Notícias / Portuguese News & Sports: Automobilismo / Rali Lotus: Luís Miguel Campeão dos Açores

17-04-2019
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40.ª edição do Campeonato dos Açores de Ralis.

Luís Miguel Rego é o novo campeão

Um título merecido pela carreira ascendente do piloto da ilha de São Miguel, que nos 5 anos anteriores foi 2.º classificado por 4 vezes e numa acabou em 3.º lugar.Rúben Rodrigues foi o opositor principal de Luís Miguel Rego no Rali Lotus. Tinha de terminar à frente de Rúben que, talvez inesperadamente, surgiu a discutir o título absoluto à partida para a prova que encerrou a temporada de 2018. A posição final do espanhol Pepe Lopéz, que rendeu Bernardo Sousa (assistiu ao rali), não interferia na classificação porque não pontuava para o campeonato açoriano. Iniciando a etapa de Sábado com mais 2,3 segundos do que Rúben, pela posição na prova citadina realizada na Ribeira Grande, Luís Miguel Rego atacou forte nas primeiras passagens pelas duas provas de classificação. Como é habitual, há cautelas de todos os pilotos, para mais estando Rúben Rodrigues a abrir a estrada e com a novidade de um R5 que não conduzia há cerca de 9 meses. Rego aproveitou para terminar a primeira ronda por Monte Escuro/São Brás e por Achada/Algarvia com 19,8 segundos de vantagem. Uma avanço precioso que necessitava de um condução inteligente nas 4 classificativas finais. Assim aconteceu, ficando com maior tranquilidade quando a duas “especiais” do fim aumentou para 21,5 segundos a vantagem sobre o Rúben Rodrigues.O piloto dos Arrifes ganhou as duas últimas rondas, encurtando o tempo em cerca de 9 segundos, que se traduziu no final em 11,5 segundos. Foi um ano atípico para Rúben Rodrigues, que ao ter saído da Play/AutoAçoreana Racing participou em seis ralis com o Peugeot 208 R2, dominando as duas rodas motrizes (2RM) e sagrando-se campeão dos Açores, juntando, agora, o título de vice campeão, depois do 3.º lugar em 2017.
Pepe animou/Rafa eficaz
O espanhol Pepe Lopéz animou a prova. Também começou cauteloso por maior desconhecimento dos troços, mas foi aumentando o ritmo arrecadando dois 1.ºs lugares, três 2.ºs e dois 3.ºs lugares, acabando a apenas 2,2 segundos de Luís Rego.Pedro Vale ao classificar-se em 4.º lugar em 6 classificativas, terminou em... 4.º lugar. Apesar de conduzir um Mitsubishi ultrapassado, a tracção total marcou pontos para os restantes concorrentes. Rafael Botelho foi o mais rápido entre as viaturas de 2RM, com 2,32 minutos de vantagem sobre o surpreendente e experiente Gilberto Ferreira, primeiro entre os Veículos Sem Homologação (VSH) com um muito antigo Ford Escort Cosworth. O jovem Rafa Botelho completou 40 ralis em seis anos de participações, com um facto que merece realce: nunca desistiu.
Rúben Santos, campeão VSH
Ruben Santos foi o campeão dos Açores dos VSH com outro carro antigo (Peugeot 106 Rallye). Ailás, como tem acontecido nos ralis das provas açorianas, são as viaturas sem homologação que prevalecem. A penalização de 6 minutos de João Faria, por avanço na entrada no controlo 6, fez com que terminasse em 10.º, quando, em condições normais, tinha sido 6.º classificado.Entre os 6 desistentes, destaque para Bruno Tavares, que teve um despiste, com capotamento, destruindo parcialmente o Citroen C2 Max. Era 6.º a 46,7 de Rafael Botelho após a 5.ª prova de classificação. Pedro Câmara também não concluiu. Houve uma avaria no Skoda Fábia RS, durante a 3.ª “especial”. Estava em 9.º lugar.Como já estava previsto, Luís Pimentel apenas participou na prova citadina da Ribeira Grande. O Porsche voltou a dar problemas mecânicos, que fizeram com que acabasse em 17.º lugar.Classificação final: 1.º Luís Miguel Rego/Jorge Henriques (Skoda Fábia R5), 47:59,0 min; 2.º Pepe Lopéz/David Liste (Citroen DS3 R5), a 2,7 seg; 3.º Ruben Rodrigues/Estevão Rodrigues (Skoda Fábia R5), a 11,5; 4.º Pedro Vale/Rui Medeiros (Mitsubishi Ev IX), a 4:32,6min; 5.º Rafael Botelho/Rui Raimundo (Citroen DS3 R3T), a 7:04,8; 6.º Gilberto Ferreira/Manuel Lemos (Ford Escort Cosworth), a 11:09,1; 7.º Marco Medeiros/Paulo Marques (Citroen Saxo), a 11:34,1; 8.º Hélder Pimentel/Vera Reis (Toyota Yaris), a 14:22,3; 9.º Ruben Santos/Nuno Pereira (Peugeot 106 Rallye), a 15:43,0; 10.º João Faria/Carlos Medeiros (Peugeot 206 RC), a 18:21,1; 11.º David Paiva/Miguel Pimentel (Toyota Starlet), a 18:42,3; 12.º João Torres/João Reis (Toyota RAV4), a 19:40,3 e 13.º Ana Castro/Ivone Rodrigues (Toyota Yaris), a 23:50,3.Nas contas finais do “regional”, Luís Miguel Rego somou 122 pontos, Rúben Rodrigues 115,84 e Bernardo Sousa 106 pontos.
CA/MN

40.ª edição do Campeonato dos Açores de Ralis.

