. É mais um passo importante no caminho da emancipação feminina.

Também, S. Tomé e Princípe tem, neste momento uma primeira-ministra, mas a escolha de mulheres para altos cargos é ainda um caso muito raro em África, e não só em África, como sabemos. Comentários (0) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 09:43 PM

Cavaco Silva é o novo D. Sebastião Cavaco Silva é o salvador desejado para uma grande parte dos portugueses. Mas ele não virá libertar-nos dos males do presente mas de um futuro com Santana Lopes na chefia do país, qual fantasma que antes de ser já é. Tal como aconteceu com o mito sebastianista, o seu regresso é incerto.

Será que em vez de D. Sebastião, assistiremos ao regresso de Cavaco numa manhã de nevoeiro?

Comentários (1) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 05:50 PM

A frase do dia "Se algum dia Santana Lopes for Presidente da República, eu, pelo menos, vou passar a ter vergonha de ser português. Quero ser bielorrusso, apátrida, monárquico, anarquista, qualquer coisa, menos cidadão de uma República de que ele seja Presidente."

Miguel de Sousa Tavares, "Público" Comentários (0) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 05:21 PM

Nenhum partido é constituído por anjos Há partidos que se apresentam imaculados, puros, incorruptos e incorruptíveis. São os casos, por exemplo do PT no Brasil e do Bloco de Esquerda em Portugal. É como se todos os seus militantes ou colaboradores fossem anjos, seres sobrenaturais que nunca erram, não têm ambições desmedidas, são honestos e altruistas. Quando surge um problema de corrupção... aqui del rei! - gritam desesperados. Foi o que aconteceu no Brasil, segundo noticiam os jornais: um subsecretário do governo acusado de suborno.

Ora, como o tempo e a história nos têm ensinado, os grande ideais e utopias esbarram sempre na fragilidade da natureza humana. Onde há homens, há desonestidade, há mentira, há corrupção. Nenhum partido pode pretender estar acima da maldade humana. A solução é criar mecanismos de controlo e fiscalização (na sociedade e no interior dos partidos) para que sejam punidos aqueles que atentarem contra os valores colectivos, não permitindo comportamentos incorrectos, pois o poder político ou qualquer outro é sempre um engodo para a corrupção. Comentários (2) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 10:07 PM

Candidatos... Mário Mesquita tem razão:

"... são os homens (pelo menos, outrora) mais próximos de António Guterres e da direita do partido - Jorge Coelho e José Sócrates - que se encontram melhor colocados para suceder a Ferro Rodrigues. A nova liderança não se fará, por isso, com base na reflexão sobre o "guterrismo" e a descaracterização direitista do partido, que o PS nunca chegou a fazer, mas na crítica da liderança de Ferro Rodrigues: os erros tácticos cometidos ao longo do processo Casa Pia e a sua aproximação à CGTP e à esquerda que, nas legislativas, evitaram que o PS pagasse na íntegra a factura de Guterres." ("Público" de hoje) Comentários (2) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 09:35 PM

Como vencer o terrorismo? Manuel Castells, célebre teorizador da globalização, professor da Universidade da Califórnia, Berkeley, afirma en entrevista ao "Público":

"Esta guerra mundial é a guerra das redes terroristas contra os Estados do mundo. É muito séria mas não é comparável às guerras mundiais do século XX. E pode ser desactivada através de medidas políticas. Pelo contrário, a melhor forma de ganhar esta guerra - mesmo que seja preciso exterminar os terroristas - não é a militar, porque apenas levaria à sua reprodução. É politicamente, atacando as fontes que a alimentam - a exclusão social, a falta de diálogo entre culturas e a falta de uma solução para o conflito do Médio Oriente.

O terrorismo é um problema mundial muito sério, mas desestabiliza muito mais o mundo a reacção que houve a esse problema." Comentários (3) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 05:04 PM

Nova derrota de António Vitorino? Depois do fracasso que foi a sua candidatura a secretário-geral da NATO, parece gorar-se, novamente, a sua candidatura à presidência da Comissão Europeia, pois segundo os jornais de hoje, o ainda comissário europeu "não deverá contar com o apoio da maioria dos Estados membros da União Europeia."

Após a saída de A. Guterres, A. Vitorino recusou liderar o PS, optando por continuar no cargo de comissário europeu. Por outro lado, há pressões do PSD para que Durão Barroso o substitua por um militante do PSD.