Luís Miguel Rego é o novo campeão

Um título merecido pela carreira ascendente do piloto da ilha de São Miguel, que nos 5 anos anteriores foi 2.º classificado por 4 vezes e numa acabou em 3.º lugar.Rúben Rodrigues foi o opositor principal de Luís Miguel Rego no Rali Lotus. Tinha de terminar à frente de Rúben que, talvez inesperadamente, surgiu a discutir o título absoluto à partida para a prova que encerrou a temporada de 2018. A posição final do espanhol Pepe Lopéz, que rendeu Bernardo Sousa (assistiu ao rali), não interferia na classificação porque não pontuava para o campeonato açoriano. Iniciando a etapa de Sábado com mais 2,3 segundos do que Rúben, pela posição na prova citadina realizada na Ribeira Grande, Luís Miguel Rego atacou forte nas primeiras passagens pelas duas provas de classificação. Como é habitual, há cautelas de todos os pilotos, para mais estando Rúben Rodrigues a abrir a estrada e com a novidade de um R5 que não conduzia há cerca de 9 meses. Rego aproveitou para terminar a primeira ronda por Monte Escuro/São Brás e por Achada/Algarvia com 19,8 segundos de vantagem. Uma avanço precioso que necessitava de um condução inteligente nas 4 classificativas finais. Assim aconteceu, ficando com maior tranquilidade quando a duas “especiais” do fim aumentou para 21,5 segundos a vantagem sobre o Rúben Rodrigues.O piloto dos Arrifes ganhou as duas últimas rondas, encurtando o tempo em cerca de 9 segundos, que se traduziu no final em 11,5 segundos. Foi um ano atípico para Rúben Rodrigues, que ao ter saído da Play/AutoAçoreana Racing participou em seis ralis com o Peugeot 208 R2, dominando as duas rodas motrizes (2RM) e sagrando-se campeão dos Açores, juntando, agora, o título de vice campeão, depois do 3.º lugar em 2017.
Pepe animou/Rafa eficaz
O espanhol Pepe Lopéz animou a prova. Também começou cauteloso por maior desconhecimento dos troços, mas foi aumentando o ritmo arrecadando dois 1.ºs lugares, três 2.ºs e dois 3.ºs lugares, acabando a apenas 2,2 segundos de Luís Rego.Pedro Vale ao classificar-se em 4.º lugar em 6 classificativas, terminou em... 4.º lugar. Apesar de conduzir um Mitsubishi ultrapassado, a tracção total marcou pontos para os restantes concorrentes. Rafael Botelho foi o mais rápido entre as viaturas de 2RM, com 2,32 minutos de vantagem sobre o surpreendente e experiente Gilberto Ferreira, primeiro entre os Veículos Sem Homologação (VSH) com um muito antigo Ford Escort Cosworth. O jovem Rafa Botelho completou 40 ralis em seis anos de participações, com um facto que merece realce: nunca desistiu.
Rúben Santos, campeão VSH
Ruben Santos foi o campeão dos Açores dos VSH com outro carro antigo (Peugeot 106 Rallye). Ailás, como tem acontecido nos ralis das provas açorianas, são as viaturas sem homologação que prevalecem. A penalização de 6 minutos de João Faria, por avanço na entrada no controlo 6, fez com que terminasse em 10.º, quando, em condições normais, tinha sido 6.º classificado.Entre os 6 desistentes, destaque para Bruno Tavares, que teve um despiste, com capotamento, destruindo parcialmente o Citroen C2 Max. Era 6.º a 46,7 de Rafael Botelho após a 5.ª prova de classificação. Pedro Câmara também não concluiu. Houve uma avaria no Skoda Fábia RS, durante a 3.ª “especial”. Estava em 9.º lugar.Como já estava previsto, Luís Pimentel apenas participou na prova citadina da Ribeira Grande. O Porsche voltou a dar problemas mecânicos, que fizeram com que acabasse em 17.º lugar.Classificação final: 1.º Luís Miguel Rego/Jorge Henriques (Skoda Fábia R5), 47:59,0 min; 2.º Pepe Lopéz/David Liste (Citroen DS3 R5), a 2,7 seg; 3.º Ruben Rodrigues/Estevão Rodrigues (Skoda Fábia R5), a 11,5; 4.º Pedro Vale/Rui Medeiros (Mitsubishi Ev IX), a 4:32,6min; 5.º Rafael Botelho/Rui Raimundo (Citroen DS3 R3T), a 7:04,8; 6.º Gilberto Ferreira/Manuel Lemos (Ford Escort Cosworth), a 11:09,1; 7.º Marco Medeiros/Paulo Marques (Citroen Saxo), a 11:34,1; 8.º Hélder Pimentel/Vera Reis (Toyota Yaris), a 14:22,3; 9.º Ruben Santos/Nuno Pereira (Peugeot 106 Rallye), a 15:43,0; 10.º João Faria/Carlos Medeiros (Peugeot 206 RC), a 18:21,1; 11.º David Paiva/Miguel Pimentel (Toyota Starlet), a 18:42,3; 12.º João Torres/João Reis (Toyota RAV4), a 19:40,3 e 13.º Ana Castro/Ivone Rodrigues (Toyota Yaris), a 23:50,3.Nas contas finais do “regional”, Luís Miguel Rego somou 122 pontos, Rúben Rodrigues 115,84 e Bernardo Sousa 106 pontos.
CA/MN

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