Sendo assim, que decidirá Vitorino? Regressar Portugal? Para secretário-geral do PS é que está fora de questão, após a disponibilidade já manifestada por Jorge Coelho. Quem sabe se Jorge Coelho não quis mesmo "marcar terreno", antes da chegada da "estrela europeia"? Comentários (2) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 04:57 PM

O que é mais importante discutir? De acordo com as minúsculas notícias publicadas nas páginas interiores do “Público” (ignoro se os outros jornais têm sequer noticiado alguma coisa), a Internacional Socialista tem estado muito activa ultimamente, contactando com governos de vários países e com o partido democrático dos EUA.

Hoje, por exemplo, aquele jornal noticia uma visita à China. O objectivo é apresentar um plano de reforma do sistema internacional e das suas instituições, nomeadamente a reforma do Conselho de Segurança das Nações Unidas e a criação de uma agência especializada de ambiente.

Julgo que a iniciativa é muito importante, pois regular a globalização é tarefa decisiva para o futuro da humanidade. Porém, quer os nossos jornalistas, quer os nossos comentadores políticos estão mais preocupados com os escândalos e as lamúrias sobre a crónica depressão dos portugueses, do que debater propostas de futuro. É o costume! Comentários (0) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 09:03 PM

"Construir o futuro..." Não sei se têm reparado nuns anúncios que o PSD tem colocado nos jornais, intitulados "Construir o Futuro".

Hoje, por exemplo, a construção do futuro faz-se com um jantar de militantes em Valongo, com a presença, imaginem... do talentoso construtor de futuros Guilherme Silva!... Sensivelmente à mesma hora, um outro ambicioso construtor do seu futuro político, Marques Mendes, vai à tomada de posse da Secção de Arruda dos Vinhos. Finalmente, Miguel Relvas estará na Assembleia Distrital do PSD de Viseu.

Assim, se constrói o futuro. Do País? Que ideia!

Assim, se constrói o futuro deles!... Comentários (2) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 08:16 PM

Iraque - democracia ou guerra civil? Em cada dia que passa a situação agrava-se no Iraque, sem que as forças ocupantes consigam parar a violência. Mais de 100 mortos só nas últimas 24 horas! Neste contexto, como realizar eleições? Entretanto G. Bush continua a prometer que o Iraque será o "farol" que irradiará a democracia por toda a região do Médio Oriente. Ainda no passado domingo renovou esse seu "sonho"!

Só há uma cura para o homem: regressar a casa! Talvez lá para Novembro, o homem possa finalmente ir descansar. E o Mundo poderá finalmente respirar de alívio. Mas quem sabe se antes disso, os terroristas já não terão conseguido os seus objectivos: provocar uma guerra civil no Iraque?

Comentários (1) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 08:26 PM

Os temores de Delgado Luís Delgado anda assustado. Escreve ele que o quase certo candidato presidencial democrata John Kerry é “simpaticamente assustador.” Não entendo bem o que ele quererá dizer com isso, mas Julgo que o seu temor se deve à possibilidade do candidato democrata poder vencer G. Bush.

Aconselho Delgado a ir tomando uns calmantes, pois, a acreditar nas sondagens, J. F. K . poderá mesmo vencer! Comentários (1) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 08:00 PM

Candidatos O PS não consegue arranjar um candidato à Presidência da República, mas tem não sei quantos candidatos ao cargo de secretário-geral! Com um PS assim, não só vamos ter a coligação de direita por longos anos no Governo, como também o Santana Lopes em Belém.

A não ser que uma decisão já esteja tomada: a candidatura de Ferro Rodrigues à Presidência da República e a de Jorge Coelho a secretário geral do partido. E assim se entende a atitude do antigo número dois de Guterres. Comentários (0) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 06:18 PM

Exposição de pintura barroca Em Portugal não temos o hábito de frequentar museus. É verdade que não temos grandes museus, como a Inglaterra, a França ou Espanha, mas temos alguns de valor.

Ignoro se as escolas realizam visitas de estudo a museus. Espero que o façam, a fim de incutir, a partir da infância e da adolescência, o gosto pela arte.

A esposição "Pintura Portuguesa do Século XVII. Histórias, Lendas, Narrativas" pode ser uma oportunidade para os professores levarem os seus alunos, os pais os seus filhos e os avós os seus netos ao Museu Nacional de Arte Antiga. Não acham?

De 4 de Fevereiro a 2 de Maio.

De quarta a domingo - das 10 às 18 horas. Terças - das 14 às 18 h. Comentários (1) | TrackBack Publicado por Paulo Ribeiro em 09:48 PM

marcar artigo